Relógio Parado
Crianças e Discípulos
Como o movimento vaivém de um relógio, cada nova geração reage como um pêndulo aos “pecados dos seus antecessores”. Por mais gratos que sejamos pelos bens que herdamos, estamos prontos a “corrigir” as falhas que enxergamos em nossos pais.
Parece-me que isto está ocorrendo pela maneira como uma geração emergente enxerga a salvação e o crescimento espiritual.
Muitos jovens seguidores de Jesus acreditam que, no passado, dava-se muita atenção em ajudar outros a “serem salvos” através da decisão de receber a Cristo como Salvador. Nos dias de hoje, uma jovem e crescente comunidade espiritual prefere pensar em tornar-se um discípulo de Cristo. Ao invés de focar-se no livramento de um futuro julgamento, esta geração emergente vê a necessidade de submissão de todas as áreas da vida à influência e controle de Jesus como Senhor.
A nova perspectiva é importante. Muitos jovens evangélicos atuais cresceram em igrejas que não enfatizavam “discipulado” e “vida no reino”. Esses jovens reagem contra uma geração que se preocupava mais em ajudar outros a prepararem-se para a eternidade, do que em atender as necessidades de suas vizinhanças.
Na verdade, no entanto, os pais e avós dos jovens evangélicos de hoje estavam reagindo ao liberalismo e ao evangelho social da geração que lhes era antecedente. Seus esforços para esclarecer a necessidade de uma fé pessoal em Cristo e de crescimento na esperança da promessa do Seu retorno, os tornaram desconfiados por qualquer preocupação social ou ambiental.
Agora, novamente, o pêndulo está oscilando em outra direção. Em reação àqueles que veem a salvação como uma decisão de fé do tipo “uma vez salvo sempre salvo”, muitos jovens evangélicos discutem sobre o significado de trazer as necessidades de nossos vizinhos a Jesus. Ao invés de enfatizarem uma “decisão” de receber a Cristo, falam de um processo e jornada de fé que desvia nosso olhar do futuro para o presente; ao comprometimento com a cultura, não com a separação, e de ser salvo para a eternidade com o objetivo de trazer algo do eterno à terra.
À medida que são feitas as correções necessárias, é importante não perdermos algumas distinções muito claras que as prévias gerações já tinham alcançado.
Qualificações para os Discípulos — Jesus deixou bem claro que Ele pedia aos Seus seguidores que fizessem mais do que simplesmente decidir crer que Ele era o tão esperado Messias e Filho de Deus. Ele disse: “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre” (Lucas 6:40).
Ele disse, “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?”(Lucas 14:27-28)
Seguir Jesus envolve mais do que simplesmente apreciar as maravilhas do Seu perdão. Segui-lo nos desafia a colocar Cristo, Seu corpo, e Sua missão acima de todos os nossos compromissos naturais com o lar, trabalho e felicidade.
Esta chamada ao discipulado representa o nosso objetivo em sermos à imagem de Cristo, ao permitirmos que o nosso maior desejo seja juntarmo-nos a Jesus em Sua oração: “dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42). Este é o tipo de fé que nos capacita a seguir Jesus em nosso próprio momento e em nosso ambiente de convivência. No entanto, não é este o compromisso radical que nos faz nascer na família de Deus.
O que é necessário para nascer em Sua família — Por mais importante que possa ser o crescimento à semelhança de Jesus, as Escrituras também nos falam sobre a importância de primeiro tomarmos a decisão de confiar nele como Senhor e Salvador. Vemos isto acontecer com um dos ladrões que foi crucificado ao lado de Cristo. Ele não teve tempo para tornar-se um discípulo. O melhor que poderia fazer naquele momento era reconhecer sua própria culpa, voltar-se para Jesus, e dizer, “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:42-43).
Há também o prostrado pecador, que no templo orou dizendo: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” E Jesus disse que este homem “desceu justificado para sua casa” (ele foi declarado justo aos olhos de Deus, Lucas 18:13-14). Há também o carcereiro de Filipo que clamou a Paulo e Silas, “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” e eles responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:30-31).
Muitos outros textos acrescentam que: “sem mérito”, e somente “pela fé” nas provisões de Deus para a nossa salvação podemos nascer “na família de Deus” (João 3:16; 5:24; Romanos 4:5; Efésios 2:8-9; 1 João 5:13).
A resposta é por: ambos/e — A salvação pessoal é o alicerce para a nossa fé espiritual e posicionamentos. Somente ao encontrarmos o perdão, a identidade “em Cristo”, podemos encontrar o sentido de segurança e paz que nossos corações almejam.
No entanto, de acordo com o Novo Testamento, o nosso nascimento na família de Deus é o início —, e não o objetivo final de nossa fé.
Tão importante quanto era para a geração anterior esclarecer a decisão sobre a fé salvadora e a esperança de um reino vindouro, a nova geração está correta ao enfatizar as diversas consequências que estão envolvidas em ser discípulo e seguidor de Jesus nos dias atuais.
Paulo não escreveu somente sobre a salvação pela fé, mas também sobre a necessidade de um comportamento que seja: “a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tito 2:10). Desta maneira, muitos jovens evangélicos estão tornando visível a sua fé em Jesus. Através de suas preocupações por justiça social e reconciliação racial, demonstram que ouviram o que Jesus falou sobre o Bom Samaritano. Em suas preocupações com o meio ambiente, muitos estão demonstrando que ainda creem que “este é o mundo de nosso Pai”.
Mais uma vez, o desafio será recolocar o pêndulo no centro e pular fora no momento em que as decisões pessoais que envolvem salvação e uma vida de constante aprendizado e atitudes de discipulado estiverem em saudável equilíbrio.
Pai celestial, por favor, ajuda-nos a descobrir o que significa viver como um cidadão dos céus — enquanto demonstrarmos a nossa preocupação e cuidado com nossa geração, assim como o Senhor demonstrou pela geração do Seu tempo aqui neste mundo. Mart DeHaan
Correndo contra o relógio
Um dos maiores vencedores dos Jogos Olímpicos ao longo de toda a história foi Paavo Nurmi, ganhador de nove medalhas (sete de ouro) em corridas de longa distância, durante as Olimpíadas entre 1920 e 1928. Quando Paavo corria, uma característica sua chamava a atenção imediatamente: tinha sempre o cronômetro em sua mão. Sem que ninguém lhe dissesse nada, ele já sabia se corria bem ou mal.
Na vida cristã deve acontecer algo semelhante. Não quer dizer que devamos ter um cronômetro de verdade, mas sim, que devemos julgar-nos a nós mesmos diante de todas as situações da vida. Não existe qualquer outra forma de seguir em frente, senão examinando minuciosamente o que fazemos, nossas motivações e a meta para a qual nos dirigimos. Quando nos colocamos diante de Deus e reconhecemos nossos erros, já percorremos um bom caminho em direção à nossa correção e capacidade de crescimento.
Um dos maiores perigos na nossa vida é olharmos mais para os outros, do que para nós mesmos. É muito fácil notar os erros das outras pessoas, mas difícil é vermos o que nós fazemos de errado. Deus proíbe que julguemos aos outros, só somos juízes de nós mesmos; então, toda a energia que gastamos olhando para fora, devemos utilizá-la para olhar para o nosso interior e identificar o que estamos fazendo de errado, para que haja correção.
O fato de não olharmos para nosso interior e não corrigirmos nossos próprios erros nos fará sofrer as consequências de nosso pecado — inclu-sive, levando-nos à morte! A Bíblia diz que se não julgamos a nós mesmos e estamos julgando aos outros, estamos “fazendo” nosso próprio juízo! Todos nós sabemos qual será o veredicto: somos culpados!
Creio que nossa vida cristã (a vida “normal”, até mesmo a vida cotidiana) mudará radicalmente quando formos capazes de aprender esta lição. É um mandamento de Deus que diz: tudo o que fizermos, seja confrontado com o que Ele diz e quer de nós. Em nossa vida espiritual, nos nossos relaciona-mentos diários com os outros, no nosso trabalho e no nosso serviço na igreja — em tudo o que fazermos, devemos examinar-nos à luz da Palavra de Deus. Só assim poderemos corrigir, aprender e reconhecer o que fazemos, bem ou mal, a fim de alcançar a meta proposta!
____________________________________________________________
Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido
Enquanto o mundo se move,
e no relógio o tempo passa,
neste espaço sem você,
apenas a saudade me abraça.
...
Na parede da sala os ponteiros rasgando o relógio;
No quarto o escuro rasgava do teto ao chão;
- Na cama rasgavam-se os corpos.
Nas costas os rasgos suaves, marca de unhas cruzadas na pele. Na boca rasgam-se os beijos e no entrelaçar de pernas e braços rasga-se a distância e as leis físicas. Um ‘’Eu te amo’’ rasgou o silencio que embala as noites de quem dorme dentro.
Uma cena de amor escrita em folha qualquer, cujo vento vem e leva, e na primeira poça molha e rasga-se com todo o resto. Rasgam-se os beijos, os braços e pernas, Rasga-se o ‘’te’’ o ‘’e’’ e o ‘’amo’’.
Rasga-se a voz.
E no calar entediante dos agora ex amantes a boca que já nem sabe falar cospe;
A palavra ‘silêncio’ permanece intacta no papel.
EPA!
silêncio não é paz à beça
anjo da guarda tira asa
trabalho (doze) - relógio que pesa
vento que abre a porta
tiro que não se ouve
conversa-trem que descarrila
saudade que sempre urge
ligação que não se completa
Mercúrio: dono dos sopros
Oxalá retrógrado
meu afeto não tem
pressa
O tempo não para e ninguém impede nem pode interferir em sua velocidade.A cada tic tac do relógio,nossos dias de vida diminuem.
O nosso mundo é um relógio que engrena
A nós, que somos engrenagens pequenas.
E não é de se estranhar, que com tantas engrenagens ruins,
O mundo esteja como está, indo a caminho do fim.
Pra hoje um dia perfumadinho de Deus, para que a cada tic tac do relógio a essência divina se espalhe em nossa vida.
"Enquanto você andar em círculo na sua vida, como ponteiros de um relógio, as horas serão sempre as mesmas."
ESSENCIALMENTE TRIVIAL
Esquecer de olhar o relógio
enquanto deito na rede.
Esquecer a fome latente
enquanto mato essa sede.
Esquecer os dias cinzentos
enquanto vivo as cores deste carnaval.
Esquecer essa busca voraz
por status, fama, dinheiro…
Lembrar somente daquilo que é
Essencialmente trivial
ADRIANO SANTOS
PALAVRA SOLTA
Quando o teu relógio
Finalmente despertar
Pode ser recordação
Ou a frase que porventura
Lhe vier à cabeça
Em mais uma oração
Um ponteiro tardio
Mostrando que a hora passou
Um palco vazio
A cortina, há muito fechada
A roda gigante da vida girou
Teus relógios brilhantes
Mostram sempre as mesmas horas
Mas os tempos são outros
Este mundo está tão diferente
Luzes apagadas
Não há nada, não há mais ninguém
Um dia o relógio desperta
É momento de despedida
Nesta vida
Pra tudo existe a hora certa.
Edson Ricardo Paiva
Feliz 2021
Relógio contador...
O dia se aproxima...
Na paisagem uma passagem...
Regressiva é a ansiedade de muitos...
Clássicas são as melodias...
Corações bordados...
Almas coloridas...
Milhares de olhares curiosos...
Uns ficarão as marcas de extremas alegrias...
Outros marcas com imensas rasgaduras...
Sequelas na própria face...
Gostaria de ter o dom da cura...
O dom de eliminar dores...
O dom de levar a paz e fazer muitos entenderem....
Isso que vivemos aqui...
É apenas uma passagem temporária...
O auto-estima não está nas roupas ou riquezas...
Não importa o tipo de nossa cobiça...
Não adianta...
Único caminho...
É termos dentro de nós...
A palavra que todos querem...
Paz...
Afinal...!
Será se todos sabem mesmo o significado dessa tão pequenina frase...?
Não posso somar ou subtrair...
Muitos não entenderão...
Muitos sabem...
Outros nem bola dão...
O mar e o sol estão ligados...
Na fotossíntese da vida...
Quem olhar com os olhos da alma verá....
Energia vem do céu...
E não adianta está aqui na terra...
E não estivermos ligados a essa força celestial...
A luz nasce pra todos...
Pena que muitos morrem...
Sem saber o absoluto...
Disso que falo...
Não é o tudo...
Reflitam...
Feliz 2021
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
É possível parar os ponteiros do relógio ,mas o tempo ,ah o tempo ,esse avassalador sem freio,esse ninguém pode parar.
O relógio já marca 23 horas, ainda estamos sentados no sofá com a luz apagada e um saco de pipoca assistindo uma comédia romântica, escolhido por você.
Saiba que não é dos meus preferidos, muito menos seria minha escolha, porém mesmo assim adoro esse momento.
Esqueço-me do mundo, dos problemas, e me concentro somente na mulher que está sentado do meu lado apoiando a cabeça no meu peito.
Desculpe-me, mas tenho que revelar um segredo: é raro eu prestar atenção na cena que passa na tv, ao invés disso, fico admirando seu olhar atento, reparo em cada expressão que seu rosto faz, medo, alegria, paixão, acompanhando cada parte da história.
Sei que pareço psicopata ao fazer isso, mas é impossível parar. É inaceitável sentar ao seu lado, e não admirar o mulherão que tenho.
Tem também àquelas horas em que você olha para mim quando estou sorrindo feito bobo.
E toda às vezes pergunta: “Porque está sorrindo?”, e sempre respondo o mesmo: “Nada”.
Mas você quer saber o real motivo do meu sorriso? Você.
Isso mesmo, você. Sorrio todas as vezes que vejo um sorriso seu, todas as vezes que você torce para que o casal do filme ficarem juntos no final.
Sorrio por saber da sorte que tenho.
Não me importo quantas comédias românticas terei que assistir, só para sentir seu calor em meus braços.
Se precisar de um travesseiro, meu colo está disponível. Se sentir frio, serei seu aquecedor.
“Amor, já acabou... amor, você não prestou atenção no filme de novo?”
Agora você sabe que todas as vezes que não estiver olhando para a tela, é porque estou vidrado no olhar da mulher incrível que está do meu lado, você.
Instagram: marcosspoeta
A Vida é um magnífico relógio criado por Deus.
Cuide bem desse relógio!
Dê um tempo para você,
Dê um tempo para seus amigos,
Dê um tempo para sua família,
Dê um tempo para Deus.
Não dedique mais tempo que o necessário para fazer
as coisas que você precisa, para que quando seu relógio
estiver para parar você não diga: “Não tive tempo!!!
Uma quarta-feira de muita paz!!!
Fique com Deus.
♥ढॢ♥₣єทĭx ₣ลusŧĭทє!♥ढॢ♥ (Øяĭgĭทαℓ )
Se pararmos o relogio , se calarmos os gritos ,apagarmos as luzes , o que sobraria ?
Sem o tempo a pressa não faria sentido e porderiamos nos contemplarmos , sem os sons insurdecedores o desespero não teria mais nexo e poderia mos nos ouvir , se não tivessemos mais as freneticas luzes pra olhar então conseguiriamos olhar pra nós mesmos , e o que sentiriamos ,o que ouviriamos o que veriamos ?
Contemplariamos o amor , ouviriamos o silencio e ele nos ensinaria a paz , veriamos o nosso proprio e eu e então poderiamos vive lo completamente !
Pare seu relogio , tire o son e Apague as luzes !
A cada dia que se passava menos o relógio alegrava-me com seus blefes supersticiosos dizendo que alguém pensava em mim, o que eu achava curioso, pois era de grande costume ver os ponteiros sempre colaborando com meu ingênuo poder de acreditar com muita fé que números iguais, lado a lado, no visor do dono do tempo, pudessem de verdade fazer um alguém parar um minuto do seu dia e pensar em mim e no que vivemos juntos. Eu sabia que era ele, alguma coisa me dizia isso e meu coração acelerava repentinamente.
Clarice Lispector é realmente a dona da razão. Incrível como seus escritos nos calham em mãos dizendo a coisa certa na hora mais precisa, sempre. É como se ela calculasse o que nos poderia acontecer em míseros fragmentos de segundo e que isso fosse para nos aprontar e fortalecer para o que estava a fim de advir de pior nos momentos mais importunos. As últimas palavras dela que li há uma semana avisaram-me e eu não quis acreditar. Tola. “Eu tenho um amor em minhas mãos que me escapa entre os dedos querendo que eu o recupere”. “O definível está me cansando um pouco.” E era isso, tudo estava altamente definível e não é bem assim que as coisas têm que ser. O amor tem que ser inesperado, admiravelmente abrasador, há tempos o que sentíamos não andava mais assim. Tinha como presumir cada passo, nada mais espantava e por capricho empurrávamos a relação juntos com a barriga somente por estarmos acomodados com o namoro. Frio, cavo, porém namoro.
Quando começou não havia como crer que aquilo perduraria mais do que o nosso primeiro beijo, mas as coisas foram caminhando, passo a passo, e acabou durando até demais. Demais porque eu o amava mais do que podia, vivia por ele e a cada dia olvidava que dentro disso tudo tinha certo mim que mais e mais eu deixava de lado. Não era mais saudável. Juntos passamos momentos maravilhosos, delirantes, inesquecíveis e aprendemos, crescemos. Eu não sabia que ele era capaz de fazer tanto por mim, e fez. O carinho que hoje, cá, tenho por ele não tem como regular, a importância, o respeito é grande demais e a ele só tenho a agradecer. Por mim ele fez uma coisa que há muito tempo eu tentava fazer e me sentia incapaz de. Não podia ter deixado isso ir tão longe, não fazia mais bem nem a mim, muito menos a ele que calado agüentou todas as minhas reclamações e fez com que existissem momentos magníficos ao seu lado que me fizessem esquecer de todos os problemas. Problemas tais que às vezes nem existiam, eu apenas criava para ter um pouco mais de zelo, pois com as brigas eu via o quão ele se importava em só fazer isso crescer, eu me sentia bem fazendo-o sofrer, inconscientemente. Acabou e dessa vez eu sei que não tem mais volta, o que é uma pena, pois eu podia ter feito melhor, eu sei disso.
Ele deve saber que eu o amei e o amo muito, que não vivi nada de tão absorvente e duradouro antes disso. Ter conhecido sua família, ter me apegado tanto a todos eles foi um dos passos mais importantes que demos, pelo menos pra mim. Fez parecer mais palpável, que aquilo tudo não era somente mais uma de minhas quimeras irrefreáveis. E eu ainda me recordo da primeira vez que ouvi eu te amos saírem por meio de seus lábios. Fico feliz por saber que mesmo após o fim eu consegui fazer ele me amar assim como eu o amava muito antes de compartilharmos suores, isso pra mim, de início, parecia-me impraticável. Ele foi e é a razão de muitas coisas que hoje me rodeiam. Ele despertou em mim uma vontade incontrolável de escrever, ele foi a grande causa do nascimento do meu blog. - Obrigada. – Ele me fez sonhar, planejar e me fez acreditar em cada vírgula que dão vida às minhas palavras avulsas.
Não há como resumir esse todo muito que vivemos. Não importa a quantidade de páginas e de vocábulos teatrais. Nada nunca delineará cada minuto ao lado desse grande homem que fez de mim mulher. Essa é apenas uma forma de evidenciar o meu orgulho por ter vivido isso, pra dizer o quão ele ainda me é importante e que eu não vou querer me manter longe dele, jamais. A amizade me seria muito formidável, ainda mais vinda de uma pessoa que tanto me instruiu.
Após chorar mil lágrimas desesperadas, e ouvir o derradeiro “não vou voltar atrás” vindo do telefone, eu engoli o pranto, vesti minha armadura e fiz de mim mulher forte. Cheguei ao quarto e me desfiz de cada folha, pétala, flor seca, tampa de garrafa, tudo que ele me entregava nos dias que passávamos juntos e que eu guardava em uma caixa com muito carinho obrigando-me a manter aquilo vivo até darmos o nosso último adeus. E se foi. Deletei mensagens, apaguei fotos, fiz de um tudo, mas ainda sinto um vazio. Acabou, pois era triste amanhecer sozinha sabendo que ele ainda estava anoitecendo. Nunca andamos ao mesmo compasso. – Infelizmente - O que me inquieta é que após tudo isso eu consegui adormecer, coisa que antes eu não faria. Dormi, e dormi muito bem. Parece que foi porque eu me senti mais leve em saber que agora ele está alforriado, livre para mais pra frente, quem sabe, encontrar uma outra flor que desabroche no mesmo tempo que ele. Foi bom enquanto durou e hoje eu posso dizer que por mais que durante essa história de amor tenhamos passado por muitas brigas e desalinhos, ele foi o melhor erro de toda minha vida.
É vai bater saudade
Final de semana longe
Eu digo que o tempo é maldade
O Tic TAC do relógio
O Tum Tum do coração
Adie o casamento
Eu pedi em oração
De nada adiantou meu lamento
Amanha entro no avião
O Xuxu vai me levar
Meu coração com ele vou deixar
Guarda, guarda bem
É o coração de quem te adoro
Que agradece sua chegada sem porém
Logo mais volto aqui
Quero seu abraço
E te fazer cócegas pra gente rir
Quero seu beijo ansioso
Quero dormir do seu lado
Bem gostoso
E sem terminar
O que só começou
Estou de passagem comprada
Mas eu não vou
Porque mesmo longe
Ao seu lado sempre estou
Leva meu coração
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
