Tag poesias
Ninguém resiste
o teu charme sedoso,
Respiro ares
do teu charme fogoso,...
Despertada
carinhosamente cetim,
você nasceu para mim,
és vigoroso.
Quando amor é capaz
de grande revoluções,
Os teus olhos
reconhecem e fascinam,
Sublimes corações
em plenas florações
Sedentos de bem querer,
e plenos de intenções...
A tua boca e tuas mãos
Formam uma bela esquadra,
Navegarão no meu corpo,
E farão um vagaroso ruído;
Meu amor, não te nego,
Não serás resistido
- pressinto
Com toda a beleza
terás o meu corpo
dos pés a cabeça.
Os dois extasiados a curva,
Seremos a nossa imensidão,
Só um grande amor é capaz
de trazer essa iluminação;
Os nossos caminhos
deslindados a fio
- só nos fará bem
Juntos não sentiremos frio,
só viveremos de arrepios.
Tens a posse do meus cais,
Tens a posse da minha boca,
Quando tivermos os nossos
corpos coladinhos
Ficaremos com gosto
de quero mais,
Nos amaremos demais,
Amo cada loucura de amor
que você me faz,
o nosso amor é uma
navegação em paz.
É noite de Lua Cheia
que atravessa
o quê restou do Cerrado
que pelas
mãos dos Homens
foi quase destruído,
e em nome do lucro
será esquecido
no absoluto do mundo.
Em noites de Lua Cheia
e em dias de Sol,
Ter visto uma arara
sobrevoando o Cerrado
em liberdade
foi um dos primeiros
gigantes sentimentos
que desfrutei
plena como brasileira.
É numa noite de Lua
como está que medito
sobre a minha Pátria
capturada por homens
de espírito mesquinho
que fizeram além
do Cerrado todo o lugar
de respirar desaparecido.
Em noites de Lua Cheia
como esta sinto
a nostalgia do Cerrado
como quem escreve
um soneto de amor
repleto e profundo
que resiste miúdo,
todo triste e encolhido.
Em noite de céu
estrelado direto
da minha rua,
vi um cometa
a dar uma volta
ao redor da Lua,
de olhos fechados
algo me diz
que já sou tua.
Com a minha
paz de savana
mediterrânea,
não temo
a noite escura.
Em noite de luar
e céu estrelado,
vibrar com povos,
os namorados
e a ternura
de escutar
canções de amor
sentindo o barulho
dos teus passos.
Sem ter medo
da distância
e sem temer
me perder
na tempestade.
Um coração
apaixonado
está sempre
na maravilha
embalada
por histórias
de amor
e se encanta
com as narrativas
até quando
lê livros sagrados.
Para manter-me com
o mel das palavras
até você vir a mim,
do repousar ao despertar
sempre tenho-me valido
de tão fino erotismo
no mundo que colocou
o amor em olvido,
e se esqueceu de como
tão bom é o romantismo.
Por isso vivo mantendo
o meu coração ardente
tal qual fogueira que
não se apaga em noite
de luar e de estrelas
até quando o destino
colocar nossos passos
reunidos e alinhados
no astronômico caminho.
Não tenho mais olhos
para ninguém na vida,
apenas para os teus
que valem pelo poente
deitado sobre a duna
do deserto inaugurando
o fascinante Universo,
e me fazem te esperar
em prosa e verso
o tempo que for preciso.
Se pudesse dizer
ao mundo como
é a voz do amor
descreveria
que é a sua voz,
e sobre os teus
olhos lindos diria
que abrigam
as constelações
e a cosmogonia.
É do meu sul até
o teu sutil norte
os anseios doces
todos convergem
em caravana
rumo ao mistério
em busca do éden.
Nada em mim é
segredo para você,
algo me diz que
nos teus lábios
tenho o meu oásis
mesmo sendo
para mim miragem.
