Sabedoria Humana para Socrates
Mandamento 6 - Valorizar a vida humana
Você não deve matar. - Êxodo 20:13
Os judeus entenderam claramente que o sexto mandamento se refere ao assassinato - a captura maliciosa da vida humana. Não proíbe os governos de usar a pena de morte ou de guerrear. Este mandamento trata apenas da moralidade privada.
Êxodo 20:13 é baseado na verdade divina de que a vida humana é sagrada e que devemos protegê-la e preservá-la. Todo ser humano tem a imagem de Deus. Até mesmo um embrião é marcado por uma identidade única desde o momento da concepção. A vida é o presente mais precioso de Deus e só Ele tem o direito de aceitá-la. O aborto, a eutanásia e o suicídio assistido por médicos devem todos ser vistos à luz do direito de Deus à nossa vida.
Jesus trouxe o sexto mandamento à porta de todos quando Ele disse que ficar zangado com alguém sem causa nos faz culpado de assassinato (Mateus 5: 21-22). E João escreveu: “Quem odeia a seu irmão é homicida” (1 Jo 3:15). Isso faz de nós todos assassinos em desesperada necessidade do perdão e da misericórdia de Deus.
Obrigado Senhor por seu amor e perdão. Ajude-nos pelo Seu Espírito Santo a amar os outros como você nos amou, e ao fazê-lo para valorizar a vida, proteger a vida e enriquecer a vida como um presente de você.
Pontos a Ponderar
O que John quis dizer quando disse que, se odiamos
alguém, somos assassinos? (1 João 3:15) Como
essa verdade nos ajuda a perdoar aqueles que nos magoam?
A raiva é apenas uma letra curta de perigo. Dennis J. DeHaan
Acordados ou Dormindo, Persistimos!
A natureza humana é complicada, sempre criando expectativas sem pensar nos resultados! Enquanto acordados, existimos e resistimos, no entanto, enquanto estamos dormindo a uma existência e uma resistência. Quando depositamos todas as nossas fichas em uma unica situação, automaticamente esquecemos que uma moeda tem dois lados e quando jogamos ela para o auto, pode cair para qualquer lado. Independente das brigas entre o que acreditamos ser real e o que ganha sentido através dos nossos sentimentos, podemos levar uma vida cheia de significados ou uma vida repleta de sinônimos.
Qual o homem ideal a ser alcançado?
O homem é de uma só natureza, humana, carnal, mas o espírito, que é o reflexo do seu caráter
moral e intelectual difere entre todos.
Uns são céticos, outros científicos, outros crédulos,
com respeito ao seu modo de viver.
Os céticos dizem: "Deus não existe, então tudo é permitido."
Os científicos procuram respostas para tudo que não compreendem na ciência, e estão dispostos à pesquisa
e, não raro aceitam mudar de ponto de vista.
Os crédulos responsabilizam Deus por tudo, até por coisas ruins que lhes acontecem...
Amar: realidade intrínseca, que transcende a vontade humana!
AMAR é realidade;
Que a nós é transcendental;
Por seu tão PURO julgar!...
Por seu sentir, ser vontade;
Tem em nós, um sentir tal;
Que só sente, quem AMAR.
Feliz de quem tal sentir;
Por receber, ou por dar;
Tão gostosa sensação!...
Por ter um tão bom servir;
como o do bom encontrar;
Por seu sentir, ser tão bom.
Por ser intrínseca em nós;
Essa tão linda verdade;
Tem o tal, sentir sentido!...
Que só sente, quem der vós;
Àquela pura vontade;
De servir, sem ser servido.
Por em seu dar, tudo ter;
Para esse gostoso AMAR;
Nada daqui tem valor!...
Por só ter em seu querer;
Para a outrem bem consolar;
Dar AMOR e mais AMOR;
Com Carinho;
O homem nos seus conflitos internos e na sua fragilidade humana muitas vezes se torna perverso e desumano.
A emoção humana
Tão traiçoeira e completamente indefinida
Que não se controla e muito menos se extinga
Que nos faz ser intensos
Que nos faz sofrer
Mas ainda assim, sem ela
Qual seria a razão de viver?
A origem do fascismo não é meramente política ou social, é antes de tudo humana e subjetiva. O homem é sua origem!
Quando a culpa na mente humana for somente pelos erros, efetivamente, cometidos a sociedade conseguirá se libertar da culpa plantada pelos poderosos, nos primórdios da civilização, que lucravam com a tormenta mental alheia que impedia o ser humano de se permitir usufruir de alguns prazeres materiais e pessoais. Desde então, é assim que caminha a humanidade e os seus poderosos - culpas injustas provendo confortos
Sem exceção, é verdade que quanto menor o grau de inteligência na mente humana, mais ela é influenciada pela superstição.
A essência do guerreiro, ou a essência da bravura humana, está na recusa em desistir de alguém ou de alguma coisa.
Inquietude Humana
Necessária, benéfica e arriscada, com seus inevitáveis atropelos, fez do homem um 'quase deus' no ultimo século, tamanho e surpreendente progresso tecnológico e científico.
“A mente humana tem a incrível capacidade de recordar não somente uma experiência mas, principalmente, a atmosfera emocional que envolveu um certo acontecimento significativo em nossa vida, no nosso caso, deve ser positivo. Pode-se fazer isso, antes de iniciar uma sessão de Reiki.”
CONSCIÊNCIA HUMANA
Direitos para pretos
Direitos para brancos
Direitos iguais, que seja
Em qualquer canto
Direitos para o velho
Para criança também
Direitos melhores
Para pessoas do bem.
Quando houver mais consciencia humana, haverá menos preconceito. A cor do ser humano nao define seu caráter.
A ação humana, seja ela positiva ou negativa, precisa depender de motivação.
Pois Quebrar barreiras do dia a dia e atingir o sucesso não é tarefa fácil
Toda história humana está resumida nestas palavras.
As mesmas que causaram crises, guerras, transformações e revoluções.
FÉ, PODER, POLÍTICA, DINHEIRO, RAZÃO, FILOSOFIA, SEXO.
Felicidade, não que seja ruim a querermos.
Mas percebo que torna mais forte a vaidade humana nos tornando mais egoísta...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases de Sócrates para refletir e inspirar
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Pensamentos de Sócrates
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria