Reflexão sobre Liderança
Os líderes precisam entender que o relacionamento com as pessoas que lidera, é algo de extrema importância na gestão de pessoas, se uma pessoa não se sentir respeitada, valorizada, reconhecida, primeiro como pessoa e claro pelo trabalho que realiza, ela com certeza não estará envolvida em seu trabalho de forma consistente, profunda e obviamente seus resultados não serão os melhores.
Em um cenário de dificuldades, de crise, é que os verdadeiros lideres sobressaem.
Conseguem se manter emocionalmente focados, inspiram ao invés de deprimir, cobram com a devida firmeza e clareza, mas sem diminuir ou ofender, apoiam como devem e ajudam seus liderados a encontrarem alternativas, fazendo a eles, as perguntas certas, criando assim, um caminho de autonomia intelectual e força de espirito nas pessoas, não hesitam em arregaçar as mangas e ir a campo. São exemplos íntegros e consistentes no que se propõem a fazer e por isso, são verdadeiras referências quando o assunto é liderar.
Não existe justificativa para o maltratar colaboradores e ou clientes. Quem age assim, cedo ou tarde viverá o retorno, verá que atitudes assim não compensam.
Lideranças despreparadas podem facilmente destruir a percepção do significado no trabalho. Muitas vezes excelentes profissionais abandoam não a empresa, mas seus chefes diretos e infelizmente isso não é algo raro de ocorrer.
Muitos profissionais são promovidos a líderes pelo conhecimento técnico, mas caem rapidamente por serem somente técnicos demais.
Quem diz saber o que precisa fazer e mesmo assim não faz, rouba de sim mesmo as melhores oportunidades e conquistas.
O Navio não afunda pelos buracos deixados pelos ratos e sim pela incompetência ou ignorância ou arrogância do Capitão !
Líderes que não formam novos líderes estão apenas ocupando cargos.
Quem assumiria seu lugar se, amanhã, você fosse promovido ou precisasse se afastar?
Algumas pessoas acreditam que um líder sensível, amoroso e gentil é um líder frágil, fraco, negligente e desprestigiado. Que desarranjo! Ter amor como critério de gestão não significa ausência de autoridade, firmeza e discernimento, pelo contrário, significa ter todas essas qualidades, porém com o "plus" de uma atitude mais humana, empática, generosa, inspiradora e servidora.
Movimento... no mercado, chamamos marketing; nas relações entre cidadãos, política; na influência, poder. A soma desses movimentos e outros mais, chamamos de: vida!
