Tag poesia
não tenho corpo pra fazer carão
minha pele cansa meus ossos
moem de desanimo a cada psiu
e estalo o pescoço mal ajustado
na beira da cama
não vou nunca ser uma velha safa
estou muito longe
de mim
estou muito longe e justo hoje
um dia lindo para um encontro
matar o tempo no chocolate
como cortar os cabelos sem saber
onde devo ir
queimo em febre, meu bem
atolo-me no que há de ser feito
as nossas pequenas tão sozinhas no interior
just don’t leave me não me leve de mim
eu gosto de como o acaso toma as rédeas às vezes eu gosto do acaso eu sento sozinha na cama e quero arrancar a página cinquenta e um do livro de faces grudadas de yasmin. não cai uma folha sequer. nenhum acidente me acontece. eu e você não estamos sentados na grama não encosto não alcanço a altura de tua testa. eu testo as lâmpadas eu testo as lâminas eu olho de canto de olho e não esbarro de novo contigo. não temo nada, mas o acaso não me persegue.
se lembre do café
da manhã na padaria da beira
da praia
se lembre do café
da tarde na padaria da principal
avenida do bairro
se lembre do café
coado um a um no fundo do
copo americano
se lembre do café
repassado requentado
na cafeteira
eventualmente se esqueça
por quem
sua casa
estava sendo tomada
meu irmão chama o vazio de neutralidade
eu e meu irmão não gostamos de neutralidade
eu fico deprimida ele também
quando me assusto com minha mudez (vazio)
diante do vazio do outro
penso no meu desespero que assusta
Cantar Gago
A poesia do homem
incapaz de ser sucinto
flui da tinta da caneta
para o branco do papel,
como da boca de um gago
flui o cantar mais afinado
que o de uma flauta de bisel.
Pois é!... Na vida somos constantemente deparados com imperfeições e com defeitos que só existem mesmo na nossa concessão da realidade. Como mo filme a Bela e o Monstro onde no seu âmago residia o mais belo dos seres. Também o monstro precisou de uma bela para quebrar o feitiço a que tinha sido sujeito. No fundo a Bela veio como o despertar da consciência daqueles que não se sentem perfeitos ou completos, daqueles que acham que não se encaixam neste mundo de um forma ou de outra, por algo que eles consideram ser um defeito com base em estereótipos a que a sociedade nos impõem constantemente, quando na verdade existe uma real magia por detrás desses muros que levantamos só para nós mesmo. Quando conseguimos derrubar esses muros, que na verdade não são mais que casas de palha, é que podemos então revelar o que de mais verdadeiro e mais belo há em nós. Portanto nada disso importa. Na verdade não ha defeitos, há sim um caminho a percorrer sem preconceitos e uma continua construção do ser, que por si já é belo, para um ser que não teme revelar ao mundo ser um ser Humano cada vez mais belo e mostrar assim, o seu talento, do que é capaz e mostrar também que o mundo é que precisa de readaptar para o receber de braços abertos e em paz.
Palavras não ditas
Caladas pelo medo
Vontades não reveladas
Desejo mantido em segredo
Porque lutar?
Se não é reciproco
Porque insistir?
Se não é correspondido
É correr e não alcançar
É lutar sozinho
É frustração ... desilusão
É vontade de gritar
Mas saber que é em vão!
____________ Juliana Rossi Cordeiro
Mais importante do que ficar focados nos tantos planos que fazemos para a vida, é focar e dar tempo para que a vida nos mostre os planos que tem para nós.
Prazer, poesia de ser.
Pele, olhos, cabelos
Te faço um apelo:
Não me toque com as mãos sujas do teu prazer.
Quer me sentir?
Faça com zelo
Meu corpo é templo de cuidado
Moram nele prazeres, dores, sonhos e medos.
Não me satisfaço com beijos
Nem tão pouco com dedos percorrendo em mim.
Me ter em suas mãos não é premio de conquista
Veja bem,
Já fui tocada com olhos de quem nunca usou as mãos
Mas também já senti mãos que nunca ne tocaram
Entendeu a diferença?
O prazer não mora no fim do percurso
Ele chega antes pra mostrar o caminho.
Há quem se perca,
Há quem se encontre.
Então bocas não dizem,
Olhos não vêem,
Braços não tocam,
Mas se a alma sentir,
Atingiu o ponto desejado.
Mulher
Que nasce no seio de luta
E transforma o mundo em coragem
Mulher
Guerreira
Que não foge a luta
És arma
És fogo
És terra
És chão
És mulher.
Mulher
Não És mulher apenas pela
Sua força se fogo
És por tudo
Que és
És mulher com amor
Mulher és guerreira como o sol
És bela como a flor mais bela
És única entre outras mil.
Mulher
Flor
Animal
Selva
Terra
É ela
Natureza perversa
Animal pintado
Terra plana
Luz do universo
É o impossível
Em humanidade
É ela
Mulher.
Mujer
Flor de laranjeira
Olhos de coruja
Coração de mãe
Natureza divina
Poeta escurecida
É ela
Mulher
Mulher da Vida...
(8 de março)
Mulher...
família,
poder onde quiser,
negligente, de vigília,
de vário fazer,
contida,
Ser,
destemida,
dama,
senhora,
esposa,
moça,
guardada ou envelhecida,
da cidade ou da roça,
querida,
de todas as idades,
tão linda,
contém verdades,
onde houver,
diversas habilidades,
Mulher da vida... vida de Mulher
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
02/03/2020 – Cerrado goiano
[...] dia da Mulher – 08 de março
Em busca de inspiração
Não encontro as palavras
Elas fogem da minha mente
Não consigo espressa-las
Sentimentos vêm e vão simplesmente
Os adjetivos não enxergam os substantivos
Os advérbios de escondem dos verbos
As rimas perderam sua autoestima
As estrofes brigaram com as palavras
Não vejo mais lindas flores pelo caminho
As paisagens perderam seu colorido
As borboletas estão sem asas para voarem
A poesia e sua beleza estão encobertos
Mas um novo dia irá surgir
Com novos olhares e perspectivas
A inspiração para escrever e sentir
A Poesia e suas formas cognitivas
Basta um simples sorriso sincero
Um coração que só quer amar
E no momento certo que espero
Que a minha inspiração volte a brilhar
Antes de ti
Antes de ti venho eu
Eu primeiro para roubar-te os sonhos
Eu primeiro para encher-te de flores
Eu primeiro para dizer-te tudo ou nada
Eu primeiro para fazer de conta
Que é para sempre o que vivi
- Antes ou depois de ti.
