Sociologia da Educação
João estudou a vida inteira em escola particular com o auxílio educação que a mãe sempre recebeu como servidora pública.
João cursa faculdade particular que é o pai que paga.
João tem um carro que os pais lhe deram ao completar 18 anos.
João tem uma mansão fruto de herança do avô que era uma pessoa renomada.
João sempre frequentou restaurantes caros.
Os pais de João acham ele um cara esforçado por ter passado em 3o lugar em engenharia. Um menino que se deu bem na vida mesmo tendo nascido em uma nação tão desigual.
Todos acham João um cara bacana, ele apenas é contra ações assistencialistas pois conhece o que é fome do que leu em livros.
Contudo, ninguém está preocupado com o João que sempre teve privilégios. As pessoas estão preocupadas com o Pedro a com a questão das cotas que é " pura segregação*" ( contém ironia*). Quem vai amenizar o dano social que o Pedro sempre sofreu na vida por ter nascido pobre, preto e na periferia, por não ter o privilégio de pais ricos e herança de vovô renomado?
Ah... Mas isso não é importante!
O Brasil tá cheio de João. Pedro continua invisível e quando visto é apenas julgado.
"Colocar a pauta ideológica acima das reais demandas sociais é politicagem. Criar situações que induzem o julgamento popular ao erro é criminoso, exemplo, tirar vantagem política para se eleger. O Brasil não precisa de mais politiqueiros, mas de cidadãos cumpridores dos seus deveres e dignos dos seus direitos constitucionais. Que de fato, possam representar o povo com dignidade."
Thiago da Silva Oliveira (1986a)
Uma educação corrompida pelo assédio moral para não se denunciar irregularidades administrativas, faz com que tenhamos uma (des) educação que vai contra toda moral e ética que poderia nos trazer o progresso social.
Muitas meninas como eu queriam erguer suas vozes e lutar pela educação. Eu não tinha nada especial, não era mais inteligente, nem nada. A diferença é que meus pais não me impediram de falar, como aconteceu com muitos dos meus amigos.
Algumas pessoas nascem em famílias que incentivam a educação; outras são contra. Alguns nascem em economias que estão florescendo e estimulam o empreendedorismo; outros nascem na guerra e na miséria. Quero que você tenha sucesso e quero que você o conquiste. Mas perceba que nem todo sucesso se deve ao trabalho árduo, e nem toda pobreza se deve à preguiça. Tenha isso em mente ao julgar as pessoas, incluindo você mesmo.
"Uma sociedade que lutou contra a escravidão servil e hoje aplaude o estado controlar seus filhos, suas vontades, sua educação, sua alimentação, seu pensar, sua sexualidade, sua liberdade, está severamente enferma de crise existencial."
A educação apenas, não forma um bom cidadão, mas bons pais. Filhos de pais educados, se tornam bons cidadãos.
Ser sal do mundo em uma sociedade tão dilacerada pelo ódio é uma missão difícil, porém não é impossível. Tenhais força na caminhada.
"O dinheiro, sem esclarecimento, sem a busca pelo entendimento da sociedade capitalista em que se vive, levará à escravidão aos vícios de consumo...".
SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças
As crianças de hoje serão os homens e mulheres do amanhã. Serão eles os profissionais que construirão novas coisas, a sociedade será o reflexo deles, cabe aos homens e mulheres de hoje educá-los com sobriedade, responsabilidade e sabedoria. Ninguém deve oprimir uma criança com ações, palavras feias e degenerativas, ou mesmo com ações maldosas, porque isso irá refletir-se em seu desenvolvimento humano e em sua capacidade de se tornar um adulto seguro e equilibrado.
Nenhum dinheiro do mundo restituirá o equilíbrio de uma criança atingida mentalmente por uma sociedade cruel.
A sociedade é cruel cada vez que expõe o seu pior conteúdo aos olhos e ouvidos de uma criança.
A sociedade é criminosa e cruel sempre que denigre maliciosamente os pais de uma criança em fase de desenvolvimento e de construção psicológica. Os pais são as fundações que equilibram a vida e o crescimento das crianças.
A sociedade é cruel e criminosa, quando, por dinheiro, desestabiliza as crianças, destruindo a imagem construtiva e bela que elas possuem da vida.
A sociedade é responsável pela educação equilibrada das crianças, para que o mundo se torne um lugar melhor a cada dia.
Rozilda Euzebio Costa
Nenhum dinheiro do mundo restituirá o equilíbrio de uma criança atingida mentalmente por uma sociedade cruel.
A sociedade é criminosa e cruel sempre que denigre maliciosamente os pais de uma criança em fase de desenvolvimento e de construção psicológica. Os pais são as fundações que equilibram a vida e o crescimento das crianças.
É preciso educar os jovens para o amor e o respeito à vida. Ao se tornarem adultos serão pessoas éticas e afetuosas para com a sociedade.
Porque será não investem na educação? Será que eles querem, mas não podem? Não, fazem isso pq querem criar um futuro de jovens alienados que eles possam fazer o que quiser, e povo só diga amém,é por isso que pesso a sociedade que cresça que amadureça, que lute, que estude, que viva, viva sua vida, jovens são a geração do futuro, parem de pensar só nos seus próprios umbigos, e olhe ao redor, olhe o mundo.
A classe dos professores é desvalorizada no cenário atual da nossa sociedade sendo que em diversos meios de comunicação as pessoas caçoam, inclusive os próprios estudantes. Isso me deixa chateado enquanto educador, pois não se pode generalizar, afinal existem educadores brilhantes que se preocupam com seus educandos visando uma educação de excelência. Porém quando me deparo em reuniões compostas por pessoas, formadoras de opiniões, responsáveis pelo futuro do País que não conseguem se manter em silêncio para ouvir o próximo, tenho que concordar que as severas críticas anunciadas não são tão severas assim.
Currículo Socioafetivo é definido como o compromisso no processo de compartilhar e ensinar valores à identidade do aluno.
Vale mais aos sujeitos o conhecimento,do que os baús capitalista dessa sociedade corrompida pela ambição individual de cada um por si e todos por nenhum.
Jovens conectados às redes sociais
esquecem que podem se conectar ao mundo.
E você, pai, qual a última vez que saiu com seu filho para fazer uma atividade juntos?
Acompanhe seu filho, dialogue e ouça, principalmente, ouça!
Troque os sermões por orientações.
Eles não são valorizado pelo simples fato da sociedade desvalorizar o conhecimento. Quem vai lutar pelo que "não tem valor". Eles estão sozinhos nessa guerra!
