Tempos de Escola
Os tempos mui
estranhos estão
se amontoando,
Diante da desgraça
sempre tenho
sido uma muralha
contra qualquer
inútil provocação,
O caminho real
que tem sido
esperado é
o da reconciliação,
O General que
está preso
injustamente
desde o dia
treze de março
do ano de dois
mil e dezoito:
Foi arrancado
no meio de uma
reunião pacífica,
Da liberdade dele
não há sequer
nenhuma notícia.
Aqui no maior
país do continente
o cenário não
está contente,
Não se fala
em outra coisa
sem trégua até
para o Carnaval:
Em aguardo ao dia
quinze de março.
Estes versos
de todo o dia,
Que pedem
a liberdade
dele e da tropa,
E que falam do mundo
e da América Latina:
Nasceram como
busca da verdade,
Trazer humanidade,
Registrar o quê
se passa nesta
contemporaneidade,
O General nem
sabe que existem
E que são todos de minha
total responsabilidade
e dignos sempre
de necessária correção.
Em tempos
de beligerância
a poesia sentou
praça para reunir
povos irmãos
e semear o amor
e a esperança,
Creio que tempos
bem melhores virão,
dialogar nunca
será em vão.
O mar assim como
o amor é grande,
nele cabem todos
os povos e precisa
de todos os nossos
atentos cuidados.
A poética com
a sua carta de
navegação
aberta haverá
de resgatar
o entusiasmo
de onde nunca
deveria ter
sido subtraído,
e o mar da história
será devolvido,
e abençoado;
porque eu quero
e assim será
consagrado.
Tem gente em tempos de guerra dando a vida pela própria bandeira para protegê-la do invasor, e aqui no Brasil em tempos de paz tem gente que acha ruim exibir a nossa bandeira e a usa para agredir os próprios compatriotas. Façamos um exame de consciência urgente.
No Dia dos Namorados
receber poemas ou Petúnias,
Manifestar ternuras públicas
em tempos que demonstrar
afetos é algo revolucionário,
Entrego mais de mil inspirações
aos apaixonados para que
sigam acordados no amor
e desfrutando de silêncios
apaziguados que sejam
com vocês dois enlaçados.
O Pessegueiro-Bravo dá
sombra em tempos
de grande aquecimento
somente a sombra já
é uma grande utilidade,
Existe gente que é como
o Pessegueiro-Bravo,
que é melhor mesmo
deixar onde a pessoa
está para não se intoxicar:
cada um no seu lugar.
Neste novos tempos
para produzir falsos julgamentos
os velhos hábitos foram postos
no tabuleiro dos jogos de fome
(bloqueio naval no Mar Negro).
Tentar reescrever a história
territorial dos países que
sempre ofendeu é um hábito igualmente requentado.
Por parte de quem nem mesmo
com os próprios erros não aprendeu,
a fórmula de colocar generais presos
foi repetida em nome da disciplina,
e ao mesmo tempo tem se dado
(voz em excesso a propagandista).
Ninguém sabe ao certo
onde está o possível Parsifal
tão violento quanto o maldito:
(Só consigo escutar o alerta Austral).
Neste inferno no qual o povo
segue sendo morto e reprimido,
não que o Parsifal seja melhor,
é possível que tenha sido ludibriado,
mas se mostrou bem mais honesto
(onde tudo aquilo que
nem deveria ter começado,
desde o início começou muito errado).
Jardineira
Enfeitar os arcos com flores
para dançar a Jardineira
em tempos de Primavera
interior, suavizar ao redor
e só com o olhar demonstrar
o quanto lhe tenho amor.
Guardiã do meu Sul
Em tempos de Céu
aberto ou fechado
ela sempre cuida
atenta de cada passo,
Assim é a Coruja-buraqueira
a guardiã do meu Sul
a quem confio cada poema.
Hibisco-Colibri
Flor nativa das três Américas
mel dos tempos infantes
e dos jardins de muitas memórias,
é o Hibisco-Colibri das nossas Histórias.
Fada de pétalas que surpreende
seja na cor rosa ou vermelha,
que além do mel diverte o paladar,
quero ver por muito o seu desabrochar.
