Tag poeta
Poeta do Vale
No Vale do Mucuri, onde a terra canta,
Menestrel do amor e da ternura que encanta,
O coração faz jorrar suave poesia,
Lirismo ardente em noites de melancolia.
Sob o firmamento azul, de estrelas reluzentes,
Estilhaços de luz nos desejos ardentes,
Riqueza rara, como pedras preciosas,
Diamantes, topázios, águas tão formosas.
Oh, terra de encanto, arrebol tão sereno,
Exuberância e beleza no brilho pequeno,
Menino lunar, que sonha em liberdade,
Chilreio dos pássaros, eco de saudade.
Sorriso do sol, que a aurora acende,
O néctar da poesia na boca que entende,
Segredos guardados no mistério da noite,
Lábios e olhos, lume que a alma acoite.
Capital mundial de tenros sonhos,
Onde o poeta tece casulos risonhos,
De solidão faz-se clareza e perdão,
Transformando loucura em pura paixão.
Nas águas marinhas, berilo reluz,
Riqueza da terra que o encanto traduz,
O grito é de vida, sangue que pulsa,
Liberdade jorra, a imaginação resulta.
Poeta do Vale, menestrel da ternura,
Jardineiro de estrelas, dono da doçura,
Faz do céu seu palco, do mistério um abrigo,
E nos dá sua poesia como eterno amigo.
A Poetisa
se apaixonar por uma poeta
tão gentil, pacata, seleta
num fio de dúvida se perguntar
o que será o entardecer
tornar tarde cada pedaço, traço cor
pele rosto, fogo, ardor
deixa eu arder em você
me deixa arder com você
e em tão pouco mirando universos
pois cada pouco se torna muito
cada palavra encontrada nesses versos
cada vez mais me perdendo do mundo
pegando em tua aspera mão
em cada traço me vejo
nos olhos tamanho é o brilho
as íris castanhas que revelam todo meu desejo
acendo o teu maço de cigarros
te contando sobre lindos textos
pela cintura te agarro
te beijo, te mordo, te pego, te perco
e do universo te trago
נשימה
NESHIMA - RESPIRAÇÃO
Um milagre
que transforma
a sua vida
espiritual
purificando-a
por completa...
לב אומץ
OMETZ LEV
CORAÇÃO VALENTE
Um coração corajoso e valente do tamanho de uma casa é forte, atento e cheio de vitalidade e justiça...
NOSTALGIA (num dia de chuva)
Como a chuva se compõe angustiante
Nublada, penosa e tão cheia de teor
Que torna o céu de acinzentada cor
O fôlego se ausenta por um instante
O chão encharcado e tão ressonante
Causa na sensação pulsação e temor
Na batida da chuva, num tom maior
Pingo a pingo, ela, estronda meliante
Também, ermo, também, n’alma toca
E a emoção relenta e, no peito sufoca
Em um versejar que saudade contém
Junto, pois, o meu pranto, e a agonia
Chove lá fora, respingando na poesia
Nostalgia, é chuvarada, nela alguém!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
19 janeiro, 2025, 14’08” – Araguari, MG
שבוע טוב
SHAVUA TOV – BOA SEMANA
A paz que habita
a casa do homem
que observa o bem
produz misericórdia
e vida...
Um poeta nem sempre escreve o que vive.
Vivemos buscando mais e mais emoção que sejam o bastante para nós suprir de inspiração.
Um poeta sofre sem sofrer pois é o sofrimento que alimenta nossa ânsia por escrever.
Minha dor e paixão está em um filme que eu nunca vou viver ou em um livro que eu posso apenas ler.
Incertamente
Você transmitia confiança
e foi desta forma que te conheci,
observava sua sinceridade e bonança
e a conquistar-lhe me atrevi.
Foi assim que fizemos uma aliança
e em tudo consenti.
Transmiti em você a esperança
de uma mulher, que na verdade, nunca veio a existir.
Eu nunca pensei que eu ia isso dizer,
mas me arrependo profundamente por um dia te querer
e mais ainda por continuar na minha mente.
Se um dia você vier se arrepender
e perguntar se uma chance ainda pode comigo ter,
eu responderei-lhe: Incertamente.
Um poeta faz-se de muita dor. E a sua alma é repleta do mais puro amor. A sua vida nunca é completa - pois ele é um eterno sonhador. Um poeta é o mais puro quimerista... Um incessante alquimista... Demiurgo de seu próprio mundo - Grande criador...um visionário,um idealista,um fantasiador,um realista... Às vezes um ser que parece invisível,sem cheiro,nem sabor... Um forjador imprevisível,ludibriador... - Sabe o poeta que algumas poesias é uma espécie de leitura fria . O poeta é a voz daquele que clama no deserto. E mesmo quando tudo é ilusão,ao escrever,ele consegue trazer aquilo que está longe para bem perto. Ora o poeta é uma alma feliz - Ora uma alma aflita. E mesmo quando calado,sua alma grita!!! O poeta é tão forte que ele escreve sobre a dor,a alegria,o amor,a morte,o medo,o vazio e a solidão que em seu mundo vaga. - Pois ele é a verdade e a mentira escrita que nem mesmo o tempo apaga!
Falso poeta que fala de amor sem saber amar.
Falso pintor que mancha tela sem saber pintar.
Busco inspiração nos filmes clichê, pois sobre meus próprios amores não quero escrever.
Natureza
Pobre natureza sofrendo com a ação do homem.
Do mesmo homem que deveria protege-la, ele mata.
Algo que era tão lindo, hoje está virando pó.
Pessoas que não pensam em animais, frutas, vegetais, árvores, mal estar social.
Que só pensam em dinheiro, nada além disso.
É irônico dizer que você esta cuidando de algo mesmo sabendo que isso está sendo destruído.
Mas essa provocação terá uma reação.
O calor elevado, já é uma reação.
Pois tome cuidado, isso pode ser piorado.
Aqui deixo meu recado.
Lute pela natureza, insista, persista e não desista; lute para que possamos respirar e nossas vidas continuar.
Descanso
Tem dias que eu quero desaparecer.
Sumir para ninguém me ver.
Tem horas que eu preciso de um descanso.
O mundo não é um arco-íris.
Pois, só vejo ele em branco.
A paz do meu descanso.
Não se sobrecarregar é o primeiro passo para não se matar.
Matar de: cansaço, dores e outros horrores.
Lembre-se você não é uma maquina é um ser humano.
O descanso tem que fazer parte de seus planos.
Crítica
As pessoas sempre vão te criticar mesmo você fazendo tudo ou nada.
Vão procurar motivos para te atacar.
Irão te apunhalar.
Vão te machucar e nem vão se importar.
Então seja feliz mesmo sabendo que isso ira custar julgamentos, cara feia.
Remodelar amizades, interesses, lugares...
Criticas te faz evoluir.
Evolução te traz aprendizado.
Aprender te traz reflexão.
Refletir te faz um ser compreensivo.
Compreender te traz empatia.
Empatia gera paz.
Foco na sua melhor versão!
PENA
Sensação renhida, deixai-me na paz
Livrai-me do mal e suas dores rasas
Que não rasteje e sege mais capaz
Com sentimentos de alongadas asas
Ou me faça, mais, mais sorte voraz
Onde meu olhar queime em brasas
Leve a desilusão e o amor perfaz
Quando a estima e a alegria casas
Satisfação, de cintilante claridade
Que iluminas a alma e traz sabor
Sê também aquele amigo abrigo
Ó boa sensação! Tem de piedade!
Não me condene tal a um pecador
Ordenando a aflição estar comigo!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
04/01/2024, 16'31" – Araguari, MG
Bullying
O bullying é uma destruição.
Sobre o caos da imperfeição.
As pessoas não sabem o quanto isso destrói, corrói, machuca e dói.
Vamos em busca da perfeição inexistente, em uma corrida imaginaria para tentar se encaixar.
Palavras ditas não vão voltar, ecoam pelo ar e nos faz julgar, o que temos? o que somos? precisa mudar?
Finais trágicos de histórias que poderiam ser felizes, se não fosse uma chacota bizarra de gente tola que não sabe amar!
Nossa Senhora Aparecida
Apareceu para os pescadores e fez acontecer uma pesca milagrosa.
Ajudou a menina a enxergar.
Zacarias a se libertar.
Com um aparo de uma oração, o menino não morreu afogado.
O cavalo, realmente teria sido paralisado.
Que nossa senhora nos cubra com seu manto sagrado.
Nos livre do mal que não vemos.
Das coisas erradas que fazemos.
Acabe com a crueldade do mundo.
E pedimos sua proteção sobre tudo.
Masoquistas emocionais,
Com uma dificuldade imensa de passar amores de Platão para Neruda, sofredores, criadores de histórias da própria cabeça, sim, essa é a vida de um poeta, é uma dor, é um dom, mas, também vem com a angústia de ser um sofredor, de amores platônicos, distonicos, fora de curso, fora da curva, impossíveis e incríveis, somente dentro da nossa mente.
GULA
Sim, mais! Mais ainda! E ainda mais!
Quando o coração sente o tal desejo
Um olhar que queima, os toques tais
E aquele arfado suspiro, doce ensejo
Nunca as sensações nos são iguais
Porque o olhar do amor tem lampejo
Fazendo do sentimento ali seu cais
Sim, mais! Mais ainda! Ainda o beijo!
Ah! O beijo! ... que nos deixa talante
Querendo muito, ter terna felicidade
Cheio de sede, gosto que consome
Fosse, assim, toda a sorte, amante
Não há emoção que baste à vontade
Nem satisfação que chegue à fome!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
05/01/2024, 12'33" – Araguari, MG
Livros
Eu adoro ler e escrever.
Aquele suspense ou terror; o que aconteceu com o vovô?
Talvez um drama; o que tem debaixo da cama?
Mas eu prefiro livro de fantasia ou será magia?
Amo ler um romance, me encanto com esses lances.
Acho que me dou bem com o livro de figura, pois é melhor para minha leitura.
Quero um livro de aventura, combina com as minhas loucuras.
Gosto de um livro de poesias, ele alegra meu dia.
E os livros escolares, que estão em todos os lugares.
Mais também tem o livro de:
ficção cientifica, astronomia, gastronomia, teatro, xadrez; cultura, arte, dança e criação...
Tantos livros ainda não citados, que até fiquei desnorteado.
Inúmeros livros podemos ler.
E eu não sei qual escolher.
