Saudades do Namorado
A saudade sentiu sua falta, e eu senti a falta de ambos!
Fiquei com saudades daqueles dias que faltávamos na escola, e das balas de chiclete! Lembra dos confetes de chocolate?
Mas o Bimbo ainda late atrás do gato do vizinho
Canarinho bem presinho
Na gaiola do engraxate..
_Escondes tuas saudades!
Só contes pro mar, nas noites em que a lua encalha na margem de lá.
E seu vestido alanjado se treme nas águas.
Pois ali há o sagrado encanto da vida.
Que ameniza a dor exposta e despida.
É preciso entender que algumas vezes sentimos saudades, não de ninguém especial, mas de lugares especiais. Eu já vi pessoas humildes, na luta diária pela sobrevivência, alegres quando dava ter alegrias, tristes nas horas de tristeza. Mas de uma felicidade diária tão permanente que só de me lembrar me emociono. Não eram santos nem sofisticados. Eram pessoas acostumadas a ralar na dureza da vida e na moleza se achassem brechas. Mas eram felizes. Deve ser o ambiente que fez crescer esse povo. Uma terra que ainda possui muita água e verdes vegetações.
Ah! Que saudades de um certo soneto
O qual ontem deixou-me posto em lágrimas
O soneto que com suas últimas rimas
Fez-me querer ter sido mais inquieto
“Por timidez, oque sofrer não pude”
Gasto de toda minha coragem agora
Se não quero que meu amor vá-se embora
Devo fazê-lo ficar, amiúde.
Não desperdiçarei minha juventude
Não sentirei remorso em minha velhice
Mártir do sofrimento e solitude
Mesmo que não o beije por tolice
Mesmo que eu não sofra se tu me iludes
Não vou sofrer pelo que nunca disse.
Tenho saudades,
Tenho vontade de te ligar,
Tenho carinho pelas lembranças,
Mas toda vez que penso em entrar em contato contigo, ouço seu áudio.
Me determinando nunca mais entrar em contato contigo. Essa é a grande angústia, manter-se longe de quem você ama e quer bem.
Saudades de olhar deus olhos castanhos,senti sua mão na minha cintura,saudades de escutar sua voz e seu eu te amo mesmo sendo mentira eu estou com saudades,saudades de você...
Meu coração ainda fica acelerado quando penso em você,ele dispara sem dó,fico ofegante só de pensar na sua voz novamente. Queria entender como eu ainda tenho sentimentos por vc ,como eu não consigo sentir ódio das suas palavras ou de vc.
Eu sentirei mais saudades do teu olhar profundo, do teu sorriso lindo, porquê foram as únicas coisas que tu me proporcionaste com pouca intensidade, mas que eram os meus detalhes favoritos sobre ti...
PARA MANTER VIVA A HISTÓRIA
SAUDADES DO MEU CABOCLO DOS OLHOS AZUIS!
E daqui a pouco será 6 de janeiro! Era no início de janeiro que os moradores de Olivença mantinham a tradição de ir à mata, escolher a árvore que seria derrubada para no dia 06 de janeiro serem dois mastros, arrastados por cordas, pelos índios e moradores (adultos e crianças) do lugar que foi integrado ao município de Ilhéus em 1912 (Aldeia dos índios dos padres) e que é Distrito Rural de Ilhéus.
Já morando no Pontal desde os sete anos de idade, vindo do Acuípe, meu pai em nenhum ano deixou de cumprir o seu dever, participando da “Puxada do mastro de São Sebastião”.
Nas noites dos dias anteriores, ele sempre saía embaixo do “Boi estrela” como chamávamos o bumba meu boi, acompanhado pelos zabumbeiros, os quais tocavam tambor, flauta, pandeiro e zabumba, indo de casa em casa. Era momento de arrecadar alimentos ou outra ajuda para o alimento e bebida a ser consumido na cepa(derrubada da árvore) que era recheada de mosquitos. Ir para a cepa era uma aventura. A hora que a árvore caía era de festejo.
Hoje, me lembro e sinto uma grande honra de lembrar do meu “caboclo dos olhos azuis” e sua fidelidade à essa festa, que infelizmente foi institucionalizada. Era tão natural!
Alteraram o dia, a nossa Olivença é invadida e a festa desrespeitada. Graças aos Machadeiros, a tradição não foi totalmente descaracterizada. VIDA LONGA AOS MACHADEIROS!
E lá vinha ele tocando o sino para anunciar a chegada do mastro. Atrás vinham os valorosos e corajosos homens, enfrentando a areia mole e desatolando o mastro, ao longo da jornada de 3km aproximadamente, que ficavam mais longos, pois tomados pelo cansaço paravam. Aos gritos de incentivo, retomavam a lida e avançavam. E todos cantavam alegremente
“Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão, puxa puxa leva leva o mastro de São Sebastião. Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão, Ajuê Dan Dão virou e Ajuê Dan Dão virá Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão...”
O “Ajuê” tem a pronúncia de “Arruê”
Entre um e outro refrão, Neguinha de Geísa e outras mulheres, tiravam os versos.
Os homens levavam o mastro até a porta da Igreja de N.Sra. da Escada e avançavam com as cordas até o altar. Essa prática deixou de existir quando foi iniciada a institucionalização por causa do desrespeito daqueles que vinham de fora e transformaram a festa religiosa em profana.
Lembro do meu pai, Everaldo Mendonça, indignado com essa alteração da tradição, relembrava o quanto antigamente era diferente, que a Praça era livre e só tinha os caboclos. Acrescentava dizendo que depois vinha muita gente fazer bagunça e fazer paródias desrespeitosas.
Agora, a festa acontece todo segundo domingo do mês de janeiro e este ano, será no dia 14 de janeiro de 2018.
AVANTE MACHADEIROS! Vamos manter vivas nossas tradições
"Não sentir saudades de alguém é ausência de amor? Mas, se amar é uma ilusão, não existe, então não sentir saudades é o natural.
É liberdade. Desapego. Correto?"
"Flor de algodão"
🌺
Saudades daquela época
casas grandes
e portões
pequenos, afinal havia
confiança
na vizinhança,
logo cedo alguém sorria
acenando e dizendo
um bom dia!...💚
***
Saudades, tenho sim
muitas
saudade, tenho de mim
do garoto que fui
de ter tempo para tudo
saudade de uma fase linda
de esperar o vento
de olhar e desejar a menina
saudade de empinar pipa
saudade de tantas saudades
saudade, de viver...
VOCE
Tão diverso tens estado
Daquele que conheci
Que ontem estando a teu lado
Tive saudades de ti.
To com saudades de vc só isso mesmo...me condene se quiser...mas se vc tambem estiver sentindo falta do que vivemos... volta a falar comigo...pfv :-:
💝Saudades dos tempos que o😂 sorrisos era sincero,
Saudades que o👀 olho no olho era muito importante.
Saudades que um forte abraço era prova de amor e carinho.
Saudades daqueles dois 😘😘beijos na Buchecha.
Saudades daquelas visitas de saudades sem segundas intenções,
Saudades de ninguém olhar o tamanho do seu corpo se está dentro ou fora dos padrões.
De ninguém olhar pelas suas vestimentas se são da moda ou não e baratas ou caras.
Saudades de amizade pura sem segundas intenções ou interesses.
Saudades de pessoas com vergonha na cara, que não vivia pedindo nada a ninguém.
Saudades de amores sinceros e inocentes sem interesses algum.
Saudades da minha infância pura e inocente.
Somos todos passageiros de um trem chamado Vida, um dia teremos que desembarcar e seremos saudades, vamos viver cada segundo como se fosse o último. Paz e bençãos pra todos nós Amém 🙏
Saudades é para quem ama.
Sentir falta, é para que quer preencher apenas um vazio.
Nunca confunda AMOR com PAIXÃO.
O amor nunca acaba, mas a paixão é passageira.
E para quem já sofreu antes, fica fácil ver o que é verdadeiro ou não.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp