Sombras do teu Sorriso
Onde está o teu coração?
Quando seu coração se elevou e seu espírito se endureceu de orgulho, ele foi deposto de seu trono real. - Daniel 5:20
Escritura de hoje : Daniel 5: 13-31
Quando um homem de Michigan entrou no hospital para exames, nunca teria imaginado o que os médicos encontrariam. Uma radiografia de tórax de rotina revelou que o coração do homem estava do lado errado do peito. Por causa de uma rara condição de órgão invertido, seu coração não estava onde deveria estar.
Em Daniel 5, lemos sobre um tipo diferente de problema cardíaco - um que é muito comum. Este capítulo nos lembra que o orgulho é uma condição espiritual em que o coração está no lugar errado.
Nabucodonosor e Belsazar, dois reis da Babilônia, foram informados de que haviam extraviado os corações de arrogância e orgulho (vv.20,22). Como resultado, Deus julgou os dois. Nabucodonosor foi humilhado até reconhecer que o Deus Altíssimo reinava sobre todos (v.21), e Belsazar foi morto (v.30).
Precisamos nos examinar frequentemente para ver se nosso coração está no lugar certo. Dependemos de Deus diariamente? Reconhecemos que tudo o que temos e somos é por Sua misericórdia e graça? Vivemos como Seus servos agradecidos, cedendo à Sua vontade? Somente quando reconhecemos a importância da humildade genuína e reconhecemos nossa dependência Dele, podemos ter um coração que está "no lugar certo".
Onde está o teu coração?
Refletir e orar
Senhor, orgulho, esse inimigo temeroso,
Tão rapidamente assume o controle;
Peço, hoje, Sua graça perdoadora
Para purificar meu coração e alma. —DJD
O orgulho é a mãe de todos os pecados. Mart DeHaan
Estou partindo...
Eu fui o teu amigo,
eu fui o teu professor,
eu fui um aliado contra seus inimigos,
mas mesmo assim você não me deu valor!
Sempre foi eu quem lhe ajudou,
sempre foi eu quem "carregava sua bateria"
e quando tudo mudou...
era eu quem lhe dava alegria!
Estou lentamente partindo,
mas você é muito cego para perceber,
da sua vida estou saindo!
Eu fui o teu amigo,
eu fui o teu professor,
mas agora só lhe digo: Adeus meu ex amor!
Como é difícil ser forte...
Tudo vem ao teu encontro como avalanche, por todos os lados
E você tem que ficar quieto, imóvel só observando
Mostrando serenidade e às vezes até indiferença pelos acontecimentos
Mais como dói,
Como é difícil ser forte...
Há se não fosse meu chuveiro onde se misturam minhas lágrimas com suas águas
Eu estaria louco
Há se eu não tivesse esperança
Eu estaria louco
Há se não fosse minha fé
Eu estaria morto
Às vezes o silêncio grita nos meus ouvidos e ninguém pode ouvir minha dor
Somente eu e Ele sabemos
E vamos seguindo, sempre em frente
Como é difícil ser forte
Experimente o Dia de Ação de Graças
É bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. -
Salmo 92: 1
Escritura de hoje : Salmo 92: 1-9
Quando estamos passando por um momento difícil, podemos não nos sentir particularmente agradecidos. No entanto, mesmo em períodos de sofrimento e medo, podemos agradecer a Deus por Suas promessas abundantes e bondade infalível. Quando expressamos nossa gratidão a Deus, uma mudança maravilhosa ocorre dentro de nós.
Henry W. Frost, veterano missionário na China, descobriu isso por si mesmo. Ele disse: “Recebi notícias tristes de casa e sombras profundas cobriram minha alma. Rezei, mas a escuridão não desapareceu. Convoquei-me a suportar, mas a escuridão apenas se aprofundou. Depois, fui a uma estação do interior e vi na parede da casa da missão estas palavras: Tente o Dia de Ação de Graças. Eu fiz, e em um momento todas as sombras se foram, para não voltar. Sim, o salmista estava certo. 'É bom dar graças ao Senhor.' ”
Talvez você tenha sentido uma sombra sobre sua vida espiritual recentemente. Ou talvez você esteja lutando sob cargas pesadas que parecem insuportáveis. Nesse caso, incline a cabeça e agradeça ao Senhor por tudo o que ele fez por você. Diga a ele que você sabe que ele te ama e não o abandonou. Expresse sua gratidão por sua salvação, pela própria vida e pelas coisas boas que Ele lhe deu. Então você começará a experimentar por si mesmo a bênção do agradecimento.
Refletir e orar
Se fôssemos gratos por tudo
Do jeito que Deus nos diz,
que mudança maravilhosa em nossa vida poderíamos
ver! - Eaker
Um coração pesado fica mais leve quando o peso da ingratidão é elevado. David C. Egner
Os Desígnios de Deus..
O teu sinal de vinculação com Deus é a prece.
Fala-Lhe em linguagem simples, honesta, entregando-te aos Seus planos e rogando-Lhe entendimento para melhor discerni-los.
Sentirás a presença de Deus através da paciência ante as circunstâncias difíceis;
Sentirás a presença de Deus na resignação em face dos problemas que não podem ser solucionados;
Sentirás a presença de Deus na coragem perante os testemunhos, e o amor sempre, em todos os momentos e situações..
Quem pensa em Deus, nutre-se de paz.
Quem se comunica com Deus, estua de recursos e forças para vencer-se e mais ajudar.
Interrogas, em silêncio, como determinadas pessoas suportam vicissitudes e abandonos, ruínas econômicas e aflições morais, ingratidões e violências como se nada lhes estivesse, aparentemente, acontecendo.
Não fosse uma observação mais acurada, não lhes descobririas os infortúnios ocultos.
Sucede, porém, que esses corações crucificados nos impositivos da redenção, ao invés de reagirem pela agressividade inútil, confiam e esperam em Deus com alegria e superação das dificuldades...
... A fim de se libertarem do mal e alcançarem a plenitude que Deus concede a todos aqueles que se Lhe entregam aos desígnios superiores.
Ao tocar um coração cerque-se de delicadeza, para que ele reconheça no toque as digitais do teu carinho.
Carol
Escuto o teu cheiro
Andando por ai
A passos lentos
Como quem vive
Cada instante
Como quem pisa no chão
Mas não com o corpo;
Com a alma.
Guarda dentro de si
Um universo
Que a ciência não explica
mas se explicasse
e eu não a deixasse
seria egoísta proibi-la
de compartilhar?
Só porque eu adoro contemplar
sozinho esta vasta vista?
Te amo como quem respira
Eu inalo, mas não solto
[tão rapidamente
Pois quero que fique um pouco
de toda recordação
em cada canto
do meu pulmão.
Você se importa?
Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. - Mateus 22:37
Escritura de hoje : Mateus 22: 34-40
Em todo o sistema de metrô de Londres, há sinais que alertam "Mind The Gap". Eles lembram aos passageiros que prestem atenção ao espaço entre o trem e a plataforma. Nos Estados Unidos, vi sinais ao longo das rodovias com a única palavra "Pense!". O ponto de ambos é claro: no meio de nossa rotina diária, muitas vezes deixamos de envolver nossa mente no que estamos fazendo.
Isso também poderia acontecer em nosso relacionamento com Deus? Quando lhe pediram que declarasse o maior mandamento, ele respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente" (Mateus 22:37). Nossas mentes devem ser tão complacentes com Deus e tão ativamente engajadas em amá-Lo quanto nossos corações e almas.
Em um livro sobre liderança cristã, William H. Danforth escreve: “Quando é tão fácil fazer nosso pensamento por nós, a grande tentação é não pensar”. Em vez de envolver nossa mente ao adorar e servir a Deus, seguimos rotinas familiares e previsíveis. Em vez de pensar sem medo e de maneira criativa sobre maneiras de expressar nosso amor pelo Senhor, nos contentamos em dizer e fazer o que sempre fizemos.
Pensar é um trabalho árduo, mas amar a Deus é um grande privilégio que merece todo o músculo mental que podemos colocar nele.
Refletir e orar
Oração
Senhor, desejo amar-te com toda a minha mente. Ajude-me
a descobrir novas maneiras de mostrar meu amor por você em minha
vida de pensamento, em minha adoração e em meus relacionamentos.
Para crescer em seu amor a Deus, mantenha Deus em seus pensamentos. David C. McCasland
Prescrição Para Ansiedade
Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; Ele nunca permitirá que os justos sejam movidos. - Salmo 55:22
Escritura de hoje : Salmo 55: 4-23
De acordo com um relatório do Wall Street Journal , a ansiedade superou a depressão como o principal problema de saúde mental nos Estados Unidos. Os medicamentos que combatem a ansiedade são agora os produtos farmacêuticos mais vendidos. Mesmo com uma economia em expansão e estabilidade política, a preocupação e a apreensão continuam sendo parte de nossa condição humana - uma que nunca pode ser adequadamente aliviada por uma pílula.
Quando Davi compôs o Salmo 55, sua mente estava agitada com os mesmos tipos de situações com as quais lutamos hoje: ele recuou horrorizado com a violência, raiva e abuso que perseguiam as ruas da cidade (vv.9-11). Ele sofreu a angústia de ser traído por um amigo próximo (vv.12-14). Ele desejava sair e fugir para um lugar de paz (vv.4-8).
Como a dor ansiosa de David espelha a nossa, a receita dele para alívio também pode ser a nossa. Ele escreveu: “Invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. . . . Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá ”(vv.16,22).
A ansiedade é um fardo que não somos chamados a suportar. Em vez disso, devemos colocar nossas preocupações em Cristo porque Ele se importa conosco (1 Pedro 5: 7; ver também Filipenses 4: 6-7).
Se seu coração está pesado hoje, o Senhor está pronto para suportar todo fardo que você lhe der.
Refletir e orar
Toda sua ansiedade, todo seu cuidado,
Traga para o propiciatório, deixe-o lá;
Nunca um fardo que Ele não pode suportar,
nunca um amigo como Jesus. -Alegria
Deus nos convida a carregá-lo com o que nos sobrecarrega. David C. McCasland
Pense - depois agradeça
É bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. -
Salmo 92: 1
Escritura de hoje : Salmos 100: 1-5
Que traço de caráter revela mais claramente a saúde moral e espiritual de uma pessoa? Isso é amor? Isso é integridade? É bondade, alegria ou confiança? As opiniões diferem, com certeza.
Otto Friedrich Bollnow, em seu ensaio Quem realmente agradece? disse: "Dificilmente existe outra qualidade do homem que seja tão adequada para revelar o estado de sua saúde espiritual e moral interior quanto sua capacidade de ser grato".
Mesmo que não concordemos com ele, a opinião de Bollnow é instigante. Afinal, as Escrituras enfatizam a importância de louvar a Deus por Sua bondade e misericórdia. Muitos dos salmos são o derramamento de corações agradecidos. Por exemplo: “Que os povos te louvem, ó Deus; louvem-te todos os povos ”(Salmo 67: 3). “Seja grato a Ele e abençoe Seu nome” (100: 4). E o apóstolo Paulo exortou seus companheiros cristãos a “agradecer sempre por todas as coisas a Deus Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20).
À luz disso, reserve um tempo para recordar o perdão do Senhor, Sua proteção constante, Sua provisão fiel e Sua presença permanente. Lembrar-se de ser grato ajudará você a permanecer em boa saúde espiritual e trará honra a Ele.
Então, pense - então agradeça!
Refletir e orar
Louvado seja minha alma, o rei do céu,
aos seus pés a tua homenagem;
Resgatado, curado, restaurado, perdoado,
Sempre Seus louvores cantam. —Lyte
Agradecer é um curso do qual nunca nos formamos. Vernon Grounds
Levantei, te dei um cheiro
Passei a mão em teu cabelo,
Saí para trabalhar.
Me ligou com um ar de estressada
Eu sem entender nada
Desligou a me xingar.
Saí cedo do trabalho,
Coração apertado,
Caí meio aos carros
Para casa não vou voltar.
Foi ao conhecer tua alma, que desejei teu corpo e por conhecer teu corpo, hoje desejo tua alma e teu coração.
Eu prometo lhe dar o que você quiser
Faz assim, sou teu homem e tu é minha mulher
Vem cá, vem cá, vem cá
Minha branca, não vá, não vá, não vá
Quando o vento tocar teu rosto sou eu te beijando Bem como sentir o perfume das flores levando a mensagem do meu perfume sou eu em pensamento Quando a chuva molhar o teu rosto são minhas lágrimas de saudade, te pedindo pra me ver. Todos os elementos da natureza ajudam para que a distância não apague em ti a minha existência.
É normal algumas pessoas infelizmente te abandonar no seu fracasso.Pois no teu sucesso elas só terão o prazer de te ver de longe.
Longe do teu amor; quimérico
vivo em ininterrupta embriaguez
na imaginária pretensão de usufruir
azos numerosos e desmedidos; porvir
deixe-me, ó senhora, na agnição
deixe que esse devaneio seja exequível
fazível
redundantemente factível
no seu malquerer delega-me o obuscurantismo
a distância de ti é minha contrastição
deixe, ó senhora, que seja amor; não comiseração
tende condoimento desse trovador desalento
Enquanto você ria, eu tentava entender como pode existir algo tão lindo assim, seu riso e teu sorriso me hipnotizam!
Quem não quer um amor pra chamar de teu, um beijo carrinhoso de adeus, aquele abraço juntinho ao seu, dar o meu corpo a ti e descobrir o teu, consolar-te em meu peito e cobrirme ti a mim tuas lágrimas, abraçar na vida e beijar na dor, em todas tais corridas poder chamar-te de amor.
Soneto
Tudo eu sei ei de saber, fato.
Aprendo com teu pensamento
Sua forma de agir e de fazer
Me espanto, aprendi de novo
Rápida a vida me é caro.
Sequelas do tempo cicatrizes
Temporais a muito sofri
Me recordo cada uma, vivi.
Vago... como aluno da vida.
Olhando vou vários detalhes.
Nascer e morrer outro pequeno.
Estudo infinito gozo meu
Ensino-te aprendendo também
Lição de hoje única, viver.
