Reflexões sobre o Casamento

Cerca de 5976 reflexoes Reflexões sobre o Casamento

"Modelo dos casamentos de hoje: Brigam por tudo e se separam por nada. Casam-se por um simples gostar, banalizando assim o amor."

Inserida por lexgrafia

As vezes, no casamento, perder para o ego e para o seu próprio orgulho é ganhar para o relacionamento e pelo amor! Assim, uma perda pode ser a melhor vitória alcançada!

Inserida por luis_gustavo

CASAMENTO

O desejo sexual é extremamente importante, até porque é de um casamento que estávamos falando; mas um casamento não é apenas isso, na verdade o desejo é apenas um complemento de uma construção de laço infinito.

Desejar é importante, a paixão nasce do desejo “amor erros”; mas entender que a vida a dois é repleta de compromissos, responsabilidades, companheirismo, amizade, amor, carinho, afeto, compreensão, perdão, escolhas variáveis, crescimento e honestidade das partes é muito mais importante do que achar que a vida a dois é apenas a realização de um desejo da carne.

Casamento é um mar de rosas e em dias variáveis as rosas estão vermelhas e demostram amor, em outros dias estão cinza e demonstram preocupação, em outros se tornam amarelas e voltam a representar o amor, em outros dias estão pretas e são capazes de chegar perto de se decretar o fim, mas o amor verdadeiro nunca se encerra, a decisão de amar e fazer feliz mantém o laço de amor verdadeiro para sempre.

Casamento é a construção de um laço de amor infinito ao lado daquela pessoa que se decidiu amar, fazer feliz e dedicar uma vida.

Resende, 10 de julho de 2019.

Inserida por meuspensamentosBruno

Fim do casamentos

1 - Hoje em dia muitos famosos estão se separando. O exemplo de Angelina Jolie e Brad Pitt, tidos até então como um casal feliz e perfeito por muitos, chocou grande parte do público. O que podemos ver é que essa separação e outras não apenas afeta o casal, mas muitas pessoas a descrerem no casamento, tomando a separação dos famosos como mais uma "prova" de que casamentos felizes e, principalmente, duradouros já não existem mais. Por que isso acontece?
Fernando Vieira Filho - As pessoas usam esses exemplos de figuras públicas para desacreditarem nas uniões felizes e duradouras como uma forma infantil de projetar suas dúvidas e infelicidades vivenciadas em suas próprias vidas.
2 - Sabemos que na verdade é que não há nada de errado com o casamento como instituição. Mas as pessoas é que estão mudando com relação ao casamento. Por quê?
Fernando Vieira Filho - O relacionamento para ser duradouro precisa de alicerces sólidos, tais como amizade profunda com muita cumplicidade, estilo de vida semelhante entre os parceiros e lealdade. E para "construirmos" estes alicerces precisamos de algo importantíssimo - o tempo - por isso o período de namoro é importante. Na atualidade os períodos de namoro são muito curtos e com foco na "química sexual", sem grandes preocupações com a amizade e o estilo de vida.
Por exemplo: O rapaz é segurança do hospital X, adora futebol e barzinhos com amigos, ela é médica do mesmo hospital X, adora ler, estudar e detesta futebol, mas os dois se sentem atraídos e tem uma ótima química sexual, amizade boa, mas não cumplicidade, e os estilos de vida são praticamente opostos. Casam-se, o primeiro filho chega ... a química diminui e, eu te pergunto: Sobra o quê? Isso mesmo, nada.
Depois de alguns meses, ela pede o divórcio.
A culpa é da instituição do casamento? Claro que não. É das pessoas que já não dão a devida atenção à fase do pré-casamento.
3 - Por que, hoje em dia, os casamentos não duram tanto como antigamente?
Fernando Vieira Filho - Por falta de bases sólidas, como amizade, cumplicidade e estilos de vida, falta de respeito e lealdade, etc.
As pessoas precisam entender que apenas o amor não basta para manter um relacionamento. Os cônjuges precisam desenvolver competências como autoestima, maturidade, desapego, combater expectativas que um joga no outro, entender o funcionamento do homem e da mulher com suas diferentes características etc.
4 - Vimos que atualmente os casais entram num casamento, mas não querem ter o trabalho de cuidar dele. Não entendem que o fato de um casal estar anos juntos não é fruto de sorte, mas de um "trabalho" que fazem diariamente para manterem. Como e de que maneira muitas pessoas descuidam de seus casamentos? Descreva alguns exemplos.
Fernando Vieira Filho -
• Baixa tolerância ao contraditório - cônjuges ficam violentos por não terem argumentos numa discussão, por vezes, banal. Querem ter sempre a última palavra.
• Aceitar a manipulação dos filhos que muitas vezes jogam os pais um contra o outro.
• Compartilhar a cama com filhos, o que atrapalha a intimidade e a privacidade tão necessárias ao casal.
• O casal se esquece de manter as lembranças dos motivos que os levaram a se apaixonar.
• Os casais estão expondo demais sua vida privada em redes sociais, o que compromete a privacidade que toda família deveria ter.
• O uso exagerado dos Smartphones nos momentos de contato familiar acabam por gerar um sentimento de rejeição no parceiro ou na família em geral.
• Quando os parceiros perdem a capacidade de validação, achando que o que o outro faz não é mais do que obrigação.
• Quando um parceiro coloca expectativa demais no outro, esquecendo-se de aprimorar sua autoestima e autovalorização.
5 - Hoje em dia muitos casais se divorciam por causa de problemas que poderiam ser resolvidos se antes eles tivessem conversado. Um probleminha que surge aqui, outro ali. O casal se desentende, mas nada é resolvido. E, de repente, uma crise se instala e então veem o divórcio como a única solução. Por que isso acontece?
Fernando Vieira Filho - As pessoas precisam entender mais sobre o comportamento masculino e feminino. Por exemplo, homens e mulheres agem de forma diversa ante o estresse. O homem, diante de um problema, fica introspectivo, lembrando um comportamento ancestral, onde busca o refúgio em sua “caverna mental”, como o caçador que era há milênios; e a mulher, sensível e comunicativa, quer ser ouvida de imediato. Portanto, a mulher precisa entender que discutir relacionamento de madrugada ou tarde da noite é decepção na certa, ela vai pensar que ele não a escuta ou a ama mais e vai ficar falando sozinha.
Assim, é importante aprender a respeito das diferenças e características do homem e da mulher, através de cursos e livros específicos e também da terapia de casais.
6 - Como um casal com problemas deve agir (tanto um cônjuge quanto o outro) para resolverem tais problemas do casal e da família e não pensarem na separação como única solução?
Fernando Vieira Filho - O melhor caminho, a meu ver, é buscar o autoconhecimento e o aprimoramento da autoestima de cada cônjuge através de um trabalho sério de terapia para casais.
7 - A dor e as consequências de um divórcio superam em muito o esforço para mudar e trabalhar no casamento. O que cada um dos cônjuges pode fazer para salvar um casamento que está em crise e que o divórcio já está em mente? Cite alguns exemplos.
Fernando Vieira Filho - Como na resposta acima, é fundamental buscar um apoio profissional adequado.
8 - O que os casais novos devem fazer (e os maduros) também para terem um casamento duradouro.
Fernando Vieira Filho -
• É importante, em primeiro lugar, o sentimento de amizade e cumplicidade entre os cônjuges.
• Devem, também, buscar um mesmo estilo de vida, para compartilharem entre si.
• Os cônjuges devem buscar desenvolver a espiritualidade através de uma religião que venha de encontro aos seus anseios. A religiosidade é fundamental nos momentos de crise.
• Com muita sinceridade e verdade consigo mesmos, devem procurar cursos que os levem a trabalhar os sentimentos negativos que trazem ao longo de suas vidas, e que os ensinem a entender as características tão peculiares de cada sexo. É importante frisar que só o conhecimento dissipa a escuridão da ignorância.

Inserida por fernando_vieira_filho

"Alguns anos se passaram...
E hoje, no dia do meu casamento, soube que chorou pelo que perdeu.
Mas saiba, todos os dias tenho chorado.
Inclusive hoje por baixo desse véu."

Inserida por euandreiabarros

Viver em um casamento só por dinheiro, ou só por causa da estrutura que se tem, sem que haja nenhum traço de amor e consideração pelo par, não é uma fatalidade: é uma escolha do que se considera prioridade.

Inserida por admiradoresdotony

O uso de celular tá ficando que nem o sim no dia do casamento: "Até que a morte os separe." Do jeito que a coisa anda, tem gente que vai querer levar o celular prá outra vida. Ainda bem que na época que fizeram o filme Ghost- do Outro lado da vida, ainda não existia o celular, senão não teria dado a bilheteria que deu. Ninguém estaria prestando atenção no filme e sim no The Best. Sr. Digníssimo CELULAR.

Inserida por poeta1958

Ainda existem as historia de incesto como casamento de pai com filha pai com filhos mãe com filho é a idade de colher os frutos da vida que nunca chegou.

Inserida por GilmardaSilvaPaiva

Será que os casamentos e relacionamentos também só são mais ou menos pautados nas castas nos grupos e classes sociais pois bem que amor de Quixote estamos falando de prostitutas como damas e uma aventura pictoresca será que o fim da nossos feitos podem ser assim relegados.

Inserida por GilmardaSilvaPaiva

Assim como nos relacionamentos,noivados,casamentos e namoros só se pode ter paz fora deles no mais tudo é sofrer visto que o ser humano ou animal nunca alcança o fim ultimo que é estar além do desejo do outro além do gosto e o amor é exatamente isso um encontro que se tem e é trágico os desejos ultrapassam até no olhar e é assim como o anel dos nibelungos que traiam maldições também o relacionamento só se pode ter paz quando se pensar e estar só ,assim também é a vida porem só na vida pode se ter ciência e paz em unidade que e você,fora isso tudo e trabalho ser e ter, o desejo sempre transborda a paz e a fé não,até a geração dos filhos é assim martirizada pelo trabalho árduo da criação e daquilo que foi feito para o mundo, tome posse de seus bens o amor nunca foi um bem que se possa tomar posse e se achar em águas calmas pois a turbulência dos desejos o ofusca até no olhar e também em pensamento é uma coisa que nunca etá certo de ter encontrado pois não pode ser seu sem ser tomada do outro a liberdade.Amar,gostar,ter prazer e desejar só se pode ter enquanto se tem fora isso não existe mais.

Inserida por GilmardaSilvaPaiva

Sou do tempo que se pedia a mão da mulher amada em casamento, levava ela ao altar de Deus e só depois levava para a cama.

Inserida por D1E2L3S4O5N6

No casamento, cada um cede um pouco pra caber os dois.

Inserida por altairqueiroz

O sucesso no casamento só é possível quando a capacidade de perdoar torna-se maior que o desejo de estar certo.

Inserida por RICARDOLIMITE

Sou cristão seguidor do amor do nazareno. Se casamento fosse bom Jesus teria se casado.

Inserida por ricardovbarradas

Um casamento forte requer duas pessoas que escolhem se amar, mesmo naqueles dias em que elas sintam dificuldades de se gostar!.

Inserida por HLops

Só existe motivos para o divórcio, quando se esquece dos motivos do casamento!

Inserida por Diarioteologico

Casamento com infidelidade é algo que ninguém merece e se estamos em um barco assim, é necessário que haja outro rumo ou uma mudança para melhores embarcações, pois pode acontecer do remendo se aprofundar e a gente se afogar.

Inserida por erika_gasbarro

Casamento está relacionado ao desafio de se anular para amar, respeitar e zelar.
Só é se amando que se consegue amar,
Só é se respeitando que se consegue respeitar,só consegue zelar quando nos cuidamos .

Inserida por MarcileneDumont

O casamento é a união de duas almas com apenas um coração.

Inserida por Claradepaula

A fé em Deus não é o objetivo, é o processo. Muito parecido com o casamento, os votos que você faz não são o fim, são só o começo. É preciso tempo e dedicação todos os dias para se ter um bom relacionamento.

Inserida por wagnergarcia_

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp