Tag poemas
Minha Pátria adorada,
nos passos do teu heroísmo
permaneço derramada,
Nas tuas mãos me tens
de corpo, alma e coração,
A tua Independência ainda há
de ser perpétuo orgulho e glorificação.
Se você é apolítico,
não é nenhum defeito.
Perigoso mesmo
é ser apoético.
Se você é apoético,
os seus sonhos
não sobreviverão
ao quê é apocalíptico.
Vivo como quem escolhe
em silêncio cada detalhe
de um roteiro de viagem
em prosa e em cada verso
todos os dias te enlevo,
e saio em busca de ser
para a tua vida a mulher:
Esta é a alma do desejo
de ir até onde você está
e como ainda não posso
é para dentro que te levo.
Cada poema que tenho
escrito além de ser
uma declaração pública,
é uma rota de fuga
que por força do destino
irão me levar aos braços
teus sob a luz da Lua:
E ainda sem perceber
que és meu e eu sou tua:
o teu amor é todo meu,
e o meu amor é todo seu.
Pela força do Universo
um nasceu destinado
a ser o mundo do outro,
e não há nada que desvie
ou quem faça ser desviado
o trajeto de cada passo
que por natureza é alinhado.
Há amores com jogos
muito perigosos
que estão se matando
entre si por falta
de educação afetiva:
(A violência sem dúvida
a alma do amor sacrifica).
Na minha terra não
se chora mais
a morte de mulheres
por indiferença
ou provável exaustão:
(O conjunto da obra
convida a proteger
disso tudo o coração).
Sob a Lua e do Sol
acreditando que um
dia você irá no meu
caminho chegar,
Acredito no amor fino
que cedo ou tarde
por obra do destino virá:
E bem longe disso tudo
o nosso amor se salvará.
Há amores com jogos
muito perigosos
que estão se matando
entre si por falta
de educação afetiva:
(A indiferença provoca
o embotamento
e convida a ir embora
do distanciamento).
Não me seduzo
pela primeira história
que tentam a todo
custo me fazer crer,
Quando você chegar
porque no momento
certo nem palavras
serão necessárias,
nós dois vamos é viver.
Na minha terra não
se chora mais
a morte dos homens,
se banaliza até
nos casos de paixão
por sarcasmo
ou provável exaustão:
(O conjunto da obra
inspira a proteger
da falta de crença
no amor o coração).
Ciente disso tudo,
todos os dias ando
buscando estar
com documentos
na minha bolsa,
malas prontas,
o coração e a alma
em constante preparação
anunciando o amor
rumo ao refúgio
dos nossos abraços
a crença no amor puro salvar,
(Mesmo sem saber
quem é você e da onde surgirá,
sei que um dia irá chegar).
Não estamos sozinhos,
Temos a liberdade,
Guardada no coração,
Dentro da mente,
Revoando nas ideias,
Formando caleidoscópios,
Com tantos nomes,
Belas etnias,
Todas as crenças,
Com fé na vida,
Construindo caminhos,
Estrelas na orbe.
Todas brilhantes,
Comoventes,
Tão espetaculares,
Exatamente iguais,
Perfeitas para que nos ama,
Imperfeitas para quem não nos conhece.
Não somos solitários,
Temos a igualdade,
Estampada no sorriso,
Na gentileza,
Segura nos afetos,
Gentis e concretos,
Existimos,
Não desistimos,
Persistimos,
Insistimos,
Porque temos a arte,
De fazer,
De crer,
De amar,
Para que tudo possa,
E que um dia aconteça,
O nosso Sol aqueça esse planeta.
Racismo?
Desigualdade!
Racismo contra a própria raça,
Mal da Humanidade,
Que atenta contra si mesma,
Que se destrói,
Que se perde,
Que se desencanta,
Que se renega,
Que se exila,
Que se diferencia,
Que se aliena,
- Atentando
Contra a própria identidade,
Espezinhando a liberdade,
Se dissociando,
Matando,
Morrendo todos os dias,
- em quantidade e qualidade
Do que se vive, e como se vive,
Aprendi a resistir,
Com Martin Luther King.
A Primavera aconteceu,
O mundo não esqueceu,
- dez anos -
Floresceram flores,
Mulheres de vários nomes,
E de todas as idades,
Lutando por mil liberdades,
Dos mil sangues de seus sangues,
Das mil carnes de suas carnes,
Ainda no Outono
- persiste -
Destruindo juízos,
Calando vozes,
Surrando corpos,
Não tratando enfermidades,
Trucidando com os jovens...
Tudo aconteceu há dez ano atrás,
Das Damas de Branco roubaram a paz,
Essa Ditadura que sufoca demais...
A Primavera Negra,
Ainda persiste,
Trancafiando filhos, maridos,
sobrinhos, namorados, tios,
- parentes da liberdade -
Da mais preciosa delas:
a liberdade de consciência.
A liberdade de consciência
é aquela que ninguém domina,
- Nem a mantendo sob cárcere
Ainda que persistam,
A liberdade de consciência derruba,
Algozes, regimes e tiranias,
Ela tomba as ditaduras,
Alcança o céu com as palmas das mãos,
E ultrapassa todos os limites...
A saudade não passou,
O presente ainda machuca,
O futuro é um convite,
O poeta tem razão.
É de exuberância monumental,
- a minha vista é do quintal,
À espera da tua presença espiritual.
Lá em Isla Negra perdura
A saudade que você deixou,
O amor que ainda persiste
No rimário de encanto e sedução.
É uma espera sem igual,
- dizem que isso não é normal
Essa espera valerá a paz sem igual.
A saudade não vai passar
O presente irá te trazer,
O futuro irá nos pertencer
- E o poeta há de nos escrever! -
Quando nos encontrarmos
a floração do Ipê no auge será
congregada com os astros
do nosso Hemisfério Celestial Sul.
Para você eu ocupo o lugar
das sete maravilhas do mundo
moderno e as do mundo antigo
que o coração elegeu como destino.
Nossos corações neste desidério
uno e inequívoco vivem prestando
reverência ao amoroso e secreto culto.
Não precisaremos de jogos de caça
e caçador e nem de fazer gênero:
porque em tempo o amor chegou pleno.
Só de ouvir o nome
da magnífica
Mato Grosso do Sul
o meu coração
lembra amoroso
florescer do Ipê-róseo,
escrevo Versos Intimistas
do amanhecer ao anoitecer
por tudo de bom
o quê vivi e vamos viver
somente eu e você.
Você elogiou o brilho
dos meus olhos,
Tenho certeza que
o brilho dos teus
olhos são maiores
e mais fortes do que os meus
como um farol para guiar
serenamente a embarcação
em noites de maré alta
sem espaço para a solidão...
Amor meu e profundo
Suramérica és meu mundo
Celeiro divino e poético
E meu terrenal tudo
Não existe outro continente
Sobre os hemisférios
Igual guiada por
Órion e por esta Via Láctea
No meu coração.
A arte postal
em poemóbiles
ágeis é a rima
andaluz que em ti
sempre me seduz,
Vem comigo,
vamos escrevendo,
Somos poetas
nos conhecendo...
Bico-de-arara em flor
seja em São Paulo
ou por onde eu for
me toca com amor
e escreve lindos
Versos Intimistas
infindos com amor.
A Suinã-da-mata
em floração atlântica
em São Paulo faz
de mim outra flor
com Versos Intimistas
de muito amor
por onde a poesia for.
A Lua Nova é a minha
confessora que atalaia
e traz alvíssaras em Rodeio,
nossa joia do verdejante
Médio Vale do Itajaí,
e poeticamente por aqui
embora eu continue
a mesma agora há
uma página que preludia
que só tenho olhos,
desejos e sonhos
todos dedicados para você
que com jeito terá
de me alfabetizar para que
os sinais do seu amor
aprenda sempre a ler,
porque sei que você quer
ensinar e sou disposta
sempre para aprender.
Não duvide de mim
quando estiver próximo
de chegar a primavera
eu estarei no prelúdio
de chegar unida com ela,
E não haverá eflorescência
maior do que a minha com
aroma de Flor de Laranjeira
e meus Versos Intimistas
cobrindo a nossa terra
para vir sempre um novo poeta.
Aurora vespertina que
beija a Roseira-do-mato
e que faz o meu coração
sempre doce e admirado,
Não tenha dúvida que
quero que leve um recado
que toque com carinho
o coração do meu amado.
Uma Tapirica florida
sempre me fascina
do raiar da aurora
matutina ao cair
da aurora vespertina,
Igual ao seu jeito
manso e doce que
sempre me inspira.
Buganvília amarela
sob o beijo apaixonante
da aurora matutina
escreve por mim
os Versos Intimistas
mais importantes
da minha vida que irão
envolver o meu coração
com toda a magia do amor.
Fabulosa aurora vespertina
que a Buganvília amarela
se fascina e me entrega
o romance mais bonito
da minha vida para seguir
tendo motivos para sempre
escreve e fluir no meu
rio de Versos Intimistas.
É noite de Lua Cheia
e alvíssima que
não tem como ser
capturada no céu
da minha gentil Cidade
de Rodeio que fica
no Médio Vale do Itajaí
aqui em Santa Catarina,
É fato que o pulmão
da minha amada Pátria
pelo fogo se contorce
porque segue a queima
que de cinzas nos encobre,
e o nosso horror só aumenta
de tal maneira que não cabe
somente num simples poema.
Buganvillea amarela
que beija com as suas
pétalas a nossa terra,
Não existe cena
mais bela que inspire
uma alma de poeta.
Buganvillea amarela
que hipnotiza com a sua
dança e me traz toda
a festança para trazer
o melhor mim que tem
a ver com a esperança
de amar em prosa, poema
e poesia muito além
dos meus Versos Intimistas.
Buganvillea amarela
que reverencia
a aurora matutina,
que inefável brinca
com a minha inspiração
dando as suas cores
ao meus Versos Intimistas
com direito as suas folias.
