Si Mesmo
Ninguém se torna totalmente mestre de si mesmo, pois todos estão sujeitos a falhas, interessa, no entanto, usar cada derrota com degrau de superação.
O homem jamais conseguirá desembaraçar-se de si mesmo, em benefício de uma personalidade artificial. A simples tentativa de fazê-lo desencadeia, em todos os casos habituais, reações inconscientes: caprichos, afetos, angústias, ideias obsessivas, fraquezas, vícios etc. O "homem forte" no contexto social é, frequentemente, uma criança na "vida particular", no tocante a seus estados de espírito. Sua disciplina pública (particularmente exigida dos outros) fraqueja lamentavelmente no lar e a "alegria profissional" que ostenta mostra em casa um rosto melancólico.
Quanto à sua moral pública "sem mácula", tem um aspecto estranho atrás da máscara – e não falemos de atos, mas só de fantasias: suas mulheres teriam muitas coisas para contar. Quanto ao seu abnegado altruísmo, a opinião dos filhos é outra. O indivíduo tende a identificar-se com a máscara impelido pelo mundo, mas também por influências que atuam de dentro. "O alto ergue-se do profundo", diz Lao- Tsé.
"O melhor remédio para o enfermo pode estar dentro de si mesmo, só que ainda não foi encontrado o acesso a ele, por não conhecer seus caminhos interiores"
Mergulhe em si mesmo, arranque as magoas que lhe aprisionam ao rancor e a dor, plante novas sementes e deixe uma nova árvore florecer, se trate com mais amor e observe a renovação acontecer.
Quando cuidamos do nosso interior tudo que é bom vem à tona e transparece para o mundo.
Está esperando o que para florescer?
O trauma também é uma história sem palavras que nosso corpo conta a si mesmo sobre o que é seguro e o que é uma ameaça.
Culpe a si mesmo, pelos seus infortúnios.
Mas não deixe ninguém pisar em cima de você, só para mostrar o quanto ele é superior.
O sofrimento é péssimo. Não faça isso. Vá para casa e ame sua esposa. Vá para casa e ame a si mesmo. Vá para casa e baseie sua felicidade em apenas uma coisa: liberdade.
"O TRIUNFO se reconhece na pessoa quando foi capaz de erradicar de si mesmo os temores, os complexos e a debilidade"
