Sociedade Consumo

Cerca de 12031 frases e pensamentos: Sociedade Consumo

*Reflexão:

"Que a nossa competência nos defina..."

Por Roberta Lídice.




"Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga, é o passado" - Guimarães Rosa.




Um profissional competente e dedicado, não deve ser definido por sua aparência. Obviamente que, a experiência é fundamental para o exercício de qualquer profissão, a fim de que possamos pautar nosso trabalho na busca da excelência.

Nesse sentido, vale ressaltar que a idade de um profissional não pode definir sua competência. A nossa imagem é importante? Claro que sim, mas que a nossa postura, preparação e competência possam ser mais relevantes, ante aos julgamentos e avaliações da sociedade, a qual integramos.

Na vida, somos todos aprendizes. Temos experiências e conhecimentos diferenciados para agregar valor, não importando nossa idade, raça, cor, religião, classe social ou profissão.

Use de empatia, conheça a estrada que o outro percorreu, enfrente suas lutas e superações, conheça sua história de vida. Assim, poderá julgar o seu semelhante com verdade e justiça.

Sim, essas noites de cinzas, as mesmas noites com rosas
as que havia passado, as que se passaram, e as que passou
as mesmas noites de medo, as noites de desejos
e as noites com fim

Quando me perpetuo, minha grandeza passa
passa meu orgulho, orgulho?
já dissera que eu mesmo não aceito
que eu mesmo não te peço e eu mesmo não assumo
disseram para mim, que eu mesmo me queixo
morto meu desejo, morto?

Quando a noite passa
mais noite que ela possa ser
mais noite que eu fui

O amanhecer, o amanhecer das flores
que elas mesmas não me desfruta
ser inanimado, algum que não sinto, sinto?
sinto a clareza, o belo, e sua beleza
mas não sinto seu coração, coração?
a um ser inanimado, que não é apaixonado
ameaçado a destruição

para que, disseram que elas não morriam
disse que não tinha coração
algum ruim?, que não vejo?,
oh pena destruição

Aquelas mesmas flores
as que não tinha ódio, nem rancor
para que isto? não fizera nada
o ódio, o rancor, que tem? quem tem?
as flores? ou você?

Deslizei para dentro dessa metade do mundo, para a qual a outra metade não passava de decoração.

Annie Ernaux
O lugar. São Paulo: Fósforo, 2021.

A ignorância não é uma benção, é só um tipo mais profundo de pavor.

Não é da idade, apenas comecei a ver a realidade.

Ninguém deve oprimir uma criança com ações, palavras feias e degenerativas, ou mesmo com ações maldosas, porque isso irá refletir-se em seu desenvolvimento humano e em sua capacidade de se tornar um adulto seguro e equilibrado.

"O mundo é feito de flores animais e amor, paz e criatividade são a necessidade."

Aquele que tem o prazer mórbido de fazer os outros rirem, e o que mais sofre em silêncio.

Quando vou aprender se passo o dia todo trabalhando?

Pessoas terríveis fazem coisas terríveis. E as pessoas boas as detêm.

Desafiar estruturas de poder a partir do seu interior, trabalhando as rachaduras do sistema requer, no entanto, aprender a falar várias línguas de poder de forma convincente.

É mais fácil agir por ignorância do que se informar.

E nessa tentativa desesperada de compreender o outro, como compreender a si mesmo?

Milton Hatoum
Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

Quem se importa com embalagem, perde um incrível conteúdo.

Alguns são felizes pelo que carregam no bolso, outros no coração.

Somos livres de fazer e dizer o que individualmente queremos, sempre que esta liberdade e ação não prejudiquem ao próximo.

O mundo ricocheteava nele, se espatifava de encontro a ele, às vezes aderia a ele - mas nunca entrava.

Muitas pessoas que não fazem nada para mudar o mundo ainda tentam atrapalhar aqueles que estão em ação.

Não perca seu tempo obcecado com atitudes idiotas de pessoas idiotas.

Existem homens e mulheres imperfeitos e
todos precisam se policiar e buscar evoluir sempre.
Independente se é para casar ou viver a vida inteira solteiros,
precisam ter em mente que todos vivemos em sociedade,
cordialidade e respeito nunca será demais.