Riso
"Primeiro, me acabou o riso; depois, os sonhos; por fim, as palavras. É essa a ordem da minha tristeza."É como se eu quisesse dizer algo ou escrever algo que pudesse me libertar, mas eu não consigo, eu não tenho palavras."
#Juciran Fernandes#
A parte superior da tristeza
A tristeza é melhor do que o riso, pois com um semblante triste o coração fica melhor. -
Eclesiastes 7: 3
Escritura de hoje : Eclesiastes 7: 1-14
A tristeza pode ser boa para a alma. Pode descobrir profundidades ocultas em nós mesmos e em Deus.
A tristeza nos leva a pensar seriamente em nós mesmos. Isso nos faz refletir sobre nossos motivos, nossas intenções, nossos interesses. Nós nos conhecemos como nunca antes.
A tristeza também nos ajuda a ver Deus como nunca O vimos. Jó disse, por sua terrível dor: “Ouvi falar de ti pela audição, mas agora meus olhos te vêem” ( Jó 42: 5 ).
Jesus, o homem perfeito, é descrito como "um homem de dores", intimamente familiarizado com a dor ( Isaías 53: 3 ). É difícil compreender, mas mesmo o Filho de Deus encarnado aprendeu e cresceu através das mágoas que sofreu ( Hebreus 5: 8 ). Ao pensarmos em Sua tristeza e em Sua preocupação por nossa tristeza, obtemos uma melhor apreciação do que Deus está tentando realizar em nós através do sofrimento que sofremos.
O autor de Eclesiastes escreveu: "A tristeza é melhor do que o riso, pois com um semblante triste o coração fica melhor" (7: 3). Aqueles que não deixam a tristeza fazer seu trabalho, que a negam, a banalizam ou tentam explicar, permanecem superficiais e indiferentes. Eles nunca se entendem muito bem a si mesmos ou aos outros. De fato, acho que antes que Deus possa nos usar muito, precisamos primeiro aprender a lamentar.
Refletir e orar
Quando Deus conduz através de vales de angústia,
sua mão onipotente podemos rastrear;
Para as provações e tristezas que Ele nos envia,
são lições valiosas da graça. - Anon.
Podemos aprender mais com a tristeza do que com o riso. David H. Roper
QUERO COMER TUA POESIA
Tua litera fascinante
Teu talento fulgurante
Me alicia
Misturo meu riso e teu pranto
Te como a língua
E me encanto
Degluto tua melodia
Sem saber te busco tanto
E me deixo, no entanto
Ser minha antropofagia.
Havia no ar uma luminosidade surpreendente e o zumbido dos insetos, o canto dos pássaros e o riso das crianças enchiam o espaço; por toda a parte reinava a luz, a alegria, o desejo de viver, de ser feliz, de ser bom.
tenho saudades daquele riso que me tornava alegre e que eu acreditava que seria perene, quando só existia confiança e ainda que frágil me sentia protegida.Inunda-me o silêncio, estende-se pelo meu corpo, penetra nas minhas raízes, entrança-me as palavras nos lábios, e estorva-me o ar que respiro...
Eu sinto saudade do abraço quente, do beijo molhado, do riso largo. O lado da cama vazio me dá calafrio, olhos vermelhos e lacrimejados, coração encolhe e o suspiro pesado. Minutos depois me questiono: “saudades de quê?” Você sumia por dias, me ligava quando estava carente, parecia até que o que tínhamos era consórcio. Quando aparecia, sempre era bêbado e logo virava pro lado e dormia. A ficha caí e eu percebo que a saudade é real, mas é saudade da pessoa que eu idealizei que você fosse. E esse ‘você’ nunca existiu.
Uma das principais formas de expressão do bebê é o choro, a do adulto é o riso. Quando crescemos descobrimos que ele é muito mais eficiente que a lágrima.
Aonde estão os seus amigos agora nesse momento tão difícil? Onde está o riso e o desdém? Aquela gargalhada rasgada, cedeu lugar ao choro... As escolhas nós fazemos, mas as consequências, estas temos que suportar depois. Lei da semeadura.
Um tantinho de riso, um tantinho de lágrima,
um "tantão" de sonho, de esperança, de fé
e cá estamos nós, em compasso de espera,
acreditando que amanhã tudo será diferente.
Novamente sentiremos o sol morno nos aquecendo a pele,
novamente a brisa suave tocará nosso rosto
e enfim perceberemos que, antes disso tudo,
mal nos dávamos conta do quão maravilhoso era
sentir a brisa, o sol, os dias ...
Cika Parolin
