Psicologia Gestalt
Não, o passado não pode ser alterado. Mas é possível olhar para o presente com empatia e, para o futuro, com esperança. Acolha a sua história. Acolha-se!
Só por hoje...
Não vou deixar a dor me paralisar, o medo me entristecer, o passado me assombrar.
Só por hoje...
Vou me acolher, me abraçar e me perdoar.
Ao ampliarmos nossa percepção de mundo, naturalmente despertamos nossa coragem para o enfrentamento dos desafios que nos conduzirão às nossas realizações.
Você andará em círculos, até que, finalmente, compreenda que seus nós só desatarão quando as suas verdades forem escancaradas para você mesma/o...
O amanhecer é feito uma virada de página - mesmo que você não possa apagar o que há nas anteriores, poderá escrever novas linhas nessa que se apresenta.
Isso é ressignificar...
Passei a compreender melhor o que me atravessa quando deixei de tentar encontrar as respostas e decidi buscar as perguntas certas...
A gente reclama das curvas, mas esquece que, muitas vezes, é por meio delas que, finalmente, encontramos a melhor estrada. É tudo questão de olhar melhor. É tudo questão de ressignificar...
Às vezes seguir em frente não se trata de deixar a tristeza de lado, superar histórias passadas ou percorrer novos caminhos. Às vezes seguir em frente se trata de parar e olhar mais para você, acolher as suas emoções e aprender a se ouvir. Às vezes seguir em frente é silenciar um pouco o externo para reconhecer o que de fato incomoda e o que realmente tem valor pra você. Às vezes seguir em frente não se trata mais de encontrar aquelas velhas respostas, mas sim de aprender a se fazer novas perguntas. Às vezes seguir em frente não é avançar e sim fazer o caminho de volta. O caminho de volta para você. Aonde foi mesmo que você se perdeu?
"Um exemplo na família ecoa ao longo do tempo, e a família como um todo se vale ou desvale desta informação genética."
"Quando fizer algo magnífico ( divino), não o faça para agradar alguém, faça para alguém se dobrar a isto porque e' magnífico e divino."
A vida, algumas vezes, apresenta situações dolorosas, difíceis de lidar. Acontecimentos que nos esvaziam, tiram nosso brilho e a alegria de viver. Parece que entramos em um túnel cinza, nebuloso, sem vida e sem saída. É a vida acontecendo e não temos controle sobre ela, faz parte! O melhor que podemos fazer é aceitar a vida e extrair o melhor dos acontecimentos.
Mas é bom lembrar; dói, mas passa! Tudo passa... o sol vai voltar a brilhar e, aos poucos, a alegria e a vontade de viver voltam com mais força e ainda mais potentes. Virão novas dores, novos amores, outros trabalhos, novos amigos e mais acontecimentos. Tudo é vida!
Mary Scabora - Psicóloga Clínica
"Procure ser uma pessoa que age com amabilidade e com sabedoria. Dessa forma, fica mais fácil vencer as turbulências do dia a dia ".
"Procure viver com alegria, com paz interior, com segurança e motivação. Viva sem ter medo do amanhã, mesmo correndo riscos para realizar os seus sonhos ".
