Sobre Responsabilidade
PODER POSSE ARROGÂNCIA RESPONSABILIDADE
Vivemos da arrogância de podermos dar um nome a tudo sem notarmos que aquilo a que damos o nome não nos pertence e nos domina.
Eloim ao chamar Adão para que assumisse responsabilidade na natureza apenas lhe conferiu o título de ter posse sobre o nome e não sobre a criação em si.
Como no baptismo, o padrinho ao testemunhar o nome da criança apenas se responsabiliza perante ela e perante a sociedade que a rodeia, em assumir o dever de a proteger e ajudar.
Quando se sobrecarrega um, certamente, ele irá adoecer. Fazemos valer, portanto, a responsabilidade compartilhada a qual se preceitua a seguinte ordem democrática: educar é responsabilidade da família, Estado e da sociedade.
Muitos querem assumir cargos com grandes responsabilidades, mas poucos tem responsabilidade para assumir grandes cargos.
Somos tentados de agir mecanicamente para fugir dessa angustiante responsabilidade de estar sempre escolhendo, os hábitos da vida individuais ou coletivos nos possibilita escapar desse dilema, e só assim não experimentamos a angustiante possibilidade de poder. Nada, absolutamente nada, justificado está essa e aquela gama de valores.
Quando executamos aquilo que é nossa responsabilidade, Deus executa aquilo que é de Sua responsabilidade. Aí nasce o milagre.
Amor é o nível ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos.
“Compromisso é uma aliança com o futuro; responsabilidade é a força que sustenta essa aliança no presente.”
Com o compromisso vem a responsabilidade. Mas ninguém gosta de ter responsabilidade. Por isso muitos fogem do compromisso.
Se um menor se desviar do caminho, a responsabilidade não é só dele. A responsabilidade é nossa. Dele e minha.
Não se esqueça: o tempo de fazer alguma coisa é sua responsabilidade, porque o tempo mesmo não existe, ele é apenas programado para se organizar.
O tempo cobra maturidade, menos graça e mas responsabilidade.
Não aceito cobranças nem do tempo.
Prefiro ouvir a criança que há em mim !
Responsabilidade é saber que as nossas ações reverberam tudo a nossa volta.
Aconteceu “do outro lado do mundo” não deixará de nos movimentar…
Temos grande papel de importância, do contrário, uma folha para a natureza seria descartável.
As causas existem para termos mais responsabilidade pela vida. Ao contrário, serão guerras desnecessárias que fogem ao princípio.
Uma mão que ajuda não interfere, age com humildade e reconhece receber também, mesmo que sejam em diferentes trajetórias.