Quem Domina sua Lingua
Ser cristão não é olhar para o outro
Como quem tem a Verdade do mundo.
Mas sim, ir ao mundo
Praticar a Verdade que tem com o outro.
Quando meu amor for só brisa,
Minha paixão serás a inercia.
Ainda assim amarei mais de quem nunca, nem tentou.
Quem sabe ouvir bem é mais amado do que quem sabe falar bem. Há uma clara razão para termos dois ouvidos e uma boca. A língua tem poder de bênção ou maldição; seu domínio é virtude preciosa. Estamos perdendo, coisas e pessoas, por falar na hora de calar. Cuidado com as pessoas que falam demais; são vento puro. Quem fala mal de alguém com você, fala mal de você com alguém. Conselho de amigo: Quando você estiver nervoso, não fale, respire e cale. O amor precisa banhar nossa fala. Vamos nos aquietar aos pés do Senhor! Que nossas palavras sejam sábias e temperadas. O que há de vir virá e não tardará.
Há uma ferrenha batalha travada no âmago de todos os mortais: Carne X espírito. Quem vence? Quem for mais alimentado. Atender a carne conduz, invariavelmente, a “morte”; dar lugar ao espírito gera vida. Não existe meio termo: Quem domina o desejo vive, quem por ele é dominado, “morre”. A fidelidade não é uma característica do humano e, sim, do sentimento. Sem o domínio do Espírito somos presa fácil para as paixões. E a paixão é cega, mas o amor revela. É a aliança que nos faz fiéis a Deus, ao cônjuge, aos amigos, a uma causa. É preciso andar em espírito e manter a comunhão com o Céu. Eis o segredo.
Deus só entrega grandes responsabilidades a alguém em quem Ele possa confiar inteiramente. Todo ministério, pra alcançar o seu ápice, precisa ter um tempo de maturação. Nesse tempo, Deus quebra, amassa e molda; depois cuida, abraça e exalta. Deus só conhece quem Ele sonda; Deus não se revela a “estranhos”, só a íntimos. Só conquista Deus quem consegue entrar em seu coração e descobrir o que Ele gosta. Um ministério não se faz de forma precoce para que Deus não perca o servo amado. Então, permaneça firme e constante. Se entregue mais; mergulhe mais; vá mais fundo; se renda; se doe; provai e vede que Ele é bom. Logo, quando não houver mais nada de você, mas tudo Dele, então acontecerá.
O SENTIDO E OBJETIVO DA EDUCAÇÃO COMO UM TODO
Demétrio Sena - Magé
Não é ingrato quem se desprendeu de minhas cordas ou teias e caiu no mundo sem me consultar. Quem abriu parêntesis no que aprendeu comigo e desenvolveu conhecimento próprio. Nenhuma ingratidão existe no meu protegido, que agora voa; na minha pretensa descoberta, que se redescobriu e recriou; no meu pupilo, que amadureceu e já vê a vida com olhos independentes.
Ingrato sou eu, se não ficar feliz porque meu ensinamento empoderou alguém; minha educação o levou à liberdade, a tal ponto que o livrou de mim... e minha verdade abriu o leque das múltiplas verdades que a vida proporciona. Ingratidão é me frustrar porque minha proteção deu asas; meu olhar sobre o outro ampliou seus horizontes... meu investimento em um ser humano fomentou sua inquietação e o fez descobrir sendas pessoais para investir por conta própria em seus sonhos, esperanças e visões independentes da sociedade... até para discordar de mim e chegar à conclusão de que meus conceitos petrificaram.
Amemos o próximo e não a nós mesmos no próximo. Quando fizermos algo por alguém, que seja mesmo por ele; não por nós. Fomentemos o pensamento crítico, nos dispondo à possível crítica futura desse pensamento. Fiquemos orgulhosos quando as pessoas a quem demos a mão estiverem seguras para soltá-la... quem um dia orientamos, resolver tomar caminhos diversos, até adversos, indo muito além do que fomos. São estes, o sentido e objetivo da educação verdadeira. Se havemos de conduzir um indivíduo por um tempo, que seja no seu tempo e a condução nunca seja repressora; mandona; coercitiva.
Seres humanos não são animais domésticos, que não podem ter vontade própria... nem plantinhas de apartamento, que jamais poderão escolher os próprios vasos... ou troféus, medalhas e certificados de honra ao mérito, que sempre vão circular entre nossas mãos, gavetas, estantes e paredes... muito menos objetos de nossa ostentação pública diária ou eterna vaidade pessoal.
ODE AO AMOR
Demétrio Sena - Magé
Adiei odiar; seja quem for;
para quando não quero ver chegar;
posso até não amar, mas terei filtro
de conter meu instinto indignado...
Odiei adiar, pesou no brio,
no desnível das minhas emoções,
no meu cio raivoso de razão
e na minha soberba social...
Mas me sinto melhor tendo adiado,
odiado e depois me recomposto
desse pódio dos meus ressentimentos...
Decidi odear, só fazer odes
ao amor que me peço para ter,
se não quero viver pra odiar...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei
A EXTENSÃO DO PRECONCEITO
Demétrio Sena - Magé
Quem passa por situações de preconceito e acha que já passou por todas, pode já ter passado por todas as situações previsíveis... depois vem o tempo das imprevisíveis... quando as falas, os olhares, as atitudes, não atitudes e até silêncios preconceituosos brotam nos meios mais estreitos de convivência.
... ...
#respeiteautorias É lei
PECADO
Demétrio Sena - Magé
Sou pra quem o pecado é sobre os outros;
é pecado se alguém ao meu redor
sentir dor, sofrer dano e tiver medo,
for castrado e tangido por meus atos...
Ou também oprimir, não der saída,
tiver peso de algema e de aguilhão,
um arpão que não deixe alguém voar
com a vida sem rédea e sentinela...
O pecado evolui, se torna crime,
se meu ato é tirano, impõe assombros,
põe escombros nas costas doutro alguém...
Destilar preconceito e julgamento;
ser eterno instrumento inquisitório;
há um grave pecado em quem é santo...
... ... ...
#respeiteautorias É lei
QUEM TEM FILHA TEM MEDO
Demétrio Sena - Magé
Desde que passei a ter filhas, olho pras filhas de outros pais e penso nas minhas. Não quero para elas, o mesmo sofrimento que não quero pras minhas. Quem tem filha tem medo. O mundo está muito machista, misógino e truculento pras mulheres. E muita gente que tem filho, mesmo que tenha filha, incentiva o machismo, o menosprezo e o tratamento abusivo de seus filhos com as filhas de outros pais, sem nem pensar na própria filha, que pode ser também vítima do filho de um pai qualquer, por aí, que também não exige que seu filho seja homem de verdade. Só machão. Se eu tivesse filho, não importa a idade, não aceitaria de modo algum, que esse filho fosse abusivo com a namorada, esposa, nem com uma amiga. Exigiria que ele tratasse bem, com dignidade e cavalheirismo, ou deixasse em paz. Tenho certeza que eu pensaria em minhas filhas, ao ver meu filho agir assim. E pensaria também nas consequências, inclusive penais, que meu filho poderia sofrer.
IMPROVISOS DE VIVER
Demétrio Sena - Magé
Não acordo pensando sobre o dia
ser de quem ou de que, no calendário;
sobre horário e critério pro que faço
entre meus improvisos de viver...
E não quero vigias de lembranças
ou que meçam daí meu sentimento,
ponham lanças na minha consciência
nem me façam seguir a multidão...
Quando acordo não sei que dia é;
sei apenas que acordo novamente
minha mente, meus olhos curiosos...
Quero a vida nos vãos e pormenores
de alegrias e dores ou surpresas
que não fico surpreso quando vêm...
... ... ...
#respeiteautorias É lei
NADADOR
Demétrio Sena - Magé
O nadador
nada... nada mais que dor.
A dor nada; dor de quem
faz de tudo, mas nada.
E nada, nada, nada
pra esquecer toda dor
do amor, da dor, do nada,
da solidão na água.
Além-mágoa, o nadador
nada, nada e nada...
sempre além da dor.
Que dor do nada!
Que dor danada
do nadador...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
POR QUEM NOS LEIA CORRETAMENTE
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Às vezes, confiamos tanto em determinadas pessoas, e Por isso as tratamos com tanta entrega, tamanho desprendimento, e desarmados a tal ponto, que tais pessoas desconfiam de nossa entrega, nosso desprendimento e nossas armas ao chão. Desconfiam de nossa confiança irrestrita, os afetos que julgamos haver conquistado com a devida e suposta profundidade.
Agindo assim, somos tão inusitados nessa rendição de corpo e alma, que as pessoas de quem mais gostamos; habituadas ao fingimento, à má fé e às intenções escusas do outro, acabam sempre achando que “aí também é demais”. Que as boas intenções são sisudas. A moralidade usa uniforme. Só é de confiança o cidadão recatado e devoto; que tem sempre um discurso politicamente correto, religioso, cívico e de condenação a “certas liberdades da sociedade moderna”.
Mas não desistamos do ser humano. Podemos até desistir de algumas pessoas, mas devemos nos embrenhar na procura de outras, até acharmos alguém que nos leia corretamente. Que não nos distorça nas entrelinhas nem tenham temor da coragem que temos de ser quem somos. Quem abrace a nossa confiança e se desarme ao nos ver livres de armas, escudos e soslaios.
DECISÃO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Quem tem apego à existência, sente a dor sem sentir doer o bastante para levá-lo a desistir. Chora sem lamúria e não deixa que a doença o adoeça. Que a própria solidão o torne alguém irremediavelmente só. Muito menos que a morte o acometa por toda a sua vida.
Viver bem tem muito a ver com abrir mão de qualquer grau de autopiedade. Com nunca se abandonar por nada e ninguém. Isso ocorre quando passamos a não deixar que o sofrimento seja, exatamente, um sofrimento para nós. A vida é uma decisão que precisamos tomar.
PERCURSO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quem quiser me laçar terá surpresa,
porque sou abstrato, embora tátil;
não sou presa; nem fácil nem difícil;
nem sou preso a verdades engradadas...
Cace ovelhas em outras direções;
há um bicho arredio e sem medida,
uma vida sem forma, fôrma e bula
sob a casca ilusória que revelo...
Minha mente não cabe num redil,
sou do vento e talvez o próprio vento,
quem me viu já não vê momento após...
Meu amor e meu ódio são bem meus;
venda deus pra quem queira revender;
quero sempre o percurso natural...
SINTO MUITO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Será bom pra quem tenha privilégios;
pra quem lustre as botinas do poder;
quem se pôs a perder pra ganhar a voz
onde o grito intimida os mais pensantes...
A vitória será de quem vendeu
sua livre vontade; o seu orgulho;
se rendeu à preguiça de seguir
e deixou que levassem os seus pés...
Não aceito vencer passivamente;
minha mente não segue a multidão
sem achar as razões que me conduzam...
Sinto muito por quem triunfará
quando a honra estiver desprotegida;
nossa vida for posse oficial...
BOLETO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quando a conta chegar, paguemos todos;
quem a fez, quem não quis ou fez que não;
sem o velho sermão do não sabia,
do sabia ou da vã neutralidade...
Conferir o reflexo do espelho;
mensurar passo a passo a caminhada;
não há nada que ao tempo se antecipe
pra curar o que ainda está por vir...
Pagaremos por culpa ou inocência,
omissão, comissão, seja o que for,
consciência, percalços, dor maior...
Ao chegar o boleto só paguemos,
pois não temos escolha quanto a isto;
já gastamos o Cristo que nos coube...
CASTOS DE FESTIM
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Há quem viva no céu da hipocrisia;
tenha mente regida contra o mundo;
agonia sem fim, porque o saber
tem maldades; doutrinas de pagãos...
Gentes vagas, enchidas pelo vento,
não se mesclam no reino dos pensantes;
são rascantes, têm medo de novelas,
porque podem querer novelizar...
Este mundo é pesado pros fingidos,
pros ungidos, os castos de festim
que vigiam caminhos; pés alheios...
Não educam seus filhos a contento
e por isso não podem lhes expor
ao evento real que a vida é...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de Quem Sou Eu
- Poemas que falam quem eu sou
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Decepção: frases para mostrar sua insatisfação com certas atitudes
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Poemas Quem Sou Eu