Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes
"Tão Diferente: O Olhar de Cristo Versus o Mundo" - Vinicius M. Tito
A forma como Cristo enxerga você não é a mesma como o mundo enxerga você. Não confunda o olhar mundano com o olhar de Cristo. Cristo enxerga seu coração, enquanto o mundo enxerga apenas sua aparência.
"Porque o Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração." - 1 Samuel 16:7
Por: Vinicius Monteiro Tito
O Teu amor me conduz - Vinicius M.Tito
É pela graça do Senhor que continuo,
Pela graça de Deus fui salvo,
Pela graça de Deus fui encontrado,
Sua palavra é bússola para o meu caminho,
Pois tu me conheces pelo nome,
Tu me conheces desde o ventre da minha mãe,
O Senhor é quem me ensina o que é útil,
E me guia pelo caminho ao qual devo andar
O Senhor é quem guia meu coração
Ele me guia pela veredas da justiça
Tu me proteges e me diriges
Pois no final
Estou certo da alegria para onde vou
Pois para mim o viver é Cristo
E o morrer é lucro.
“O Teu amor por mim toca as bordas do universo.”
- Vinicius M.Tito
Sob a Luz da Lua Despedaçada – Vinicius M.Tito
Nas sombras da noite encontrei,
A luz que em teus olhos brilhou,
Em meio ao caos me abriguei,
No amor que em ti floresceu.
Era a lua que iluminava,
Minha alma perdida na dor,
Seu sorriso que me acalmava,
Trouxe vida, trouxe cor.
Mas como toda estrela cadente,
Desapareceu num instante,
Deixando-me só, descontente,
Com sonhos quebrados, distante.
Eu me pergunto o que adiantou,
Acreditar no amor novamente,
Se no fim, tudo se despedaçou,
E restou-me a solidão, somente.
Ainda assim, não guardo rancor,
Desejo-te paz e carinho,
Que encontres um verdadeiro amor,
Que te guie pelo caminho.
E enquanto aqui me refaço,
Pedaço por pedaço no chão,
Espero um dia, no espaço,
Encontrar nova direção.
Estrela Distante – Vinicius M.Tito
Caio em meio ao meu caos,
Transbordando-me em tristeza
Me vejo distante
Com uma estrela tão longe
Que por mais que brilhe
Seu brilho já acabou há tempos
E tudo o que você vê é uma lenta morte.
Nas Tuas Mãos - Vinicius M.Tito
Encende-as, meu coração, com teu amor,
Pois na minha angústia clamei pelo Senhor.
Traga-me fôlego para a minha caminhada completar,
Não me desampare diante de minhas provações.
Olhai para meu coração e costura-o com o teu,
Para que eu não siga de acordo com a minha vontade,
Mas apenas com a tua.
Traga-me a paz e que eu leve a vossa paz por onde eu passar.
Não tenho para onde correr,
Em todos os caminhos me vejo em teus braços.
Me guia pelo caminho,
E que tu sejas minha luz,
Pois tenho medo do escuro.
“Deus nunca fica em silêncio; somos nós que devemos silenciar para ouvir Sua voz.”
- Vinicius Monteiro Tito
Até mesmo alguns poetas bons, como Vinicius e outros que admiramos tanto, muitos caíram na fatalidade e no desespero para finalizar alguns poemas, que se não fosse pela apelação da última frase seriam poemas imortais...
Mas isso nos levar à confirmação da tese comum, a de que os humanos são atraídos mais pela beleza da tragédia do que pela sapiência da comédia.. Ainda sou pelo riso, mesmo que este riso seja de desdem pelo sofrimento humano!
Evan do Carmo
Amar não é sofrer
Que um amor precisa ser triste pra ser bom,
Não posso concordar com Vinicius e o Tom
Não parece-me coisa muito boa
Caminhar sobre espinhos para sentir prazer.
Sofrer pode fazer o poeta refinar
Suas preferências e afinar sua lira
Mas sobre o amor não é verdade.
O amor deve ser nossa última parada
Um porto calmo onde silenciosamente
Ouvimos o coração dizer baixinho
Agora estou em paz, finalizo minha história
Com uma exclamação generosa
Atravessei o grande mar da desilusão
Não há mais sofrimento nem busca em vão.
Tudo se tornou possível, mas não é o fim
É um recomeço suave, uma inexorável solução.
Nem com Vinicius nem com o Tom
Que um amor, tem que triste pra ser bom,
com isso eu Não posso concordar,
nem com o Vinicius nem e o Tom.
Que o amor, não é belo assim
como se canta, não suporta
a miséria que o espanta
Quando falta o pão, pede perdão
e desencanta.
Quando falta o pão, pede perdão
e desencanta.
IPANEMA
Ipanema, Ipanema
Sem Vinícius
E Tom Jobim.
Ipanema, ai que pena
Só restou isso pra mim
A leitura de um poema
Ipanema, mar sem fim.
Na imensidão do do céu
Olha o mar um querubim
A lamentar esta cena
Ipanema tão pequena
Sem Vinícius e Tom Jobim.
Ipanema me distraio
Vendo a praia, cai a tarde
E o sol tem pena...
Nada cura esta saudade,
Deste amor que sempre invade Minha alma tão pequena.
Não confunda inteligência com esperteza. O esperto é desprovido de caráter e a sua ferramenta é a manipulação do sentimento alheio.
Canto De Xangô
Eu vim de bem longe
Eu vim, nem sei mais de onde é que eu vim
Sou filho de Rei
Muito lutei pra ser o que eu sou
Eu sou negro de cor
Mas tudo é só amor em mim
Tudo é só amor para mim
Xangô Agodô
Hoje é tempo de amor
Hoje é tempo de dor, em mim
Xangô Agodô
Salve, Xangô, meu Rei Senhor
Salve, meu orixá
Tem sete cores sua cor
Sete dias para a gente amar
Mas amar é sofrer
Mas amar é morrer de dor
Xangô meu Senhor, saravá!
Xangô meu Senhor!
Mas me faça sofrer
Mas me faça morrer de amor
Xangô meu Senhor, saravá!
Xangô Agodô!
VOCÊ E EU
Podem me chamar e me pedir e me rogar
E podem mesmo falar mal
Ficar de mal que não faz mal
Podem preparar milhões de festas ao luar
Que eu não vou ir, melhor nem pedir
Eu não vou ir, não quero ir
E também podem me intrigar
Até sorrir, até chorar
E podem mesmo imaginar o que melhor lhes parecer
Podem espalhar que eu estou cansado de viver
E que é uma pena para quem me conheceu
Eu sou mais você e eu
Berimbau
Quem é homem de bem, não trai
O amor que lhe quer seu bem
Quem diz muito que vai, não vai
E assim como não vai, não vem
Quem de dentro de si não sai
Vai morrer sem amar ninguém
O dinheiro de quem não dá
É o trabalho de quem não tem
Capoeira que é bom, não cai
E se um dia ele cai, cai bem!
Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza, camará.
