Tag sabedoria
Da mesma forma, que o amor de Deus nos constrange e cativa. Assim também é, a sua graça que é nos dada gratuitamente através da Cruz de Cristo. E que nos faz compreender, qual a extensão, a dimensão, e a profundidade do amor de Deus, para que todo aquele que Nele crer nunca venha a perecer.
Melhor, é comer aqui o pão de dores e sofrimento, e como lazaro ter a vida eterna com Deus no céu, tendo Ele em sua presença. Do que se fartar dos manjares do mundo como o jovem rico, e na eternidade estar em tormento eterno completamente esquecido por Deus no inferno.
Não existe nenhuma mente infértil, incapaz de produzir pensamento, elas só precisam de ser regadas com um pouco de sabedoria e lucidez.
Ao conquistar qualquer tipo de poder, use-o com sabedoria, sem humilhar ou pisar nos outros. As pessoas sob seu comando devem ser tratadas como aliados, e não como inimigos!
Verás que com o passar do tempo, usará menos força para fazer tudo, pois conforme se envelhece terás que usar mais a inteligência na escassez de energia.
O abismo entre a sabedoria e a compreensão
Tentam entender muita coisa
E pela experimentação,
Ditam como verdade absoluta
E a esta não abrem mão.
Ora, quanta ironia
Tudo que então fora criado,
Surgiu do conceito filosófico
Que por alguém, pensativo,
Em sua mente encontrou
Um esboço de um significado.
É claro que existe o saber primitivo
Parte do instinto natural de um ser,
Que orienta este em sua sobrevivência
Fazendo-o de fato, viver.
Mas então, sendo o intelecto
Da raça humana, um diferencial
Causa nesta, uma inquietação
De perguntar para si mesma
Quem sou eu afinal?
E eis que nesta indagação
O ser humano evoluiu,
Conquistando o conhecimento
Onde por ele também
Muita coisa construiu.
Porém, antes, os homens
Buscavam o sábio saber
Mantendo sempre o limite
O necessário para sobreviver.
Agora tenho a impressão
Que a linha antes demarcada,
Foi pela humanidade astuta
Rapidamente ultrapassada.
E cada vez é possível
Sem muito esforço encontrar
Tentativas intensas de compreender
O que para além do limite humano
Este está a se questionar.
Torna-se então uma tormenta
Uma sede por respostas explicativas,
E surge a ciência, senhora da sabedoria
Para levar ao mundo, esperanças assertivas.
Logo, o conhecimento
Outrora, visto como uma necessidade,
Se torna também um capricho
Para o humano que busca
Entender sua identidade.
Assim, nesta ganância
De compreender e buscar,
Os rebeldes dos animais
Começam suas próprias opiniões formar.
De experimentos, a ferramentas
E aparatos de medições,
Tentam se, afirmar nestes
O resultado de suas indagações!
O interessante de tudo isso
São que as respostas encontradas,
Se tornam sedimentos
De montanhas de conhecimentos formadas.
A partir de então, o saber segue
Baseado nas percepções,
Dos últimos sábios crentes
Da certeza de suas conclusões.
Assim, sinto de nós pena
Nesta luta de se encontrar,
Onde acabamos cada vez mais
Em mar de dúvidas afogar.
Tranquilo, estão os outros animais
Quem passam a vida, tentando sobreviver,
O objetivo mais inteligente
Que mesmo sendo irracionais
Estes conseguem compreender.
Se há motivo para a exaltação
Por sermos os únicos animais pensantes,
Tal característica só reforça para nós
O quanto somos ignorantes!
Pois não importa quanto tempo
A raça humana irá durar,
Se esta não tiver humildade
Para um fato poder aceitar.
O conhecimento é apenas um alívio
Da ferida de dúvidas que nos cercam,
Sendo um bálsamo que tira a dor
Da incerteza infinita que nos afetam.
E quanto mais pensarmos
Que tudo já entendemos,
Mais estaremos longe
Do que realmente sabemos.
Assim, bom seria
Se todos pudessem enxergar,
Que o problema de nossa raça
Frente a todos os outros animais
É a capacidade de poder pensar.
Conhecimento é algo que não se pode ter o suficiente. É fruto da sabedoria, deve ser comido com cuidado e digerido por completo.
Mentiras são como gêiseres que jorram do chão, a verdade é como o diamante, é preciso garimpar para encontrá-la.
A pior solidão de um homem, não é viver sozinho no convívio com as pessoas ao seu lado. mas sim, a completa falta de percepção da presença de Deus nele, e a ausência do consolo e conforto, que somente a graça e o amor de Deus dar a ele.
A alma anseia por liberdade, mas para sua desgraça depara-se com a religiosidade fanática e a liberdade é trocada por dogmas e rituais sem sentido. O que nasceu para dominar, acaba dominado.
O amor, quando se torna o objetivo e alvo de nossas vidas, tanto o amor para com as pessoas, conosco ou para com Deus. Nos transformará em pessoas verdadeiramente livres, pois assim como o amor de Deus em nós é o vínculo com a perfeição, também nos livrará de todos os nossos temores.
Aqueles que aprenderam a descansar a sombra do Todo Poderoso, e que colocam toda a sua esperança na sua misericórdia e graça, que jamais terão fim enquanto vivermos, vão aprender e compreender que céus e terra passarão, mas a sua promessas sobre nossas vidas jamais passarão.
Não são os nossos piores inimigos que nos derrotam a cada momento. Mas somos derrotados, quando abrigamos dentro de nós o veneno da culpa, da amargura, do ódio, e do egoísmo e assim nós tornamos nossos piores inimigos.
A simplicidade da vida só pode ser encontrada, quando nos despimos de todos os nossos preconceitos, ideologia, e filosofias e decidimos amar de uma forma incondicional e intimamente fraternal as pessoas, como amamos a nós mesmos.
Aqueles que se abrem para os caminhos da verdade, jamais serão os mesmos. Pois quando somos iluminados por ela, descobrimos que nossos valores e princípios muitas vezes não passam de falácias e mentiras que criamos para saciar nosso próprio ego.
Nossas vidas só vão ser o ideal que sempre desejamos, quando aprendermos que antes de cada atitudes, devemos leva-las através da meditação interior cativos a vontade de Deus, para que possamos compreender que os seus caminhos sempre serão melhores que os nossos.
Atualmente, poucas são as pessoas que têm compaixão, que praticam a caridade, muitas fazem boas ações com segundas intenções, visando o próprio bem... Não concordo com a hipocrisia... Muitos usam o nome de Deus em vão, mas seus gestos não demonstram que Deus está mesmo em suas vidas, porque Ele é justo e não concorda com injustiças, com hipocrisia, com calúnia, com brigas no meio de Seus filhos... Mas Deus é maior do que tudo isso e no tempo certo praticará a sua justiça, anseio pela concretização de suas promessas, pois o mundo anda carente de Deus...
As pessoas estão com os corações cada vez mais endurecidos, mas Deus alertou “Guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida”. Sábios são aqueles que O escutam e cujo coração n’Ele se firma.
A vida só não é o ideal que muito desejam, pois não conhecem o fluxo da vida de Deus que flui de cada um deles. E por essa razão, vivem das migalhas que essa vida meramente humana podem lhes dar.
Quando iniciar seu DESPERTAR para tudo o que te afasta da conexão real com a Criação, todos a sua volta irão se afastar um pouco, demonstrando preocupação com seu comportamento. É perfeitamente normal, pois temos medo de tudo o que não compreendemos, especialmente o que mexe com as coisas que acreditamos a vida toda como verdades absolutas.
