Tag poemas
Com delírio de amor
eu hei de te trazer para mim,
com todo o requinte
que a paixão pleiteia,
E assim plenos
na dimensão oceânica seguiremos.
Podem chamar de delírio
Pois não ligo, e assumo:
A espera de quem se prepara
Para você e o nosso amor.
Os meus primeiros pensamentos da manhã romanticamente
indicam que tudo entre nós irá acontecer, e que é só questão
do destino nos colocar frente a frente, o amor nos levar
e fazer aquilo que ele quiser com a gente.
A espera valerá bem
mais do que imagino,
Quando chegar
a nossa primavera,
Será em ti que vou
me perder,
E isso fará todo o sentido.
O amanhecer
é um pretexto
para o meu amor te encontrar,
não importa o quanto essa
espera por você irá durar,
A vida por si só irá por
nós dois se encarregar.
Ninguém precisa ser
amado disfarçadamente,
Quem ama, sonha,
confia, realiza e demonstra
Ninguém precisa ser
o plano B de ninguém,
porque foi o último
que sobrou para quem
precisa sentir que é alguém.
Quem ama é poesia,
do Universo toca
facilmente a fibra
e sempre surpreende.
Ninguém precisa
ser o artifício para
chamar a atenção
de um outro alguém
ou por autoafirmação.
Quem ama quando
acorda vai embora
e esquece para sempre
o caminho de volta.
Ninguém precisa ficar
onde o amor não é
inteiro e para se livrar
basta um passo de cada
vez para nunca mais voltar.
Setembro
Setembro seja o tempo
de paz, afeto e flores
no caminho que fores
eleger prosseguir
para encontrar
uma razão de sorrir.
Ipumirim
O meu porto seguro
no Meio-Oeste,
milagre encontrado,
dividido e endereço certo
pelo Rio do Engano
sempre multiplicado.
Tupi-guarani este
é o teu significado
Vale pequeno e pequeno vale
que nunca me perdi
e jamais me perderei:
nasci, cresci e acolhi.
Ter sonhos grandes
e inquietos onde o coração
expande a herança
germânica e italiana
que tanto honro e poemas
sempre devoto a cada
esquina e no tempo da cidade.
Ipumirim minha querida,
eu não saio e daqui
ninguém me tira
por tua existência e poesia:
és amor para vida inteira
e toda a razão da minha vida.
Como o painel da Guerra
na entrada para confrontar
a consciência este é o poema
que apresento a Humanidade.
O Deus da Guerra nunca
mais dançará neste país,
O Brasil de Portinari
haverá de ser ainda muito feliz.
Como o painel da Paz
na saída para iluminar
a consciência é o meu poema
para converter a guerra em paz plena.
O Deus da Guerra nunca
mais ousará tocar no meu continente,
na América Latina
e em cada país das Nações Unidas:
(O Deus da Guerra sempre morre
diante de quem escreve poesias).
Nunca será filme
o nosso amor
nasceu para
ser de verdade,
Daqui da minha
cidade venho
inundando você
de toda a poesia
para amar com
toda a intensidade.
Como a haste da balança
está para os pratos
da justiça assim são
as serras, as cordilheiras,
os vales, os cânions,
as montanhas,
as colinas, os montes,
os picos e os morros
para a sustentação
da nossa amada terra,
e podem ser comparados
as letras que escrevem
os mais lindos poemas.
Nações e os mais
admiráveis profetas
sempre procuraram
as altitudes para orar
a Deus e se proteger;
e nelas podem ser
encontradas a metade
da água do mundo
para as gerações beber.
Não importa a altura
se você quer ser
protegido por quaisquer
uma delas é preciso
aprender as proteger.
Foi Deus quem as criou
assim por um bom motivo
para assim sempre ser,
e você precisa aprender
a ter o hábito de agradecer.
Do meu coração
um yurt foi feito
para o amor mais
lindo e perfeito,
Com toda a poesia
nele abrigada,
a escolha, o sentimento
e minh'alma serenada:
Confio nas mãos do tempo.
Isso fala muito sobre os poetas:
Das profundezas das cavernas
do Cerro das Almas,
Sou eu que apago as velas
sempre quando quero,
Para acender as paixões,
e sustentar mistérios
vou deixando os poemas
nos teus caminhos
e intermináveis vestígios.
Dizer "Até Logo!" é transmitir
através desta expressão mágica
que você é uma pessoa gentil,
hospitaleira e interessada.
Quem reúne virtudes acolhedoras
é capaz de criar uma convivência
inteligente onde quer que esteja
e com quem quer que seja.
Idas e vindas pedem que sejamos sempre cuidadosos uns com os outros
porque a fila anda, o mundo gira,
e qualquer posição pertence a todos.
Neste momento quem está
indo pode estar apenas sendo
levado temporalmente por
uma circunstância que
a impele a seguir em frente.
Quem está presente e você
acha que pode a qualquer
minuto estar partindo
essa pessoa pode acabar ficando
e não digerindo o seu
comportamento de banimento.
Quem partiu e você tratou
com desprezo pode acabar te encontrando neste mundo pequeno,
Optar sempre pelo bom
tratamento fará sempre da tua vida um estandarte de respeito
e não precisará viver com receio.
Caliandras esplendem
como estrelas no destino
amoroso reservado para nós,
Não abandonemos a troca
de delicadezas como hábito,
Porque são elas que mantém
os corações apaixonados
e casais como eternos namorados.
Os teus beijos que vou
ganhar me inspiram
se como grumixamas
frescas numa cesta
para fazer doces
e inspirar poemas.
Os teus olhos observando
os meus passos lembram
o voo do Sabiá-Laranjeira
ao redor do Chal-Chal,
E fazem sentir como se eu
fosse um poema sem igual.
Quando faltam respostas,
eu olhos para as estrelas,
Quando sobra a indiferença,
eu escrevo poemas,
Nenhum silêncio é sentença,
o quê mais vale nesta vida
é ouvir a percussão do Camboatá tocado solenemente pela ventania.
Grápias poéticas
enfeitam o meu olhar,
Em você todos os dias
não paro de pensar
e de toda a minha poesia
você não vai escapar:
O amor encontrou o lugar.
Escrevo ao Universo
poemas que na verdade
são místicas epístolas,
pétalas esvoaçantes
amarelas das Canafístulas
com beleza enfeitam
a rota que pretendo
seguir contigo até
o impossível e o infinito
onde o amor nos encontre
cúmplices imperturbáveis
em nosso paraíso particular
onde a inequívoca urgência
seja somente amar ou amar.
Se for correr atrás
do amor que seja
ao redor de uma
Pitangueira cheia
de pitangas doces,
E no final ganhar
muitos beijos
como recompensa
Para ter receber irei
buscar louros silvestres
no Loureiro-dos-Poetas
para fazer um arranjo
com rosas mosquetas
no afã de te impressionar,
porque quero que você
perceba que estou
pronta para te amar
com eira e sem eira,
e de qualquer maneira
desde que você me queira.
