Quem Domina sua Lingua
Cada gota conta
Quem faz essas coisas nunca será comovido. - Salmos 15: 5
Escritura de hoje : Salmos 15: 1-5
Recentemente, a cidade de Hong Kong estava coberta de pôsteres mostrando uma única gota de água espirrando em uma piscina. Cada pôster exibia as palavras “Hong Kong Contra a Corrupção”. A mensagem era clara: integridade ou desonestidade permeiam uma cidade por pessoa.
É fácil se comprometer com pequenas coisas, porque elas parecem não fazer diferença na sociedade em geral. Pensamos: “Por que não devo alterar a verdade, preencher meus relatórios de despesas ou usar o tempo do meu empregador em projetos pessoais, quando todo mundo está fazendo isso? Eu sou apenas uma gota no balde! ”Exatamente. E cada gota ajuda a determinar o conteúdo.
O Salmo 15: 1 pergunta: “Senhor, quem pode permanecer no Seu tabernáculo?” A resposta nos versículos 2 a 5 descreve uma pessoa de honra que desfruta de íntima comunhão com Deus. Observe como a pessoa de princípio anda, trabalha e fala - de maneira correta, correta e verdadeira (v.2). Observe que o indivíduo íntegro se recusa a morder ou aceitar subornos (vv.3,5). Considere a estabilidade de uma pessoa assim: “Quem faz essas coisas nunca será comovido” (v.5).
O que significaria para nossas famílias, nossos bairros, nossas cidades se você e eu vivêssemos com integridade de acordo com as diretrizes de Deus? Vamos fazer isso! Cada gota conta.
Refletir e orar
Quando vivemos com integridade,
agradamos nosso Deus acima
e influenciamos a sociedade
Com veracidade e amor. —Sper
Integridade é o caráter cristão de roupas de trabalho. David C. McCasland
Quem é ótimo?
Não para nós, Senhor. . . mas ao teu nome glorifica-te, por causa da tua misericórdia, por causa da tua verdade. - Salmo 115: 1
Escritura de hoje : 2 Crônicas 26: 1-23
Durante a Segunda Guerra Mundial, Harry Truman tornou-se Presidente dos Estados Unidos quando Franklin Delano Roosevelt morreu. Truman disse que sentiu como se um grande peso tivesse caído sobre ele e pediu às pessoas que orassem por ele. Dizem que seu antigo colega Sam Rayburn tentou ajudá-lo a ser humilde quando disse: "Eles lhe dirão que grande homem você é, Harry, mas você e eu sabemos que você não é".
Em 2 Crônicas 26, lemos sobre Uzias, que era um rei notável. Ele assumiu o cargo aos 16 anos e governou a nação de Judá por 52 anos (vv.1-3). Ele temia a Deus e levou a nação a uma longa era de prosperidade. Sua fama se espalhou por toda parte, mas ele aparentemente ouviu as pessoas dizerem o quão grande ele era. Em seu orgulho, ele assumiu o papel de sacerdote, um papel que Deus claramente reservara para os descendentes de Arão. Por esse ato de desobediência, Deus o afligiu com lepra (v.19).
Não existem homens ou mulheres verdadeiramente grandes, apenas um grande Deus que permita que alguns sejam líderes eficazes e benfeitores notáveis da humanidade. Perceber isso nos ajudará a superar a inveja quando os outros são altamente elogiados, e evitará que sejamos orgulhosos se alguém nos disser que somos grandes. Somente Deus é verdadeiramente grande e digno de louvor.
Refletir e orar
Não eu, mas Cristo, seja honrado, amado, exaltado;
Não eu, mas Cristo, seja visto, seja conhecido, seja ouvido;
Não eu, mas Cristo, em todo olhar e ação;
Não eu, mas Cristo, em todo pensamento e palavra. —Whiddington
Pensamos demais em nós mesmos quando pensamos muito pouco em Deus. Herbert Vander Lugt
À deriva...
Quem foi que disse que não há perigo
De se ser sincero pra quem só olha
Somente para o próprio umbigo
E se nega a ter na vida um amigo?
Quem foi que disse que é vaga
A intenção de justeza no desejo
De se fiar na honra e na retidão
Mesmo que na cisma de um coração?
Quem foi que disse que é mouca
Desatenta, ignóbil e indiferente
A ciranda que, inquieta se dança
Nas emoções que seu eu não alcança?
Quem disse é pequeno em si mesmo
E desconhece os mistérios e o navegar
Das naus que se lhe flutuam à deriva
Pejadas e insólitas, já desencantadas
O valor de uma criança
Quem quer que receba uma dessas crianças em Meu nome, Me recebe. - Marcos 9:37
Escritura de hoje : Marcos 9: 33-37
A jovem morava no meio do mundo no Camboja devastado pela guerra. Ela fora abandonada nas ruas, destinada a uma vida de muita pobreza e pouco amor.
Isso foi antes de Paul e Linda Zwart ouvirem sobre ela e tentarem adotá-la. "Nós oramos muito", disse Paul a um repórter de jornal.
Por mais de dois anos, os Zwarts se dedicaram a levar essa garota, a quem chamaram Caitlin, para sua casa em Holland, Michigan. Eles preencheram montanhas de papelada. Eles até fizeram uma viagem esperançosa ao Camboja em 1996, apenas para voltarem vazios. Mas eles continuaram orando.
No final de 1997, Paul fez outra viagem, passando várias semanas frustrantes tentando obter a custódia de Caitlin. Finalmente, Linda recebeu uma ligação de Paul. Ele perguntou: “Adivinha quem eu tenho comigo?” E sua família explodiu em aplausos. Pai e filha chegaram em casa na véspera de Natal.
Que lembrança da inestimabilidade de uma criança! Cada um vale o que for preciso para cuidar dele adequadamente. Se a criança é um membro da nossa família ou uma criança que não sabemos - cada uma é preciosa para Deus. Cada um precisa de amor. Cada um precisa aprender sobre Jesus, Aquele que por palavras e exemplo nos ensinou o valor de uma criança (Marcos 9: 36-37).
Refletir e orar
Estender a mão para crianças carentes,
Mostrando-lhes nosso amor e carinho,
É uma maneira de Deus nos usar
Para trazer esperança ao seu desespero. —Sper
Seu maior investimento pode estar ajudando uma criança pequena. Dave Branon
Voar com as águias
Ele chamou Seus discípulos para Si; e deles escolheu doze a quem também chamou apóstolos. - Lucas 6:13
Escritura de hoje : Lucas 6: 12-16
Um conhecido líder de negócios comentou sobre os vencedores e os perdedores em sua profissão. "Os vencedores voam com águias", disse ele, "e os perdedores correm com perus".
Quando Jesus selecionou o pequeno grupo a quem Ele confiaria Sua missão no mundo, os homens pareciam ser tudo menos "águias". Jesus sabia que por Seu poder e graça eles poderiam voar, mas primeiro Ele teve que ensiná-los a voar juntos .
Que mistura estranha! Havia Pedro, impetuoso e rude. Andrew era simples e crente, mas Thomas tinha um ponto de interrogação para pensar.
Então considere Mateus e Simão. Mateus provavelmente havia ocupado o cargo de cobrador de impostos, cooperando com os romanos. Simão, o zelote, pode ter pertencido a um bando de guerrilheiros determinado a tornar a vida miserável para os senhores estrangeiros de Roma, interrompendo seu comércio ou protestando nas ruas. Pense nisso - seria um pouco como ter um da direita política e outro da esquerda política na mesma junta da igreja.
Por que essa diversidade? Talvez para nos ensinar que a lealdade a Jesus vem primeiro. O discipulado, fiel ao seu nome, exige que aprendamos amor, obediência e submissão em uma comunidade diversificada de fé sob uma única cabeça - Jesus Cristo.
Refletir e orar
Deus constrói Sua igreja com pedras diferentes,
Ele faz cada um pertencer;
Todas as formas e tamanhos se encaixam no lugar
Para fortalecer a estrutura. —Sper
A união entre os crentes vem da nossa união com Cristo. Haddon W. Robinson
Dupla penalização
Quem deve apresentar uma acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem justifica. -
Romanos 8:33
Escritura de hoje : Romanos 5: 1-11
O risco duplo é um conceito legal que protege uma pessoa de ser processada mais de uma vez pelo mesmo crime.
Isso entrou em cena no caso de um homem que confessou a um juiz de Wisconsin que dois anos antes no mesmo tribunal ele havia sido acusado de assassinato e foi considerado inocente. "Mas eu era culpado", ele admitiu. O juiz rapidamente conversou com o promotor público para ver se o homem poderia ser levado a julgamento por assassinato. Eles descobriram, no entanto, que, devido ao princípio do duplo risco, o homem não poderia ser julgado novamente por esse crime. Embora ele fosse um assassino, ele não poderia ser punido por isso.
De acordo com a justiça de Deus, nós que estamos “em Cristo” éramos tão culpados quanto aquele homem antes de nos convertermos, mas agora somos igualmente impuníveis. Por quê? Não por causa de um detalhe técnico. Pelo contrário, é porque todo e qualquer pecado que já cometemos ou cometeremos foi totalmente processado em Cristo na cruz. E uma vez é tudo o que a lei exige. Ainda há consequências quando cometemos erros, mesmo como crentes. Mas no que diz respeito à penalidade da lei, a morte de Jesus nos coloca em uma posição maravilhosa de sermos isentos do castigo eterno. Graças a Deus por seu princípio de "duplo risco"!
Refletir e orar
Livre da lei - ó feliz condição!
Jesus sangrou e há remissão;
Amaldiçoado pela lei e ferido pela queda,
Grace nos redimiu de uma vez por todas. -Felicidade
Quando cremos em Cristo, recebemos o perdão de Deus e escapamos da penalidade do pecado. Mart DeHaan
Quais são as nossas opções?
Pedro respondeu: "Senhor, a quem iremos? Você tem as palavras da vida eterna". -
João 6:68
Escritura de hoje : João 6: 48-69
Em uma coluna de jornal pré-eleitoral, William Safire fez a pergunta: "O que você faz quando o candidato que você apóia toma uma posição que você não gosta [ou quando] o candidato que você opõe toma uma posição que você admira?"
Safire sugeriu três opções:
1. Trocar candidatos.
2. Fique com sua escolha original e coloque um botão que diz: "Ninguém é perfeito".
3. Seja como a velha proverbial que diz: “Eu nunca voto. Apenas os encoraja.
Agora pense no paralelo espiritual. Quais são as nossas escolhas quando Jesus, nosso líder, assume uma posição que não gostamos, ou quando o inimigo a que nos opomos se posiciona mais ao nosso gosto? Alguns mudarão e não andarão mais com Cristo (João 6:66). Mas essa não é uma opção válida para aqueles que O conhecem (v.68). Também não podemos usar um botão que diz: "Ninguém é perfeito". Jesus é o Santo de Deus. Ele é perfeito. Se discordamos dele, é porque estamos errados. Além disso, não podemos ser como a pessoa que nunca vota. Nosso Senhor não nos deu essa opção. Nós devemos escolher quem nós seguiremos.
Hoje, precisamos ser tão sábios quanto Pedro e os outros discípulos. Devemos seguir o Senhor mesmo quando Seus caminhos são contrários aos nossos.
Refletir e orar
Algumas pessoas seguem Jesus Cristo,
e depois se viram e se afastam;
Mas Jesus dá vida eterna
àqueles que confiam nele e obedecem. —Sper
Ninguém pode ser neutro em relação a Jesus. Mart DeHaan
Aprendendo com Leandra
Quem permanece em mim e eu nele dá muito fruto; pois sem Mim você não pode fazer nada. - João 15: 5
Escritura de hoje : João 15: 1-8
Leandra tem 3 anos. Ela tem olhos castanhos brilhantes e uma mente muito boa. Um dia eu estava cuidando dela, e ela estava assistindo seu irmão Max jogar jogos no meu computador. De repente, ela anunciou que ia comer um lanche. "Eu mesmo faço!", Ela disse enfaticamente.
"Eu vou ajudá-lo", eu disse, e comecei a segui-la. Ela repetiu com firmeza: "Eu mesmo faço!" Eu a observei descer as escadas. Ela se virou, me viu e disse: - Você fica lá em cima, vovô. Fique de olho em Max. Tentei não rir. No final da escada, ela se virou, colocou uma mão no quadril e disse: “Estou falando sério, vovô!” Afastei-me de vista e rugi de tanto rir. Mais tarde eu verifiquei ela. Ela abriu a geladeira, encontrou um pudim embalado e pegou a colher "dela", mas precisava que eu abrisse o recipiente para ela.
Mais tarde, pensei que havia muito desse espírito de independência em mim. Eu também quero “fazer eu mesmo” quando se trata de crescer e servir como crente em Jesus Cristo. No entanto, preciso entender que, mesmo que pense que não preciso da ajuda dele, preciso mesmo. Sem ele, sou incapaz de produzir o tipo de fruto espiritual sobre o qual Jesus falou em João 15.
Devemos lembrar as palavras de nosso Senhor, que disse: “Sem Mim você nada pode fazer” (João 15: 5).
Refletir e orar
Sem ele eu não poderia fazer nada,
sem ele eu certamente falharia;
Sem ele eu estaria flutuando
como um navio sem vela. - LeFevre
(c) 1963 Os LeFevres
Você pode depender do Senhor. O Senhor pode depender de você? David C. Egner
Não há quem não esteja reclamando dos tempos de hoje, seja em qual aspecto for. Viver não está fácil para ninguém e isso tanto na vida lá fora quanto aqui dentro de cada um. Assistir aos noticiários é agoniante, navegar pelas redes sociais é para poucos estômagos e o tédio longe da internet pontuam os dias atuais.
Parece que as pessoas estão cada vez mais se afastando da espiritualidade, da fé, ocupadas que estão com o consumismo material e com o melhor ângulo das selfies. Embranquecem os dentes, harmonizam a face, preenchem com botox as rugas, hidratam os cabelos, levantam pesos, correm maratonas. Acompanham séries, disseminam as fofocas dos famosos e tentam lacrar no twitter.
Nessa toada, infelizmente, muitos de nós resumimos nosso cotidiano a uma jornada trabalhista extenuante, entremeada por uma atenção exacerbada voltada à tela do celular.
Não nos esquecemos de fazer check in, de postar o prato de salada, de rebater comentários no face, de acompanhar a vida dos midiáticos em geral. Enquanto isso, quem vive com a gente, ali de carne e osso, sente solidão.
Na verdade, a solidão também está dentro de nós, enquanto interagimos virtualmente, uma vez que, por mais que troquemos mensagens cibernéticas com alguém, não há o que possa substituir a troca de energia viva entre pessoas ali ao lado umas das outras. Somos sentimentos, somos sentidos, toque, olhares, vozes, somos bem mais do que palavras digitadas em telas frias e robóticas.
Precisamos de gente com a gente. Precisamos de olhos nos olhos, mãos entrelaçadas, toques no corpo, toques na alma. Precisamos conversar e ouvir a nossa própria voz. Precisamos ouvir as outras vozes. Precisamos de interlocução no mundo, no real, na vida, ali juntinho.
Somos seres gregários, desde sempre, e isso nenhuma interação virtual é capaz de fornecer com efetividade.
Não podemos tão somente nos preocupar com nossa imagem, com nossa aparência, com nossa vida virtual. É importante pensar em nós mesmos, mas sem deixar de lado o que somos em relação aos outros também. Ninguém é uma ilha. Pode se preocupar com o cabelo, com as unhas, com os músculos. Pode se preocupar com a alimentação, com os cílios, com a brancura dos dentes.
Pode se preocupar com o peso do corpo, mas nunca deixe de atentar para o peso de suas atitudes, de suas palavras, de sua importância na vida das vidas que estão bem do seu lado.
É isso.
Quem não caça seu inimigo, vira refeição, o pior inimigo é aquele que não dorme e nem se fere, inimigos invisíveis são piores que os visíveis,atos visíveis se notam,mas ações invisíveis são inigmáticas.
Mudando seu mundo
Eu fui crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. -
Gálatas 2:20
Escritura de hoje : 1 Coríntios 13: 1-7
Uma jovem morava em uma casa onde estava muito infeliz. Muitas vezes ela reclamava com as amigas e dizia a elas como era difícil para ela ficar lá. Ela culpou seus pais e os outros membros de sua família por seu descontentamento e ameaçou sair o mais rápido possível.
Um dia, porém, seu rosto foi agraciado com um sorriso feliz. Desapareceu a expressão sombria de sempre. Os olhos dela estavam brilhando. Havia uma mola em seus degraus.
Quando uma amiga percebeu a diferença, ela exclamou: “As coisas devem ter melhorado em casa. Estou tão feliz! ”“ Não ”, a jovem respondeu:“ Sou eu quem é diferente! ”
A perspectiva dessa jovem era mais brilhante e seus relacionamentos com os outros foram transformados. Não era porque suas circunstâncias haviam melhorado, mas porque ela havia experimentado uma mudança em seu coração.
Quando somos confrontados com situações irritantes e começamos a sentir pena de nós mesmos, devemos fazer as seguintes perguntas: O problema é realmente com os outros? Ou poderia ser eu? Quando pedimos ao Senhor que nos encha com Seu amor perfeito, é incrível como a vida começa a parecer melhor. Deixar Deus nos mudar é a melhor maneira de mudar nosso mundo.
Refletir e orar
Senhor, tira minha vida e a faz inteiramente tua;
Encha meu pobre coração com Teu grande amor divino.
Pegue toda a minha vontade, minha paixão, eu e orgulho;
Agora me rendo, Senhor - em mim permaneço. - Ou
Quando você para de mudar, para de crescer. Richard DeHaan
Quem quer boas notícias?
Embora eles conhecessem Deus, eles não O glorificaram como Deus. - Romanos 1:21
Escritura de hoje : Romanos 1: 24-32
As pessoas realmente querem ouvir boas notícias? Talvez não, sugere a emissora Paul Harvey. As más notícias sobre crime e tragédia podem parecer mais interessantes e, na verdade, mais compatíveis com seus próprios gostos. Como exemplo, Harvey citou o fracasso do Good News Paper em Sacramento, Califórnia. Ele imprimiu nada além de boas notícias - e dobrou após 36 meses.
O que dizer das melhores novas de todas, o evangelho - as boas novas de Jesus e Seu amor? São as boas novas do perdão total e gratuito através da fé em Cristo e em Sua morte sacrificial. Por que muitas pessoas desviam os olhos, fecham a mente e se recusam a ouvir quando a melhor de todas as boas notícias lhes está sendo comunicada?
O fato triste é que todos nós estamos aflitos com o que foi chamado de teofobia - uma terrível aversão a Deus. Embora tenhamos sido criados para ter um relacionamento íntimo com Deus e precisemos de Sua presença que satisfaça a vida, na verdade somos odiadores de Deus (Romanos 1:30) até nascermos de novo.
Vamos continuar proclamando as boas novas com a confiança de que o Espírito Santo romperá a indiferença hostil dos odiadores de Deus, capturará sua atenção e obterá sua resposta crente à mensagem salvadora da graça. Afinal, foi o que Ele fez com você e eu.
Refletir e orar
Então eu te envio a corações endurecidos pelo ódio,
A olhos cegos porque não verão,
Para gastar - ainda que seja sangue - para gastar e não poupar -
Então eu te envio para provar o Calvário. - Clarkson
(c) 1954 Singspiration, Inc.
Em um mundo cheio de más notícias, nossa única esperança são as boas novas de Jesus. Vernon Grounds
Quem está louco aqui?
[Paulo] disse: "Não sou louco, o mais nobre Festo, mas falo as palavras da verdade e da razão. - Atos 26:25
Escritura de hoje : Atos 26: 19-32
Em seu livro O que já se tornou pecado? Karl Menninger escreve: “Em um dia ensolarado em setembro de 1972, um homem de rosto severo e claramente vestido podia ser visto parado em uma esquina na movimentada Chicago Loop. Enquanto os pedestres se apressavam a caminho do almoço ou dos negócios, ele solenemente levantava o braço direito, apontava para a pessoa mais próxima e entoava em voz alta a única palavra: "Culpado!" Então, sem nenhuma mudança de expressão, ele retomaria sua postura rígida por alguns instantes antes de repetir o gesto.
O efeito dessa ação sobre estranhos que passavam era quase assustador. Eles encaravam o acusador, hesitavam momentaneamente, se afastavam, olhavam para ele novamente e depois seguiam apressadamente.
Se aquele homem era louco, como muitos pensavam, ele era um louco dizendo a verdade. Todo mundo que ele apontou era culpado! O pecado é universal (Isaías 53: 6; Romanos 3:23). O pior tipo de insanidade é negar a culpa quando se vive em pecado e descrença.
Festo, o governador romano da Judéia, acusou o apóstolo Paulo de ser louco (Atos 26:24). Mas foi Festo que estava fora de contato com a realidade, pois ele rejeitou a verdade de Deus.
E se você? Você já reconheceu sua culpa diante de Deus e voltou-se com fé para Jesus como seu Salvador e Senhor? É loucura não.
Refletir e orar
Como Ser Perdoado
Admita que você é culpado de pecado. Acredite que Jesus morreu na cruz por você e ressuscitou dos mortos. Com fé, peça ao Senhor Jesus Cristo para salvá-lo.
Negar a culpa e rejeitar a Cristo é o pior tipo de loucura. Mart DeHaan
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Decepção: frases para mostrar sua insatisfação com certas atitudes
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Poemas Quem Sou Eu