Se por acaso o destino me agraciar,
quero deste mel poético na sua
companhia não importa o dia desfrutar.
Algo me diz que o quê o seu amor
e o seu carinho você não vai negar,
e pelos jardins do mundo vamos namorar.
Eu vejo em você as cores de todas as estações,
- o registro de todos os tempos
A intensidade do amor atemporal agarrado
Nas rédeas do tempo e dos meus sentimentos,
- tens o meu coração,
A minha cintura e os meus sentimentos;
Por ti, só por ti erguerei as velas do veleiro e
E enfrentarei todas as tempestades e contratempos.
Somos a boa conjugação
[das forças da Natureza,
Trago de ti tudo e mais um pouco
[das sutilezas surpreendentes,
Dos beijos teus que me invadem e me despem
[assim exploro as tuas formas e a tua grandeza,
Escolhi ser tua - e me dar completamente,
para que nas noites que estejas ausente:
[eu tenha versos para iluminar a escuridão.
Porque mesmo sem te ver e sem querer:
posso fechar os olhos para viajar,
e te encontrar aqui dentro de mim.
Você surgiu como o Senhor dos ventos,
das tempestades e trovões,
Chegou de vez para ficar com a força
do amor que nem mil chuvas não hão de apagar,
Escolhi ser tua e viver intensamente para te amar.
O amor é uma revolução que ninguém consegue
compreender - e muito menos explicar,
É uma certeza descida do céu para iluminar,
Que faz de nós terra fecunda,
De algo maior que nos invade, domina e nos inunda;
É loucura sã
- certeza do invisível -
por intermédio do que se sente
com o corpo, alma e coração;
E torna o coração mais forte do que trovão
Indo a galope de um raio rumo
ao caminho da entregue conversão
em nome do amor total - celestial.
De tempos em tempos, é preciso dar um reset na vida, um pause, ao longo do tempo, a rotina acaba com o significado de viver.
Um anoitecer bonito
nos últimos tempos
não anda acontecendo
para muitos neste país,
Por ele eu agradeço
neste princípio de Primavera
na Cidade de Rodeio
no nosso Médio Vale do Itajaí,
porque eu amo viver aqui.
Em tempos de infância
conheci a sua terra,
Por aqui temos
o Horto da Irmã Eva
que você poderá
um dia visitar
e se apaixonar.
Água-panada,
cura de antigamente,
Os tempos mudaram,
temos os doutores
preparados para cuidar
da nossa gente sempre
quando cai doente.
Lá nos tempos
de antigamente
as pessoas quando
ficavam zangadas
ficavam é azeites,
Prefiro não fazer
parte das zangadas,
e jogar azeites
nas minhas saladas.
Nos tempos de outrora
quando mandavam
o outro 'sossegar'
mandavam é beber água,
Hoje ninguém quase
bebe água e geralmente
todo mundo quando
se irrita manda mesmo
é para 'aquele lugar',
Como prefiro salvar
a lucidez prefiro é ignorar.
Nos tempos de antigamente
quem mordia na batata
cachaça é o quê bebia,
Do Câmara Cascudo bebo
mesmo é do Folclore
porque eu não nasci sabendo,
Quando me dei por alfabetizada
na vida acertar na batata
aprendi que era acertar em cheio,
Poesia é o quê acho que escrevo
sempre não acerto em nada,
quem acerta mesmo é a danada.
12/10
Nem todos são
obrigados a saber de tudo,
Em tempos de Internet
e fora dela também,
Quem se expressa tem
o dever de explicar tudo
para o entendimento profundo.
Bela Lua Crescente no céu
azul gloriosamente se revela
sobre o Médio Vale do Itajaí
em tempos de resgatar a Terra.
Da nossa Pátria Brasileira
será das festas juninas
a tal noiva caipira festeira
e testemunha das juras de amor.
O Pinhão já está na panela,
o coração segue poeta
sob as luzes de Rodeio e dela.
Lua tão sublime Lua
que sempre inspira e continua
as raízes da minha cultura.
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola
