Se Voce se Sente Infeliz agora
Necessário: um coração tenro
Que toda amargura, ira, clamor e clamor sejam afastados de você. - Efésios 4:31
Em 12 de dezembro de 1938, o líder soviético Joseph Stalin assinou 30 listas de sentenças de morte. No entanto, naquela mesma noite, o tirano insensível foi ao seu teatro pessoal e observou duas comédias. O biógrafo de Stalin, Dmitri Volkogonov, se pergunta como qualquer ser humano poderia ter um coração tão endurecido que ele pudesse sorrir e rir depois de comandar o assassinato de cerca de 5.000 vítimas, muitas das quais ele conhecia pessoalmente.
Ao longo dos séculos, a crueldade calculada, a vingança assassina e até mesmo a terrível tortura fizeram da história uma longa história de tragédia. Mesmo se você e eu não pudéssemos nos ver assinando os mandados de morte de vítimas inocentes, ainda devemos nos proteger contra o coração duro e orar por um espírito que é exatamente o oposto do sadismo depravado de Stálin. Devemos implorar para que a capacitação divina cumpra o imperativo de Paulo: “Que toda amargura, ira, clamor e clamor sejam afastados de você, com toda a malícia. E sejam gentis uns para com os outros, de coração bondoso, perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo te perdoou ”(Efésios 4: 31-32).
Peça a Jesus para ajudá-lo a substituir qualquer dureza persistente em sua vida com a bondade Dele. E mostre compaixão cristã a alguém hoje.
Senhor, tira a minha vida e torna-a totalmente Tua;
Encha meu pobre coração com Teu grande amor divino.
Tome toda a minha vontade, minha paixão, eu e orgulho;
Eu agora me rendo, Senhor, em mim permaneça. —Orr
Enquanto a vingança parece doce, há amargura no coração. Vernon Grounds
Quando você é odiado
O Senhor está do meu lado; Eu não vou temer. O que o homem pode fazer comigo? - Salmo 118: 6
Enquanto lia sobre os crentes romenos que defendiam Cristo em face da prisão, tortura e morte, pensei na exortação de nosso Senhor: “Não temas os que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mateus 10:28). ). Por toda a história da igreja, os cristãos presos e sofredores encontraram consolo na certeza de que Deus os libertaria - seja de volta aos seus entes queridos na terra ou através da morte, à companhia dos santos que já estão no céu.
Embora a oposição ao cristianismo ainda exista em algumas partes do mundo, a maioria de nós não enfrenta perseguição que ameaça a vida. Mas todos os cristãos passam por testes de testes de fé.
Dennis Byrd, ex-jogador de futebol profissional que está se recuperando de uma lesão paralisante, falou de sua fé em Cristo em um talk show secular. Mas um interlocutor o denunciou veementemente por uma aparição anterior em um programa de televisão cristão. O ódio do chamador de Jesus Cristo veio alto e claro.
Como crentes ao longo dos séculos, podemos esperar que seremos odiados e atacados (João 15: 18-19). Mas não precisamos ter medo. Deus está no controle. Ele derrotará as forças do mal e honrará seu povo. Nós também podemos dizer: “O Senhor está do meu lado; Não temerei ”(Sl 118: 6).
Estar certo com Deus pode nos causar problemas com o homem. Herbert Vander Lugt
O que fazer em uma crise
Embora eu ande no meio do problema, Você vai me reviver. - Salmo 138: 7
Luyada Gbuda, o presidente de sua denominação no Zaire, estava descrevendo as condições em sua terra natal em 1993. Mais uma vez ele usou a palavra crise.
Politicamente, a nação estava em tumulto e um surto de luta era uma possibilidade real. Economicamente, o país foi pego em uma inflação violenta. Ninguém tinha dinheiro para comprar o que poucos bens estavam nas lojas. Os preços dos combustíveis estavam subindo. A nação estava sofrendo.
Gbuda disse que, ao viajar entre os crentes do Zaire, ele proclama uma mensagem de encorajamento baseada nas palavras de Davi no Salmo 138. Ele desafia seus ouvintes a pensar na grandeza de Deus e a louvá-lo como sua verdadeira fonte de ajuda (vv. 1-6).
O salmista estava confiante na capacidade de Deus para resgatá-lo mesmo quando o problema o rodeava (v.7). E ele podia olhar para o futuro com esperança, porque se lembrava de como o Senhor cuidara dele no passado (v.3).
Todos nós enfrentamos dificuldades. Talvez você esteja em uma situação de crise agora. Você está sofrendo e com medo. Mesmo assim, você pode cantar louvores ao Deus do poder, amor e misericórdia. Pausa para lembrar que Ele pode ser confiável. É a coisa certa a fazer - e continuar fazendo - em um momento de crise.
Seja este o propósito da minha alma,
Minha solene, minha escolha determinada:
Ceder ao supremo controle de Deus,
e em cada provação me regozijar. —Anon.
Nossos problemas parecem menores quando nos lembramos da grandeza do Senhor. David C. Egner
O que você está correndo para?
É bom que eu me aproxime de Deus; Eu coloquei minha confiança no Senhor Deus. - Salmo 73:28
Autor e cartunista James Thurber fez esta observação provocante sobre a vida: "Todas as pessoas devem aprender antes de morrer o que estão correndo e para o que estão correndo e por quê."
Nossos pensamentos e ações no presente são moldados por algo em nosso passado: um pai que estabelece padrões que nunca podemos alcançar; abuso sexual; um grande potencial no ensino médio que fracassou quando saímos para a vida; insegurança; crescendo em uma área remota ou crescendo no centro da cidade.
Também precisamos descobrir para onde estamos indo. Algumas pessoas, competindo por fama temporária e fortuna, são como passageiros que estão lutando pelos melhores assentos em um ônibus para o esquecimento. Outros planejam sua aposentadoria - mas não para a velhice ou para além da morte.
O salmista Asafe sabia do que estava fugindo. Ele viveu em dúvida perto do bairro do desespero. Ele também sabia o que estava correndo e por quê. Ele cantou: “É bom que eu me aproxime de Deus; . . . para que eu possa declarar todas as tuas obras ”(Sl 73:28). Ele também disse: “Tu me guias com o teu conselho e depois me receberás para a glória” (v.24).
Você já descobriu o que você está correndo? Mais importante, você sabe para o que está correndo?
Aqueles que buscam conhecer o verdadeiro significado da vida
podem encontrá-lo de uma só maneira:
conhecendo o Senhor como seu Salvador
e vivendo para Ele dia a dia. JDB
Mantenha seus olhos no Senhor e você não perderá de vista o propósito da vida. Haddon W. Robinson
Você é um modelo
Imita-me, assim como eu também imito a Cristo. - 1 Coríntios 11: 1
Charles Barkley, famoso jogador de basquete da Phoenix Suns, disse em um comercial de televisão: "Eu não sou um modelo". Mas, goste ou não, ele é. Todo mundo é um modelo para outra pessoa.
À medida que crescemos, temos muitos modelos, pessoas que nos inspiram - pais, professores, atletas, líderes políticos, personagens em romances e nas páginas da história.
A Bíblia também nos dá muitos modelos. O apóstolo Paulo, por exemplo, é um exemplo desafiador de discipulado. Na verdade, ele se manteve como um padrão para todos os cristãos seguirem. “Imita-me”, exortou ele, “assim como eu também imito a Cristo” (1 Co 11: 1). Ele sabia, é claro, que só poderia servir como um exemplo piedoso se seguisse fielmente seu Senhor.
Paulo elogiou os tessalonicenses porque eles o seguiram e ao Senhor (1 Tessalonicenses 1: 6). Eles se tornaram exemplos para todos os crentes na Macedônia e na Acaia, e eles eram bem conhecidos por sua fé em Deus (vv.7-8).
Ao copiarmos Paulo, que estava copiando o Salvador, nós nos tornamos modelos que estão sendo copiados. Qual é a qualidade da nossa influência espiritual? Negativo ou positivo? Lembre-se, não pode ser neutro. Ninguém pode dizer com razão: "Eu não sou um modelo".
Nós não podemos viver nossas vidas sozinhos,
Para outras vidas que tocamos
São fortalecidos por nós mesmos
Ou enfraquecidos da mesma forma. —Anon.
Os melhores modelos modelo de Cristo. Vernon Grounds
"Eu machuco por você"
Se um membro sofre, todos os membros sofrem com isso. - 1 Coríntios 12:26
Quando meus filhos eram jovens, um deles esfregou o dedão do pé e fez uma careta de dor. Vendo-o tentando bravamente suportar a agonia daqueles momentos, eu disse: “Filho, eu realmente sinto muito. Meu dedo doí dói para você.
Erguendo a cabeça, ele olhou para mim e respondeu: "Pai, seu dedo não está doendo, não é?"
Não, eu não senti nenhuma dor física, mas compartilhei o sofrimento dele. Eu até desejei que sua dor pudesse de alguma forma ser transferida para o meu corpo.
O apóstolo Paulo disse que todos os crentes em Cristo são parte de um só corpo (1Co 12:13). E se uma parte sofre, “todos os membros sofrem com ela” (v.26).
Você está triste quando um irmão em Cristo está com problemas? Te incomoda quando um crente tropeça no pecado e é trazido sob a mão do Senhor? Você sente tristeza de coração quando um filho de Deus está passando pelas águas profundas da aflição e da provação? Se não, peça ao Senhor agora mesmo para ajudá-lo a se tornar o tipo de pessoa que pode compartilhar a angústia dos outros e simpatizar com eles.
Sim, para cada cristão que encontramos que está em algum tipo de angústia, devemos estar prontos para dizer em nossos corações: "Eu sofro por você".
Os feridos precisam de simpatia,
Eles precisam saber que estamos lá;
Uma palavra tranquila, um toque carinhoso
Assegura-lhes que nos importamos. —DJD
Empatia é sua dor no meu coração.
Richard DeHaan
"Alguém me perguntou: Você acredita em ateu 100%? Respondi: Não. Como não acredito em cristão 100%. Esperei outra pergunta mas veio o silêncio."
Mandamento 2 - Recusar Idolatria
Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4
Anos atrás, a revista Life carregava em sua capa a representação de Deus de um artista como um homem velho de longos cabelos brancos e feições faciais severas.
Charles Hodge disse: “A idolatria consiste não apenas na adoração de falsos deuses, mas também na adoração do verdadeiro Deus por imagens”.
Qualquer retrato visual da divindade pode ser perigoso. Nenhuma coisa criada pode transmitir o caráter verdadeiro e completo de Deus. É por isso que Deus ordenou a Israel que não fizesse nenhuma imagem ou semelhança de qualquer coisa no céu ou na terra como objeto de adoração. Tais imagens desonram a Deus porque distorcem a Sua glória, e isso pode levar ao pecado.
O teólogo JI Packer sugere que o povo de Israel pretendia adorar a Jeová quando Arão fez o bezerro de ouro. Ele diz que eles estavam usando a imagem de touro como um lembrete do grande poder de Deus ao libertá-los do Egito. Mas a força é apenas um aspecto do seu caráter. O bezerro não mostrou nada da Sua santidade. Assim, o povo transformou a “festa ao Senhor” em uma festa selvagem e sensual (Êxodo 32: 5-8).
Adorar uma imagem ou imagem de qualquer Pessoa da Trindade é idolatria e oculta a glória de Deus. Isso nos leva ao erro. "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade" (João 4:24).
Grande Pai de glória, puro Pai da luz,
Teus anjos te adoram, todos velando a vista;
Todos os louvores que renderíamos - nos ajude a ver que
só o esplendor da luz te esconde! —Smith
Deus nos fez à sua imagem, mas não podemos fazê-lo no nosso. Dennis J. DeHaan
Mandamento 6 - Valorizar a vida humana
Você não deve matar. - Êxodo 20:13
Os judeus entenderam claramente que o sexto mandamento se refere ao assassinato - a captura maliciosa da vida humana. Não proíbe os governos de usar a pena de morte ou de guerrear. Este mandamento trata apenas da moralidade privada.
Êxodo 20:13 é baseado na verdade divina de que a vida humana é sagrada e que devemos protegê-la e preservá-la. Todo ser humano tem a imagem de Deus. Até mesmo um embrião é marcado por uma identidade única desde o momento da concepção. A vida é o presente mais precioso de Deus e só Ele tem o direito de aceitá-la. O aborto, a eutanásia e o suicídio assistido por médicos devem todos ser vistos à luz do direito de Deus à nossa vida.
Jesus trouxe o sexto mandamento à porta de todos quando Ele disse que ficar zangado com alguém sem causa nos faz culpado de assassinato (Mateus 5: 21-22). E João escreveu: “Quem odeia a seu irmão é homicida” (1 Jo 3:15). Isso faz de nós todos assassinos em desesperada necessidade do perdão e da misericórdia de Deus.
Obrigado Senhor por seu amor e perdão. Ajude-nos pelo Seu Espírito Santo a amar os outros como você nos amou, e ao fazê-lo para valorizar a vida, proteger a vida e enriquecer a vida como um presente de você.
Pontos a Ponderar
O que John quis dizer quando disse que, se odiamos
alguém, somos assassinos? (1 João 3:15) Como
essa verdade nos ajuda a perdoar aqueles que nos magoam?
A raiva é apenas uma letra curta de perigo. Dennis J. DeHaan
Você é o que existe de melhor, a sua essência é Divina, é Sagrada. Porém, o que acontece é que no momento você ainda não sabe disso
Você não gosta de ser usado... Não use!
Não gosta de saber que alguém falou de você pelas costas... Não fale de alguém pelas costas!
Você não gosta que mintam pra você... Não minta pra alguém!
Você quer ser amado e respeitado... Ame e respeite!
Você não gosta de falsidade... Não seja falso!
Feio julgar os outros? Não julgue!
Você exige respeito... Respeite!
Difícil sim, mas muito simples e nada impossível!
Mandamento 8 - Mantenha as mãos afastadas
Você não deve roubar. - Êxodo 20:15
Tom e Pauline Nichter eram um casal sem teto e desempregado que morava no carro ou com parentes há meses. Então, a carteira que encontraram contendo notas de US $ 100 parecia um golpe inesperado. Mas eles devolveram tudo ao turista que o perdeu. "Poderíamos ter usado esse dinheiro", disse Pauline. "Mas não fomos educados dessa forma, e não queríamos que nosso filho fosse educado dessa maneira."
Se todos praticassem a honestidade assim, isso revolucionaria a sociedade. Empregado roubo de bens e tempo iria parar. Roubar ficaria fora de moda. A sobrecarga de bens e serviços terminaria. Os preços podem ser reduzidos. E todos nós teríamos mais do que é nosso por direito.
O oitavo mandamento revela o desejo de Deus por esse tipo de sociedade. Baseia-se no princípio de que tudo pertence a Deus e que, quando enganamos uma instituição ou uma pessoa, estamos roubando do Senhor. Também protege o direito de todos de serem proprietários de propriedade no único sentido que Deus permite - não acumular mais e mais para ganho pessoal, mas administrar sabiamente o que é Dele para o bem dos outros.
Um relacionamento vivo com Cristo pode nos impedir de ser ladrões. À medida que esse relacionamento cresce, Ele nos ensina como ser doadores - não tomadores.
Tirar dos outros o que é deles
está roubando do Senhor;
Tudo o que eles têm é da Sua mão -
é deles pela Sua própria palavra. —DJD
Os cristãos não possuem sua riqueza - eles devem isso. Dennis J. DeHaan
Não é porque você teve uma vida sofrida que ela é melhor que a minha. Não jogue isso na cara de ninguém. Viva.
Mandamento 9 - Diga a verdade
Você não deve levantar falso testemunho contra seu vizinho. - Êxodo 20:16
Como estamos propensos a mentir! Com um golpe de exagero aqui, um detalhe omitido ali, ou um silêncio enganoso, distorcemos a verdade. No entanto, a verdade é o alicerce e a superestrutura de todos os relacionamentos. Remova as vigas da verdade e a sociedade se desfaz em si mesma. Este absoluto moral é tão evidente que até os criminosos punem os seus que mentem para eles.
O nono mandamento proíbe o engano intencional contra o próximo e ressalta a santidade da verdade em todas as nossas ações. As duas palavras hebraicas usadas para "falso" em Êxodo 20:16 e em Deuteronômio 5:20 significam "falso" e "insincero". Qualquer expressão de insinceridade e falsidade, portanto, está dando falso testemunho contra o nosso próximo.
Este mandamento também expõe dois motivos subjacentes que Deus odeia - malícia e orgulho. Quando mentimos, geralmente é para lançar uma pessoa em uma luz ruim ou para nos colocar em uma boa luz. O primeiro surge da malícia, o segundo do orgulho.
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). Quanto mais nos aproximamos Dele, mais verdadeiros nos tornaremos com nós mesmos e com os outros. A questão é: "Somos seguidores dAquele que é a verdade?"
Senhor, purifica meu coração de todo engano
E ensina-me o que é verdadeiro;
Ajude-me a ter integridade
Em tudo que eu digo e faço. —Sesper
Nada enfraquece mais a verdade do que esticá-la. Dennis J. DeHaan
Mandamento 10 - Seja Conteúdo
Você não deve cobiçar a casa do seu vizinho. . . nem nada que seja do seu vizinho. - Êxodo 20:17
O dono de uma loja no Maine teimosamente se recusou a levar um novo produto. "Você deve se lembrar, jovem rapaz", disse o comerciante ao vendedor, "que nesta parte do país todo desejo não é uma necessidade".
Confundir os nossos desejos com as nossas necessidades vai ao cerne da cobiça e explica porque somos tão frequentemente motivados pelo desejo de mais e mais. Não percebemos que a maior realização da vida não se encontra no acúmulo de coisas, mas no conhecimento de Deus.
O décimo mandamento pode parecer um complemento comparado a itens caros como assassinato, roubo, mentira e adultério, mas é fundamental para todos os outros mandamentos e garante a paz e o contentamento. É o único comando que se concentra em uma atitude proibida e não em uma ação. No entanto, é uma salvaguarda contra a tentação de quebrar os outros nove mandamentos.
O cobiçoso desejo de Davi pela esposa de outro homem levou ao adultério, roubo e assassinato (2 Sam. 11). E o desejo de mais e mais prazer, poder ou posses pode destruir os relacionamentos familiares e nos levar a mentir para os outros. E porque a cobiça é idolatria (Cl 3: 5), também nos impede de ter e manter um relacionamento correto com Deus.
Senhor, ajuda-nos a estar contentes em ti.
Quando nós desejarmos mais e mais
do ouro deste mundo, da loja terrestre,
Ajude-nos, ó Deus, a olhar para cima
E se apoiar em Seu incomparável amor. —DJD
O contentamento é querer o que você tem, não ter tudo o que você quer. Dennis J. DeHaan
Pouco a pouco!
Pouco a pouco vou expulsá-los de antes de você, até que você tenha aumentado e você herde a terra. - Êxodo 23:30
Quando eu era uma garotinha, minha mãe me dava seu precioso "leitor" para me ajudar a aprender, da mesma forma que a ajudara anos antes. Eu amava uma história em particular, nunca sonhando com o quanto isso me afetaria anos depois.
Era sobre um garotinho com uma pequena pá. Ele estava tentando limpar um caminho através da neve profunda e recém-caída na frente de sua casa. Um homem fez uma pausa para observar a enorme tarefa da criança. “Garotinho”, ele perguntou, “como alguém tão pequeno quanto você espera terminar uma tarefa tão grande quanto esta?”
O menino olhou para cima e respondeu confiante: "Pouco a pouco, é assim!" E ele continuou cavando.
Deus despertou a semente dessa história numa época em que eu estava me recuperando de um colapso. Lembro-me de como meu eu “adulto” insultou o “filho” fraco dentro de mim: “Como alguém tão inadequado como você espera para superar uma montanha tão grande como essa?” A resposta daquele garotinho se tornou minha resposta: “Pouco a pouco, como! ”E eu venci - dependendo de Deus. Mas foi uma pequena vitória após a outra.
Os obstáculos que Israel enfrentava ao pensar em reivindicar a terra que Deus lhes havia prometido, pareciam intransponíveis. Mas Ele não lhes pediu para fazer tudo de uma vez.
“Pouco a pouco” é uma estratégia eficaz para a vitória.
Ele não me guia ano após ano,
nem mesmo dia a dia;
Mas passo a passo meu caminho se desdobra -
Meu Senhor direciona meu caminho. - Riberg
Confie em Deus para mover sua montanha, mas continue cavando. Joanie Yoder
Território Estranho
Você não passou por este caminho antes. - Josué 3: 4
Quando nosso filho Stephen tinha oito anos, ele foi convidado a pernoitar na casa de um primo. Foi sua primeira vez longe de casa e tudo soou como uma aventura emocionante. Mas quando nos preparamos para sair, ele começou a sentir aquela saudade de casa! Com lágrimas brilhando em seus olhos e sua voz tremendo, ele gritou: “Mamãe, eu não me sinto tão bem. É melhor eu ir para casa com você.
Minha esposa respondeu: "Depende de você, mas sei que você se divertirá".
"Mas mamãe", Stephen choramingou, "eles disseram que iam escalar uma grande colina amanhã, e eu nunca estive lá antes!"
Nós também podemos nos tornar amedrontados às vezes quando olhamos para a frente porque “nunca estivemos lá antes”. Mas assim como o Senhor cuidou de Josué e Israel (Josué 3), Ele cuidará de nós.
Talvez agora você esteja ansioso por algum caminho novo e inexperiente no qual o Senhor esteja conduzindo você. Então ouça a Palavra de Deus e tome coragem: “Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13: 5). “Instruir-te-ei e ensinarei-te como deves ir; Eu te guiarei com os meus olhos ”(Sl 32: 8).
Coloque sua mão pela fé na mão do seu Pai Celestial e deixe-O guiar o caminho.
Eu te prometi a Minha presença
Com você em todo lugar que você for;
Eu nunca, nunca te deixarei
Como você viaja aqui embaixo. -Rosa
Deus não nos pede para ir aonde ele não leva. Richard DeHaan
E que a vida sorria pra você como se fosse uma criança traquina, inquieta por abraçar o dia que chega, que se vai e que volta tão logo a noite nos deixe, abrindo o sol nosso de cada dia para brilhar sempre dentro de nós.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp