Servidão

Cerca de 110 frases e pensamentos: Servidão

É válido procurarmos conhecer a que má e penosa servidão nos sujeitamos quando nos abandonamos ao poder alternado dos prazeres e das dores, esses dois amos tão caprichosos quanto tirânicos.

O dinheiro que temos é o instrumento da liberdade; aquele de que andamos atrás é o da servidão.

As revoluções só têm geralmente como resultado imediato uma mudança de lugar da servidão.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp

Quando será derrubada a infinita servidão da mulher, quando ela viverá para ela e por ela, o homem, - até agora abominável -, tendo-a despedida, ela será poeta, ela também!
A mulher descobrirá o desconhecido! Seus mundos de ideias divergirão dos nossos? Ela encontrará coisas estranhas, insondáveis, repugnantes, deliciosas; nós as teremos, nós as entenderemos.

Certeza, servidão.

Qualquer realização é uma servidão. Obriga a uma realização mais elevada.

Alienação! Caminho da servidão.

Prefiro os perigos da liberdade ao sossego da servidão.

Não se pode viver a liberdade no mesmo lugar onde se viveu a servidão.

Imre Kertész
EU, UM OUTRO

Não confunda gratidão com servidão!
Uma pessoa grata é agradecida por um determinado momento em que foi acolhida, já um servo ouve sem questionar, aceitando até a humilhação. Não use a gratidão de uma pessoa para se servir!

⁠Da extrema liberdade nasce a mais completa e selvagem servidão.

Platão
A república. In: Platão: As grande obras. Editora Mimética, 2019.

Amor que não se submete ao crivo da razão pode se tornar servidão. A doação ao outro nunca pode supor a supressão do amor próprio.
Só no exercício da liberdade amamos verdadeiramente.

A função primária da comunicação escrita foi facilitar a servidão.

Quando visitei minha alma, me libertei da incoerência e servidão enraizadas em minha mente.

Servidão


Numa época de senhores e escravos, certa feita, um causo se sucedeu. Um dos escravos, o mais velho e obediente que já houvera por aquelas bandas, teve seu único filho envolvido numa pendenga. A sinhazinha, moça de poucos atributos e coração de pedra, vira o menino comendo uma fruta.
Coisa boba, pedaço de sobra da refeição anterior, mais que ele tivera a ousadia de pegar. Antes os porcos do que os serviçais da casa. Caso passado ao sinhozinho, o menino fora chamado a responsabilidade: iria pagar com seu lombo franzino e a carne magra, os desaforos do arroubo. Assim fora marcado: o menino ia apanhar do capataz da fazenda no alvorecer do dia, para que diante de toda a negrada ficasse bem claro: só poderiam comer do angú que lhes fossem servidos.
O pai do negrinho, vendo que o capataz não ia tremer a mão na hora do castigo, tomou de força e pediu:
- Sinhô, sei que meu filho errou, sei que vosmecê tem filho também, e coisa que aprendi morando aqui como vosso servo, é que pai educa filho. Deixa eu educar o meu também. Permita que eu dê a coça, mode ele aprende a não pegar nada que não seja dado. E assim foi. O pai bateu até que o sinhô desse a ordem de parar, que foi quando o menino desmaiou.
Menino franzino, 10 ou 12 anos, tanto fazia. Se fosse pela mão do capataz, duas e teria tombado morto. Na madrugada, Quando o choro miúdo do menino se fazia grande na senzala, ouviu-se um sussurro: pai, por quê você me bateu? Bem sabe que eu só tinha fome, e as sobras iam para os porcos...
O pai entre lágrimas respondeu: bati porque eu sabia onde podia bater sem te matar. Cada chicotada que dei, tua pele eu parti, mas meu coração eu sangrei!

Jamais serei um escravo da servidão voluntária imposta por amizades falsas, amores não recíprocos, persuasão de inimigos, devoção a deuses estranhos, antes serei livre em minhas opiniões, serei amigo de quem eu quiser, amarei quem corresponder, enfrentarei os inimigos e temerei somente ao Deus vivo.

⁠Se nascemos com livre arbítrio, devemos servidão por espontânea vontade,
e não por submissão forçada.

⁠Quero que com teus encantos, te encostes e te sirvas de minha servidão, faça-me teu como te faço minha.
Dê-me o que tens em tua mente, libera-me, as tuas perversões, não me negues o teu sadismo.
Em tuas mãos, confio o meu corpo, meu doce veneno!

Aquele que pede sempre e agradece nunca, confunde bondade com servidão; e ao fazer isso esquece que até a alma mais bondosa se fecha diante da falta de respeito. Porque a bondade, quando ignorada, deixa de ser virtude e passa a ser fardo, e nenhum ser humano, por mais generoso que seja, pode carregar eternamente o peso da ingratidão sem que a sua própria essência se revolte contra o abuso. Assim, quem nunca agradece constrói, sem perceber, o muro que o separa de toda a generosidade que um dia poderia tê-lo sustentado.”

✍🏻Se te consideram só pela tua servidão, esquece..., empedrado é o coração.
Ofereça sua AUSÊNCIA.
🧹🏝️💤⏳⏱️