Saudade de Tio que Faleceu
Eu sinto saudades
daquele tempo
em que eu lambia
a colher de pau
com resquícios
da massa de bolo...
Eu sinto carência
de uma fatia
do bolo da infância
que ficou alí
apagada no sopro de
um desejo infantil...
Mas...
eu ainda sinto viva
a presença daquela menina
acanhada
que brincava de escrever versinhos perfumados de meiguice...
Ela sobrevive em mim!...
✍©️ @MiriamDaCosta
#EscrituraCriativa #Poesia #Versos #Pensamentos
Depois de viver tantos anos ao seu lado, tentando aprender com você, como ser melhor, agora sinto que tenho que ser grato.
Se foi sorte, destino ou acaso, nunca vou saber, mas sei que fui afortunado, pois desde o momento que você ganhou essa missão de cuidar de mim, sempre tive tudo que foi necessário e se hoje eu sou oque sou é por que você foi oque foi, meu pai. É por isso que sou grato, hoje mesmo na sua ausência física, sua vida se reflete nas minhas atitudes, que sempre vão ter o peso de levar seu nome e é claro que farei isso com honra.
"Saúde e felicidade" como um mantra você me desejou essa frase todos os dias. Frase que hoje repito em meus pensamentos e assim busco conquistar seu desejo. E os caminhos que você construiu pra mim, vou considerar como um atalho para "Saúde e Felicidades"
A convivência com a dor é a única opção que sempre estará presente, a alegria de ter vivido ao seu lado sempre será meu consolo e a missão de aproveitar a vida da forma que você sempre desejou que eu fizesse, irei executar com êxito graças aos caminhos que estou percorrendo, aqueles que você construiu.
Obrigado Pai.
Um ano sem a sua presença física, não é um ano sem você no coração.
O choro do luto.
A gente não chora porque sente arrependimento.
A gente chora porque sente saudades.
É um choro muito diferente dos que costumamos ter em certos momentos de nossas vidas.
O choro do luto vem de repente, é quando a saudade ultrapassa o limite do nosso controle ela chega do nada, fazendo as lágrimas abrirem as portas dos nossos olhos com muita força e saltarem desenfreadas pela nossa face. Dando-nos uma sensação de vazio e a percepção de que a separação de corpos de quem aprendemos a amar tanto é tão difícil. Separar-se de uma pessoa que viveu a vida inteira nos ensinado por gestos, palavras, silêncio e atitudes a amá-la.
Mãe, quantas coisas boas você deixou para mim. Que mãe completa você foi além de: amiga, confidente, ouvinte, guardadora dos meus segredos mais íntimos.
Que falta você faz minha AMADA MÃE. Nada está preenchendo o vazio que você deixou no meu coração.
Mas nesses momentos de dor e solidão, estou sempre junto de Deus rezando com muita fé até acalmar meu coração. Tão logo sou atendida, sinto-me aliviada, então continuo a minha caminhada.
Que DEUS dê a luz e o descanso eterno.
Eternamente te amarei
Fecho os olhos, enalteço a ensejo de me reencontrar consigo numa tarde de sossego, de palavra suave que regozijam as nossas alma. boa noite surpreenda-me, com a sua presença ao meu lado!
Noite triste
exaure em mim a sua ausência, presito a sua falta em meu dia-à-dia. sofro e em cada alvorar e reinaço em suas lembranças magnifica.
Era tudo bom entre nós, mas o tempo foi cruel consigo, levou-a a vida, bendizendo sofra Cafuanda, morra de solidão, e faleço pensando no seu a deus, faleço porque já não te vejo em nenhum lugar, se não for em retrato que alegremente desenhamos!
Chocondona foste o nascer da minha esperança, a convicção dos meus sentimentos camufulado, enchia-me de amor, carinho, paz e puro afecto. A sua morte foi um castigo para nós, sempre te reminisceciarei, com o mesmo amor tácito que sentiamos um pelo outro, que a sua alma encontre uma vida melhor; amo-a minha alegria e esperança!
Juro com o meu coração que te odearia, a cada nascer e por do sol pela todo sofrimento, dor que me faz sentir.
Mas não consigo,
a cada amanhecer
eu te lembro,
e a cada anoitecer
eu não te esqueço.
Vivo feito uma formiga migalhando pelo seu amor!
Hoje eu sofro
em silêncio
mas me calo
com o medo da sua rejeição
prefiro me calar porque de mim tens toda força e desejo que poder.
Tu bem sabe que mora no lado esquerdo do meu coração
que de mim
tens toda compreensão que precisar.
Mas saiba
que nem tudo é felicidade; a vida me amedronta pela dor e solidão
que me causa e que norteia a minha existência que me faz pensar, lembrar, compreender; mas não te sentir e te amar.
Me responda
o que será de mim? o que será de nós? vivendo este amor repleto de saudade e lembrança?
Ai de mim!
Já não sei minha amada se te esqueço ou te lembro. Mas tu sabe melhor o que devo fazer!
As saudades...
Surgem sempre inesperadamente...
Num pensamento,
Numa memoria,
Numa recordaÇao tua...
Invadindo meu olhar,
Marcadas dentro de meu coraÇao,
E fazendo-me acreditar...
Que tu sempre foste a razao de meu viver,
E que sem ti...
A vida perderia a cor...
De meu sonhar!
Bom dia meu bem!
Eu sinto saudades todos os dias.
As vezes me pego pensando como
teria sido se a gente tivesse ficado
juntos.
A dor do luto é a dor da ausência de quem se ama. A ausência dolorosa de não ver mais fisicamente quem tanto amamos. Não é uma questão de tristeza, é uma questão de saudade.
Ela estava ali diante dele, e com passos leves se aproximou. O coração palpitava tanto que parecia que ia saltar pela boca. Seus olhos, um fixados no outro, ela fitou os lábios dele e com um leve toque os tocou com os seus, os olhos fecharam-se como num doce sono e as bocas numa dança suave embalaram o beijo tão desejado. Ouvia-se pequenos sussurros, a espera havia chegado ao fim e os dois só rezavam ao universo para nunca mais se perderem um do outro.
Aah seu sorriso, seu olhar, seu cheiro.. São coisas maravilhosas que você, só você pode me proporcionar... do jeito exato que eu gosto, da forma exata que eu gosto, pareço forte, mais estou fraco, sem sentidos, sem vontades, jogar a toalha ou guerrear, batalhar até o fim? Difícil sabendo que no final dessa guerra e dessa batalha você pode não estar esperando por mim... saudade dói, falta dói, vontade de beijar você e abraçar DÓI muito...
É Deus coloco em suas mãos, eu não tenho mais controle sob meu barco, entrego a ti.
O CHAMADO CREPUSCULAR DA ALMA ANTIGA.
Autor: Marcelo Caetano Monteiro.
Do Livro: Primavera De Solidão. Ano: 1990.
Manhumirim - MG.
A saudade ergue-se como figura velada que atravessa lentamente as câmaras internas do ser
Arrasta consigo o peso das horas não vividas e o eco das presenças que cessaram de respirar ao nosso lado.
Não possui voz audível.
Insinua-se como sopro que roça o espírito.
Um murmúrio que fere com doçura.
Cada lembrança torna-se pétala escura repousada sobre o peito.
Nesse sentimento não há desespero
Há gravidade.
Uma melancolia digna que se reveste de nobreza por tocar o que houve de mais verdadeiro na experiência humana.
Ela aproxima-se com passos suspensos.
Traz nos dedos o pó das memórias sorrindo aos ares.
Acende no pensamento a chama pálida dos instantes julgados extintos.
No âmago dessa vivência a saudade revela-se fenômeno psicológico e espiritual porque se ama nessa dimensão.
Não deseja destruir.
Deseja recordar.
Deseja restaurar o sentido do que fomos ao caminhar alhures.
Conduz o olhar ao útero distante e íntimo onde repousam as próprias sombras filhas de si mesmas.
É lamento silencioso porque nasce no interior onde a linguagem não alcança somente brinca, também chora e recolhe-se na penumbra.
É lúgubre porque conhece a profundidade do tempo com o seu corte lento constante e implacável amigo.
Quando grita dentro de nós não há violência.
Há convocação.
Como se o interior do ser abrisse uma porta antiga sem a chave certa ou já perdida e ignorada.
Por ela penetra uma presença que não pretende partir é mister ficar um pouco na dor.
Nesse encontro sutil compreende-se que não sofremos pela ausência.
Sofremos pelo significado que ela deixou impregnado por todos os meandros.
Gravado como marca indelével nas paredes do espírito em constante fuga , mas que fica.
E assim mesmo envolta em sombras essa voz crepuscular eleva o ser à dignidade silenciosa de continuar fiel àquilo que o tempo jamais conseguiu apagar.
Eis o epitáfio: " Fiel ao seu gênio , fiel a si mesmo. "
Somos seres humanos, e como tal podemos nos sentir sozinhos e desencorajados às vezes. Mas nunca devemos nos esquecer da magia da vida, aquela que nos leva adiante mesmo nos dias mais difíceis e sombrios. Porque a vida pode trazer-nos incríveis oportunidades e o melhor da humanidade. Uma chance para amar, perdoar, crescer, conhecer e viver o melhor que temos para oferecer. Deixe-se encher de emoção e positividade, e compartilhe a alegria com aqueles ao seu redor. É possível mudar o caminho da vida, através de ações e palavras boas. Essa magia pode mudar tudo ao nosso redor, quando começamos a ver com olhos cheios de amor.
Hoje eu gritei, e em cada palavra ardente de raiva e ódio, encontrei apenas silêncio e desilusão. No eco das lembranças e promessas quebradas, percebi que uma parte de mim morreu, consumida pela dor, sem jamais entender por que me deixaram gritar.
Quando um poeta diz que te ama, é porque ama, mas não julgue ser paixão.
O coração de quem vive o amor como um sonho é um coração que carrega uma tristeza imensa,
transformando cada dia em uma eternidade de dor.
Acolhe para si sentimentos tão profundos e devastadores, que nenhum outro,
com tão pouca experiência no amor, jamais poderia expressar em palavras.
Alimentar a mágoa e o ressentimento é como arrancar o coração diversas vezes por dia e deixar a dor.
O que você quer arrancar hoje?
Primeiro, morri diversas vezes. Não por escolha, nem sabia eu que teria que estar nos capítulos mais tristes do livro onde hoje escrevo. Tive que fingir não sentir dor, fugi para os galhos mais altos ao ver meus monstros me procurar nas ruas onde catava minhas flores e sonhos. Outras vezes até me escondi no escuro de paredes sem luzes e matas ventosas e frias, observando apenas a minha inocência. Não sabia que há algum tempo atrás, tão pouco atrás, teria que brigar com os covardes e sombrios medos que me avisaram chegar em gritos.
Por segundo, me tornei intolerável. Abri meu coração a sentimentos em ações concretas de guerra, tive que lutar fielmente contra tudo o que aprendi como "força": mágoa, ressentimento, dor e desamor. Parece confuso, mas, sim, não me corrompi.
Por terceiro, estou aqui. Ao descobrir que agora posso narrar meu próximo capítulo, eu, mais do que ninguém, escolho com todo amor não sentir mais dor. Se você não sabe ou não pode escolher não sentir dor, meu conselho é que escreva esse capítulo da sua vida, leia com atenção e vire a página. Essa será a nova versão da sua história, pode escreva agora!
