Semelhante
O sentimento de felicidade deve ser desfrutado quando não traga infelicidade ao nosso semelhante ou ao meio ambiente.
A maior prova de degradação humana, é quando seres Capacitados intelectualmente agem como inconsequentes sem o mínimo de respeito ao seu semelhante.
O motivo dos que buscam a boa educação é único: ser semelhante aos grandes homens da história, do tempo que não existiam incentivos politiqueiros na escola.
Aquele que segue caminhos extremos, pode acordar um dia e perceber que se tornou semelhante aquilo que repudia.
Minhas prioridades, são diferentes da sua. Afinal prioridade, é uma questao de opção, uma escolha.Em um momento de nossas vidas, as escolhas foram semelhante, mais não com a mesma intensidade.
Semelhante atrai semelhante, vibrações positivas atrai positivismo, se ainda não atraiu coisas boas, então mude sua forma de pensar...
Quanto mais sensível for em relação ao seu semelhante, mais perto do Todo estará ...
Kairo Nunes 30/01/2018.
“Reverenciar o semelhante é tratá-lo com respeito...
É não culpá-lo de nossas próprias culpas e incapacidades.
É ter apreço com as pessoas, sem achar que todos devam ser como somos. É resguardar o outro do nosso próprio narcisismo, soberba e vaidade. É conseguir viver com o outro, poupando o seu espaço e suas diferenças, pois o que para nossos olhos são ofensas, para o outro, talvez, seja algo despercebido. Respeito é silenciar também, tentando se colocar na mesma posição, sem julgar, pois cada vez que um ser humano brinca de Deus, ele busca um julgamento severo para sua própria vida. Mas o principal de tudo é ter o discernimento de não lesar o outro com as nossas dificuldades de entendimento, afinal, somos a soma de nossas atitudes, e o que atiramos ao o universo, passe o tempo que passar, ele nos devolverá com a mesma proporção ou talvez, maior.”
O homem, enquanto ser ético, enxerga o seu semelhante, não lhe é indiferente. O apelo que o outro me lança é de ser tratado como gente e não como coisa ou bicho. Neste sentido, a Ética vem denunciar toda realidade onde o ser humano é coisificado e animalizado, ou seja, onde o ser humano concreto é desrespeitado na sua condição humana.
E a vida continua com a bonita lição de que devemos sempre ser alicerce no existir do nosso semelhante.
O ser humano não é confiável, nenhum de nós, por isso, só um ser que ama tem o poder de confiar, apesar das decepções e frustrações, tem a força e a coragem de confiar no semelhante... Logo, a confiança não é pela confiabilidade do ser que recebe, mas do amor do ser que confia.
Fale a verdade, seja ela qual for de forma clara e bem objetiva, usando um tom de voz agradável e tranquila, livre de qualquer preconceito ou hostilidade.
Lance um olhar sobre os seus semelhantes de ternura, amor, carinho, amizade, doçura, alegria e sinceridade.
O nosso corpo fala silenciosamente, de várias formas, lembre-se que agindo assim estará semeando... Toda semente lançada, germina, cresce, se transforma, e dará resultados da sua colheita.
Reflexão
Tem momentos que nos angustiamos com nossos desejos não realizados. Mesmo assim, ficamos firmes, insistindo no pensamento positivo e até promessas fizemos... mas o silêncio permanece, a paisagem não muda, e o destino, parece implacável.
Por outro lado, fico imaginando...
Se de repente todos os nossos sonhos, como uma explosão, se realizarem ... Se ouvirmos sempre aquilo que queremos ouvir... Se num estalar de dedos todos os nossos problemas sumirem, tocados como fumaça ao vento...
Se todos a nossa volta nos sorrirem, conflitos e discordâncias não mais existirem... Se o sol sempre brilhar, sem nunca ser ofuscado pela noite ou por uma nuvem se quer... Se a dor, da menor a maior, for arrancada do nosso ser, banida para todo o sempre...
Então, por fim, seríamos realmente felizes...
Será?
Há quem diga que o sofrimento enobrece a alma, e com ele amadurecemos... Ou isto não passa de uma frase filosófica?
Será que somos tacanhos ao ponto de precisarmos ver o feio para poder apreciar o belo?
Será que precisamos de uma epidemia para apreciar nossa existência?
Sem demagogias ou ideologias podemos, simplesmente, dar o devido valor ao nosso semelhante e aos demais seres vivos?
Gostaria que o sofrimento não existisse, mas parece que ainda precisamos dele. Para nos fazer voltar ao que é essencial para a humanidade.
Aqui não é o Céu, não costure na alma a ilusão de desejos, coisas, sensações voláteis. Mas também não precisa ser o inferno.
Faça o melhor, conheça a vontade do Redentor. ELE pediu pouco.
Tem coragem de colocar -se na situação do seu semelhante? Doeu?
Não? Volte e reinicie o processo.
Caso contrário você será barrado na porta.
Você é apenas pó, então o que adianta toda a frustração, todo o insulto, a vergonha ou o fracasso, a humilhação e as privações que você passa? É tudo efêmero, são apenas coisas irrelevantes acontecendo com alguém que não é ninguém. No final para que se apegar-se tanto a si mesmo e se achar que você é melhor que seu semelhante?
A “maleficação” de Deus, nada mais é que uma mera projeção de nossa maldade no Divino, numa tentativa ignorante de torna-lo nossa imagem. Face a indisposição de tentarmos ser semelhantes a Ele.
