Renato Russo Poemas sobre a Vida
Aí a pessoa entra na sua vida sem mais nem menos. Faz uma bagunça, uma zorra total, deixa seu mundo de cabeça para baixo.
Sem percebermos, nos apegamos a ela.
E ela vai embora... Embora da sua vida.
E tudo o que nos resta, é deixa-la ir.
Cuidado com a vida ilusória de rede social, não se confunda com sua melhor foto de perfil..você sabe quem é quando ninguém está olhando( e Deus também)."
#FlaviaLeticia
PATATIVA DO ASSARÉ
Pássaro pequerrucho ao sol cantou
Nas terras rachadas, passos levou
Garimpando sabedoria antiga gritou
A voz da natureza por ele falou
Na lida pesada, no olho da enxada
Sina travou, com a cabeça enfestada:
Inspiração. Não comia, dormia nem nada
Só teve sossego quando escutou a danada
Futucava, avistava num botão verso escondido
Montava na cachola o viveiro de poemas entupido
Juntava quantos podia, para soltar no mundo florido
Gritava, chorrava, cantava as lágrimas do povo sofrido
Nome mudava, vida mudava e raízes no chão
Patativa era a patente maior do sertão
O que é bom é imitado, dessa ave tem de montão
Agora, Assaré é um junto consigo na certidão
Magia divina brilhava na mente do nosso Camões
Onde olhava, poesia jorrava de internos vulcões
Poesia nascia da mata, vida, dores e emoções
Na métrica, na rima, sem saber dando lições
Meses corridos aprendeu nos livros a grande lição
Orgulhoso falava, professor melhor que esse: tem não
Das aulas saí meio letrado, tinha o mundo na mão
Palavra arranjada, da viola pulava poesia pro coração
Mas, calou-se o gigante que ao mundo encantou
Assaré da patativa, com sua sabedoria profetizou
A vida foi longa, no fim, o destino sua vista levou
Descobrindo de novo, que era de si que a beleza brotou
Esta madrugada, eu acordei, perdi o sono, virei para um lado, depois para outro.
Foquei o teto, puxei o travesseiro, joguei nas costas.
Conversei com meu pensamentos, ouvi esta pergunta?
Qual o sentido da vida?
Eu, sem saber o que responder, fiquei em silencio.
Aquela voz calma e tranquila, me respondeu;
Preparar-se para morte.
Eu, como assim? Nasci, apenas para morrer?
Todos nascem para morrer, e depois viver, vida eterna,mas para isto acontecer, vc precisa se preparar para morte.
Como assim? Devo viver, pensando em morrer?
Deve viver, pensando em se preparar para morrer, pois quando pensa-se em partir, o que fazemos?
Amamos mais, desejamos mais, sonhamos mais, lutamos mais,aprendemos muito mais, evoluímos.
E, quando alcançamo este estágio, chegamos perto dos ensinamentos do mestre.
Que ao nascer, já sabia que iria morrer, e qual seria sua missão.
Prepare-se todos os dias.
Estamos numa passagem, numa breve passagem.
E, com certeza! Ame mais.
O pleno florescer
A semente cresceu,
amadureceu e floresceu.
Surgiu-se espinhos
Na flor que era mocinha.
tornou-se tangível e sensível o seu tecido,
mexido ficou seu coração com a aflição
de uma velha dedução.
Uma atração exterior gerou o amor que deveres sente
por meio de uma solução.
Se a vida não sorrir para você, sorria para ela mesmo assim!
Por toda parte há pessoas tristes a procura de um sorriso e não o encontram. Não encontram por não saber procurar ou porque ele não quer ser encontrado. Mas quem sabe o seu sorriso as encontrem e você possa trazer felicidade a elas e a si mesma.
A felicidade vem de onde menos se espera, e quando chega faz um bem... que você nem imagina o quanto.
A vida é feita de notas musicais,
então canta uma canção alegre,
e receberás aplausos em forma de sorrisos no fim do dia.
Imagine que cada coisa boa, acerto, e desafios vencidos na vida, sejam representados por uma joia. Sim, joias valiosas, lindas e raras para cada acerto... Nós andamos pelo caminho da vida e com o tempo, nessa jornada as pequenas joias se tornam parte de você. Invisíveis para os outros, pequenas, imperceptíveis. Ao nos olharem não as enxergam. Isso porque já se acostumaram a vê-las e não se importam mais. Tonaram-se banais.
Agora imagine cada erro, tombo, vacilo e desanimo de prosseguir adiante, representados por uma enorme e pesada cruz, esfera, esfera esta com espinhos, afiados, pontiagudos e enferrujados que fere cada vez mais sua pele, coração e alma. Esfera esta, que você carrega nas costas. Mas não por que quer carregar, e sim porque os mesmo que não conseguem mais aquelas joias, aquelas de quando você acerta, estes colocam essa esfera enorme em suas costas. E essa esfera nunca vai ser um dia como as joias, para os outros, pequena, imperceptível. Eles sim, vão sempre enxergá-la, mesmo que eles também carreguem joias e esfera como a sua. Eles sempre vão esquecer suas joias e lembrar-se da sua esfera espinhenta e que te machuca mais que qualquer um possa imaginar.
É assim que funciona a vida. Nada de bom que você faça vai superar aquele microscópio erro, mesmo que ele tenha sido reparado. Eles vão sempre te julgar. Mas aí você olha em volta e vê que todos nós temos esferas como estas. Todos nós estamos sofrendo do mesmo mal. E para você não carregar mais esta esfera, cabe a você não aceita-la mais. Olhe para frente no seu caminho e esqueça todos que não te joias e sim esferas. Desta forma com o tempo a esfera deixa de ser sua e as joias voltam a brilhar.
Oi Deus,
Comecei meu diálogo assim. Há muito tempo não nos falamos, engraçado né?
Vivo no meio de tanta gente que diz te servir e não tem tempo pra te ouvir.
Meu coração com certa saudosismo anseia por aqueles altos papos pelas tardes que tínhamos, se lembra?
Onde eu ia de encontro no secreto buscar o Eterno, passava a chave no quarto e sai dali somente depois de falar contigo.
Saia quebrado, destruído por encontrar alguém tão perfeito se compadecendo de mim um pobre imperfeito.
O que aconteceu comigo?
Talvez indiferença?
Letargia?
Preguiça?
Ou descaso com tua presença?
É Deus...
Não retiro minha culpa, por saber, e assim dizer que sou um pobre mortal, tentando fazer tudo do meu jeito.
Procura-se tempo para ter tempo com alguém essencial.
" Destino
Diz pra mim que historia engraçada não é, Eu aqui pensando quando sera o próximo dia que nos veremos - aqui sem saber o que você esta pensando ou fazendo , almejando te tocar mais uma vez, sentir o seu toque , sentir a sua suave voz em meu corpo me alegrando simples mente pela sua presença.
Destino incerto e o que ocorrem em meu ser não pensava sentir tal emoção, tal sentimento, mais o destino e o coração não escolhe quem ou quando - Aqui está eu agendo como um recém-apaixonado, querendo te ver a todo momento, querendo estar ao seu lado ou mesmo sentir seu olhar em meu olho, e te fazer ter o sol e o seu toque só para mim, com ciúmes, e meio inseguro. Tudo isso e bem novo para mim, depois de muito tempo volta a sentir essa sensação quando falo com você , quando te olho ou imagino, umas borboletas na barriga um rio na espinha, ansioso pela sua mensagem. e assim Inventar alguma historia mais fica mais um pouco aqui comigo Sera que e pedir muito.
Que destino cruel Que nos junta mis nos separa depois , Destino Que destino e esse que gosta de brincar com nossos sentimentos : Tal sentimento e novo pra mim principalmente ficar inseguro, Deve ser coisa do amor, Não consigo achar outra palavra, pois carência não e não tava tudo bem ate te ver você mexeu com meu coração perdi o chão e agora o que vou fazer choro, dou risada sem você saber fico aqui pensando em você e em alguma historia pra poder passar mais alguns minutos ao seu lado conversando com você.
ass.:johDsm #relatodeumapaixonado
PROJETOS DE VIDA (TEXTO)
Meus projetos de vida, não são escolhidos aleatoriamente como se fossem descartáveis a cada dia, cada hora. São projetos pensados, repensados. E nunca os escolho por serem bonitos, fáceis, agradáveis. Meus projetos são ousados, estudados paulatinamente de acordo com a necessidade do meu ser. Aí, diga-se de passagem, nessa trajetória, nem tudo posso me permitir, exceto àquilo que almejo alcançar. E, preferencialmente nada consiste no estável, no pré determinado, no presumível.
Às vezes para alcançar esses voos, preciso descartar conveniências, estabilidade, ideias divergentes, que certas vezes tentam me desviar do foco, da determinação. Mas, não me deixo dominar facilmente... Se preciso, extrapolo dificuldades usando como principal argumento algo chamado persistência.
Persista naquilo que almeja seus sonhos, sua vida. Lute contra todas as contradições impertinentes. E, sempre que puder, busque um novo desafio, uma nova conquista. Porque viver é algo mais intenso e marcante do que possamos imaginar!
INSIGNIFICÂNCIA
Parece notória a solidão,
mas não podemos deixar abater a alma;
Quando olhamos para o mundo,
Através de uma pequena fresta
Da nossa profunda insignificância,
podemos ver a alva,
E com raios cintilantes
vem o sol a nos consolar;
A calmaria a nos rodear,
nos enche de esplendor do amor de Deus;
Mesmo sob o céu,
vivendo ao léu,
pode um novo dia recomeçar.
A vida pode ser bela,
nos seus altos e baixos,
nos montes e vales.
Pois, uns dias são de glórias
e outros de mazelas.
A vida pode ser bela,
nos dias de paixões e devaneios,
e nas preocupações diversas;
Na prestação de contas à consciência,
nos acertos com Deus e o mundo
das loucuras e anseios.
A vida pode ser bela nos conflitos da alma,
nas coisas do coração
e nos questionamentos da razão.
No querer e do poder,
no dar e receber, do ter e no ceder.
A vida pode ser bela no novo amanhecer,
no sol a pino até o entardecer.
No contar dos dias,
o que é pedido, nada demais é exigido,
senão o saber viver.
A vida pode ser bela, se os passos no caminho
rumo ao desconhecido de cada dia,
se tiver a precisa cautela.
Estes passos requer a equidade,
Pois, produzem sons que ecoarão na eternidade,
ainda que se esteja pisando no solo
na breve caminhada pela terra.
Cada um carrega as marcas do que já viveu,
As dores do que já sofreu,
Que podem não ser mais dores,
Mas florir amores,
Reais! Aprendidos dos que não te mereceu,
E agora te dá a experiência do que já viveu,
Para então poder dizer a certas coisas que: entendeu!
O brilho da lua e das estrelas se-esvai
Eu sinto ao longe vindo uma leve brisa que consigo trás a escuridão
O brilho de tudo começa a se esvair
e tudo é engolido pela solidão
Os lamúrios da minha alma abatida somem com o fim da minha vida
Eu estou caindo em direção ao vazio de onde não há saída
O anjo da morte segura a minha mão
para me guiar em meio a escuridão
O anjo sorri e me diz: A sua espera acabou aqui jovem espírito abatido
Aqui a sua existência terá sentido
Este agora é o seu lar
Aqui você irá poder novamente sonhar...
Imagem penetrante e poderosa
Vigiando todos os meus sentidos
Anjo voraz de movimento sutil
Nuvem de alegria envolvente e sedutora
Inspiradora mulher da minha oração
Rastreadora de emoções e desejos
Amor da minha vida
A vida... por vezes é dura...
Nos vende ilusões...
rouba nossos sonhos....
Nos derruba, nos joga....
Mas lembre-se...
Por mais que nos magoe
é no chão que tudo florece...
Então hoje o que é pó...
amanhã será flor.
Além do Eterno...
Toda vez que penso em você,
Sinto coisas que não sei explicar...
Uma vontade louca de te ver,
Chegar bem perto e te tocar...
Observar seus olhos curiosos,
Beijar sua boca quente...
Te abraçar bem apertado,
E sentir coisas que só a gente sente.
Queria você agora!
Desejo você a todo momento!
A saudade é tanta...
Às vezes não sei como aguento...
Deve ser porque você vive em mim,
Dentro do meu coração.
Minha vida sem você não tem sentido,
Do meu viver você é a razão!
Vou te amar para todo o meu sempre.
Sua presença faz meu mundo mais bonito!
Te amo mais que tudo em minha vida...
Nosso amor ultrapassa as barreiras do infinito!
Se você quer observar um arco-íris pela manhã,
acostume-se a enfrentar a chuva durante a noite ...
Viver é aprender a alvorecer depois de toda escuridão!!
ÁGUA DA VIDA
Se a água tem sabor, não sei,
Mas sei que sempre dela beberei.
Vem da fonte ou da torneira,
É companheira da vida inteira.
Cai a chuva cristalina,
Nasce o cio na terra menina.
Semeia-se novamente a semente,
Dá vida a um novo ser vivente.
A sede ela mata,
Alegra a seiva e beija a mata.
O verde da mata virgem,
Mata a fome em sua origem.
A água que dá a vida, que veio do sopro,
É a mesma que banha o corpo.
É a lágrima que lava a alma,
Face molhada que a dor acalma.
A água que lava o copo,
É a mesma que do copo bebe.
Frescor na mina incipiente,
Ternura do amanhecer nascente.
Banha a vida
E acalma a alma.
Rega o solo na caída,
Distraída se transforma.
No rio, corre mansa e faceira,
Cachoeiras de cristais caem livres em ribanceira.
É a vida que se vai algemada na esteira,
Quem pensa diferente tapa o sol com a peneira.
No lençol se faz poupança,
É reserva e esperança.
Dá medo e insegurança,
Quando a natureza faz vingança.
Desprezar a natureza não é uma boa decisão,
Falta d’água na nascente aniquila a população.
Não adianta promessa, reza e pajelança,
Plante flores em seu jardim, aproveite essa bonança.
Élcio José Martins
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
