Tag poemas

10251 - 10275 do total de 10476 com a tag poemas

⁠Não permitir que ao redor
nada embruteça o seu ser,
Para que nada leve a esquecer
o quanto é belo e sagrado 
o berço que te viu nascer,
E que nele por razão 
nenhuma ninguém deve tocar;
Lição inefável de fortaleza 
com a Sapuva se deve aprender 
do nosso solo amado manter,
e sempre que preciso for refazer.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Por força do destino
onde por oito estrelas
têm a sua régia orientação,
O Deus da Guerra
perderá a sua orientação;
Porque foi ali que a Virgem
deixou a relíquia nas mãos
do Cacique Coromoto
e dele obteve a conversão,
Ali a Via Láctea é mais visível,
e nasceu lugar de pacificação.

(Por mais que uns desejem que não).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Enquanto os homens 
semeiam guerras
sob o céu austral,
Os ipês florescem 
esperanças em agosto,
Não há quem viva 
sem cor e sem sonho,
A paz com as mãos 
com convicção tomo,
e dela me coroo e trono.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠De corpo e alma 
aquilo que resiste
inegável tem tudo 
de Mata Atlântica,
Sobrevivendo 
forte e romântica.

O cesto repleto
de Coco-Indaiá, 
a inspiração aqui
comigo está,
Para fortalecer
e nada abater. 

As folhas cobrem 
os ideais que 
conferem proteção 
aquilo que importa 
realmente ao coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Estar sob o florescer
da Aroeira-vermelha,
aprender a caminhar 
sem deixar-se convencer 
que o amor romântico 
não nos vale a pena.

O amor romântico 
não rima com dor,
e sim é a régua real 
que não tem nada a ver 
com a opinião alheia,
e segue a nos socorrer 
daquilo que nos pesa.

Viver sem idealizar 
o quê se quer é 
privar-se do direito 
do sagrado de sonhar,
e subjugar-se a viver
de qualquer maneira
se deixando dragar 
pela pior decadência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Flor-de-Santo-Antônio
em florescimento 
com todas as cores
atraindo borboletas 
e os beija-flores.

É algo muito parecido 
com o quê há de afetuoso, 
e com tudo àquilo 
que levamos pelo caminho. 

Com o maior do pendores,
assim é o amor e a paixão
nos fazendo senhores. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Como um Beija-flor
busca pelo néctar 
da Esponja-de-ouro,
Não dá para evitar 
aquilo que também 
está desejando
que vai muito além
da amizade que já existe;
É sobre mostrar o quê 
rosto não consegue
mais seguir disfarçando: 
o amor que vem todos 
os dias se revelando,
e em nós se emaranhando.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não existe nada em toda
a Literatura que chegue perto 
da candura dos teus olhos
feitos de mar, de amor
e que cobrem com dulçor.

Não canso dia e noite 
de continuar a cobiçar,
Neles moram tudo 
o quê é melhor que esta 
América Latina é capaz 
de abraçar e nos embalar. 

Sentes de longe que sou como
a florada de Manacá-de-cheiro
espalhando o aroma no ar,
Algo diz que tu és verdadeiro,
risonho e sedutor querendo 
o quê eu quero me enveredar.

Algo diz que preludia o melhor 
sem medir as consequências,
porque não queremos conquistar 
somente apenas por conquistar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Apreciar o balanço 
das Macaíbas,
colocar o descanso
sob o céu austral,
e serena caminhar.

Permitir a tempo
parar e colher 
uma Zínia a teus pés,
e entrecruzar olhar,
para ler o quê 
tens para revelar. 

Confiar no Universo,
da colheita fazer 
um amável doce,
e decifrar sem pressa 
o quê nos trouxe.

Não se preocupar
com os cânones 
receitas prontas 
ou ligar as pontas,
deixar livre o agir
do que está porvir.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Constelações de siníngias 
florescem no percurso,
Multidões de sensações 
e envolventes convites 
andam sendo planejados,
Os corações gamados 
não vão permanecer
por muito tempo calados. 

A inevitável glória do amor 
e as rédeas do destino 
estão ao alcance das mãos,
dos passos e do caminho;
Palpitações e cintilações 
já alcançam de longe
marcos e celebrações 
antecipadas por percepções.

As cortesias que já ocupam
as recíprocas certezas,
os festejos que brindam 
românticos do lado de dentro 
ainda que em silêncio 
o amor terem os encontrado,
são sinais que a distância não 
tem mais nenhum significado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Alma de Carqueja 
esbanjando flor,
Poética serena 
e com todo o amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Trazer o frescor e o manto etéreo
da tal poética primícia feminina, 
por todas as direções e a tez escrita 
sobre o quê nasceu para ser eterno
ou até mesmo ser incompreendida;
É um risco assumido no Universo 
com o compromisso de ser o vento 
que o acaricia, os cabelos emaranha 
e balança as Anáguas-de-Vênus.

Soprar outras sementes de flores 
multicoloridas pela perpétua estrada,
sob o nosso Hemisfério Celestial Sul,
Deixar que na sua aura despreocupada 
a Via Láctea cumpra o destino de tudo 
entre nós o quê pode vir adiante a ser.

Prossigo como quem fecha em silêncio 
uma carta íntima com o selo de cera 
com a inicial do seu próprio nome: 
Para que não me tire mais da cabeça,
e não abrir brecha para que nos esqueça.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Tem coração que crê
que virou de pedra
e está trancado com chave,
Na verdade sempre foi seda
e está levemente fechado
é com lacre de cera,
para quando encontrar
outo que o derreta.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Setembro vem toda cheia
de inspirações pendentes
tal qual Brinco-de-Princesa.

Quero que não se esqueça,
que em mim corre a herança
Farroupilha embora seja serena.

Ter nas nossas mãos as folhas
de Erva-Mate para fazer do jeito
certo um Chimarrão de respeito.

Estou preparando o coração
como preparamos as pilchas
para rodopiar contigo pelo galpão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Ninguém é obrigado a nada,
nem mesmo a pagar
prá ver o quê vai dar,
Você se cala ou fala se quiser,
sem ninguém te obrigar.

Se for mergulhar, é melhor avaliar,
se tens de fato como alcançar
a profundidade das consequências
sem do teu destino se desviar.

Se não for ajudar, é melhor calar;
colocando somente a sua mão
onde somente puder alcançar:
ajudando sem se prejudicar.

Se você se ajudar sempre
será melhor do que prejudicar
a si próprio ou a outrem,
é prudente encher a boca
de Cambuí do que de confusão
para não buscar o quê não convém.

Isso não tem a ver com isenção,
e sim com o direito de preservação
de tudo aquilo que na vida te mantém
num mundo que ninguém estende a mão,
a vida já desafia o suficiente até para
se pensar em buscar para si qualquer confusão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Boi Voador 

Não quero promessas

que não podem ser cumpridas,

Quero me vestir de festas,

e no final ver o Boi Voador

na sua amável companhia,

Juntos cair, levantar e dançar 

no embalo romântico desta folia 

com toda a maior inegável alegria

para agradecer que encontramos 

o amor interminável para toda a vida. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Envolvida nas eflorescências
setembrinas das sapucaias,
não deixo que nada distraia 
da esperança e das alegrias
para que não pesem o dias. 

Flores caem e preparam 
com primor um tapete rosa
para tudo por ele passar,
inclusive quando o amor 
escolher a rota e fazer lar. 

Para quando chegar o tempo
da colheita das castanhas,
ser muito além da presença
a tão sonhada diferença
do amanhecer ao anoitecer. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Coloco o seu pensamento 
sob a florada da Grápia,
para que encontre com 
a sua realidade que não 
merece viver de ilusão,
e nem se preocupando 
com quem não se ocuparia 
da mesma maneira
com a sua existência. 

(Palavra do coração 
para a sua consciência).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Pensar diferente é 
questão de existência,
longe de mim querer
mudar o quê você pensa.

No tempo da florada
do belo Angico-Branco,
e de tudo o quê ele traz,
a serenidade vou buscando. 

Num tempo em que 
um invade o outro,
sempre estarei
pronta para que entre 
nós se celebre 
sempre um novo acordo.

A boa convivência não 
nos pede tanto faz,
e sim pede nós esforços
para viver com paz. 

Do melhor o quê 
desejo para nós,
de ti o quê quero 
nem mais nem menos 
do que recíproca mesmo,
Porque ainda só 
estamos em setembro.

Para que a caminhada 
seja plena diante 
tudo aquilo que exige 
de nós paciência pela vida inteira.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não faz sentido se envolver
com qualquer coisa que 
venha fazer se esquecer 
de como é o seu interior,
rompendo drasticamente 
com as pessoas ao redor.

Não faz sentido se envolver 
em nome de uma suposição, 
abdicar de viver bem com 
o quê de fato agrada o coração,
não é preciso nem de justificação:
nós sabemos a real explicação.

Não faz nenhum sentido 
quebrar o seu peito por dentro
por quem quer que seja,
por qualquer coisa perder a cabeça, 
cortar os teus laços preciosos
e deixar de fazer outros novos.

Não perder o encanto 
é uma escolha a se fazer, 
independente de tudo o quê 
lá fora está a ocorrer,
não perder o olhar de setembro 
da Cássia rosa que está a florescer.

Que digam que é clichê
que tudo passa e sempre passará,
se há vontade de preservar 
o quê realmente para a vida vale, 
e faz ir para frente de verdade
é o endereço perfeito para morar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Jacarandá da Bahia,
madeira dura e flores brancas,
Paz e ser toda poesia 
por este pátrio setembro 
que está em florescimento,
Em ti ser o mais generoso,
o adorável pensamento
e amoroso sentimento. 

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠⁠Sobe a aurora matutina
sob a florada da Sucupira,
Vou escrevendo Versos Intimistas
para cobrir de encantos
o amor da e para a minha vida,
Porque o amor só vem para quem
todos os dias nele se inspira.

...

Desce a aurora vespertina
sobre a florada da Sucupira,
Diante dos nossos olhos tudo
ao redor vem, fica e se pacifica,
Com Versos Intimistas nas mãos
vamos escrevendo a poesia
que traz encanto e inspira
os nossos passos pelos dias.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ninguém precisa 
vencer uma discussão,
Um exemplo é deixar 
os frutos da Indaiuçu 
como são e do jeito que estão 
para não se envenenar,
Diferente da discussão,
dela ainda podemos 
aproveitar a beleza 
da sombra e da delicada floração,

E quando chegar o momento 
obter madeira para a construção
o quê permitir a sua imaginação;
e deixar os frutos para 
as aves obterem alimentação.

Se tempo a tempo for dado,
mesmo que nada for usado,
diferente de uma discussão,
com uma Indaiuçu ainda 
se pode aprender alguma lição. 

(Palavra à mente e ao coração).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Trazer o momento 
mais marcante e infância 
à tona para su'alma,
Com os pés descalços,
sem temer percalços 
e com as mãos dadas 
sob o céu de setembro 
enquanto o Jacarandá de Minas
enfeita os nossos cabelos,
os mútuos enleios 
e a primavera dos desejos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Dançam as eflorescências 
dos Jacarandás de Minas
com os véus lilases na estrada 
dos meus Versos Intimistas,
Se ergue sobre nós dois 
a colorida aurora matutina,
é o anúncio do amor 
chegando para nos dar vida.

...

Coberta pela aurora vespertina
na amável companhia 
do Jacarandá de Minas
pego emprestada a inspiração 
e a beleza para escrever
os meus Versos Intimistas
para quem sabe fazer 
parte da história da sua vida. 

Inserida por anna_flavia_schmitt