Te Amo de Qualquer Jeito
Finalmente o fim de semana. Para alguns, dias como qualquer outro. Para quem tem um amor, daqueles que dá orgulho, prazer em estar junto e que nos enche de alegria... São dias para agregar a vida, dias para partilhar de sorrisos bobos, do amor em um abraço, o carinho em um beijo e segurança no segurar de mãos. Você é este meu amor!
Na escola se estuda! E é lugar sobre disciplina! Mas não qualquer disciplina! Falo daquela disciplina inspirado pelo respeito, pelo afeto e, acima de tudo, pelo exemplo e pela dedicação!
Na escola, na universidade, em qualquer nível ou modalidade... Educação é coisa séria, difícil e desafiadora, por isso todos os dias é necessário se repensar, enquanto professor ou professora.
TEORIA E PRÁTICA
Estudar não é tarefa fácil!
Mas é para qualquer um!
É direito garantido a todos, por isso não podemos nos esquecer de nenhum.
E o acesso é importante. Mas tem também a permanência, que é coisa ainda mais relevante.
E eu vou com Comenius, pois penso e sei que a todos é possível ensinar, basta que de maneira didática, o professor viva a se superar.
Na escola, na universidade, em qualquer nível ou modalidade... Educação é coisa séria, difícil e desafiadora, por isso todos os dias é necessário se repensar, enquanto professor ou professora.
E estar em sala, à frente do processo, exige compreensão, paciência e dedicação. Tendo sempre em mente que talvez isso seja, também, uma missão.
Por isso, insisto... Ser professor ou professora não é para qualquer um!
É coisa de gente louca, forte, corajosa e às vezes até sistemática.
Sendo necessário saber que muita teoria se precisa para estar na prática.
Por inteiro
Quem me dera eu ser dela
Onde mora o meu amor,
Ela que me tem a qualquer tempo
Pra não ser de mais ninguém...
Posso eu viver ausência dela,
Só não vivo a ausência desse amor...
Vida minha, minha amada,
Seja como for, eu só quero o seu amor.
Por ela minhas lágrimas,
Meu suspiro e meu gemido...
O meu sonho de menino.
Eu que nela me procuro
Por um pouco ser amado,
Não me sobro pra mim mesmo
Porque me dou a ela por inteiro.
Edney Valentim Araújo
1994...
Segundo o filósofo, antes de tomar qualquer decisão, não somos nada. Vamos nos moldando a partir das nossas escolhas. Toda essa liberdade resulta em muita angústia. Essa angústia é ainda maior quando percebemos que nossas ações são um espelho para a sociedade. Estamos constantemente pintando um quadro de como deveria ser a sociedade a partir das nossas ações — o curioso é que o próprio Sartre era viciado em anfetaminas, ou seja, não foi exatamente um exemplo de conduta. Defendia que temos inteira liberdade para decidir o que queremos nos tornar ou fazer com nossa vida. A má-fé seria mentir para si mesmo, tentando nos convencer de que não somos livres. O problema é que nossos projetos pessoais entram em conflito com o projeto de vida dos outros. Eles, os outros, tiram parte de nossa autonomia. Por isso, temos de refletir sobre nossas escolhas para não sair por aí agindo sem rumo, deixando de realizar as coisas que vão definir a existência de cada um. Ao mesmo tempo, é pelo olhar do outro que reconhecemos a nós mesmos, com erros e acertos. Já que a convivência expõe nossas fraquezas, os outros são o “inferno” — daí a origem da célebre frase do pensador francês.
A grande maioria das pessoas não reconhece suas falhas, preferindo culpar um fator externo qualquer, e este fator geralmente é o outro. A famosa frase de Sartre “O inferno são os outros” possui muitas interpretações equivocadas, contudo, a interpretação mais equivocada (e comum) acredita que esta frase acusa os outros de causarem um inferno em nossas vidas. Entretanto, o fato desta interpretação ser a mais corriqueira apenas confirma o pensamento de Sartre: normalmente não assumimos as consequências de nossas atitudes.
Porém, de acordo com o existencialismo deste filósofo, esta frase nos lembra que somos sempre responsáveis pelas consequências de nossas ações, e isso nos torna também responsáveis pelas consequências das ações que afetam os outros. Assim, o outro deixa de ser culpado e tomamos consciência de nossa própria culpa. O inferno está no fato de possuir consciência profunda disto. Quem não tem consciência de suas ações culpa os outros. Mas aquele que tem consciência não possui o conforto de suas próprias mentiras; o conforto da covardia moral. “O homem é responsável por tudo o que faz”, declarou Sartre. “O inferno são os outros” é um alerta que nos lembra a todo momento de nossa responsabilidade, principalmente para com os outros. De fato, é um inferno. É bem mais fácil culpar os outros.
ALMA DO BEM
E todo dia ele vinha, respirando caridade,
Andar cansado, sem fazer qualquer queixume,
Desconhecia os limites da idade,
Por onde passava exalava seu perfume!
Ele era uma alma do bem que sobejava,
Espalhando sementes boas num terreno tão escasso,
Não deixava o desespero tomar conta de nada,
Nem ninguém ser guiado pelo fracasso.
Porque ele partiu tão de repente?
Não teve nem tempo de se despedir da gente.
Porque ele teve que morrer?
Grande foi a sua jornada e o seu coração.
Infelizmente pessoas boas se vão,
E deixam uma lacuna que não dá pra preencher!
Rodivaldo Brito em 11.03.2019
Prece
que toda e qualquer mulher
tenha seus direitos garantidos
que todos nossos diplomas e experiências de vida
sejam respeitados
que os olhos sociais
não me definam um tipo de ser mulher
que os teus olhos de homem
não me imponham o tipo de mulher
que os retalhos que cobrem minha pele
não te deem liberdade em definir o meu tipo de mulher
que o machismo que te constitui como ser
não te permitas trata-me como um objeto qualquer
que a sociedade patriarcal em que vivemos
não te dê espaço para me definir, esculpir, obrigar ou destratar
que o meu desejo em não ser sua
não lhe permita difamar-me socialmente
que a boca que a minha beija
não seja a má língua que me acusa
que o corpo ao qual me entrego
não me leve aos casos de feminicídio
que o meu não
seja respeitado
que o meu sim
seja compreendido
que a minha liberdade sexual
não seja o motivo para que me condenes à forca
quanto ao meu sorriso altamente estrondoso
que apenas os beijos consentidos o interrompa
e meus olhos que brilham ao ver ao mar
não vire mar de lágrimas pelo peso que a sociedade
joga nas costas da mulher
sem
pedir
permissão!..
que assim seja...
"Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas.Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas. Somos espíritos altamente endividados; dentro de nós o passado ainda fala mais alto. Não podemos ser tão suscetíveis assim"
DIÁSPORA UM BANZO
qualquer y toda penumbra do que não se vê
intuir pode parecer alucinação/delírio instintivo
diáspora é um banzo
saudade esquecida
aguarde!
vamos conversar...
cessar as fantasias do que é y o que até pode ser - mas não agora
ser livre é um estado emocional,
ser livre é um cálculo do corpo (presença-ausência do outro)
deixar que amor possa multivibrar
na incosciência
da
coisa
cuando algum esforço estiver longe
ao limbo do que é sono-vigília
diante à légua mensurada
sob à Lua vazia
numa tarde em que
só o mundo
gira
gira
sem crase
desapego curado
Qualquer coisa que conhecemos transfere para nós algo que não tínhamos, nós ganhamos conhecimento, mas ao mesmo tempo perdemos, pois morreu em nós algo e no local desse algo foi colocada parte da coisa que conhecemos.
E tem gente como eu: em qualquer fase da vida não abre mão, mas não abre mesmo, de ter sempre por perto o tal do amigo pra valer: livro. Mesmo porque ele é o único amigo que nunca cria caso pra ficar com a gente seja onde for: sala, quarto, banheiro, cozinha, sombra de árvore, areia de praia, fundo de sofá, fundo de mágoa; e fica junto da gente mesmo no pior lugar do ônibus, do trem, do avião; enfrenta até mesmo uma boa cadeira de dentista e leito de hospital. E, se quem escreveu o livro consegue mexer com nosso pensamento e balançar nossa imaginação – pronto! Aí se forma uma relação, um laço… uma amarração gostosa
