Reflita na Vida
Transforme cada momento de seu dia em reflexões positivas e agradeça cada dia de sua vida como um presente de Deus!
Estou namorando a vida. Casei com a felicidade. Sou amante da Alegria. Divorciado da tristeza. E, de vez em quando, dou uns pegas na loucura.
Despi-me perante os olhos atrevidos da vida, e sem nenhum pudor ou vergonha pus-me a seduzir o tempo.
Independente das falhas e má sorte, foi essa vida em que nasci.
Eu não sou amargo, não tenho rancor.
Boa ou ruim, essa é minha vida...
Gentil é aquele que passa pela vida do outro, toca-o com leveza e marca-o onde ninguém mais pode ver.
Deixemos de coisas, cuidemos da vida,
senão chega a morte ou coisa parecida,
e nos arrasta moço sem ter visto a vida
ou coisa parecida aparecida
Deixa a vida te embalar,
o barulho te corroer,
a bagunça te entreter,
o sonho te alcançar,
a emoção te dominar.
Deixa tudo te doer.
E vive.
A mão que afaga pode bater, o fogo que queima aquece no inverno. Tudo na vida pode ser visto como bom ou mal, depende de quem observa.
Cansei de ser razão. Eu quero ser emoção e sentimento, porque o bom da vida é o frio na barriga e o coração acelerado.
Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
Viver e não ter a vergonha de ser feliz,
Cantar, e cantar, e cantar,
A beleza de ser um eterno aprendiz.
Ah, meu Deus! Eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será,
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!
E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?
Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?
Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo,
Há quem fale que é um divino mistério profundo,
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor.
Você diz que é luta e prazer,
Ele diz que a vida é viver,
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer.
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé,
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser,
Sempre desejada por mais que esteja errada,
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte,
E a pergunta roda, e a cabeça agita.
Fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
É a vida! É bonita e é bonita!
Quem honra aqueles que amamos pela vida que vivemos?
Quem envia monstros para nos matar?
E ao mesmo tempo, canções que nunca vão morrer?
Quem nos ensina o que é real e como rir das mentiras?
Quem decide quem vai viver ou morrer defendendo?
Quem nos acorrenta? E quem tem a chave para a nossa liberdade?
É você!
Você tem todas as armas que precisa.
Agora, lute!
Se você for capaz de esquecer bem esquecido à tarde em que entrou na minha vida só pra mandar na minha própria rotação. Se você for capaz de esquecer bem esquecido o olhar que sempre te dei descaradamente só pra você sentir firmeza no que eu via. Se você for capaz de esquecer bem esquecido minha implicância com você nas coisas simples em que te irritava só pra sentir a sua ira nas palavras. Se você for capaz de esquecer bem esquecido a coleção de músicas que fizemos só pra dar o ritmo em cada passo ou coreografia que inventávamos.
Se você for capaz de esquecer bem esquecido os textos só pra tirar proveito de uma frase ou outra. Se você for capaz de esquecer bem esquecido todas as vezes que eu desabafei sem pestanejar só pra saber se você estava na mesma ebulição que eu. Se você for capaz de esquecer bem esquecido a sua não desistência e a minha tão forte teimosia em encarar o que já estava bem escancarado. Se você for capaz de esquecer bem esquecido o fato de que quando você aparecia todo o resto desaparecia pra dar lugar ao que realmente me fazia querer. Se você for capaz de esquecer bem esquecido o que me faz sorrir, o que me faz gargalhar, o que faz me perder, o que me faz sonhar, o que me faz te querer.
Se você for capaz de esquecer o nosso fora do comum, a nossa montanha de cume infinito, o nosso pra sempre, o nosso absurdamente fudido. Se você for capaz de esquecer os onze dias que deram lugar para onze madrugadas só pra nos levar à exaustão de um momento interminável. Se você for capaz de esquecer bem esquecido que o gosto nunca foi o mesmo em quase sete meses de convivência diária, que a rotina nunca foi igual nas tardes que chovia ou que o sol reinava que as brigas faziam parte de um pacote que precisa ser inteiro, que a procura nunca encontrou a porta do orgulho fechada. Se você for capaz de esquecer bem esquecido a rede que nos balança, as moscas que trepam, a energia que falta, o ciúme que cutuca, o vento que faz o cabelo mexer, o olhar iluminado, o azul, o vermelho, a primeira tragada que é nossa, a sede, a fome, a sombra, o deserto, a marca, o sangue, a mesa, a varanda, o pé de manga.
Se você for capaz de esquecer bem esquecido meu coração acelerado, meu peito explodindo, meu amor transbordando, minhas mãos sendo os seus dedos, meu corpo o instrumento e minha alma a ligação. Se você for capaz de esquecer bem esquecido que não importa quem manda quem pro inferno, eu sempre troco a minha escuridão pela sua luz, a sua magoa pela minha certeza, a minha chateação pelo seu perdão que sempre é de coração, o meu vazio pelo o seu cheio, nossas palavras erradas pelas fortes, mas certas, o meu beijo pelo seu abraço, meu tudo pelo o seu amor. Se você for capaz de esquecer bem esquecido que somos uma história inteira em um curto período de tempo, que sua história sempre foi a continuação da minha, que minha história não encontra o ponto final na sua. Se você for capaz de esquecer bem esquecido que te amo descaradamente...
... eu esqueço mesmo e muito bem esquecido.
Jota Cê
-
Mudanças
Tem momentos na vida que você se depara com um “fim”. Um fim de uma vontade, de um sonho, de um amor, de uma carreira, de um amigo e ate mesmo da vida. Você não acha mais tanta graça no dia a dia e muito menos em si. As pessoas já não têm aquele dialogo que lhe atrai, o lugar onde vivenciamos se tornou preto e branco. Para isso é necessária a mudança: mudança de hábito, fim da rotina, da monotonia, das amizades antigas e ate de diversões ultrapassadas. Ir para uma festa de 15 anos ultimamente se tornou clichê, ida ao shopping todo domingo é como uma dor de cabeça sem aquela aspirina e se conectar a internet é mais tedioso do que resolver equações de álgebras. Por tanto parei de esperar que algo aconteça, desisti de me obrigar a me apaixonar por alguém, só deixo de ler um bom livro se o motivo for de fins lucrativos e interessantes, showzinho só se for com músicas antigas e MPB, festa só se tive como tema “a única regra é que não há regras” e a única rotina que sigo de hoje em diante é a da felicidade.
Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado