Tag poema
Poesia falada é a fala do Poeta que nos aproxima da forma simples, direta e reflexiva de declamar, permitindo que possamos sentir o poema e viver sua interpretação.
À PROCURA
Paz
Encontrei em um ninho feito em uma árvore à beira da avenida
Carinho
Encontrei em um cafuné no sofá num dia frio de inverno
Paixão
Encontrei nas roupas espalhadas pelo chão da sala
Amor
Esse eu procurei e não achei
Foi então que o vi nascer
Crescer devagarinho
Ser cuidado noite e dia
Antes eu não entendia
Só o amor é assim
Ele não vem de repente
Cresce feito semente
Se bem cuidado
Não há quem arranque a raiz.
Relógio incomum
Tempo verdadeiro foram os que me marcaram, mesmo sendo em um relógio nada habitual. Meus ponteiros as param, e não é uma experiência ruim, descortino meu eixo em forma de fragrância. E a ampulheta da vida, talvez escapou das minhas mãos, perco o nexo das estações e só tenho entendimento que quente é ruim o morno é indiferente e o frio é psicológico.
Aprenda uma coisa:
O tempo é escrito por Deus, a felicidade escrita por suas escolhas e o amor mora dentro do coração.
Portanto, faça do tempo seu poema, da felicidade sua canção e do seu coração solte gritos de amor pelo arco-íris da vida.
LEMBRANÇAS poema
Márcio Souza. 04.01.18
Revirando as minhas fotos,
Encontrei a que você meu deu,
Meu coração bateu forte,
Lembrando cada momento Que a gente viveu.
Foram tão belos momentos,
De doces amores, sonhos e ilusão,
Hoje restaram saudades e só pensamentos,
Da mais bela fase de que viveu o meu coração.
Olho para a parede do quarto,
Sinto e ainda trago lembranças da felicidade,
Namoro o seu retrato,
com muita saudade.
Tudo era amor e alegria,
Tudo era sonhos e encantos,
Que meu coração sentia,
E hoje, só restaram prantos,
Aqui na solidão, na minha nostalgia.
Voltam às minhas lembranças,
Beijo a sua foto, com muito carinho,
E triste como uma criança,
Os olhos lacrimejam e choro baixinho.
Desde que você foi embora,
Meu mundo desabou, é só desilusão,
O coração reclama e chora,
A dor da saudade da separação.
Amigo (a) não lamente ou chore ,
Sobre um grande amor que você perdeu,
Pare, pense e se console,
Pois
, na realidade, esse amor que chora, nunca lhe pertenceu.
Márcio Souza .
(Direitos autorais reservados).
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1960961747266845&set=a.550967981599569.139282.100000591160116&type=3
POEMA - O SILÊNCIO
Gosto de namorar o silêncio,
Falar o que o coração sente,
Com palavras e pensamentos
Que nem mesmo as paredes escutam.
O silêncio faz-me amar,
Mesmo que alguém esteja me vendo,
Mesmo que o coração agitado, grite por dentro,
Pois, o bem que o silêncio me faz,
É capaz de apagar as farpas
Que inquietam a alma...
Ser mãe
Chegamos ao mundo
Bem pequenininhos
E em nenhum segundo
Ficamos sozinhos
Afinal des do ventre
A ternura e afeição
São marcas registradas
De tamanha perfeição
Quem te abraça é ela
Em seu primeiro choro
E quando ta perdido
Ela te da socorro
Mae é obra divina
Foi Deus quem criou
Pois nada se compara
Em grandeza e amor
Mae é sinônimo de tudo
De bom nesse mundo
Pois ela nao te esquece
Por nenhum segundo.
Ilusório
seria muito bom
se nao fosse ilusorio
poder chegar a lua
assim num piscar de olhos
e ali esquecer a vida
mesmo que por um momento
Olhar a escuriao infinita
e aproveitar meus pensamentos
e então contemplar de longe
toda imensidão do mundo
enchergar tantas maravilhas
mesmo q por um segundo
aproveitar que ja estou la encima
e pedir pra falar com Deus
pra ver se ele me livra
de todos os problemas meus
e depois voltar pra casa
como se nada tivesse acontecido
pra perto dos meus visinhos,
familiares e meus amigos.
confesso que seria ótimo
mesmo sendo ilusorio
esquecer todos os problemas
assim num piscar de olhos
Sinonimo do tudo
"...Mãe não tem limite
É tempo sem hora..."
Assim ja dizia Drummond de andrade
Mãe é perfeição
Linda como a aurora
Mãe é completa de amor d verdade
Mãe é amiga é doce candura
Mãe é sorriso e sinceridade
Mãe é afeto completa ternura
Mãe é perfeita complexidade
Mãe é protetora e aventureira
Sempre disposta a proteger
Mãe é com certeza a maior guerreira!
Ensinando a gente a sobreviver.
Pássaros ao entardecer
(Victor Bhering Drummond)
Sim, os pássaros voaram ao entardecer.
E sabiam que eu estaria exatamente ali
Com a câmera a postos à espera de seu revoar.
Buscava só uma casinha amarela, quase bucólica
Uma paisagem pra lá de conto de fadas
Um entardecer que revigorasse meus sonhos quando estou acordado.
Mas eles sabiam que eu precisava além de uma paisagem.
Que seria mais poético e encantador se junto com meus sonhos
Esse bando passasse e levasse junto meus desejos,
Para que além do cenário e do arco-íris, eles se tornassem realidade. (📷 @fabiolieblartndesign | Este cenário existe. É uma estradinha linda em Santa Catarina, ao pé da Serra Dona Francisca, chamada Estrada do Quiriri)
•
••
•••
#turismo #picoftheday #fotografia #poesia #poema #texto #victordrummond #drummond #escritor #poeta #brasil #santacatarina #natureza #beauty #malemodel #man #home #birds #tree #roadtrip #viagem #trip #turistando #tourist #paseo #dicadeviagem #drummondontheroad
POEMA MAS INTIMISTA DO MUNDO
(PARA OS ANDES, NA TOADA DE PABLO NERUDA)
PUEDO escribir los versos más tristes esta noche.
Este poema que despertou-me tantas catarses durante a vida
tornou-se um retrato piegas e
emporcalhado na lembrança.
Escribir, por ejemplo: "La noche está estrellada,
y tiritan, azules, los astros, a lo lejos".
El viento de la noche gira en el cielo y canta.
Toda esta composição do cosmos, agora
reflete o voo de uma borboleta
o cravo pregado no peito do passarinho
a insinuação mansa e irregular dos amantes.
Ella me quiso, a veces yo también la quería.
Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos.
Amei e fui amado. Rejeitado. Desprezado.
até consumar-se a oratória do poeta popular:
SÓ SOU GRANDE SE SOFRER!
La misma noche que hace blanquear los mismos
árboles.
Nosotros, los de entonces, ya no somos los mismos.
Já não somos os mesmos. E será que fomos algum dia?
entortamos os nossos destinos na curva da aliança?
fizemos arquétipos pessoais?
ya no somos los mismos!
tampouco, o verbo intransitivo direto: amar.
De otro. Será de otro. Como antes de mis besos.
Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos.
E isso: consola-me. Eis que a primavera floreou
os meus braços não te pertencem mais
nem o beijo
a voz
o corpo
meus olhos. O meu olhar já tem a quem...
Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero...
Não quero. Pois já tenho a parte desejada
a rama do outono
o verão do vale
a manhã que entra pela janela.
aquela foi a última dor
pois o meu caminho tornou-se valsa
tango
transeuntes desesperados
e a inspiração do aconchego de
meu novo amor.
Cada azulejo do azul do céu do cerrado
Colorem em poemas de Athus Bulcão
As paredes da Igrejinha, num agrado
Encantando e musicando a emoção...
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Seria interessante se...
Apenas o amor bastasse
Para fazer você crer
Que eu sempre estarei aqui.
Nem sempre estarei por perto,
Mas sempre estou ao seu lado,
Ainda que embaraçado,
Enrolado em meio a laços,
Eu sempre estarei aqui,
Ainda que você não olhe por mim,
Por mais que você tenha preferido partir,
Como o ar,
Eu sempre estarei aqui.
Por mais que me fira,
Ainda que diga que é o melhor para mim,
Acreditarei que seja mentira
Ou preferirei acreditar numa mentira
Que é te amar e pensar que sente o mesmo por mim.
A pior prisão que alguém pode frequentar
Não é uma de segurança máxima,
Mas a de uma mente fechada demais.
ao som do bandolim
rodopiando rodopiando
te alcanço em mim
no batuque do pandeiro
trikiti trikiti trikiti
te imagino por inteiro
no embalo da sanfona
arrasta-pé a noite toda
você meu rei , eu sua dona
no compasso do violão
sentados no banquinho
junto ao meu teu coração
Salmos
Compilei no meu peito
Todas aquelas palavras
Que funcionam melhor
Ao pé do ouvido
E as transformei em orações
Tão sagradas
Que os deuses ainda
Hão de escutar
Quando eu as disser
Em voz baixa
Dentro da tua boca
Tocando-te o céu
Enquanto
De olhos fechados
Contemplaremos
O nascimento
De alguma Estrela
Quem vai quebrar o silêncio
Quando nosso peito calado pela distância
Sentir que há tempos já não tem voz?
Qual de nós dará o primeiro passo
Em uma corrida rumo ao abraço
Com braços atados por tantos nós?
Após a tempestade e alguma deriva
Será apenas o rancor quem flutua?
Ou será que a tua pele
Ainda navega tão viva
Procurando a minha carne
Qual a minha busca a tua?
Quem vai quebrar o silêncio
Quando nossa voz tingir-se de rouca
E o brilho dos olhos de escuridão?
Talvez os corpos falem sozinhos
E cada um quebre o próprio silêncio
Fazendo das tripas alguma canção.
É urgente olhar para o céu
Com a inocência de um animal
Negligenciar os saberes astronômicos
E medir as estrelas apenas
Com nossos olhos
Tão pequenas
Em nosso enfoque
É preciso
Pensar na lua sem compreendê-la
E reaprender aquela
Admiração natural
Deixar de lado o conhecimento
É urgente olhar para cima
Com nossos olhos de bicho
Para depois olharmo-nos
De frente
Dentro dos olhos
Com o sentimento puro
De imensidões de almas
Que se sabem em corpos
Tão pequenos
Feito as estrelas no céu
Poda:
Era uma roseira diferente:
Seus espinhos brotavam para dentro
Ninguém os via
Ninguém os tocava
Ninguém os sabia
E a roseira, na tentativa de gritar
Abria rosas indescritíveis
Em noites de lua, sonhava podas
Todas bem rente ao chão
Mas ninguém a podava
Abriram espaço em seu jardim
Para que todos a contemplassem
Conheceu a solidão
Seus espinhos cresciam
A dilaceravam por dentro
A cada nova estação
E ela gritava dezenas de rosas
Uma lágrima em cada botão
Quando afagavam seu caule liso
Ela se contorcia de dor
Sentia os espinhos cravando
Queixava-se abrindo outra flor
Um dia, os espinhos já grandes
Formaram nódulos pelo seu corpo
Uma espécie de tumor
Cansada, não abriu flores
Podaram-na rente ao chão
E ela conheceu um pouco
Daquilo que é não ter dor
Quis mostrar uma folha ao sol
Mas a coragem faltou
Recusou a água
Recusou o adubo
Rejeitou a terra
A mesma terra que a criou
Ali desapareceu
E todo o jardim se abriu em flor.
Mundo Melhor
Passamos prum mundo melhor
nas aulas do Lyceo Pytanga
dod'os alunos estudam muito
e ninguém aprende nada
País Órfão
Breve anseio
Pela igualdade e prosperidade
Nunca alcançaremos
Enquanto necessitarmos de regime paterno
Onde os filhos da pátria
Não aprendem a pensar.
A GENTE SENTE MUITO.
Nem tudo que lhe convém faz bem,
Nem tudo que faz bem lhe convém,
Se pararmos para pensar,
Nem mesmo tudo que vai, vem.
Temos sonhos,
Desejos,
Somos sonhadores,
Guerreiros,
Na verdade,
Eu diria que somos verdadeiros loucos.
Sonhamos e desejamos,
Queremos muito possuir algo,
Mas convenhamos,
Analisemos,
Quando conseguimos,
Bate aquele sentimento…
De saudade,
Falta de certo momento.
A gente sente falta,
Sente falta da infância,
Adolescência,
Sente falta,
De ser criança,
De brincadeiras,
A gente sente muita falta,
A gente sente muita,
A gente sente muito.
CEDE DO SABER
Não devemos espalhar certezas,
Joguemos ao ar
Muitas dúvidas,
Mas também demos a cede de aprender,
Afinal, a única certeza que temos
É que nunca faltaram coisas para saber,
Para aprender.
Espalhe questionamentos,
Espalhe cede do conhecer
E então estará a espalhar o saber.
