Razão e Emoção
Por que dizem que a razão deve ser maior que a emoção? Afinal não é a emoção que nos conduz e nos torna felizes? Quem vive baseado na razão, vive distante de um amor eterno.
Nem sempre se deve viver somente da razão, a emoção pode nos deixar frágeis... Mas faz de nossos caminhos mais bonitos.
Quem sou?
Sou composto de sentimentos, sou movido pela emoção
Sou a razão do pensamento, sou o tom gostoso da mais bela canção
Sou a corda do teu violão, sou o sonho, uma realização do coração
Sou a certeza de um sim, talvez a incerteza de um não
Sou o brilho de um diamante, sou o ofuscar da escuridão
Sou o reflexo do amor de um amante, sou o pecado gostoso da traição
Sou o que queres que eu sou, sou teu homem, sou teu amor
Sou o lado do bem, sou aquele que aprendeu amar você e mais ninguém.
Durante a minha vida, se eu tivesse vivido mais com a razão do que com a emoção, sem dúvidas eu teria vivido muito menos. O segredo é dosar a emoção com juízo.
Dor e prazer, alegria e tristeza, ganhos e perdas, emoção e razão, força e fraqueza, sensibilidade e resistencia, são altos e baixos que dão graça a vida e a tiram da rotina.
Às vezes perdemos a razão, e nessa hora começamos a perder o rumo da nossa vida. Agimos pela emoção e colocamos a razão de lado. É nesse momento que precisamos de alguém para nos abrir os olhos e colocar-nos no caminho certo. Esse é o verdadeiro amigo. Aquele que não te cumprimenta e abraça nos bons momentos, mas sim aquele que te diz quando tu estás errado e te guia de volta à serenidade. Porque muitas vezes deixamos de lado a realidade e passamos a ver só o que nos interessa. Não ligamos para os outros, e isso acaba por deixar marcas. Com alguém ao nosso lado sempre que necessário para nos revelar a verdade e apoiar em momentos ruins, é bem mais fácil a caminhada. Talvez seja essa a idéia de uma amizade sincera, ou talvez não, isso depende exclusivamente do que pensa cada um de nós a respeito do que é amizade.
Pare de banalizar o que sente, a razão é importante, mas a emoção é os que nos move a tomar as maiores atitudes de uma trajetória desconhecida. O sentimento é o que faz a vida acontecer.
Razão e emoção devem caminhar lado a lado, não pense que o cérebro é quem manda sempre, mas também não deixe o coração tomar todas as decisões, o equilíbrio existe e se chama Amor próprio.
Realmente o equilíbrio entre a razão e a emoção seria o ideal, mas será que temos discernimento pra isso?
Esse mundo é muito louco, hora se vive a emoção outrora a razão, mas nunca os dois conseguem realizar um "eclipse"
Eu odeio os sentimentos inconvenientes que chegam e nos deixam sem um pingo de razão, apenas emoção.
Quem é coração e emoção não segura por muito tempo a razão. A emoção sempre dá um jeito de ser protagonista.
