So Nao Muda de Ideias que Nao as tem
Grandes soluções, inventos, alternativas mirabolantes... perdem todo o seu ar de ineditismo quando vistas do ponto de vista real: são meras observações de fluxos, ciclos, processos, ... naturais. Para cada ação existe uma reação, para cada estímulo existe uma resposta, ... e tudo isso é regido por ciclos mapeáveis e reproduzíveis. Como um rio que tende ao equilíbrio dinâmico após um distúrbio, como a proliferação de bactérias que reagem em um vazamento de óleo, como o crescimento demográfico em resposta a melhores condições de vida, como a insatisfação de uma população e queda de uma representação frente a deliberações que ferem os objetivos do povo,.... É incrível como em uma aula sobre revolução francesa, por exemplo, os alunos se identificaram semelhanças com momentos de contestação da forma de poder, até mesmo nos dias atuais e estabeleceram paralelismos e projeções, ou como em uma aula sobre “wetlands” os alunos mais atentos viam o que parecia óbvio: sua aplicação em tratamento de efluentes, ... Conheça a fundo os processos, busque na história fenômenos semelhantes, tenha sensibilidade de observar os as tendências naturais de resposta e conhecerás as melhores soluções. Mas nunca se considere um inventor, porque antes de ti alguém pode ter pensado a mesma coisa. Existe uma diferença grotesca entre inventar e descrever algo que observa, ou uma ferramenta que adaptou para solucionar um problema, otimizar, ... Invenção é uma palavra muito mais ligada ao ego que à sua real aplicação.
Por fim gostaria de me manifestar contrário à tendência atual de especialização, segmentação e limitação do saber. Grandes pensadores não estudavam, inovavam e faziam importantes descrições e constatações apenas em uma ciência, mas em praticamente todas. Isto porque não se limitavam a ser especialistas do sub segmento de uma parte de uma divisão de uma ciência. Eles tentavam entender o todo, as inter relações, ... e estas visões multidisciplinares lhes garantia uma visão mais clara de como realizar um teste, ou uma maior riqueza de argumentos, ou permitia uma ferramenta mais funcional... Filósofos eram engenheiros, matemáticos, cientistas naturais, ... é como o reger de uma orquestra, tiram o melhor de cada instrumento (ciência) para desenvolver sua canção (pensamento). Hoje se você se propõe interagir com diferentes ciências, se você explica algo sob diferentes pontos de vista ou fundamentado por diversos argumentos, provavelmente é prolixo, criticado pelos limitados (quem não acompanha tem aversão), ou vai ser um gestor, ou.... Quando tento juntar as áreas biológicas com exatas e humanas o resultado é o susto e as críticas dos ignorantes e a afeição de um futuro colega de trabalho. Uma vez ao termino de uma aula um aluno cabisbaixo me apresentou seu trabalho de conclusão de curso da primeira graduação. Abriu o arquivo aparentemente apreensivo e cabisbaixo aguardando criticas (o que seria bom se elas fossem legitimas e construtivas), mas ao final só consegui elogiar; foi então que ele me revelou o posicionamento da banca. Ele se propôs a desenvolver uma cadeira em um curso de designer, mas seu projeto com mais de 100 páginas, falava sobre a disposição dos órgãos humanos e que uma postura inadequada poderia, por exemplo, comprimir o diafragma limitando a respiração, a oxigenação do cérebro e consequentemente a capacidade produtiva; ele também falou sobre os custos de diferentes materiais e as possibilidades de aquisição do produto/público; falou sobre segurança/risco de tombo e como o seu modelo mitigava isso; sobre designer em si; sobre como desenvolveu um protótipo; ângulo de visão frente a uma TV ou tela de PC; sobre mudanças e adaptações para diferentes ambientes; ... e segundo ele, a banca criticou. Me veio à mente situações semelhantes onde pessoas que viam o que não lhes era familiar, criticavam para não admitir suas limitações pessoais ...
E foi assim que aprendi...
A respeitar os outros através dos exemplos aprendidos.
A compartilhar vendo e convivendo com exemplos de amor, fé, esperança e partilha do pão.
E foi assim que aprendi...
Que os tempos mudaram mas a essência e os valores devem permanecer.
Amém!
PERFUME DO AMOR
Busco na vida, a essência do amor
Que perfume terá o amor?
Do cravo? Ou do jasmim?
Da maçã? Ou da rosa
Da rosa vermelha toda prosa
Ou da morena ‘’ROSA’’
Vinho na taça
Pegue, abraça
Venha, rechaça
Rosa vermelha entrelaçada
Entre teus abraços e beijos.
caricia e grande paixão
Muito amada
Desejada
Rosa da sedução
Rosa da loucura.
Tem fervura.
Tem quentura.
Cor que perdura.
MUITO ARDENTE
MINHA NOIVA NEGRA
Esperei muito
Este dia desejado.
Pra ficar de teu lado.
Sermos felizes.
Sem cicatrizes.
Nossa minha ‘’NEGA’’
Você ta muito linda
Rosto suave
Sem entrave.
Lábios harmoniosos.
Lindos sedosos
Chegou nosso dia
La fora
‘’’O SOL ERRADIA’’
‘’MINHA NOIVA NEGRA
Nada se aprende com a polarização de opiniões. Isso é o mesmo que o branco e o preto do tabuleiro de xadrez: nada sem as peças.
Eu ainda tenho muito o que aprender.
Talvez naquilo que eu cresci você ja fosse grande o bastante amigo,
mas eu tenho uma sabedoria, meu caro, que você levará alguns anos para compreender ou talvez até, jamais alcance.
Foi lançado hoje, dia 27/11/2015 na livraria Curitiba no shopping Catuaí. O livro "A Beleza Da Felicidade, que tem o selo da REBRA (rede de escritoras brasileiras ) editado pela editora Scortecci. A autora é Marilina Baccarat de Almeida Leão (escritora brasileira.
Aproveite cada segundo ao lado de quem você ama, para que no seu coração fique registrado, cada momento que você viveu com intensa felicidade!
(...)é como um começo sem fim: Ser feliz em um agora,sentindo o depois do para sempre; que achamos que é o amor que é amar(...)"
Caminhando pelo vale da escuridão,
Em silêncio, pois em nada me adiantariam as palavras,
Caminho de olhos abertos, olhos que se adaptaram ao escuro,
Caminho na vazia e sombria escuridão, com meus sonhos quebrados e o vazio no coração,
Passos lentos e cautelosos para não sucumbir ao primeiro obstáculo,
Caminho consternado e sozinho em busca de respostas, em busca de uma luz...
Talvez a escuridão tenha se tornado minha luz,
E o vale tenha se tornado meu lar.
A música ajuda a lembrar momentos felizes. De sentir em seu coração o desejo de ser feliz. Ela contribui para seu crescimento espiritual e desperta o desejo de estar sempre pronto a servir e a sonhar com o melhor a cada dia.
Às vezes, é preciso nos isolarmos para fazermos uma retrospectiva. É necessário fazermos uma "parada" no "itinerário" para que possamos seguir sem ter medo de avançar.
Procure pensar apenas em coisas que o elevem, tirando do seu coração o desânimo, a desilusão e a falta de esperança.
Parabéns, professores!!!
CHOREI E AINDA CHORO...
Em agradecimento a Deus por sempre prover em minha vida, por permitir realizar o grande sonho de me formar em Pedagogia, área esta que sempre foi meu projeto de vida e, com isso ser premiada no concurso realizado pela UNESCO, no dia do professor; por professores, amigos que direta ou indiretamente fizeram e sempre farão parte deste momento tão lindo que vivi, com esta vitória alcançada.
CHOREI E AINDA CHORO...
Por uma educação igualitária, justa, pela afetividade recíproca e verdadeira entre professor e aluno, que hoje carecemos muito e sonhamos; pelo reconhecimento ao profissional tanto financeiramente como intelectualmente, pela oportunidade, respeito, amor ao que faz com valorização, pelas famílias e pela condição de poder ajudar esta nova geração de crianças a se tornarem homens/mulheres melhores, que por certo farão a diferença no futuro.
Eu acredito na Educação! Um dia haveremos de conseguir, porque Deus quer e nós também.
(...)
Reinventava no seu coração sem esperança um raio de sol
Entre soluços sorridentes gritava sem voz
Yahweh a ouvia calado
Nascia a morte dos sonhos que a aprisionaram
Anoitecida ela acordou e não queria mais sonhar
Liberta para Ele foi aprisionada quando sonhou acordada
Deitou seu coração
O ontem que Ela sentiu hoje foi adormecido por Ele
(...) Excerto Alma Sonhadora
Um minuto sem amar...
E por um minuto inconstante perco
a vontade de amar
deixo pelo caminho o sentir
adormeço o sonho escrito em pergaminho
que um dia hei - de reler
o meu peito ameaça transbordar
me perco achando seu caminho
minha garganta pulsa
o amor cansado voa
como pássaro assustado
lábios suplicantes
atormentam as palavras
só os silenciosos gritos
ecoam no tempo
como um corvo pedindo abrigo
no santuário da paixão
entregue aos devaneios
que ferem a carne por dentro
este minuto insano
sem teu amor
são como asas engaioladas
em meu coração
que lutam para voar
meu rosto alquebrado
cheio de sombras
mistura na alma
as cores de amar
e em fração de segundos
transformo-nos em borrão
ah se este minuto não durasse uma eternidade
transforaria as minhas notas
em segundos infinitos de amor
voaríamos em outros mundos coloridos
e cantaria
sem medo de nos perder no tempo...
Cá estou mais uma vez. Com o olhar perdido e o pensamento carregado. Travo dentro de mim a disputa entre diversas personalidades distintas que dialogam entre si. Sou um mero telespectador na prosa desses seres. Evidencio que não tenho domínio no que me dá. Eles independem de mim. Penso que sou apenas um portador de voz para os manifestantes. Me desprendo do monótono e deixo que formem o que chamo de “eu”. Afinal, o que seria de mim sem eu?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp