Tag poemas

9526 - 9550 do total de 10476 com a tag poemas

⁠Caindo o temporal
sobre as araucárias 
do nosso destino. 

Centáureas pétalas 
pairam na campina
lembrando estrelas.

Sentindo por dois 
o quê há de incrível:
amar é indestrutível.

Viagem sidérea
interior em lunar rito
silente na haste peito.

Teus olhos lindos
feitos de Andrômeda
os quero comigo.

Como filha dos tambores
desta América do Sul,
não sei amar discretamente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Envolventes palmas,
na testa marcada
e nos pés descalços 
há os sinais da mais
brilhante e distante
das galáxias nomeadas
e tempos de roseirais: 

Cosmos RedShift 7
e o zodíaco na pele
de quem nem mesmo 
o mau tempo teme.

Desconfiava sempre
que eu era diferente,
e sempre soube
que estava certa
com o coração voltado
para a Lua e o infinito:

O meu rosto carrega 
a herança visível 
de um povo perdido,
e da minh'alma gêmea.

Nas mãos bailarinas 
que trazem acenos 
para a imortalidade,
eu sei e você sabe,
e assim nos queremos
com pacientes segredos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É noite ancestral de Lua 
do resiliente Lobo-Guará,
a tua boca vadia pela
minha ainda não está 
com beijos de guaraná. 

Destino fatal sem avisar
que cortejou os ponteiros 
do tempo das Américas
para dançar na escuridão,
quero colo e o teu coração.

É noite paranormal de Lua
em ares sinistros de rua
vazia e silêncio estranho,
mas pensar no envolvente 
e tão lindo olhar castanho:
distrai e me põe no colo.

No rio suspenso da noite 
o girino cósmico desafiou 
as vitórias régias do céu 
da nossa América do Sul,
o atroz e o mundo nos parou.

De ti não vou desistir
mesmo sem previsão 
do que possa acontecer,
pelo siderado condão
mais do que deveria ser:
indômita em inundação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No século onde a Grande 
Nuvem de Magalhães 
vem tirando a Via Láctea
pela cintura até a Lua
para dançar com fervura,
confesso que escrevo 
para seduzir e encantar.

O fato do amor na minha
vida não ter surgido,
não me faz desesperada,
depois de tudo que vivi, 
não havia percebido 
que a poesia era destino.

No tempo dos amores 
impossíveis ao menos,
aqui estou disposta
a fazer os amores 
inesquecíveis mesmo
que não sejam os meus.

O final do tempo a mim
também me pertence,
na Galáxia do Rodamoinho
mesmo que seja tardio,
e o amor estiver escrito: 
nós nos encontraremos,
e não nos perderemos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Da vida nova e do Ano Novo
ninguém que escapa,
nem mesmo por intriga
ou mau tempo que os adie;
Porque o quê é do Homem
nem mesmo o bicho come.

Nos sinais do Universo 
ainda busco caminhos
como nômade que 
faz a sua tapeçaria 
com a luz das estrelas
e te deseja sem retórica.

Por aqui tem esperança 
porque ainda há muita 
poesia viva em abundância 
e ainda amo a minha Pátria,
e escuto bastante música 
romântica sem me importar 
com o quê de mim pensem.

Da Centaurus A puxo o fio
da meada e do prelúdio 
que iremos nos encontrar
numa bonita noite de luar,
não sei se é por pressentimento 
ou mesmo até válvula de escape,
o apelo da imigração continua vivo. 

E neste corpo bonito fico imaginando 
o mapa de todas as minhas rotas...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠o compromisso há de ser
sempre com o nosso amor
e esforços concentrados
para buscar não tropeçar 
nas armadilhas ocasionadas 
pelas palavras mal empregadas

para que não haja distrações 
na selva de pedra de distorções
silenciarei só para ouvir 
nossos batimentos e respirações 

voto firmado com o quê
é celestial e a maneira sutil 
como fusionaram seis galáxias

não será difícil unir corações 
como se fundam pátrias
na primavera das emoções 

e enquanto você não vem
orgulho-me de unir casais 
pela letra feita de fibra 
provando intrépida e retinta
que amar nunca é demais 

assim pactuando com o luar
todo dia e com a beleza 
para quando a vida voltar
a nos encontrar para fazer 
do teu coração lugar de morar 
e do meu o teu refúgio ímpar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Com poesia tudo, e sem poesia nada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠o teu punho erguido ao céu 
pedindo força além do tempo 
a história está em movimento 

pontos cardeais todos 
me levam ao teu encontro
daqui a pouco é fevereiro 

da falta de amor deste mundo
ainda me encontro foragida
distante numa galáxia perdida

você é o meu universo inteiro 
o teu amor em silêncio 
me chama a abandonar o pretérito 

as canções das estrelas nos lábios 
resilientes nós dois renasceremos
e um mundo novo construíremos

faltam dois dias para a Lua Nova 
Galáxia Cata-vento do Sul e sua utopia
feita da conjunção entre Marte e Urano

tal como um amor sem nenhum engano
dificilmente visível a olho nu
mas com o telescópio do peito se sente

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A minha poesia 

não é trabalho,

doar amor 

não dá trabalho,

Pelo amor doado

ganho amor em troca,

Todo o amor dado

recebe amor de volta;

A minha poesia

é pura rebeldia,

é sutil atalho 

e noiva da revolução.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Mexe com meu 
selvagem instinto,
Quero demais 
teu amor faminto.

Sonho contigo
secreto e divino,
Noite quente 
acabando o frio.

Mexe meu amor
o tempo todo,
Quero você 
intenso comigo.

Ritmo de Bolero
em noite de chuva,
Quero tua cintura
levando à loucura.

Marte, a Lua e Urano
sob a luz de Starburst
os três dançando,
os astros te trazendo. 

Mexe muito comigo
o teu aroma sendo 
o protegido recinto:
quero amar sem medo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando uma pessoa boa 
estender a mão não se esqueça 
de que ela não se trata 
de uma pessoa boba,
e sim de uma pessoa poderosa
que é capaz de viver apesar 
da zombaria, do pouco 
caso e superar qualquer traição.

Quando uma pessoa boa perdoa, 
ela se reconcilia sempre
em nome do que é respirável 
e em nome da memória
mesmo presente em algumas  
situações de convivência 
ela não está mais ali e se afasta
para não viver de aparência.

Quando você deixa de ser 
uma pessoa boa, reduz 
mente ou permite que lancem
dúvidas sobre uma pessoa boa,
não se esqueça da ironia do destino
e que pela sua autodestruição está agindo,

uma pessoa boa é uma pessoa boa,
e não é como você uma pessoa fútil e tola;

Cedo ou tarde uma pessoa boa 
conquista a reconstrução,
os ciclos da história sempre se repetem,
um raio sempre cai no mesmo lugar,
e uma pessoa boa é sempre insubstituível,
e uma pessoa ruim como você não.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Magnólias acima da onde

nós nos encontramos,

Pétalas de magnólias 

sendo suspensas pelo vento.



Sob o Sol, a Lua, os astros

e as cinco luas de Urano,

Estou escrevendo poemas 

para te amar sem engano.



Magnólias e suas pétalas 

suspensas pelo ar,

E eu olhando as estrelas

querendo te alcançar.



Não há nada de errado 

te desejar em silêncio,

E planejar mil rotas longe 

deste mundo em desespero.



Magnólias acima de nós 

constelando o campo,

E enfeitando a visão 

serão um bouquet na mão.



Titânia, Oberon, Miranda 

Ariel e Umbriel dançam,

Como ciganas na órbita 

sob a regência mística.



Magnólias falam muito 

a respeito do que será feito,

E por nós será perfeito

e sem hipótese de regresso.



Como selvagem assumida

não preciso de jóias na vida,

Apenas preciso de gente 

de verdade e paz para ser feliz.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando as minhas letras 
não forem capazes
de alcançar onde estás,
buscando eu estarei 
a força de quem das trevas
conseguiu se salvar,
Com o punhal do destino
na boca resolvi dançar.

Trago impressa a herança 
dos poetas que passaram 
por noites tão escuras, 
e fizeram o melhor 
de si com punhadinhos 
de estrelas, noites de luar
e ainda conseguiram amar.

O meu peito encarregado
será de te embalar
com a chama de amor,
e no mel do silêncio 
embebidos serão o afeto
e o tão divino apego,
depois de saber que existo
você não é mais o mesmo.

Mercúrio estará no ponto 
mais alto do céu, 
visível acima do pôr do sol
inspirando além mar
utopias e canções
encantando as estações.

Nada do que nos pertence 
passará nem por aquilo 
que transita freneticamente 
pelos mapas astrológicos, 
arrancando todos os véus iremos,
porque viver de braços cruzados
ambos nunca fomos criados.

Olhe na direção Oeste,
porque adentro ardente
o melhor de ti sou eu, 
me amarás eternamente 
porque sob medida 
inteiro para mim você nasceu.  

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ainda vendo você 
como a miragem 
de um paraíso perdido
em meio a primeira 
Lua Cheia do ano
num rumo sem receio 
que para nós antevejo.

Parece que foi 
ontem que cruzastes
o meu caminho
com teus akhal-tekes
de fogo hipnotizados.

Busco por antecipação 
fixar extensos territórios  
que serão todos nossos, 
Onde haverão pedágios 
feitos de beijos, abraços
que vão transitar livres 
nos recônditos espaços.

Ombros, quadris,
Norma et Regula que
em ritmos inequívocos 
têm nos beijado e revela
em passos cadenciados
um futuro que nos espera.

Desta vez sem erro
me propus a jogar alto,
porque a felicidade 
nos encontrará cedo 
ou tarde livres do medo,
É só questão de céu
e mar aberto porque
de ti sei que já pertenço.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Você me traz para dentro
quando me distraio 
com este mundo sombrio,
e me faz esquecer de tudo.

Como o Sol entretendo
a Lua Cheia no Universo,
me tocas do jeito certo
e ocupa o pensamento.

Você me seduz do alto 
com encanto, salto
e este jeito macio 
de se tornar a urgência.

Como Galáxia Circinus
me cobrindo de carinhos,
te quero meu e rendido
com toda a competência.

Você me coloca no peito
anjo lindo, bom e divino
sempre para me acalmar,
és ímpar para ser meu par.

Como fios convergentes
e Aglomerado do Esquadro
em breve longe do passado,
juntos estaremos lado a lado.

Nada desta tragédia humana 
nunca nos vestiu, a carapuça 
não nos pertence: prevenidos
preservamos o melhor da gente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Uma pequena curiosidade poética sobre o nosso Brasil que muitos estudam pelo menos uma poesia dele no Ensino Médio sem saber que se trata do nosso poeta nacional, vocês sabem qual é o nome dele? Gonçalves Dias.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Alfa Centaurídeas 
no lado esquerdo 
do Cruzeiro do Sul 
hão de chover
do início da noite 
até o amanhecer.

Pendurei cada verso
e minh'alma de cordel
no varal do Universo,
porque não quero
voltar a pisar em falso. 

Porque não quero 
que meu coração 
de novo tropece 
por quem não merece.

O amor verdadeiro 
haverá de aparecer
em tempo previsto
e antes das treze luas
cumprirem o ciclo.

É assim que eu desejo,
e d'um lindo jeito será:
constelação tu me pertencerá.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Todas às vezes que houver um otário ou uma otária querendo chamar os meus poemas de textos poéticos na tentativa de reduzir o meu talento como poetisa, farei à mim mesma e aos meus poemas elogios narcísicos e exacerbados só para deixar a pessoa sem graça.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Que ninguém se importe,
não veja ou não creia: 
continuo sempre a mesma.

Sou a poesia desta cidade,
traçando rotas que tragam 
você em alta velocidade.

Sei que você não é mais 
o mesmo de antes,
e me deseja de verdade.

Vem em ti surgindo muito
antes do Ano Novo 
Lunar imparáveis desejos.

Por adivinhação algo diz
que todo o dia você tem 
me colocado no seu ritmo
para me colocar junto
ao calor do teu peito.

Em fascinante silêncio 
desfruto em segredo
a sua capciosa sedução,
porque este romance
como o Sol está se erguendo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Poema primogênito,
eco gutural ao vento,
da guitarra o lamento
de todo o mês feito 
de memória e de mar.

Da memória nunca
vai apagar porque 
não faz pacto 
de rendição:
a vida ensinou
do que é justo não 
se deve abrir mão.

A Bolívia e o Chile 
continuam sem 
o mar e com a tal 
lei longueira que 
não permite o povo 
na vida se emancipar,
a história ainda não 
voltou ao seu lugar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O mundo não 
aprende com 
os seus erros,
e mesmo 
conhecendo
a história 
do Holocausto
que começou
com discursos 
de ódio persiste
neles sem receio.

Gerando todos os
dias um holocausto 
novo um atrás 
do outro e sem pudor,
ensinando a apatia
como nobre andor.

Podem permanecer 
a conta de mais 
de duas centenas 
de desaparecidos, 
muito reagem alheios,
as dezenas de mortos
não os comovem, 
porque eles não 
foram os atingidos.

Flexibilizando erros
e deixando barragens 
à revelia assim vamos
nos matando todo dia
sempre mais um pouco,
e até mesmo com ironia.

Cantam que o Carnaval
está proibido enquanto
choro pelos meus filhos,
e escrevo poemas sobre
e entre os escombros.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não existe 
cultura 
de prevenção,
passaram 
três anos 
sem nenhum
tipo de indenização 
ou reconstrução;
e assim Mariana 
escorreu entre 
os dedos 
e o lucro
falou mais alto 
do que tudo,
e em Brumadinho
eles repetiram
os mesmos erros
soterrando o povo
de rejeitos e fazendo 
o Governo correr 
sem parar para 
tentar nos salvar.

Os estragos foram 
feitos e já era 
tempo dessa cultura 
de desleixo mudar. 

Porque quem mexe
com mineração 
tem a obrigação 
de fazer um plano
de contingência 
para não mergulhar 
a população na
lama por causa 
da incompetência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Da América do Sul
eu sou o último 
soldado da trincheira,
Poema de sete 
assentamentos,
Letras de sete
indomáveis ventos
agitando o mar
para a memória 
jamais se apagar.

A ironia orquestrada 
a palavra descumprida,
não serão ultimatos,
porque o justo sempre
há de ser irrenunciável,
a história, a verdade 
e os fatos jamais
serão apagados.

Neste oceânico
poemário altivo 
como o vale
e de uma história 
que envolve 
uma questão 
não honrada,
e uma injustiça 
cometida no dia
primeiro que por
haverá sempre
de ser relembrada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É noite
tempestade,
Nossa 
Senhora
de Guadalupe 
nos proteja,
e de todo 
o mal do 
mundo
nos guarde.

Manifestantes 
tocaram 
fogo 
no tribunal,
porque 
na vida não 
aprenderam 
a dialogar,
não sei aonde
essa gente 
pretende 
na vida chegar.

Porque 
democracia
não se faz
as custas 
da destruição,
e nem 
tripudiando
da humilde 
população.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nunca será demais
sonhar com mil 
e uma noites de luar,
quero ser capaz 
de inspirar poetas 
melhores que eu 
na América Latina:
para que a poesia 
da espera venha 
de fato valer a pena.

Para juntos nunca
mais padecermos
do desamparo
em meio ao frio 
do mundo que pelas 
mãos de muitos
o amor foi perdido.

Para a vida nunca 
mais ser a mesma,
ser inconsequência
em total entrega
do meu coração
além da conjunção 
entre Mercúrio,
Júpiter e Saturno,
longe do soturno 
e dentro do fortuito.

Quero com você 
não ter mais hora 
de ir embora, 
tocar as estrelas,
e ver o sol raiar
tendo os teus 
braços como lar.

Quero amar você 
e viver a poesia 
sem linhas e sem 
temer o futuro,
manter a chama
e embalar a paixão
além da solene 
conjunção entre 
a Lua, Mercúrio,
Júpiter e Saturno.

Viver a me derreter 
por estes rítmicos 
lábios de merengue,
não vou desistir 
e nem deixar perder:
eu sei bem o quê 
quero na vida com você.
 

Inserida por anna_flavia_schmitt