É deste outro lado
do Oceano Atlântico
e sob a luz da Lua
tenho conseguido
ouvir que o teu peito
não é mais o mesmo:
é por mim que ele vem batendo.
Minha Pátria adorada,
nos passos do teu heroísmo
permaneço derramada,
Nas tuas mãos me tens
de corpo, alma e coração,
A tua Independência ainda há
de ser perpétuo orgulho e glorificação.
Se você é apolítico,
não é nenhum defeito.
Perigoso mesmo
é ser apoético.
Se você é apoético,
os seus sonhos
não sobreviverão
ao quê é apocalíptico.
Ouvindo os cantos
dos pássaros
nesta manhã gris,
pelo menos tenho
algo que me diz
que apesar de tudo
ainda serei feliz.
Não faço idéia
onde você está;
no teu coração
um mundo todo
para nós dois
irei construir,
e nada irá destruir.
Algo me diz que não
posso por parar
de ir em tua busca
mesmo em dias
dias de sol ou chuva,
eu sou a eterna
tal noiva em fuga.
Amor, até a Lua
e o Universo todo
sabem do meu
plano convicto
até te encontrar
e o destino vir
a nos enveredar.
Por nós e tudo o quê
creio fiz um grande
e fino juramento
para não quebrar,
demore o tempo
que for e custe
o preço que custar.
Declaro para devidos fins,
Que, se ser autista,
É viver num mundo particular:
Eu sou autista, não posso negar.
Escrevendo ou não, todo o poeta
é autista porque tem um jeito
- único -
De sentir, experimentar e vibrar.
Eu moro num planeta azul,
No Hemisfério Sul,
Tenho um olhar azul,
E um coração que sente,
Que querem pintá-lo
- diferente-
Porque ele está sempre
- presente -
Voltado para o céu anil,
Tenho orgulho da minha terra,
Eu moro no Brasil,
Vestir-me da cor do oceano,
Do céu e do planeta,
Para que ninguém se esqueça,
Que sou poeta e autista,
Para mostrar que não sou ausente,
Para escutarem o meu canto,
Ainda vou te surpreender,
Eu e a minha estrela azul,
Iremos vencer os desafios,
Não nos importamos
- aparentemente -
Estamos mais do que presentes,
Prontas para salvar o mundo
Imaginado por você.
O pré-conceito
só existe para aquele
que ainda não colocou o pé no conceito.
Colocar o pé no conceito
é entender
direito e abandonar
o PRECONCEITO.
Escrever sobre o quê todos já sabem,
Que nesta vida ninguém usa a cabeça?
A água limpa é fonte de vida,
Economizá-la sempre compensa.
Porque ela hidrata, limpa e nos renova,
Toda a homenagem não é o bastante,
Economizar a água é a maior forma de recompensa.
Água, água, água...
Água, água...
Água...
Água, água, água...
Já que resolvi escrever, escrevo sobre a ingratidão,
Da nossa Humanidade que não preserva nada,
Nem a água que utiliza, se banha e bebe,
Gente ingrata que nem ao Bom Deus,
- obedece -
Humanidade que suja a água,
Fonte de vida que fortalece
- Gente
Que a polui, a abandona e a esquece.
A Primavera aconteceu,
O mundo não esqueceu,
- dez anos -
Floresceram flores,
Mulheres de vários nomes,
E de todas as idades,
Lutando por mil liberdades,
Dos mil sangues de seus sangues,
Das mil carnes de suas carnes,
Ainda no Outono
- persiste -
Destruindo juízos,
Calando vozes,
Surrando corpos,
Não tratando enfermidades,
Trucidando com os jovens...
Tudo aconteceu há dez ano atrás,
Das Damas de Branco roubaram a paz,
Essa Ditadura que sufoca demais...
A Primavera Negra,
Ainda persiste,
Trancafiando filhos, maridos,
sobrinhos, namorados, tios,
- parentes da liberdade -
Da mais preciosa delas:
a liberdade de consciência.
A liberdade de consciência
é aquela que ninguém domina,
- Nem a mantendo sob cárcere
Ainda que persistam,
A liberdade de consciência derruba,
Algozes, regimes e tiranias,
Ela tomba as ditaduras,
Alcança o céu com as palmas das mãos,
E ultrapassa todos os limites...
A saudade não passou,
O presente ainda machuca,
O futuro é um convite,
O poeta tem razão.
É de exuberância monumental,
- a minha vista é do quintal,
À espera da tua presença espiritual.
Lá em Isla Negra perdura
A saudade que você deixou,
O amor que ainda persiste
No rimário de encanto e sedução.
É uma espera sem igual,
- dizem que isso não é normal
Essa espera valerá a paz sem igual.
A saudade não vai passar
O presente irá te trazer,
O futuro irá nos pertencer
- E o poeta há de nos escrever! -
Majestoso Ipê-roxo frondoso
neste Distrito Federal
que enfeita o caminho de quem
passa tornando o dia
maravilhoso e a minh'alma afagada
para seguir com os meus
mais belos Versos Intimistas
para fazer valer os nossos
dias com amor, paixão
e todas as poesias
que com toda a devoção
por nossas mãos hão de ser escritas.
Amor meu e profundo
Suramérica és meu mundo
Celeiro divino e poético
E meu terrenal tudo
Não existe outro continente
Sobre os hemisférios
Igual guiada por
Órion e por esta Via Láctea
No meu coração.
Magnífica Pernambuco
que mora na minh'alma
fazendo florescer como
Pau-d'arco-rosa poético
para escrever Versos Intimistas
em busca do seu mistério.
A arte postal
em poemóbiles
ágeis é a rima
andaluz que em ti
sempre me seduz,
Vem comigo,
vamos escrevendo,
Somos poetas
nos conhecendo...
Bico-de-arara em flor
seja em São Paulo
ou por onde eu for
me toca com amor
e escreve lindos
Versos Intimistas
infindos com amor.
A Suinã-da-mata
em floração atlântica
em São Paulo faz
de mim outra flor
com Versos Intimistas
de muito amor
por onde a poesia for.
A Lua Nova é a minha
confessora que atalaia
e traz alvíssaras em Rodeio,
nossa joia do verdejante
Médio Vale do Itajaí,
e poeticamente por aqui
embora eu continue
a mesma agora há
uma página que preludia
que só tenho olhos,
desejos e sonhos
todos dedicados para você
que com jeito terá
de me alfabetizar para que
os sinais do seu amor
aprenda sempre a ler,
porque sei que você quer
ensinar e sou disposta
sempre para aprender.
Não duvide de mim
quando estiver próximo
de chegar a primavera
eu estarei no prelúdio
de chegar unida com ela,
E não haverá eflorescência
maior do que a minha com
aroma de Flor de Laranjeira
e meus Versos Intimistas
cobrindo a nossa terra
para vir sempre um novo poeta.
Não se preocupe
com o quê fazer
com a poesia,
Permita que ela
faça por você,
Se você não acha
que é poesia:
a poesia acha você.
Aurora vespertina que
beija a Roseira-do-mato
e que faz o meu coração
sempre doce e admirado,
Não tenha dúvida que
quero que leve um recado
que toque com carinho
o coração do meu amado.
Uma Tapirica florida
sempre me fascina
do raiar da aurora
matutina ao cair
da aurora vespertina,
Igual ao seu jeito
manso e doce que
sempre me inspira.
O florescer do Ceboleiro
nos caminhos da vida
sempre que vejo me comove,
Por isso escrevo Versos Intimistas
para ver se você um dia se move,
agora sem muito esforço você
já sabe a razão de tantas poesias.
Buganvília amarela
sob o beijo apaixonante
da aurora matutina
escreve por mim
os Versos Intimistas
mais importantes
da minha vida que irão
envolver o meu coração
com toda a magia do amor.
