Reflexão de Amor
As reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher são tantas que não caberiam em poucas linhas. Desde sempre, as Mulheres têm que lutar por espaço, direitos, respeito, trabalho, lealdade, oportunidades e amor, isto de maneira bem resumida. Vivendo numa sociedade patriarcal temos que brigar e nos impor para sermos ao menos ouvidas. Certo que atualmente vivemos de maneira bem menos dolorosa que nossas predecessoras, que graças a elas hoje podemos viver de maneira menos perseguidas. Mas a luta continua, existem muitas injustiças ainda, não podemos nos intimidar. Sigamos juntas na fé e no amor. Parabéns por todas as conquistas até aqui!
O espelho, outrora um juiz severo, hoje reflete a beleza que reside na inteireza. Cada curva, um verso na sinfonia da existência, cada detalhe, uma pincelada única na tela da individualidade. Vestir-se torna-se um ato de carinho, um abraço em si mesmo, onde o conforto do tecido encontra a liberdade de ser.
A aceitação não é uma chegada, mas uma jornada contínua, um florescer que desabrocha em cada amanhecer. É reconhecer a beleza singular que nos veste, a força que emana da autenticidade. Como a flor que escolhe sua própria forma para alcançar o sol, permitamo-nos ser, sem filtros, sem molduras que nos aprisionam.
A autoestima se tece nos fios da confiança, na certeza de que somos suficientes, exatamente como somos. Ela não se esconde, ela se revela no brilho do olhar, na leveza do sorriso, na firmeza dos passos. É a melodia suave que embala a alma, lembrando-nos do nosso valor intrínseco.
Que cada instante traga uma declaração silenciosa de amor-próprio, um lembrete constante de que a verdadeira beleza reside na aceitação de quem somos, em toda a nossa maravilhosa complexidade.
Levante o Troféu!
Resgatar um coração da escuridão através da força presente no reflexo do teu olhar,
Brincar ao teu lado de contar as estrelas através do espelho de um rio,
Acordar com coragem e convidar a mente para viver uma bela história dentro de um cenário repleto de amor,
Brindar olhando para o Céu e acreditar que cada passo dado em direção a tua vida é sinônimo de felicidade,
Levante o seu troféu todos os dias!
O Sofrimento está no Medo
"Refletindo sobre o sofrimento percebi que são nas dores e contratempos que um ser humano reconhece o outro. Encontra no seu semelhante a compreensão, a amizade, o amor, o respeito e etc... Você sempre ouve histórias de pessoas que se encontraram quando algo adverso lhes aconteciam, o tal, "lugar certo na hora certa" ou "quando eu mais precisava", e até "quando nada esperava". E juntos tecem os momentos de felicidade. Com isso me questiono; - Nas horas escuras é que se veem, com o coração frágil se compreendem e com a dor se reconhecem... O que mais falta para o homem ver que toda essa batalha só é mais fácil quando nossos companheiros de luta estão do nosso lado? Os seres humanos se completam na dor, e ao invés de se respeitarem mais por isso e se colocarem no lugar do outro, usam desta mesma dor para causar mais dor, descontar seus infortúnios e desgraças no seu próximo e no mundo. São frios, egoístas solitários e rebeldes sem causa. Preferem se revoltar contra todos do que fazer parte da maioria. Pra quê?
Durante muitos anos pude notar nas motivações humanas que a raiva e a mágoa é o grande aliado presente em seus planos de vida, que o ser humano só quer algo por medo, vingança, demonstração de superação e reconhecimento. E que essas motivações os cegam de tal forma que distorcem sua capacidade de sonhar, de amar, de se relacionar.
Particularmente nunca compreendi o homem que diz: “a vida me fez assim”, “tantos tombos me tornaram um ser egoísta”, “tantas desilusões me tornaram frio”, “minha criação me levou a cometer tais erros”, “a pobreza me fez roubar, matar, enganar”, “nunca tive o incentivo e apoio de ninguém ”,“as traições me fez trair” e por ai vai as inúmeras formas do ser humano fugir das próprias responsabilidades e não culpar a si mesmo por seus erros e desgraças.
Amigos, se lhes contassem em cada lugar que estive, as companhias que andei, os tombos que levei, as pessoas ruins e frias que cruzaram meu caminho e me tiraram algo, o não reconhecimento de minhas boas ações, não ter incentivo das pessoas que amo, de tantos que me disseram que de nada valiam meus sonhos, que meus objetivos eram fora da minha realidade econômica entre outras e tantas mais decepções que tive.
E nem por isso nada disso me fez desviar meu caminho nem passar por cima de outros por algo, não feri meu corpo “meu templo”, “não afligi meu anseios e sonhos com auto piedade”, “continuei lendo meus livros”, “escrevendo meus versos”, estudando e aprendendo com aquilo que eu podia. Então essa desculpa fajuta de que o ambiente e as circunstancias faz a pessoa não funciona. No entanto compreendo que o medo torna o ser humano vulnerável.
O medo é uma armadilha ilusória que corrói a sua alma lentamente e ao longo dos anos se perde no sofrimento a tal modo que você já nem sabe mais porque toma certas atitudes e sente certos sentimentos. E quando volto a questão do início, chego a pensar que o medo deveria ser uma alavanca que impulsiona o ser humano a querer o melhor, a buscar por ele e em comunhão irmos a rumo da felicidade.
Penso que o perdão é uma das chaves para isso. Primeiro se perdoar, aceite sua fragilidade e seus medos se perdoando por deixar que eles lhe tomem, não se cobrem demais, tenham orgulho de si mesmos por serem fortes e conseguir passar por tantas atribulações, com isso perdoe seu próximo, mais ainda, perdoe a vida, ela é tão linda e não tem culpa que outros te fizeram sofrer, sem contar que você pode estar tomando o mesmo papel do seu opressor, já pensou nisso? Vai repetir o mesmo que fizeram a você dando lugares a outros e assim seguir adiante? Por fim olhe ao seu lado, vê aquela pessoa ali? Ela é como você, com medos diferentes, mas como você, no entanto se sempre vê-lo como rival e inimigo, nunca vai descobrir o seu melhor. E temos tanto para acrescentar na vida um do outro.
Se é ela
Estive por um tempo
Eu comigo mesmo
Num só pensamento a refletir...
Será ela a amada minha,
Ou só eu que muito amo a ela.
Não encontrei uma resposta
Que me fosse por contento
Saber que só eu amo a ela...
Estou comigo a perguntar,
Será ela a amada minha?
E de tanto procurar
Uma resposta
Que jamais vou encontrar,
Se é ela a amada minha
Ou só eu que ela vou amar
O tempo segue a passar...
Agora eu comigo
Me pergunto sem resposta
Se me vale tanto apena te amar...
É ela a amada minha
Se nunca veio a me amar?
Eu me vaguei na resposta
Que procura o coração,
Ela é a minha amada
E pra sempre vou amá-la...
Se vier, eu já estou.
Se me amar, muito mais será amada.
Edney Valentim Araújo
1994...
São tantas em uma: sombras e luzes, reflexos e fatos, imaginação e realidade. Às vezes me perco e, por muitas, me encontro. Sinto-me presa, sinto-me livre, viro e reviro memórias, volto ao lugar e sigo. Onde está a presença? Onde está o imaginário? Onde estou eu? Onde está você? Você está em mim, eu em você, nós estamos em todos... Pensamentos aleatórios de uma poesia desconstruída, sem querer chegar, apenas deixando as palavras rolarem soltas pelas letras que fluem no teclado, tentando assimilar pensamentos com sentimentos que, muitas vezes, é impossível racionalizar... Percebo que criar espaço ao corpo para processar e acessar verdades não ditas, as fugas do coração ou os medos dos medos... sei não! Volto a me perceber, respiro e sei que preciso levantar para continuar. A rotina me espera e, ao encontrá-la, descubro a beleza de simplesmente observar que o que é de fato tão rotineiro aos olhos pode ser o que de fato é real, sem fantasias mentais, dando espaço para fluir e liberar o que precisa ir e o que precisa ficar... Ah, janeiro... Da poesia que vem tarde, mas com a permissão de se falar e explorar apenas quando a sinceridade vem, sem a presença do fazer, na conexão e integração do que se foi e do soltar o que virá.
Karina Megiato
_KM_
04/02/2025
" Por que o ódio é reflexo no espelho, quando não encontra a vontade desejada, quando a imagem reflete a agonia, quando o aço perpetua a escravidão. Por qual motivo o amor não supera? se ele está ali, na alma e no olhar de quem se vê...
Por hoje, dá para refletir e entender certas coisas da vida.
É preciso, antes de mais nada, uma busca interior a fim de verificar pontos obscuros na relação entre alma, coração e realidade. Assim a auto analise se encaixa num poderoso tripé de sobriedade e vastidão.
Quando a alma grita é dado o momento de alerta e isso acontece por virtudes deixadas de lado, por sonhos esquecidos ou simplesmente por desilusões que podem vir de vários enfoques. Adequar os pensamentos e focar numa solução parece ser o modo mais pratico de se chegar a uma plenitude. Viajar, meditar e água salgada são ótimas idéias a se pensar. Destilam o estresse e na bolsa do resultado ficam as alegrias e novidades conquistadas.
Quanto ao coração, vai bem obrigado, se não estiver apaixonado. Ai é dose extra de oxitocina e uma infinidade de emoções a viver... Não dá pra analisar muito e é a parte mais perigosa e bela da vida ( Deixa a vida / amor me levar). Pessoas que controlam o coração, não são bons amantes, sua frieza e auto controle não combinam com paixão. Paixão é volúpia, desejo....Muita coisa se conquista com essas duas insanas e deliciosas ações.
Bem a passo largo e ao lado da alma e coração vem a realidade, furtando horas , dias, meses e até a vida inteira. Resta posto virtude, saber conduzi-la ao ponto de equilíbrio das três vertentes. A isso podemos chamar carma, suavizado pela presença do amor, encontra na alma a paz de poder viver um belo amanhã.
Ser feliz é uma opção de quem quer ser, assim como a infelicidade é companheira da necessidade de sofrência. Opte sempre pelo melhor, pela auto estima, pela vitória.
Diga sim a suas emoções mais belas e a vida fluirá num modo tranqüilo. Sua beleza lhe será suficiente, seu ganho comprará suas necessidades e deixará margem para alguns sonhos...Uma coisa de cada vez. Sua vida como presente deve ser aceita como ela é e mudá-la pode ser apenas obrigação diante de sua vontade...Vá a luta com determinação e vença...
Hoje é dia de ser feliz...
Nada na vida é tão fácil, as vezes passamos por sertas situações que nos deixa reflexivos, muitos momentos difíceis, choro, dor de cabeça saudades, ausência, são tantas situações que as vezes parece que não vamos conseguir vencer, mas quando depositamos nossa confiança em Deus ele sempre nos fortalece e apesar da nossa tão pequena fé, ainda assim encontramos forças e esperança em Deus, ele é o nosso alento, nosso refúgio e Fortaleza, e diante de tudo isso que nos sobre vem, tiramos forças na fraqueza e conseguimos ser felizes e então mostramos ao mundo o nosso sorriso, e tudo se transforma em paz interior.
Seja alguém que se ama,
que supera a sua dor,
que compensa sua luta
refletindo esperança
e transbordando de amor.
Tu és uma mulher cativante,
tens um olhar sincero e profundo, pequeno reflexo de um universo lindo de ricos detalhes
revestidos de um amor verdadeiro
e de uma notória intensidade.
Gostaria de estar contemplando
neste momento
um pôr do sol estonteante
com o reflexo das suas cores
nas águas do mar,
certamente, meus olhos ficariam exultantes.
Seria um resplendor caloroso de amor
e de simplicidade
em sintonia com o calor do meu espírito
ao gerar um frescor de liberdade,
uma sensação ímpar de euforia,
dessarte, uma divina obra de arte ,
uma genuína e encantadora poesia.
Está chovendo um pouco lá fora, estou ouvindo e ficando muito relaxado ao ponto de refletir que o som da chuva às vezes é tão harmônico e tranquilo que é possível imaginar que são anjos cantando, afinados ricamente com o amor e um admirável afinco.
Lindo coro que certamente é regido pelo Senhor com sua regência divina, ajudando a potencializar a voz angelical de cada um, deixando a apresentação ainda mais viva e emocionante, transmitindo uma sensação incomum, muito querida e confortante.
E o que se ouve é apenas um vislumbre cativante do paraíso celeste, uma sonoridade entoada com tamanha emoção que até as nuvens se emocionam e chovem agradecidas as suas gotas que tanto renovam de uma maneira bastante expressiva.
Sem hesitação, chego a me perder neste teu olhar honesto e profundo, que reflete a intensa mulher que és, a beleza simples e calorosa do teu mundo, que possui amor e veemência em cada fragmento, além de traços charmosos que atraem e que, por alguns instantes, fazem parar o tempo.
Decerto, a tua presença torna momentos marcantes, protagoniza pensamentos, deixa corações exultantes com um genuíno deslumbramento, quiçá, um desejo incessante entre afetos, palavras, beijos, abraços, jeito e gestos, verdadeiros e constantes, um nítido privilégio.
E não sei explicar, mas parece que à noite ficas mais vontade como se o teu espírito intenso pudesse saborear a verdeira e tão preciosa liberdade, que enaltece a tua graça, a tua vívida essencialidade, aumentando o teu poder de sedução, portanto, uma divina arte que prende gentilmente a minha atenção.
Por intermédio dos teus belos olhos, vejo que habita no teu ardente coração, um reflexo vívido dos memoráveis dias de verão, considerando o teu jeito muitas vezes impulsivo com uma forte paixão à flor da pele, um calor demasiadamente receptivo, a consciência de que a vida é breve e assim, não cabe desperdício de tempo, cada emoção é imponente e marca simplesmente certos momentos.
Contigo, vem uma sensação calorosa, a temporalidade não pode ser menosprezada, requer ser usufruída com ímpeto, levando em conta que algumas oportunidades são raras, então, é imprescindível saber aproveitá-las sempre que possível assim como um beijo na hora certa, uma palavra que não pode ser omitida, uma risada sincera, despreocupada, ocasião simples que liberta e fortalece a alma.
Detendo esta abrasadora particularidade, graças a Deus, és uma mulher muito fascinante, cuja presença se destaca à semelhança do Sol em uma estação quente, que rapidamente revigora de uma maneira entusiasmante, radiando um amor genuíno que transborda, deixa o dia mais exultante, quando a tristeza petulante não importa e consequemente viver o agora se torna mais importante.
Em ti, notoriamente, existe a veracidade interessante de olhos que não mentem, pois refletem vivamente uma alma que transborda de intensidade, remetem a um amor tão grandioso que não se mede, revelam até a contrariedade do que dizes, quando as tuas palavras não são tão convincentes.
Assim sendo, tanto a profundeza do teu olhar quanto a tua inegável beleza são provocantes, resultantes de um viver que é muito consistente, tendo em vista que sabes que somente existir não é o bastante, ainda que, às vezes, sejas discreta a respeito do que sentes por achares que não vale à pena realmente.
Porém, tal como um bom livro de suspense, onde nem tudo é explícito ou revelado, parte de ti, é um grande mistério, além do mais, muitos não conseguem notar até mesmo a transparência da tua personalidade, o que chega a ser um erro para quem não percebe que o teu querer intenso é de verdade.
Viajo na profundez dos teus olhos, sob o impacto caloroso da tua essencialidade, pedaço refletido de um mundo esplendoroso, regrado à rica simplicidade, à veemência genuína de um amor grandioso, à imponência viva de uma sonoridade emocionante, envolvido felizmente pela graça imensa da jovialidade que é intensamente cativante.
Viagem inevitavelmente hipnotizante, por estar centrado nos teus encantos em momentos raros com um gosto de felicidade, uma viveza abundante, que passa uma verdade incomparável, cada detalhe é fascinante, onde o ânimo é restaurado, o deslumbramento é constante, dessarte, sinto-me honestamente abençoado com meu espírito exultante.
Viajar para um lugar assim tão belo e avivador é um grande privilégio, apenas querer não é o bastante para desfrutar da riqueza do teu universo, radiante no teu olhar, requer um apreço sincero, demonstrado com frequência, respeitando o compromisso do cativar, tratando-se como uma benção justificadamente singular.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp