Reclamar
Qualquer criança reclama ou destrói. Sabemos que estamos crescendo quando começamos a agradecer e a construir.
É possível saber a classe social de uma pessoa observando os problemas que ela reclama, isso não é uma critica. É notório que existem níveis de problemas, mesmo que o que é grave para um, seja fútil para outro, há um senso comum que caracterizam esses níveis, e quando é observado que um problema é fútil neste senso, geralmente a classe social dessa pessoa é mais alta do que de uma pessoa cuja a reclamação é mais grave para o senso comum.
Como uma reclamação de fome por exemplo em comparação com uma reclamação de quem não ganhou o jogo de vídeo game do ano.
A medida com que melhoramos nossa vida financeiramente, nossas reclamações mudam. Pense sobre isso!
Sobre as "oportunidades da vida", há sempre dois posicionamentos;
1 - Pessoas que sabem que estão diante de um problema "sem solução".
2 - Pessoas que enxergam "uma rica oportunidade" de aprender/ crescer e facilitar a vida de outras pessoas, seja de forma gratuita ou paga.
Os obstáculos são para nos lapidar e limpar a nossa alma. Portanto, não reclame, agradeça e siga em frente.
Para torar meu tédio.
O cordel é bom remédio.
Se você me insultar.
Mostro a ocês um jucá.
Um jeito simples de cá.
No meu torrão Ceará.
Terra de povo valente.
Com sua vida contente.
Pra doutô nium reclamar.
Wilamy Carneiro – Poeta cearense
26/04/2022
Quem quiser me ver a porta da casa está aberta!
Quem veio felicidade,
Quem não veio que não reclame de saudade.
(05/05/2017)
Aceitação é a chave, vejo que somos mais felizes quando aceitamos certas coisas que não dependem de nós mudar. As vezes bater na mesma tecla, brigar, reclamar, espernear por certas coisas so consome nossa energia, tira nosso foco, nosso bom humor. Há que se fazer escolhas, e depois de feitas aceitar. Mas se aceitamos não devemos reclamar, pois foi escolha engolir essa ou aquela situação. Foi escolha......também nem tudo fica igual pra sempre, as situações estão sempre em constante mudança. Tenhamos paciencia e aceitação dentro das nossas escolhas, não pelo Outro, mas pela nossa paz de espirito e não desperdicio de energia.
Como as queixas afetam nosso cérebro?
Um amigo encontra o outro. Em cinco minutos, o primeiro está sobrecarregado e sem palavras por ouvir as queixas de seu interlocutor. Queixas sobre os pais, o irmão, a falta de emprego, a ausência de um parceiro, o mau serviço de saúde, a falta de consciência de seus vizinhos e as medidas arbitrárias tomadas pelo governo.
Há situações na vida que, sem dúvida, merecem reclamações, como uma reação natural para liberar tensões acumuladas pelo próprio evento. A perda de um familiar próximo, ser despedido por causa de um corte de pessoal, divórcio ou doença grave, são experiências dolorosas para as quais uma queixa pode despertar a nossa empatia.
"Ele tinha sido um homem que se deleitava com o quanto sua vida era assustadora, e ele preferia se queixar do que mudá-la".
-John Katzenbach-
No entanto, algumas pessoas fazem das queixas seu pão diário. Além disso, eles pensam que todas as "pessoas boas" do mundo são obrigadas a ouvir uma e outra vez aqueles lamentos, porque, de outra forma, eles provariam que são insensíveis ou egoístas.
Queixas contemporâneas
Viver na idade atual não é fácil. Somos constantemente bombardeados por notícias dolorosas ou preocupantes. Além disso, devemos tolerar chefes ou colegas negativos, sem contar os problemas pessoais aos quais estamos expostos, como perdas, doenças e um saco cheio de situações que às vezes nos sufocam.
Diante de tal cenário, geralmente temos duas opções: Analisar cada situação e procurar a saída mais adequada ou resistir e adotar a posição da queixa. O que é preocupante nesta segunda opção é que isso se torne um hábito, que nos limite em nossas potencialidades e gere uma atitude negativa naqueles que nos rodeiam.
Podemos pensar que a queixa é uma espécie de catarse em face das pressões e ela pode sim, às vezes, cumprir esta função. No entanto, a queixa pode tornar-se, sem que o notemos, um hábito que repetimos como um círculo vicioso e que, com o tempo, se tornará a resposta automática às dificuldades.
Consequências em nosso cérebro
De acordo com pesquisas realizadas por vários neurocientistas, da freqüência e da intensidade emocional com a qual reclamamos dependerá que nosso cérebro sofra mudanças significativas. Isso ocorre porque, durante esta condição de frustração e impotência constantes, o cérebro lança hormônios como noradrenalina, cortisol e adrenalina que acabam alterando o funcionamento normal desse órgão.
Alguns cientistas até afirmam que estarmos expostos à queixa repetidamente, deterioram ou eliminam as conexões neurais presentes no hipocampo do nosso cérebro. Essa é precisamente a área encarregada de encontrar soluções para os problemas que nos afligem.
A insistência na queixa é uma forma de condicionar-nos negativamente, que gera rejeição nos outros e acaba deteriorando nossa família, parceiro ou relações de trabalho. É uma condição de dependência e, portanto, de imaturidade e passividade diante de problemas.
O que podemos fazer?
As coisas dificilmente serão o que queremos que elas sejam, então por que ser frustrado e amargo sobre o que não vai mudar, porque está além do nosso controle? Não seria mais razoável ter uma atitude mais flexível e assumir um comportamento mais adaptável, o que nos permite ter melhores opções em nossa vida?
A energia que usamos para reclamar é a mesma que precisamos para superar a adversidade. Modificar esse tipo de comportamento sempre será uma opção. É verdade que, em face de certas situações, é saudável se queixar, e é um direito do qual devemos fazer uso, porque também faz parte de nossas alternativas e fortalece nossa auto-estima.
Para superar esse cansativo hábito de queixa, é importante começar por analisar problemas de cabeça fria e avaliar o que podemos fazer, como e quando? Aprenda a interpretar as coisas de forma diferente, menos autodestrutiva e mais proposital. Não tentemos mudar o mundo dos outros, mas façamos um esforço para melhorar o nosso.
Para tê-lo presente
Há situações em que a queixa se torna uma estratégia consciente ou inconsciente de manipulação. O infractor experimenta a culpa e a maneira de disfarçar essa culpa é despertar nos outros sentimentos de compaixão ou solidariedade, a fim de não ter que enfrentar com responsabilidade as conseqüências de suas ações.
A queixa é um estado de mal-estar que tende a se perpetuar, uma condição que produz sofrimento, mas ao mesmo tempo um prazer negativo. Esta satisfação duvidosa pode ser resolvida com ajuda terapêutica, o que permite que ela se transforme em prazeres positivos, isto é, um desejo ativo, para superar esse estado de passividade diante da vida.
Ganhava bem, reclamava pouco e conversava com as crianças. Ele só não gostava de ser incomodado quando lia seu jornal, quando dormia até tarde e quando descansava depois do almoço, e desde que seus chinelos permanecessem em paralelo ao pé da cama, que seu café fosse servido quase que fervendo, que não houvessem natas no leite, que as crianças não corressem pela casa, que as almofadas permanecessem na diagonal (...) e que os banheiros cheirassem a eucalipto, ele não exigia demais.
Não reclame de nada, apenas ore quando as coisas fugirem do seu controle, tudo esta no controle de Deus.
As pessoas que se deixam levar pelo efeito manada, são as mesmas que vivem reclamando que os outros têm sucesso e elas não. Quando pararem de fazer o que todo mundo faz, e começarem a fazer o que o próprio contrato reencarnatório recomenda, aí terão sucesso também.
Inveja é uma praga que se propaga
Rima ruim contratante não paga
Sou trapstar, rockstar, debochado, star
Tô contando dinheiro na minha sala de estar
Enquanto eles reclamam sem parar
Porque no topo eles nunca vão estar
Quão pequenos somos;
que tempo perdido sem amar;
que desperdício o desamor;
que triste não darmos mais;
que pena das nossas penas...
Reclamar de não ter;
de não estar onde quer;
de não falar o que deseja;
das pessoas serem diferentes;
de não serem como se quer;
de não fazerem o que se pensa ...
E se amar sem esperar?
Sem pedir, nem reclamar?
E se tentar acalentar?
E se der mais sem julgar?
Será que morreria?
Ou viveria de esperança e ilusão?
Ou será que alcançaria a simpatia
daqueles que se julga só por mania.
Será que cairia em graça?
mesmo não sendo palhaça?
Seria só alegria!
O feitiço se faria!
Cheio de amor e harmonia.
Basta abrir e olhar desde fora
para poder enxergar agora
o que dentro, bem dentro está.
Que belo será se amar;
tão bom se não reclamar;
que alegria ver noutro olhar
o sorriso refletido de amar...
Que bom se agradecer;
bem ver cada amanhecer;
sorrir simplesmente por ter;
cantar a alegria do viver;
oferecer a ternura de ser...
Ser feliz é importante?
É muito ou só um instante?
Cada um sabe o que é
É só querer ver para ser.
Abrir o coração com ternura
mesmo sem entender o sentido
provar o sabor da doçura
A alma espera e deseja ser antes
de perder ou sofrer por não ter sido.
Se a quantidade de vezes que você reclama dos teus problemas, fosse a quantidade de tentativas ao tentar resolver-los, você já teria conseguido.
Vivemos em uma época com muitas opções de escolhas.
Cuidado pra não ser um eterno insatisfeito.
Se for pra evoluir, ótimo, mas se for só pra reclamar, vigie-se em dobro, pois se não notou, pessoas negativas acabam aos poucos ficando sozinha e amarguradas.
Claudia Homem
Tem horas que a gente pensa em parar
Que já fez o bastante e o melhor agora é desistir
Que Deus virou as costas, não tá nem aí pro nosso sofrimento
Mas aprendi em meio a tudo isso
Que nessas horas reclamar não vai adiantar
Que o segredo pra mover o coração de Deus é adorar
Sabe aquela salada verde, cheia de nutrientes essenciais para seu organismo? Pense no que acontece com ela quando você enche de vinagre... perde a graça, fica azeda e até difícil de comer certo?
É exatamente isso que acontece com a sua vida quando você só reclama! A reclamação é o vinagre na sua vida, prefira a gratidão que tudo muda imediatamente!!!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp