Sofrimento é Inevitável
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a alegria.
Nota: Adaptação da frase de Tim Hansel: Link
“Sofrimento é o destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido. – Se hoje a vida lhe apresenta motivos para sofrer, ouse olhá-los de uma forma diferente. Não aceite todo este contexto de vida como causa já determinada para o fracasso. Não, não precisa ser assim. – Deixe-se afetar de um jeito novo por tudo isso que já parece tão velho. Sofrimentos não precisam ser estados definitivos. Eles podem ser apenas pontes, locais de travessia. Daqui a pouco você já estará do outro lado: modificado, amadurecido. – Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.”
• Essência de vidro.
Quando os nossos pés descalços se colocam diante das duras pedras do sofrimento...
Quando a fragilidade de nossa condição nos leva a trilhar o inevitável caminho das sombras...
Quando a vida nos revelar que somos portadores de uma essência de vidro...
É importante que a gente se livre da pressa e da facilidade das respostas prontas...
Porque diante da dor sofrida, mais vale um silêncio, uma pausa, que uma palavra inoportuna.
• Deus e os absurdos do mundo
A maturidade também se expressa no que pedimos. Outro exemplo simples. Uma pessoa fumou a vida inteira, nunca se esmerou por lutar para deixar o vício, e, num determinado momento, descobre que tem câncer. Então se coloca a pedir a Deus um milagre. – É justo? A doença não nasceu das escolhas que ele fez? Será que Deus tem como mudar os destinos de nossas sementes? Ele não estaria desrespeitando a nossa liberdade? Tenho o direito de querer colher o que na verdade não plantei? – Acho pouco provável. Há um jeito mais interessante de pedir a Deus um milagre: mudar de atitude, antes que nasçam as doenças. – O milagre é realizado a quatro mãos. Mãos de Deus e mãos humanas.
Retirado do livro: Quando o sofrimento bater à sua porta
Buda disse em certa ocasião: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.” Isso significa que a dor sempre estará presente em nossa vida, pois sofremos acidentes, vivemos perdas, decepções… O que muda de uma pessoa para outra é a interpretação que se faz desses acontecimentos.
A dor e o sofrimento
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
Ele pode não existir. É algo que aprendemos a sentir dentro de uma situação que contraria a nossa vontade.
A situação existe, mas sofrer dentro dela pode ser escolha nossa. Não existe situação desesperadora, porém, há pessoas que se desesperam diante de certa situação.
O sofrimento é um caminho sem fim, a escolha do caminho é inevitável, a persistência é opcional, no fim sempre há uma luz, uma solução, basta abrir a mente e o coração.
Parafraseando Carlos Drummond de Andrade: "Se a dor é inevitável, o sofrimento nunca pode ser opcional"
O sofrimento é inevitável, mas somente você será capaz de encará-lo como vítima ou aprendizado.CLARIANO DA SILVA (2018).
A dor é inevitável, mas nem todo sofrimento é. Pessoas só podem nos torturar psicologicamente se tiverem conhecimento ao que damos importância. Evitar sofrimento baldado pode ser simplesmente dar um passo para trás e se desligar emocionalmente. Claro que requer paciência, mas feito isso - quem sabe - pode-se ver as coisas sob outra perspectiva. “Tudo o que somos é resultado do que pensamos; está baseado em nossos pensamentos e está feito deles” - diz uma frase budista. Talvez esse seja o caminho.
Estou num momento complicado e difícil, mas estou
sereno. A dor é inevitável, mas o sofrimento é
opcional."
As vezes causar o sofrimento em alguém é inevitável, no caso o que você pode fazer é diminuí-lo, sendo sincero.
Você sempre vai sofrer diante de algumas situações. O sofrimento é inevitável.
Primeiro, porque somos todos humanos e isso faz parte da vida tanto quanto as alegrias, as tristezas, as conquistas, as derrotas... Sofrer faz parte desse ciclo. Do ciclo da vida.
Já dizia aquela frase: “Quem ama sofre.” E como sofre... Mas em alguns aspectos, esse sofrimento é uma escolha. Sim. Escolha.
Não que eu não ouça meu coração, mas algumas coisas são tão bobas pra eu ficar sofrendo como uma criança que não entende a vida, que só faz birra, que faz aquele biquinho de “to magoada” quando o seu querer não é feito.
Com algumas pessoas é isso que acontece. Exatamente assim: Ela ama uma pessoa, a vê perfeita e acha que tudo vai ser lindo, tudo vai ser perfeito, e nisso, ela vai criando ilusões, mas quando percebe que essa pessoa não a ama, começa a vê-la de outro jeito: como uma pessoa sem coração, que só quis iludi-la.
A verdade é que somos nós quem criamos as ilusões e isso independe das palavras que as pessoas nos dizem. Somos nós quem nos iludimos por conta própria. É sua escolha se iludir.
Eu aprendi uma coisa e a levo comigo sempre que me deparo com essa situação: “...só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama...”
Às vezes, é isso que nós queremos: que a pessoa nos ame do jeito que nós queremos e as coisas não funcionam assim.
Precisamos entender que algumas pessoas foram feitas para serem amigas, colegas, primas, e outras, amores...
Você ainda não está convencido disso? Então vamos lá. Inverta os papéis.
Acredito que uma pessoa já amou você e por mais que você tentasse retribuir aquele sentimento, você não conseguia. É isso que acontece: às vezes, a pessoa até tenta retribuir o que você sente, mas o coração dela pertence a outro e o nosso sofrimento passa a ser nossa escolha quando decidimos acreditar que aquela pessoa é nossa “alma gêmea” ou então que só vamos ser felizes com ela. Grande bobagem...
Se você aprender isso mais cedo, mais cedo você para de sofrer e mais cedo você compreende o amor.
O amor não é aquela coisa linda, perfeita, em que tudo se encaixa. O nome disso é lego. Amor é outra coisa.
É tão mais prático aceitarmos os fatos. Compreender aquela citação que fiz acima. Isso nos poupa tanto tempo.
Mas eu entendo certos comportamentos. Parece que quando o amor entra pela porta da frente, a razão sai disparada pela porta de trás. Amar também é usar a razão. Amar também é entender que a nossa felicidade não está relacionada à pessoas. Amar, em alguns aspectos, não é viver sofrendo. E o que significa esses “alguns aspectos”?
Você vê a pessoa que você ama sofrendo e porque você a ama você sofre também. Isso é fato.
Mas em termos de não ser correspondido como você quer, o sofrimento é opcional. Você quem escolhe sofrer. A vida é muito curta pra perdermos tempo sofrendo por um amor não correspondido.
Pense nisso.
"Estou num momento complicado, difícil, mas estou sereno. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional."
CurtirCurtir · · Promover · Compartilhar
Dor e sofrimento são um mal inevitável, visto que vivemos num mundo que caiu em pecado e por isso estamos em meio ao caos, convivendo com a consequência da nossa desobediência.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional
- Inevitável
- Textos de Sofrimento no Amor
- Textos de Sofrimento
- Superando o Sofrimento
- Sofrimento Alheio
- Sofrimento
-
22 frases de Buda e da filosofia budista que vão inspirar a sua vida
-
3 principais lições de A Cabana que vão te fazer refletir sobre a vida
-
37 frases motivacionais para acalmar a ansiedade
-
53 frases e pensamentos para refletir sobre a morte