Tag poesias

7401 - 7425 do total de 7643 com a tag poesias

⁠Aquela Iara com 
um beijo de sabor 
de Pitanga do Mato
capaz de te levar 
e deixar-te enredado,
Num piscar de olhos 
ficará apaixonado.

(Considere-se avisado).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Minha ancestralidade 
sempre honrada,
Mani renascida,
eterna raiz sagrada.

Jamais esquecida,
louvada e adorada
com sabores e aromas 
por mim recordada. 

O coração sabe bem
quem é o seu dono,
e o seu espírito tem 
o seu suave descanso. 

Nunca precisei fazer
o caminho de volta,
aqui é minha terra 
bela e sem adorno.  

Nenhuma tempestade 
estremece o amor 
que é chama e refresca,
e não há quem me afaste dela.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nascida festa encontrada 
e por sinal bem feita 
sob medida para o teu
charme absoluto
de Boto-cor-de-rosa,
para resoluto não desgarrar
desta dama amorosa
nem por um segundo.

Gamado por mim há de ficar
como quem é viciado 
sempre em saborear
quando encontra na mata 
um Biribazeiro carregado 
próximo do curso do rio
que o amor não ficará 
por conta do destino
nem mais por um fio.

(A vida reescreverá 
a lenda e surpreenderá).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Meus olhos se parecem
algumas vezes com 
olhos de Mbaê-Tata diante 
do ocultamento de alguns,
Só que não importa 
a escuridão da noite,
é ali que eles são íntimos 
e enxergam até as raízes,
Se esconder por 
muito tempo é cavar 
o próprio sepultamento,
O seu malfeito sem 
esforço há de fazer por 
mim a Lei do Retorno. 

(O camarote da vida me pertence)

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Seja de manhã, de tarde,
de noite ou de madrugada,
no lago do teu pensamento 
a tal Naiá transformada 
em flor do seu sentimento 
e Jaci com todo o amor,
além do nosso tempo
dentro do peito embalador.

(O sentimento encantador).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ouvi as ordens de Tupã,
me desviei de Jurupari 
e de seus mensageiros,
Plantei no meu coração 
os teus olhos de Guaraná 
sublimes e brasileiros,
Sempre junto estará 
comigo perto ou de longe,
Com tudo aquilo que 
não disfarça e nem esconde. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A memória de um tempo
como Caipora correndo 
veloz e solto na mata
para desatar os nós 
que os homens criaram,
Dá para perceber 
que não não aprenderam 
nada e que não desejam
nem nunca aprender,
Para não perder o brio
sigo o curso indicado pelo rio.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ânimo de Angoéra
dançando com 
as moças na festa 
até o Sol raiar,
É assim que te quero 
ver pelo salão 
da vida a rodopiar,
Porque mesmo
que tudo desafia,
o importante é 
nunca se esquecer 
de cuidar da alegria,
e sempre encontrar 
uma razão para festejar. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não me casei
por duas razões:
porque não 
fui encontrada,
E também 
não encontrei;
Continuo crendo
no amor como lei.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Que cresça 
sem lenda
e do jeito que 
a vida queira,
Que venha  
a Tamba-Tajá
sem mistérios 
e sem nenhuma
preocupação,
se o seu coração 
é meu ou não. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sem reconciliação 
nada é possível,
A vida por si só 
já é muito difícil.

Pensar diferente 
é de direção existencial,
O quê a gente tem aprender 
mesmo é a conviver.

Quando não for possível 
a leveza de ser,
Crie para si um mundo 
paralelo para proteger
o seu próprio equilíbrio. 

Não permita que ninguém 
acabe com a paz 
do seu sorriso,
No final quem te salvará 
é o seu heroísmo. 

Por isso se permita 
a escuta também Apinajé,
ora com a Lua e ora com o Sol
seguir plantando as tuas cabaças, 
Ter alma de chuva 
ao encontro da terra e da águas. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quem é Pai presente em todas 
as circunstâncias tem 
o mesmo espírito de Sumé,
que nesta Terra sem males
deixou pegadas no Caminho do Peabiru,
merece ser sempre lembrado;
O seu legado é um ensinamento 
que todo o Pai é necessário, 
até para aqueles que por alguma
razão não têm o seu lado a lado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Esculpidas no interior 
as Vênus de Valdivia
para cantar o amor 
sempre que for preciso,
Embalar o espírito,
a mente e o corpo,
Para abrir o caminho 
coincidente para que 
o melhor e o irresistível 
brindem com a gente,
Crescente tem sido 
infrene o desejo por 
este encontro com 
o quê há de inevitável
avassaladoramente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Desejar a paz 
e a ordenação 
de Viracocha 
neste mundo
em viração,
Trago a ambição 
Tiwanaku
como inspiração,
Porque sem paz
não há sustentação. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não permitir que nada 
e nem ninguém tenha 
poder sobre ti em nome 
da sua própria existência,
aconteça o quê aconteça.

Seja indestrutível e floresça 
sempre por dentro,
enquanto a Sibipuruna
floresce determinada lá fora
e não marca no relógio a hora.

Não desista por nada nem ninguém 
em nome do amor de quem te adora,
e se não houver ninguém,
que venha ser por você mesmo,
porque é o quê para ti desejo.

Além de agosto que se cumpra 
com tudo o quê há de mais afetuoso,
e que o caminho grandioso 
se abra e permita serenamente 
o seu florescer maravilhoso.

Quando fores pelo caminho 
e perceber que faltam flores,
não espere e nem pense duas vezes:
seja você mesmo a sua primavera
que nem mesmo aplauso espera.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠De sabor incomparável 
os abacaxis são nativos
do Sul da América do Sul 
foram por mãos guaranis
cultivados e espalhados,
Deixando memórias 
e paladares encantados.

Não é à toa que admito 
que neste continente 
tenho inspirações 
do nascente ao poente.

Em mim vive sempre
a vontade de render 
todos os dias uma 
grata poesia diferente,
dar graças a vida por 
amar intensamente
belezas, sabores e perfumes 
que fazem o mundo 
todo de nós morrer de ciúmes.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não cultue o ego 
e nem se sente 
com quem cultua,
melhor plantar 
uma Sete Folhas.

Não espere nada 
nada de ninguém,
A real salvação 
só de ti provêm.

A despreocupada 
Sete Folhas em flor 
em agosto diz tudo
que por onde for,
assim se deve viver. 

Não pague para ver,
e sim eleja viver,
Não se aventure 
onde não tem domínio.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Fechar os olhos,
contigo deixar 
que me conduza 
para Chan Chan. 

Ser toda tua 
no dia de Ni,
e na noite de Si:
o acalanto para ti.

Simplesmente 
contigo deixar
que me conduza 
pela herança Chimú.

Neste tempo 
que pede fortaleza,
e exige de nós só:
o quê a alma serena.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não permitir que ao redor
nada embruteça o seu ser,
Para que nada leve a esquecer
o quanto é belo e sagrado 
o berço que te viu nascer,
E que nele por razão 
nenhuma ninguém deve tocar;
Lição inefável de fortaleza 
com a Sapuva se deve aprender 
do nosso solo amado manter,
e sempre que preciso for refazer.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Por força do destino
onde por oito estrelas
têm a sua régia orientação,
O Deus da Guerra
perderá a sua orientação;
Porque foi ali que a Virgem
deixou a relíquia nas mãos
do Cacique Coromoto
e dele obteve a conversão,
Ali a Via Láctea é mais visível,
e nasceu lugar de pacificação.

(Por mais que uns desejem que não).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Enquanto os homens 
semeiam guerras
sob o céu austral,
Os ipês florescem 
esperanças em agosto,
Não há quem viva 
sem cor e sem sonho,
A paz com as mãos 
com convicção tomo,
e dela me coroo e trono.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠De corpo e alma 
aquilo que resiste
inegável tem tudo 
de Mata Atlântica,
Sobrevivendo 
forte e romântica.

O cesto repleto
de Coco-Indaiá, 
a inspiração aqui
comigo está,
Para fortalecer
e nada abater. 

As folhas cobrem 
os ideais que 
conferem proteção 
aquilo que importa 
realmente ao coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Estar sob o florescer
da Aroeira-vermelha,
aprender a caminhar 
sem deixar-se convencer 
que o amor romântico 
não nos vale a pena.

O amor romântico 
não rima com dor,
e sim é a régua real 
que não tem nada a ver 
com a opinião alheia,
e segue a nos socorrer 
daquilo que nos pesa.

Viver sem idealizar 
o quê se quer é 
privar-se do direito 
do sagrado de sonhar,
e subjugar-se a viver
de qualquer maneira
se deixando dragar 
pela pior decadência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Flor-de-Santo-Antônio
em florescimento 
com todas as cores
atraindo borboletas 
e os beija-flores.

É algo muito parecido 
com o quê há de afetuoso, 
e com tudo àquilo 
que levamos pelo caminho. 

Com o maior do pendores,
assim é o amor e a paixão
nos fazendo senhores. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Como um Beija-flor
busca pelo néctar 
da Esponja-de-ouro,
Não dá para evitar 
aquilo que também 
está desejando
que vai muito além
da amizade que já existe;
É sobre mostrar o quê 
rosto não consegue
mais seguir disfarçando: 
o amor que vem todos 
os dias se revelando,
e em nós se emaranhando.

Inserida por anna_flavia_schmitt