Ser Humano
Meu desespero não é o que poderia ser,
Nem o que poderia ter sido,
Mas sim o desespero
Dos infinitos caminhos
Que posso escolher.
Alguns demasiadamente ruins,
Outros demasiadamente bons,
Mas nenhum completamente estável.
Isso define a vida:
A instabilidade que aparecerá
Quando menos se espera.
E isso nos define como humanos:
Sempre procurar sermos estáveis,
Mas ainda assim falhamos.
Pois esse é o mal da sociedade:
Um inevitável desacordo social,
Uma troca injusta do bem pelo mal.
Um mal disfarçado de egocentrismo.
E aqueles que o evitam
Tendem a ser o dobro do sonho,
Precisam ser demasiadamente menos humanos.
E sempre será o mesmo caminho para todos
Ao olhar para si no reflexo
De um espelho fragmentado.
Assim, percebo que não há
Como sermos humanos de fato,
Pois ser humano é não ser humano.
Quanto mais me abro para ter experiências salutares, mais percebo que não sou humana. Sou um ser espiritual em uma experiência humana.
“Criar o que quiser não é nenhum desafio para o ser humano; o grande drama do homem é não saber o quê ele quer criar.”
Toda vida conta uma história feita de superações, emoções, memórias e sentimentos, e refletir sobre os erros e acertos é o que nos faz ser mais ou menos humanos.
A verdadeira Empatia é um dos atos mais generosos do homem, pois mesmo sem ser capaz de compreender de fato a dor do outro, se move em direção a apoiá-lo.
Religião e Conhecimento: Entre a Crença e a Informação
A religião é um dos temas mais complexos da humanidade. Definir o que é bom ou ruim dentro desse contexto não é simples, pois nossas percepções são construídas a partir do conhecimento que adquirimos ao longo da vida. Mais do que apenas conhecer, nossa forma de pensar se baseia nas informações que recebemos, analisamos e assimilamos.
Cada indivíduo defende aquilo que lhe foi ensinado, seja por experiências diretas ou pela transmissão de ideias de outros. Isso significa que nossa visão sobre religião – ou qualquer outro tema – está diretamente ligada ao repertório de informações que acumulamos. O que consideramos verdadeiro hoje pode mudar amanhã, à medida que novos conhecimentos surgem e desafiam antigas certezas.
A questão, então, não é apenas se a religião é boa ou ruim para o ser humano, mas sim como ela influencia nossa maneira de interpretar o mundo e interagir com os outros. Enquanto existir aprendizado e troca de ideias, nossa compreensão continuará evoluindo, seja no campo da fé ou do conhecimento racional.
Quando o ser humano parar de olhar pro seu umbigo e começar a ver os demais que o cercam o mundo será solidário e verão que não é só eles que precisam de ajuda, mas todos que os cercam.
O mundo é um elo que com de mãos dadas podemos vencer, mas a falta de humanidade está deixando tudo podre e sem graça.
Onde o quem faz é escravo e quem olha é rei só haverá injustiça.
Viver no mundo do Ser...
Saber falar pouco e contar ainda menos. Todos são muito amigos, deves ter em atenção que alguns falseiam.
Estar ciente de que, por estar a tratar com outro ser humano - racional como tu - um dia pode morder a mão que o alimenta.
Igualmente ter em conta que, como animais, uns são mais agressivos que outros - no entanto, uma parte pode ser considera pacífica.
Nota: Mesmo um animal racional pacífico, se provocado, pode se tornar violento quando agredido.
Socialmente, o ser possui qualidade inata de convívio em grupo, no entanto, ainda que dotado desta valência, alguns são tragados pelo egoísmo doentio, sendo afastado por outros elementos.
Inveja é outro quesito presente no ser racional. Pode ser benéfica se for "consumida" de forma que te impulsione a construir o seu próprio abrigo. Se for usada apenas para denigrir as conquistas do vizinho, torna-se daninha à alma e como doença grave deve ser tratada.
A passividade também pode ser encontrada em alguns seres desta espécie racional.
Ingenuidade e inocência pode ser facilmente encontrada em elementos mais jovens nos clãs. Com o passar dos anos, o crescimento força o ser racional a aprender que, pura ingenuidade, aliada a inocência é a receita exata para ser pisado pela sociedade racional. Ou, assim apresentada!
Ficar "em cima do muro" é um termo muito utilizado, seja na forma verbal ou factual. É como der mais jeito ao jeitoso!
O ser racional é movido por sentimentos na sua maioria racionais ou irracionais - depende do prisma de quem observa - todavia, na mescla de sentimentos, um ser pode. Esconder - abafar, ou - no limite, exterminar o outro. Seja por medo, inveja, frustração pessoal, enfim. Uma parafernália de sentimentos que, se em um determinado momento pode ser bom para o ser, num outro momento, o mesmo sentimento pode ser odre. Irracional, mas odre!
Bem-vindo ao mundo do ser humano!
Rodrigo Gael - Portugal
Como pedagogo exergo a educação como um caminho para o retorno do homem a sua essência natural, da qual ele se afastou, de forma irracional, racionalizando, pondo em prática o que se apropriou por meio do educar-se. O que me deixa triste é ver que a nossa educação pautada aos intereses neoliberais, não educa, adestra seus discípulos em prol da exposição hipócrita de uma excelência inexistente. Por isso vejo cada vez mais, o homem se distanciar do que ele é no seu âmago: ser humano.
O ser humano nasceu para ser feliz; passar fome é clara negação da dignidade humana; ser ludibriado por políticos mentirosos é ser sepultado vivo no seu sagrado sentimento de esperança.
" Minha melhor versão é estar na solidão por opção, mas também pela necessidade de autorreflexão e compreensão da relações humana. E não por falta companhia, por entender que caminhar sozinho consigo ter mais percepção do ser humano que cada vez mais estão vivendo no mundo da ilusão."
"O mundo está cheio de pessoas que não se aceitam a si mesmas, com seus defeitos e qualidades, mas acham que os outros têm a obrigação de aceitá-las sem qualquer questionamento."
...
Em parceria!
