Sociologia da Educação
"Colocar a pauta ideológica acima das reais demandas sociais é politicagem. Criar situações que induzem o julgamento popular ao erro é criminoso, exemplo, tirar vantagem política para se eleger. O Brasil não precisa de mais politiqueiros, mas de cidadãos cumpridores dos seus deveres e dignos dos seus direitos constitucionais. Que de fato, possam representar o povo com dignidade."
Thiago da Silva Oliveira (1986a)
É mais fácil ficar calado!
Vivemos em uma sociedade onde o silêncio dos inocentes fortalece a marginalidade dos culpados. Não denunciar o descaso com a coisa pública, é ser tão corrupto quanto aqueles que a depredam. Aceitar calado uma educação pública de baixo nível é ser tão corrupto quanto aquele que deveria oferecer uma educação de qualidade, mas abstém-se deste trabalho em prol de uma melhor gestão financeira.
Falta de dinheiro não é sinônimo de falta de qualidade. Falta de vergonha, sim. Isto leva à uma educação péssima que vai refletir no futuro do estudante e de toda a sociedade.
A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.
Uma educação corrompida pelo assédio moral para não se denunciar irregularidades administrativas, faz com que tenhamos uma (des) educação que vai contra toda moral e ética que poderia nos trazer o progresso social.
Muitas meninas como eu queriam erguer suas vozes e lutar pela educação. Eu não tinha nada especial, não era mais inteligente, nem nada. A diferença é que meus pais não me impediram de falar, como aconteceu com muitos dos meus amigos.
O nosso Brasil é imenso, manter uma Internet fluída e com uma população educada no manejo dela é um forte ferramenta de Defesa Nacional.
Eu juro que gostaria de ser menos educado e dizer o que eu realmente penso das pessoas que, do nada, ficam indignadas, com “raivinha”, e ainda se fazem de vítimas quando não são respondidas por mensagem no exato instante em que elas próprias desejam ser respondidas (!). Como se a minha vida fosse estar de smartphone a postos, “ansioso”, disponível e na obrigação absoluta e inarredável de prestar retorno a tempo e modo - na visão estreita de meu(minha) interlocutor(a). Mesmo quando estou, por qualquer razão que seja, impossibilitado, ou doente, ou em trânsito, ou repousando, ou escrevendo, ou lecionando, ou ocupado com outras pessoas ou, simplesmente, sem vontade de falar naquele ínfimo instante - um direito, aliás, que assiste a nós todos, enquanto supostamente civilizados. Isso diz bastante sobre a forma com a qual essas pessoas regem os seus dias. E, ainda mais que tudo, sobre as suas personalidades perturbadas e até sobre as suas peculiares (in)sanidades.
Eu afirmo que o mundo seria melhor se as pessoas que agem de tal maneira fossem, para sempre, banidas de aplicativos e de redes sociais. Porque ainda não saíram da infância. Devem limitar-se aos cadernos de colorir, com canetas variadas e bastante giz-de-cera.
Que nós pais, venhamos mimar menos, e saibamos educar melhor nossos filhos, neste mundo atual de valores invertidos. Para que a sociedade do amanhã, possa ter um pouco mais de esperança.
Feliz, dia dos pais.
Uma Nação que não se orgulha da sua cultura, que não valoriza a paz, que banaliza a falta de educação, que não aprecia as suas riquezas naturais, que não se importa com as suas mulheres, idosos e crianças, e não se comove com os seus por razões óbvias não terá um bom futuro.
"Se tudo o que nos restou deste caos político-social é a opinião. Então, opinião por opinião, que cada cidadão contextualize dignamente a sua."
Thiago S. Oliveira (1986 a).
A Educação e a Religião realizadas com compromisso real com a Humanidade são muito perseguidas pelas elites do mundo porque oferecem a única via que é a da liberdade mental de não adesão a violência e ao terror.
Ao contrario que muitos pensam, o estudo cultural e o conhecimento social não gera maior importância a ninguém e sim sempre maiores responsabilidades, principalmente com o ambiente carente dos invisíveis.
O maior legado da humanidade é o livro. Ele atravessa gerações, educando jovens e adultos, construindo sociedades livres.
Não precisamos de machismo. Não precisamos de feminismo. Precisamos de pessoas afetivamente educadas e dispostas a conviver em harmonia.
Precisamos de alegria, sonho e romantismo.
Antes da sociedade, a inclusão acontece dentro da família e, antes da família, no coração das pessoas.
Não confunda educação com escolarização.
Educação forma seres humanos,
escolarização adestra para o mercado e para a indústria.
Educação ensina cooperação,
escolarização treina para a competição.
Educação forma cidadãos democráticos
Escolarização forma indivíduos plutocráticos.
Existem instituições de ensino que educam, o que distingue é a prioridade de valores que transparece nas relações com a comunidade, não importando seus discursos sobre sobre sua "missão e visão" orientadas pelo marketing.
Sua força motriz era a crença de que a educação não era um meio para um fim nebuloso, mas tinha um valor intrínseco e tornava as crianças pessoas melhores.
Poder não é ter dinheiro, ter fama e status social elevado. Isso tem outro nome: ilusão. Poder é ser útil, ter boa educação e ser cooperativo.
Nada é mais poderoso do que a união da humildade com a pró-atividade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp