Salvação
Os cristãos zombavam dos filósofos pagãos porque estes, ao invés de pensarem em sua salvação, só pensaram nas coisas exteriores a eles. O cristão só pensa em si.
No Calvinismo a salvação não é, e nunca será pela Graça, mas por um decreto INCONDICIONAL antes da fundação do mundo. Assim, o Sola Gratia no calvinismo é uma farsa total.
A salvação, pela graça mediante a fé no Evangelho de Cristo, encontra sua primeira expressão pública e ordenada no batismo, o qual testifica o verdadeiro arrependimento e a fé salvadora, inaugurando a vida nova e visível em Cristo.
Enquanto a leitura bíblica oferece um entendimento direto do plano da salvação e das qualidades divinas, como o caráter e a soberania de Deus, a teologia se dedica a uma investigação sistemática e abrangente, exigindo maior profundidade espiritual e intelectual.
A razão pela qual a graça de Deus é o único caminho para desenvolvermos a salvação de maneira plena e saudável está relacionada ao fato de que ela provê, pelo poder do Espírito Santo em nós, todos os recursos para mantermos a salvação até o fim.
A salvação é um dom gratuito, mas a resposta a ela exige esforço contínuo, fidelidade e santificação, pois a graça de Deus nos chama a viver de maneira digna do sacrifício que nos resgatou.
A graça de Deus, por meio do sacrifício de Cristo, abriu um novo e vivo caminho para a salvação, antes impossível quando tentávamos nos salvar pelas obras da lei.
A certeza da salvação é um discernimento engendrado em nós pelo Espírito Santo, em razão do meu ato de fé da Graça de Deus em minha vida.
5 Espantalhos calvinistas contra o Arminianismo:
1. O homem se salva sozinho. Respondo: A salvação é inteiramente pela Graça de Deus.
2. O livre-arbítrio está acima de Deus. Respondo: A liberdade é um dom dado soberanamente por Deus ao homem.
3. O Arminianismo nega a eleição. Respondo: Cremos na eleição bíblica e ortodoxa que é condicional á fé pré-conhecida por Deus.
4. Deus não é soberano no Arminianismo. Respondo: Deus é soberano ao conceder liberdade real. Não confundimos soberania com determinismo e paganismo pagão.
5. O Arminianismo é uma doutrina entrada no homem. Respondo: é centrada no amor, justiça e Graça de Deus.
Quanto à segurança da salvação, tudo que um Cristão Bíblico e Ortodoxo faz é descansar no amor e na promessa de Cristo. Para ele o Evangelho não tem nada de complicado como o calvinismo apresenta, ao ponto de ter que mudar o significado óbvio das palavras em outra coisa, para tentar convencer as pessoas de que Deus não ama a todos e não deseja a salvação de todos.
No calvinismo Deus convida a todos para a salvação — inclusive os réprobos por quem Cristo não morreu e que já foram predestinados ao inferno desde a eternidade passada. Não precisa ser muito inteligente para perceber que isso é uma contradição ridícula e uma desonestidade diabólica com o réprobo.
Deus não excluiu nenhuma pessoa do plano da salvação e ninguém foi predestinado ao inferno como afirma o calvinismo. A Verdade é que são os homens que rejeitam por seu livre-arbítrio a oferta de salvação que Deus proveu para TODOS por meio de Cristo Jesus.
A falta de sinceridade na oferta de salvação do calvinismo transforma Deus em um mentiroso. Apesar das narrativas falaciosas que os calvinistas usam para parecer que essa oferta de salvação é estendida a todos, ela não é (expiação limitada); e pior, eles sabem disso.
Foi Deus quem determinou de Sua própria vontade prover salvação a humanidade. Foi Ele quem gerou o plano da salvação e estabeleceu as condições para atender a esse plano que, são a fé, arrependimento e fidelidade. Essas são regras imutáveis estabelecidas soberanamente por Deus.
