Sobre Responsabilidade
DESCONTROLE
Reconhecer o que é de minha responsabilidade e o que é do outro, tem sido a minha meta diária, para saber os meus limites e não ultrapassar o limite alheio. Reconhecer o quanto existem coisas que não estão ao meu alcance para resolver e, o quanto eu me frustro por esperar, um movimento do outro para ficar bem, o quanto coloco uma responsabilidade que não existe. É como se sempre eu tivesse que acertar as contas, mas devo me responsabilizar pela a minha parte. Bah! Que desgaste emocional e físico. Só quero parar de me cobrar, colocar metas inalcançáveis e parar de sempre querer estar no controle de tudo, principalmente do que ainda não aconteceu.
2024
"A opinião dos outros sobre você não é sua responsabilidade. Isso não define quem você é, nem muda o valor do seu caráter."
"Isto é felicidade - serviço, encontro, responsabilidade, disponibilidade para todos os necessitados por amor. ”
A cada passo, uma escolha.
A cada escolha, uma responsabilidade.
E a cada decisão, caminhos abandonados em prol daquele que foi escolhido.
Assim se constrói a vida – um mosaico formado pelas decisões que tomamos.
No fim, somos a soma das escolhas que fizemos.
A verdadeira autonomia não se limita à liberdade de escolha, mas se enriquece na responsabilidade moral e espiritual de se submeter à sabedoria divina.
Responsabilidade afetiva não é dizer tudo o tempo todo. É não bagunçar o que você não quer cuidar. É saber entrar na vida do outro como quem pisa em solo sagrado.
Chega uma hora em que a gente entende: responsabilidade afetiva não é sobre falar tudo, o tempo todo. É sobre não criar expectativas onde não se pretende ficar, não acender sentimentos que não se quer cuidar. O coração do outro não é passatempo, nem terreno para brincadeira. Se você não está pronto para amar, não confunda. Se não vai ficar, não se aproxime. Entrar na vida de alguém exige respeito porque tem gente que sente com profundidade, que ama de verdade, que entrega a alma. E isso… não se destrói por ego, tédio ou carência.Sentimentos não são brinquedos. Corações não são depósitos de incertezas.Pise com cuidado… tem gente que ainda é templo.E templo não se invade, se reverência. Não confunda carinho com intenção, presença com vontade de ficar. Se você não vai cuidar, não bagunce. O coração dos outros não é lugar pra suas incertezas.
O verdadeiro desenvolvimento pessoal começa quando você assume a responsabilidade total pela sua vida — sem desculpas, sem atalhos.
Aquele que não assume a responsabilidade dos próprios atos e escolhas vai sempre arrumar alguém para pôr a culpa, vai enxergar em cada problema um beco sem saída ao invés de uma passagem secreta.
Arrepender-se é, antes de tudo, uma forma de assumir a responsabilidade sobre as nossas próprias ações, pois não há como se arrepender pelas decisões dos outros.
É uma forma [o complexo de vítima] muito dissimulada de você fugir à responsabilidade e preguiçosamente não se esforçar para resolver os próprios problemas, permanecendo, assim, infantil, dependente e, por consequência, impotente.
Tanta volta que já deu a vida
Sem responsabilidade afetiva
Antes que me pergunte: Meu Deus, o que eu fiz?
Pare e dá uma olhada pro teu próprio nariz e me diz
Pior que o Pinóquio
Tinha o mundo na mão, mas não via o óbvio
É osso, ir do topo da terra pro fundo do poço
Espero que sirva de escola
Como é joguinho quando não se tem bola
Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura
E faz ferida que só tempo cura, é duro mas
