Sabedoria Humana para Socrates
Que a gente saiba semear o jardim da vida cultivando sementes de sabedoria para germinar e colher. É preciso deixar brotar no tempo de cada sentimento a flor que deseja florir dentro de si. O desabrochar depende da raiz e da fertilidade do solo para plantio. Que a gente deixe florescer a essência da alma como néctar para quem beija a flor e sopra no ar o aroma florido de amor. Que a gente seja flor!
A soberba é a cólera da sabedoria. O sábio é manso e puro. Tem o conhecimento de observar com a compreensão, silenciar com o coração e falar com a razão. A sabedoria ensina a soberania o saber sem impor e nem se opor a credo, crença e raça. É uma linguagem universal, língua do amor conectada com Deus. É o verbo altíssimo de quem usa os provérbios e literaturas divinas como a língua dos anjos.
Lealdade é uma das portas do interior. Que usa a chave dos sentimentos com sabedoria. Lealdade é quando somos fiéis ao que sentimos, é ser verdadeiro com nossas palavras e pensamentos, é ser consciente de nossas ações.
Tenha sabedoria para entrar e sair, para falar e para ficar em silêncio, assim muitas portas serão abertas.
É duvidar muito da "SABEDORIA" de Deus, pensar que sua salvação está no fato de aos finais de semanas você ir a um local, cantar e ouvir uma mensagem, sendo que durante a semana toda onde você passa causa mal-estar, guerra, destila ódio, inveja, avareza.
A dúvida, é o princípio da sabedoria na produção do conhecimento.Jamais aceite uma ideia sem questionar, pois a convicção pode asfixiar a construção de novos conhecimentos.
Escolher com sabedoria onde colocar nossa atenção é um ato de autocuidado. A paz é essencial para o equilíbrio emocional, e isso inclui afastar-se de conflitos desnecessários e preocupações que não estão sob nosso controle. A reflexão “Se não traz paz, lucro ou propósito, não dê seu tempo, energia ou atenção” nos convida a rever nossas prioridades.
Será que as pessoas com quem convivemos e os projetos que assumimos nos ajudam a encontrar paz? Eles nos proporcionam crescimento, seja financeiro ou emocional? Estão alinhados com os nossos valores e objetivos de vida? Quando passamos a filtrar o que merece nossa dedicação, começamos a encontrar um equilíbrio maior.
A paz interior não se negocia, o lucro pode vir em várias formas – não apenas monetárias – e o propósito é aquilo que nos dá motivação para seguir em frente. Se algo não contribui para nenhuma dessas áreas, talvez seja hora de abrir mão.
Imagine que somos a maior empresa de nossas vidas. Nesse cenário, somos ao mesmo tempo funcionários, gerentes e patrões. Como funcionários, desempenhamos nossas tarefas diárias; como gerentes, tomamos decisões sobre onde investir nossos esforços; e como patrões, somos responsáveis por garantir que o ambiente de trabalho — nossa própria vida — seja saudável e produtivo.
Se algo não contribui para nossa paz, não traz retorno positivo (seja em forma de aprendizado, crescimento ou benefício financeiro) ou não está alinhado com nosso propósito, estamos, na verdade, fazendo um mau investimento. E como gestores dessa empresa pessoal, devemos ser criteriosos em relação a onde direcionamos nossos recursos.
Adotar essa mentalidade de gestão pode nos ajudar a manter o equilíbrio, a melhorar nossa produtividade e a garantir que estamos vivendo de maneira alinhada com nossos verdadeiros desejos e aspirações. No final das contas, ao cuidar bem de nós mesmos e fazer escolhas deliberadas sobre como investimos nosso tempo e energia, estamos construindo uma vida mais rica e significativa.
A chave é estar sempre atento a esses três critérios — paz, lucro e propósito — e usá-los como guia para tomar decisões que promovam nosso bem-estar e realização pessoal.
O Silêncio
O silêncio tem duas palavras que o completam, sabedoria e covardia: Sabedoria, quando não se deixa levar pela covardia; Covardia, quando não se deixa fazer uso da sabedoria.
Falar ou calar exige sapiência e perspicácia. É uma decisão com prudência...
Élcio José Martins
Momento de Reflexão
A sabedoria satânica diz: Faze o que tu queres, pois é tudo da lei. By Aleister Crowley
A sabedoria da Bíblia diz:Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.
Eclesiastes11.9
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases de Sócrates para refletir e inspirar
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Pensamentos de Sócrates
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria