Religião
Além das Religiões: Encontre a Salvação que Transforma de Dentro para Fora!
“Católicos e cristãos de diversas tradições falam em graça, muçulmanos em fé, budistas em nirvana, hindus em moksha, espíritas em evolução espiritual. Cada religião traça seu caminho, mas a verdadeira salvação ultrapassa doutrinas e dogmas. Ela nasce no silêncio do coração, onde arde a luz que liberta e vibra a verdade que transforma. Nenhum templo erguido por mãos humanas é maior do que o santuário interior onde habita a essência do ser.”
As religiões — e principalmente o Cristianismo, no Novo Testamento — criaram a figura de Lúcifer, a partir de uma tradução mal sucedida.
O termo significa “Luz” ou “Aquele que traz a luz”, um anjo belo e elevado.
Entretanto, no Cristianismo pós-moderno à brasileira, ele se tornou um ser horrendo e essencialmente mau.
Sabemos que esse ser mítico surgiu, em parte, para punir aqueles que não aceitariam a nova religião.
E a Santa Inquisição foi instituída justamente para perseguir e castigar esse “povo mal”.
Na minha concepção, Lúcifer é o nosso próprio pensamento — aquele que nos impulsiona a dizer ou fazer o que depois nos causa arrependimento.
Esse “ser mítico” vive dentro de nós.
E são as nossas atitudes que dão força à imagem desse “anjo de luz” transformado em mal para uma ou várias religiões.
Somos os demônios dos nossos próprios pensamentos e ações.
As religiões tentam moldar as narrativas, mas a grande verdade é que a fisiologia e as emoções são os elementos que regem a nossa vida!
Um homem verdadeiramente consagrado a Deus, não pode ser tocado sequer em suas vestes, por qualquer demônio.
"Se tudo o que nos restou deste caos político-social é a opinião. Então, opinião por opinião, que cada cidadão contextualize dignamente a sua."
Thiago S. Oliveira (1986 a).
De todas as religiões existentes, com valores religiosos diferentes e considerados absolutos por cada uma delas, não seria correto, pela Navalha de Occan, considerar que são os cérebros humanos quem criaram todas elas?
Não sou adepto à corrente ideológica do Positivismo fundamentada no século XIX, mas coloco o empirismo acima dos conhecimentos metafísicos e teológicos sem invalidá-los em absoluto. Ao contrário: em minhas pesquisas, experimentos e acompanhamentos de caso, tenho visto o empirismo solidificá-los cada vez mais. E não me refiro apenas às ciências naturais e humanas, mas também à esotéricas, religiosas, magísticas, mitológicas e todas as outras condenadas pelo ceticismo e pela ditadura exercida pela ciência cartesiana sobre as muitas formas do saber.
O velho instruído
Seus passos agora já são lentos. Sua postura está curvada devido a tanto tempo inclinada. Seus olhos olham, mas não enxergam como antigamente. Seus ouvidos tentam escutar os movimentos dos lábios. A memória agora não traz na lembrança as situações não tão marcantes. Tantos anos se passaram, tantas lutas, tantas vitórias e também muitas derrotas. A vitória enobrece e a derrota instrui. O que será melhor, ser nobre ou ser instruído?
O mais velho sabe te responder. A nobreza traz alegria, destreza, se torna notável, superior sublime, distinto e poderoso em tudo noque faz, ou que pede para fazer. O instruído é luminar, literado, letrado, culto, pontificado. Consegue decidir situações por si mesmo. Muitas das vezes, a instrução te leva mais longe, pela sede do saber e a vontade de desbravar o desconhecido, em prol de outros. Observe os idosos de passos lentos que escolheram a instrução. Seus passos estão lentos, mas o conhecimento de vida abunda em todo o espaço em que se encontra. Ele nesta situação tem postura de gigante. Seus olhos não precisam enxergar para ver. Ele agora está instruído a desvendar mistérios. Seus ouvidos ouvem a voz que orienta toda a humanidade. Neste estágio, este homem de idade avançada, alcançou e liberdade espiritual. Ele está junto com Cristo
Percebemos que o mundo ainda tem jeito, quando deixamos que o amor se manifeste da maneira mais singela.
