Se Fosse Só Sentir Saudade
SAUDADE EM OUTROS IDIOMAS
Sempre ouvi dizer que "saudade" é uma palavra que só existe na língua portuguesa. Desculpem... Mas, preciso discordar.
Segundo o Wikipédia: "Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. 'Saudade', só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.
Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil Colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está diretamente ligada à tradição marítima lusitana".
Aqui faço meu adendo e peço desculpas antecipadas. Sou muito zelosa com a língua pátria dos meus antecedentes, e preciso "provar" que há fundamentos que justificam a minha alegação de que, infelizmente, a informação passada é incorreta.
Abaixo o substantivo e a definição, em espanhol:
añoranza
* f. Nostalgia o sentimiento de pena que produce la ausencia, privación o pérdida de una persona o cosa muy querida:
* se siente añoranza de/por
* 'añoranza' también aparece en estas entradas saudade
E o que é pior, em espanhol tem até o verbo SAUDADAR...
añorar
* verbo transitivo e intransitivo. Recordar con pena la ausencia, privación o pérdida de una persona o cosa muy querida.
Portanto, o espanhol é muito mais completo, pois além de ter o substantivo añoranza (saudade) ainda tem o verbo correspondente añorar. Ou seja, o espanhol sente e conjuga o sentimento.
Quanto ao idioma inglês, realmente eles utilizam um verbo (to miss = perder, faltar, deixar escapar, etc.) para expressar o sentimento de falta, mas não existe uma palavra que traduza ou explique por si só o sentimento.
A saudade não foi feita só para machucar, porque as vezes é através dela que descobrimos o quanto gostamos de alguém.
Na minha cama cabia eu e ela com sobra. Hoje, só cabe a saudade. E eu com um pedaço pra fora.
O coração vai aprendendo que precisar ser mais duro. Vai levando algumas bordoadas e se fortalecendo. Depois, já de queixo duro, consegue passar pelas mesmas coisas sem esmorecer ou dar sinais evidentes. A dor é a mesma, a tolerância a ela é que aumenta. Hoje já está melhor que ontem. Amanhã o ciclo se repetirá. Ao fim, sobrará a lição de que tudo é passageiro e que o tempo é o melhor remédio. Um mantra até já conhecido, mas esquecido quando o corte é novo. Se cuida, alguém diz. Vem cuidar de mim, dá vontade de responder. Bobo, né? Mas é assim que a gente se sente, até entender que só nós mesmos é que podemos cuidar dos nossos próprios problemas. Se cuida? Claro. Me cuido hoje pra poder, quem sabe, cuidar de nós dois depois.
Porque qualquer pessoa fica mais bonita quando se veste do seu melhor sorriso.
"O amor acontece naturalmente, sem precisar ser forçado a caber num invólucro que diga de qual tipo é. Embalagens podem ser mentirosas, enganando quem olha de fora e iludindo quem está dentro. Acredito que seja preciso apenas ser sincero. Assim, a força de um “a gente tá junto” de verdade é tão grande quanto uma aliança de ouro no dedo."
Saudade
Tanto tempo ja se passou
Parece que foi outro dia
A lembranca ainda castiga
So me resta a nostalgia
E eu sinto uma saudade enorme daqueles momentos, uma saudade
da qual só se cura com e um remédio: Eu e Você, juntos...
Se pudéssemos, contra-atacaríamos com beijos e carinhos, mas a saudade é covarde e só aparece quando estamos sozinhos
Só nunca vou entender o que a vida nos faz. Aquele gostinho de saudade que ela nos dá ao trazer uma nova amizade e levar embora tempos depois, quando mais se precisa!
Desde que o amor se fez verbo em mim Só sei conjugar a saudade... Enquanto ele era substantivo abstrato Não doia assim.
Tem coisas que a gente so sente quando tem um amigo: Uma saudade danada quando ele esta longe, Um orgulho enorme quando ele faz sucesso, Uma tristeza sem fim quando ele sofre, Uma confiança cega quando ele esta por perto, Uma alegria imensa quando ele concorda, Uma raiva passageira quando ele erra e se machuca. Cultivar amigos é preservar a vida. É abrir espaço para compreensão. É se descobrir generoso. É jamais se sentir só!
Preciso de novos ares
para rever minha vida
Antes que a vida pare
e so me reste a saudade
de nãoo ter vivido
a minha vida.
146. “Peguei a saudade no ar e a coloquei num recipiente impossível de um modo que só eu possa abrir, pra quando estiver longe de você, deixá-la sair para saudades suas sentir e aumentar mais ainda a vontade estar perto de ti.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp