Tag poesia
Árvore em poesia
Recordo-me com alegria
Quando ainda era criança
Eu tinha uma casa na árvore
Em cima de um pé de amora.
Era uma casa muito engraçada...
Não tinha teto, não tinha quase nada.
Mas tinha muita imaginação.
Não tinha mesa, nem cama
Nem geladeira, nem fogão.
Mas tinha lindas almofadas.
Todas bordadas a mão.
Tinha um tapete de nuvens
Como plumas de algodão.
As cortinas eram de seda
E bailavam com o vento.
Tinha um sabiá laranjeira
Que cantava só pra mim
Tinha flores amarelas
Miosótes e jasmim.
Minha casa na árvore
Meu escritório de fazer “arte”
La eu pintava telas, cantava
Era escritora, poetiza e jornalista...
Sentia-me em um grande palco
As folhas eram plateia
Com tanta imaginação
Nem me sentia sozinha
As ideias fluíam tanto
Que até escrevi um poeminha.
Minha casa na árvore
Que saudade sem fim.
Guardo-te em minúcias
Foi lá que me descobri
Não te esquecerei jamais,
Pois és poesia de mim!
Por Marta Souza
Realmente tive essa casa na árvore.
No silêncio,
a aranha tece sua estrada prateada
rumo ao nada.
No orvalho da madrugada,
ela espera o futuro ali,
sentada.
Um dia, seu fio a levará ao sétimo céu;
isso, sim, quando for uma aranha encorajada,
gangorrando, dependurada,
na pálida luz que iluminou seus labirintos.
À noite, alguns gatos são pardos.
Outros, bem tapados, coitados.
Chaninho, de sete vidas,
perdeu uma de bobeira,
escorregou na soleira,
bateu a cuca no batente,
quebrou uma costela e um dente.
E saiu repetindo:
“Leite quente, leite quente, leite quente...”.
O bacurau se mudou
na calada da noite
para um buriti,
bem longe dali,
do outro lado do igarapé,
porque não aguentava mais o sapo
e seu cheirinho de chulé.
De dia, o mundo barulha demais,
tirando nossa paz.
À noite, pirilampos alucinados
rompem a escuridão,
piscando que nem discoteca,
na pista do meu coração.
A primavera não é só uma estação,
é um suave e belo sentimento,
que sutilmente nasce em cada coração,
fluindo cores em cada momento
Sejas bem - vinda, amada primavera !
que em cada canto, resplandeças,
trazendo boas energias e quimeras
para que nosso coração se enterneça
Sentimentos verdadeiros são como raras pérolas valiosas no oceano de nosso coração e só doados a quem mereça.
De um poeta, para Ti que adoras sentir poesia…
A ti, que adoras sentir poesia;
Prometo de mim, nela tudo dar;
Nesta havida maneira de a rimar;
Em ti, pôr toda a de um mar, maresia!
Maresia tão tida em seu citar;
Que em ambos permite esta sincronia;
De em ela entrarmos numa sintonia;
De Almas, bastando haver; por nós tentar.
Vamos, pois, nossas mentes libertar;
Em ela, para ambos um bocadinho;
No seu bonito dizer, navegarmos!...
Para em ela, As Almas tanto entregarmos;
No seu a ambos dizer, por com tal carinho;
Que a ambos, pós, muito irá contentar.
Com Carinho;
Sua poesia
Sua poesia foi um espelho para mim.
Desnudou-me, expos minha alma,
desembaraçou meus cabelos,
acariciou meu ego.
Gostei de ler-me,
senti algo incomum.
Você poeta desvendou-me.
para mim mesma ver-me,
como nunca me vi.
Constringiu-me, corei
mas não nego,
que me apaixonei!
Vandalismo derrubou
A estátua de Ariano.
Como pode existir
Um ato tão feio e insano?
Mas a obra é imortal,
Legado imaterial,
Desse ás paraibano.
Movimento armorial,
Auto da Compadecida,
Numerosas são as obras,
Nunca serão esquecidas.
Não se apaga a memória
De quem tem nome na história
E passou da morte à vida.
Novos tempos a caminho,
Primavera irá chegar.
Em setembro ela começa
Muitas flores vão brotar.
Vida nova, esperança,
Fé e autoconfiança,
É hora de renovar.
Despedaçado
Um lápis,
Um caderno
E uma paixão
o jovem apaixonado
inspirado por um coração quebrado
reestruturando-se em suas escritas
de um amor sem visitas
Amadurecendo sua paixão
De amores antepassados
e cicatrizes amordaçadas
acostumando-se com a doce ilusão
desacreditado de um amor futuro
assustado, enfurecido
estava o ser atordoado
no fundo de sua alma
as ultimas forças de seu coração gritavam
ERGA-SE PERANTE OS ASSASSINOS DA FELICIDADE
AME, SEJA AMADO, SEU DESGRAÇADO
No raio de um alcance do sol.
Sobre a fina linha do horizonte.
A ventania que sopra sobre
as asas do Falcão.
Se quiseres, tira-me o ar que respiro, arrebata minha vida se desejas, mas jamais tira o teu riso de mim amor mio.
Oração do Poeta
Poesia nossa que vem do céu
Santificadas sejam as suas palavras
Venha a nós o vosso receptor
Que seja sempre do Seu agrado
Tocando a sua Alma
Poesia nossa de todo dia
Que seja a de hoje mais uma alegria
Perdoai se lhe entristecermos
Assim como nós perdoamos
Quando não compreendes a nossa mensagem
Que não cedamos a vaidade
Mas livrai-nos do esquecimento
Amém
Cigano Romani
Em 23/09/2020
Direitos autorais reservado ®
Muitas vezes, ouvi o silêncio e decidi traduzi-lo. Percebi então que ele é a voz do infinito que não sabemos, mas existe, é a voz de Deus falando à nossa alma, dizendo: Estou aqui, aquiete-se, estamos juntos.
O porquê da poesia…
Por ter sido inventada pra gravar;
Na nossa mente, uma ou, qualquer mensagem;
Com tão pouco citar, em dela aragem;
É a mais eficaz, forma de dar!
Eficaz, por na mente penetrar;
Como penetra o sol na natureza;
Com a luz, que a todos, tanto embeleza;
De dia e com a havida no luar.
Ainda bem, que a esta em nós dita, inventamos;
Pra nos vir alertar e tão alegrar;
Neste inverno, por tão efémera vida!...
Porque ao: em seu sentir, todos levamos;
O havido, que em ela, tem pra contar;
Mais o tão dito, a OUTRA CUJA a em nós Tida.
Com um especial prazer;
Oh morena, por onde anda você? Que os meus olhos não ver? Por onde anda o teu balanço? Que tanto balançou o meu coração. Hoje caminho nessa boemia, tão vazia sem você. Oh morena, que saudade de te ver.
SONHAR
Existe algo belo e sedutor em sonhar
Sonhamos com desejos novos e antigos, muitos dos quais não esperamos realizar
O sonho adoça nossa boca, encanta nossos olhos e deixa um gosto amargo no final
Porque não importa o quão belo ele seja nada daquilo é real
Lutar por um sonho é trabalho de mestre, deus e senhor
Tomar o destino em cabresto e, com os dentes trincados, lançar-se naquele furor
É duro desesperador e por vezes nada daquilo parece importar
Mas há a chance que os sonhos se pintem em realidade ainda mais bela do que podemos imaginar
Certos desejos, que não chegam a sonhos, também rodam o fundo da nossa mente
Inconfessos por sua própria natureza, oscilam no lusco fusco daquela estranha lente
Esses são perigosos porque não nos movem como um sonhar
Mas mantém por anos cativa nossa atenção enquanto oscilam entre ser e estar
Naquele lugar pseudo-esquecido mas que ressoa com uma melodia familiar
Não desbravamos a selva alagada das possibilidades esquecidas que fulguram no além mar
Mas existem ocasiões em que as Parcas gostam de jogar
E tecem uma trama profana nos colocando bem onde poderíamos, talvez, querer estar
O que você faz quando uma vontade que jamais verbalizou estende a mão?
A resposta é óbvia, não seria concebível para nós dizer um não
Com surpresa e prazer dançamos aquela valsa desconhecida em um solo escuro e movediço
E esperamos que aquele sopro de boa sorte nos leve para mais longe e nos dê cada vez mais disso
Nesse momento cometemos o maior erro e ousamos sonhar
Uma realidade que não nos pertence brilha ao longe e desejamos ardentemente tocar
Mas tal como as Parcas começaram, elas terminam, com um puxar preguiçoso do seu cordão
E aquilo se esfacela ao som agudo e triturante da decepção
O que nunca iria acontecer mas que bailou a nossa frente em um fátuo de saudade
Deixa nossos olhos momentaneamente cegos mas ainda desejos daquela onírica verdade
É possível sentir saudade de uma verdade que nunca esteve presente?
Pois sim, é possível, e essa é uma falta que jamais irá deixar os recônditos mais obscuros da nossa mente.
No amor não há matemática simples,
não reside no plano mental pra se explicar.
Quem força não vive!
Aquele que não tenta,
vê a chance passar.
O amor é do sentir, não do entender.
Vai além do que se possa pensar.
Está no toque, nos gestos e no olhar.
É ato de conquista, de troca e entrega.
E nem todos percebem ao encontrar.
Eu acredito que muitos sentimentos
vão se despertando nos encontros da vida.
Mas amor é aquela chama
que mesmo adormecida,
tende a ser diferente.
Porque muitas páginas são viradas,
mas essa vive e morre dentro da gente.
