Rock para Amigos
Tem pessoas que a gente conhece pela ociosidade do acaso mesmo..
Já outros, porque era necessário e preciso.
Deu pra entender aí do outro lado?
"Só os figurantes da vida protagonizam a vida dos outros!"
E falar nisso, está na hora do desapego com os que insistem em ser figurantes e em me fazer figurantes. Esses mesmos que estão se desfigurando essencialmente em minha vida.
☺️ As vezes as pessoas nos obrigam a dar um reset de tanto nos colocar no ESC.
(F5)
Ser um pai é ser amigo
É também participar
É oferecer abrigo
O conforto de um lar
Mas além de provedor
Tem que ser acolhedor
Para o filho o amar
Renato Teixeira escreveu em Romaria "Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar...". Já Shakespeare registrou que devemos "Valorizar amigos testados, mas não oferecer amizade a cada um um que aparecer a sua frente". Mas aprendi que devemos oferecer o que há de melhor em nós, seja o olhar ou a amizade, e jamais aguardar reciprocidade pois nem todos tem compreensão para receber um olhar sincero ou uma amizade verdadeira.
...
Os melhores bombons estão em caixas novas e velhas. Espero ter o privilégio de contemplar o mundo com as bengalas da prudência, pois criança saboreei o doce da vida.
Nos últimos vinte anos percebi que precisava armazenar suavidade para resplandecer altivez quanto meu rosto já mostrasse sinais de cansaço, e ao desembarcar na terra de Fernando Pessoa, me tornei vizinho da afabilidade, da brandura e da galanteria.
Sentimentos armazenados por aproximadamente oitenta anos, cultivados em barris de carvalho, fragrância exalada e inalada por quem tem a sensibilidade de perceber o quão mágico pode ser o odor da gratidão. De quem respira, pela chance de aprender. De quem expele, pela humildade de continuar aprendendo.
Ahhh, como é lindo contemplar a dissipação da amargura oitentista com a naturalidade de quem tem o dom de jovializar sua própria alma. Seres que souberam acumular sabedoria para hoje usufruir da sapiência ao impactar meros mortais, ainda sentados na antessala da sabedoria.
Ao passo que me tornei velho para jovens que me rodeiam, me vi criança ao ser observado pela amizade repleta de marcas de expressão e cabelos brancos. Ancoro meus princípios e valores em uma travessa sem saída, e vivo defronte à dignidade de uma velhice confessada, muito mais bela que outras disfarçadas e esticadas.
Obrigado Rio Douro, das suas margens, do Porto à Baião, tive a honraria de frutificar meu coração e fortificar minha alma ao experimentar a condescendência porta com porta e a benevolência larga e verdadeira.
Hoje penhoro toda e qualquer arrogância de dever cumprido, e me abro para um universo de possibilidades. Anos vindouros, onde também poderei historiar e dividir com mancebos de trinta, quarenta a cinquenta, a honraria que tive ao conhecer a afabilidade chamada de Terezinha, a brandura chamada de Cinda e a galanteria chamada de Lino.
Ao meu amigo Nilson
O dom do convívio é uma das faculdades naturais que Deus concedeu ao homem. Graças a ele, o homem se expressa no Mundo, vivendo em sociedade. Quando bem utilizado, é veículo de bênçãos grandiosas. Seu uso correto constrói impérios e essa construção tem me feito muitíssimo bem. A palavra estimula, incentiva, vivifica. O convívio é construído pela beleza e grandiosidade das palavras.
Não faz muito tempo, por influência de um Professor, conheci a textualidade e opiniões de um uma pessoa que hoje me emociona com seu dom de ser simples. Alguém que sempre acrescenta um sorriso ao vocábulo que emite e transforma tudo em serenidade. Antes era um autor que servia de referência para meus debates, hoje é meu amigo.
E que orgulho eu tenho de dizer isso: Que bom que você é meu amigo!
Penso que as pessoas poderão esquecer-se do que você disse, depois de algum tempo. Mesmo porque, quase sempre a memória nos trai. As pessoas poderão esquecer-se do que você fez, com o passar dos anos. A memória da gratidão costuma empalidecer no decurso dos anos. Mas as pessoas nunca se esquecerão de como você as fez sentir, da amizade que ofertou, da alegria que proporcionou, da paz que semeou. Abençoados por Deus são os que se fazem doadores de alegria, que são exemplos de paz e serenidade.
Uma vez, esse amigo me disse que eu fizesse o bem, guardando a certeza que os benefícios chegarão, de alguma forma, seja imediatamente ou demoradamente, mas sempre virão. Isto porque a toda ação corresponde uma reação. E o bem somente gera bem maior.
Falo de alguém que sabe, mesmo diante de dificuldades, enxergar uma bela luz no horizonte e que não perdeu o dom de se emocionar com o simples, com o cotidiano, com o que muitas vezes passa despercebido.
O homem é um ser gregário por natureza. Ele sente necessidade de convívio e contato com os semelhantes. Justamente por isso, estabelece vínculos. Muitos desses vínculos são praticamente automáticos, mas algumas ligações originam-se apenas de afinidade e simpatia. A amizade é uma forma de afeto muito peculiar e muito bonita. Os amigos são a família que se escolheu. E que bom é ter a oportunidade de fazer tal escolha! Que bom é ter alegria com os que nos são caros e raros. Que bom é poder rir do mundo e da vida e saber que tal manifestação de felicidade não tem motivos ou razão de ser, e mesmo assim existe, ou existe justamente pra isso e por isso.
Obrigada pelo abraço, tanto para comigo como para os que me cercam e que me são essenciais. Que bom que há você no mundo! Que bom que existe a alegria que você emana e que bom que você vive brigando e reclamando comigo!
Senti vontade de agradecer e de te dizer que tu és um cara gente boa demais!
Obrigada por tudo! Obrigada por sempre!
E, por favor, continue reclamando comigo, brigue bem muito, continue não gostando de nenhuma música que eu gosto, que eu vou fazer questão de continuar sendo bem CRI CRI, bem chata e te perturbando bastante, como você faz questão de me dizer sempre.
Gosto demais de tu!
Xero Nilson!
A pessoa que vc ama, não é e nem vai ser perfeita, e vc vai amar suas imperfeições mais que suas virtudes.
Amar não se explica, apenas sente, sente saudade, sente raiva, carinho, ciúmes, menos indiferença, menos orgulho, menos vergonha...
Amor é entrega, confiança, é amizade.
No silêncio, o mais eloquente é quem sabe dizer "Eu te amo" com um olhar, e "Sempre estarei ao seu lado" com um abraço...
—Jesus pergunta e você responde—
Como faz para acender a luz?
—Aperto um botão ?!
Aquilo que come vê o processo digestivo? — Não vejo!
Como escolhe amar alguém?
— Não sei!
Você sabe como é que o mar para e não atravessa o limite? — Não!
De onde vêm a neve?— Não!
Você sabe decidir qual é a melhor
vocação para você? —Não!
Você sabe o que vai acontecer amanhã? —Não!
Você sabe porque eu estou aqui? Não precisa responder! Siga-me!
—Vou lhe contar tudo...
Ainda existem pessoas que querem o nosso bem, que se alegram com a nossa alegria e choram diante da nossa tristeza. Se tu encontrares alguém assim em teu caminho, não deixe ir embora, pois pessoas assim são raras e difíceis de encontrar.
Eu sempre apostei na ideia de que é possível, sim, vencer sem a ajuda dos outros. No entanto, a vida me fez enxergar (secamente) toda a pretensiosidade existente nas minhas palavras; de maneira ou outra, apoios são fatores cruciais para a melhora de determinada situação ou para a mudança de certa condição de vida.
*Decisões e incertezas*
E Isso foi o que decidi.
Não sei expressar de outra maneira.
Gratidão? Alegria?
Uma sensação estranha,
O orgulho machuca meu coração.
E eu ainda não consigo entender
Como esse tipo de situação me persegue
Tenho medo de decepcionar-lhes
Ou de tentar e não conseguir,
Mas isso foi o que decidi.
Tentar e vencer para orgulhar.
Dar o meu melhor
para quem acredita em mim.
E dar continuação a esse ato altruísta.
Por isso preciso suportar e vencer.
Não desistir e manter minha integridade.
Por mais que doa, preciso tentar,
Por vocês e não por mim.
Mas em meio ao orgulho,
Há também outro sentimento que me atormenta,
Cuja essência desconheço.
É exatamente esse o caminho que desejo seguir?
*O Ciclo da Ressureição*
Sinto que estou preso
entre muros inquebráveis de lembranças.
Não consigo escapar,
não consigo me esconder
dos momentos em que eu voava por aí.
Sinto que estou perdido na gaiola.
Com uma dor inexplicável em meu peito.
Não há futuro, nem presente, só passado para mim
e as grades de lembranças me atraem;
e os resquícios das boas emoções me enlouquecem.
É inexplicável a tristeza que sinto,
não tenho forças, nem vontade, apenas sonhos
que, como as estrelas, brilham e apagam em alternância.
E há uma guerra de valores dentro de mim.
Uma guerra que ocorre no vazio;
ao nada que reina em meu coração
que antes era ocupado por você.
E, como uma nuvem, desfaço,
me juntando ao nada que tanto temo.
No entanto, como uma nuvem,
me reconstruo em um formato diferente
e com a essência imutável renovada.
O fato de você saber alguns de meus segredos não faz de você ninguém além de uma pessoa que perdeu minha confiança.
O AMIGO ...
Amigo, eu só percebo esse que nasce
Sem a gente infligir, os com gratidão
Os que se nota na expressão da face
Que adentra e amplifica no coração
Amigo, eu só percebo em um enlace
De alma com alma, turvo de emoção
Onde o afeto com outro afeto passe
A viver em regular e amigável união
Amigo, eu só tenho os de oferta cheia
Dando flor e frutos no que se semeia
Nos passos dados na mesma estrada
Amigo que é certo, mantém presença
Crença no vínculo, afinal, recompensa
Está no arrimo, laço, aba, mais nada! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Março, 04 de 2021, 09’27” – Araguari, MG
Há os que gostam de você. Há os que te admiram. Há os que te respeitam. E há os que compram a briga por você. Coloque esses últimos mais perto quando a comida estiver sendo servida.
- Relacionados
- Frases de cachaça engraçadas para rir e brindar com estilo
- 37 frases de amizade de longa data que valorizam essa relação
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases de Amizade
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Mensagens para Amigos
