Renato Russo Poemas sobre a Vida
Espelhos de sacrifício -Resumo poético/filosófico:
Espelhos representam reflexão, consciência, verdade. O “sacrifício” pode ser entendido como entrega.
Na mitologia o espelho muitas vezes é uma passagem entre mundos ou uma forma de enxergar verdades ocultas — então um “espelho de sacrifício” pode ser um símbolo de autoconhecimento doloroso, renúncia do ego, ou transcendência através da perda.
Um “espelho de sacrifício” nesse contexto pode simbolizar abrir mão de algo confortável para alcançar algo mais profundo ou verdadeiro.
21 de abril pode ser lido com um dia em que o espelho da história refletiu o preço da liberdade, também como um símbolo mais profundo — onde sacrifícios individuais revelam verdades coletivas.
Espelhos de sacrifício podem representar momentos em que a vida nos obriga a encarar nossa verdade mais crua — e ao atravessá-la, renascemos.
A melhor coisa na vida é a liberdade.
"Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!"
Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.
Sonhar, liberta o espírito, mas lutar faz a independência do ser humano. Um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais, também morais. E tantos outros tipos de liberdade.
George Bernard Shaw disse:
"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela."
O Homem não tem poder sobre nada, é apenas um instrumento.
Quando pensas que está trabalhando para o seu mau, na verdade está ti conduzindo para o seu bem.
É assim que acontece para aqueles que cultivam a resiliência e a fé de que Deus está sempe no controle de tudo.
Sobre a nova geração no mundo atual.
Novos tempos e outras gerações. fechem os olhos e tapem os ouvidos, porque a boca vai falar do que nem sempre queremos ouvir.
O desafio? Readequar os sentimentos de compreensão a um tempo que não é mais nosso, mas sim da geração que surge, com outras ideias e novos formatos para expressar um mundo que vivem.
O mundo já não é mais o mesmo, bem vindos a Nova Era, o palco agora é deles e a plateia é toda nossa.
O Ensinamento e a Educação sobre um outro ponto de vista.
Olhando sobre outro prisma, no que diz respeito a construção da personalidade humana, ENSINAR é conduzir o ser para que ele possa desenvolver em si as habilidades nele já existentes.
As diversas matérias, didaticamente falando, são meios de acionar as engrenagens dentro do ambiente cognitivo do homem para que ele possa fruir dentro de suas próprias capacidades.
Algumas instituições de ensino já trabalham com esse formato, buscando no aluno as habilidades que já trazem consigo, mesmo que ainda não tenham consciência disso.
Existem no mercado de trabalho e também na vida várias pessoas insatisfeitas com que escolheram para suas vidas profissionais, é certo que algumas dessas escolham lhes tragam as benesses de um bom retorno financeiro, mas não em equanimidade a felicidade tão esperada.
Já a educação é um desafio, envolve o desenvolvimento dos mecanismo de compreensão, sensibilidade, percepção, empatia, resiliência, direitos e deveres para que tudo possa manter-se em equilíbrio em uma multidão de diversidades de seres humanos de pensamentos e comportamentos diferentes.
São responsáveis por colocar essas sementes no ser que acaba de chegar ao mundo os diversos grupos sociais que ele entrará em contato durante suas caminhadas pela vida, o primeiro deles e também o mais importante seria a familiar, a terra fértil em que todos deveriam ter a oportunidade colocar suas primeiras sementes para que possa começar eclodir o seu comportamento diante da vida e do viver.
Esse é só um ponto de vista, visto sobre uma outra perspectiva, fora do contexto educacional convencional em pauta.
.
ENSINAR E EDUCAR
Olhando sobre outro prisma, no que diz respeito a construção da personalidade humana, ENSINAR é conduzir o ser para que ele possa desenvolver em si as habilidades nele já existentes.
As diversas matérias, didaticamente falando, são meios de acionar as engrenagens dentro do ambiente cognitivo do próprio homem para que ele possa fruir dentro de suas próprias
capacidades.
Já a educação é um desafio, envolve o desenvolvimento dos mecanismo de compreensão, sensibilidade, percepção, empatia, resiliência, direitos e deveres para que tudo possa manter-se em equilíbrio em uma multidão de diversidades de seres humanos de pensamentos e comportamentos diferentes.
"Quem tem consciência do livre arbítrio não acredita em destino, pois Deus te dá a luz, mas quem decide abrir os olhos é você"
Pode acreditar,
com você eu vou sempre estar
pro que der e vier, aqui sempre será seu lar
por que aqui, ajuda você pode buscar
e comigo, você sempre poderá contar
Com você, eu vou pra qualquer lugar
até pra Marte
porque a nossa amizade é assim
faz parte!
Será que vai adiantar
subir neste palco e citar
só sei que não posso disperdiçar o momento
já que é tão dificil expressar um sentimento
Ao me lembrar
dos momentos que com você pude passar
Um homem com bondade,
felicidade, na lealdade, disposição
muleque preste atenção
para mim, você vai ser sempre um irmão!
Nada é o que parece
por que agente se baseia no que agente vê
mais as coisas vão mais além do que a nossa visão
se você quiser enchergar de verdade só na sua imaginação
Nada é o que parece ser
por que agente acredita no que agente vê
quando agente deveria acreditar no que agente sente
“Som”
“A música toca e toco a vida com o som
O som é bom anima as festas de montão
Gente bonita e com os interiores bons
Temos alegrias, muita paz, e diversão. ”
Motovlog:
Não me arrisco por visualizações me arrisco por que essa é minha vida, ela é perfeita do geito que é.
“Lembranças”
Cantando os males espanta
Rindo energia renova a vida
Olhos brilhando e cantando
Amando o seu olhar é viver
Beijando sua boca é reviver
Te abraçar é sentir o ar aqui
Você longe e eu sem respirar
Espero a volta da minha flor
Que tem o melhor perfume
Que uma pessoa já imaginou
A vida é como o vento que balança as árvores
É como a chuva caindo sobre a terra seca.
A vida é um segundo antes que ele se acabe
É a luz do dia, o brilho de um cometa.
A vida é um sorriso que às vezes chora
É alegria e tristeza ao mesmo tempo
A vida é assim como a água que evapora
É o balanço suave do pequeno catavento.
A vida é como um vasto e desconhecido oceano
Com suas marés, tempestades e calmarias
A vida é o medo de amar, mesmo amando
É o direito de experimentar a alegria.
A vida é como o por do sol deslumbrante
É como as nuvens que passam sem direção
A vida é um sonho sincero e apaixonante
É o refrão de uma linda canção.
A vida é um ato de amor
Uma poesia, um beijo
A vida é o tempo que ainda não passou
É um grande segredo.
Se formos pensar na vida como o tempo passando, hoje é o tempo onde velhos sabem tudo sobre si mesmos e novos sabem sobre tudo e mais ainda sobre tecnologia que os velhos ainda relutam em aprender a usar.
Novos, sempre pouco interessados no que outros possam saber, querer ou fazer.
Conclusão: a vida é pura sabedoria e para isso nascemos e crescemos aprendendo toda a que podemos, vivendo-a nós mesmos.
Eu acho que era muito óbvio o fato de eu estar confuso e perdido, mas penso que a vida é sobre estar perdido. A vida é uma série contínua de ficar perambulando, e isso é especialmente verdadeiro para mim, agora, porque eu sou jovem. Isso é normal. Todos sentem-se perdidos às vezes e preocupados sobre si mesmos — sobre aonde estão indo.
Todos são confusos sobre onde devem pertencer — todos passam por isso.
Ao me conscientizar de que ninguém sabia a verdade a respeito da minha vida, meus pensamentos sobre o mundo ficaram abalados.
Como se estivesse dirigindo por uma estrada acidentada e perdendo o controle do volante, sendo jogada - só um pouquinho - para fora da pista. As rodas levantam poeira, mas você consegue puxar o carro de volta. Mesmo assim, não importa que esteja segurando bem firme no volante, não importa o quanto esteja se esforçando para tentar guiar em linha reta, algo fica empurrando você para o lado. Você já não tem quase mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva - cansativa demais - e você considera a possibilidade de largar tudo. De deixar acontecer uma tragédia… ou seja lá o que for.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Não preciso de opiniões furadas sobre a minha vida, meu trabalho, meus amores, minha forma de conduzir as coisas. Eu tenho o meu jeito que, errado ou certo, é muito meu.
