Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
Para aqueles que buscam o céu, o infinito é pouco.
Para aqueles que buscam o chão, a dureza é elementar.
Para aqueles que buscam o vôo, a leveza é parte.
Para aqueles que buscam o sol, a lua é caminhar.
Para aqueles que buscam a vida, a imaginação é realidade.
Na profundidade da mente,
Encontram-se portas que nunca foram abertas antes,
E não se sabe o que há lá,
Mas nunca... é nunca uma opção.
Agradece o que vem.
Agradece pelo o bem.
(mesmo quando esse bem trás sua ausência, seu oposto)
Na limitação da vida...
Agradece pela imperfeição.
(porque é justamente nas faltas que se constrói)
É na ausência que se completa o que não se seria capaz.
Agradece aqueles que...
a vida deram
a luz acenderam
a mão estenderam.
Saiu e procurou.
Não é que encontrou dentro de si?
As respostas das perguntas que fazia.
As dúvidas preenchidas pelo vazio do nada.
Na tentativa de me ver
Vejo o outro em mim
Se tenho todos dentro de mim
Sou um pouco de tudo
De tudo... um pouco.
Tenho pena das pessoas que tal como eu, sofrem da síndrome do melhor amigo, isto é fatal para a nossa sanidade, especialmente quando o suposto melhor amigo nos trai.
Felizmente para o mundo, eu nunca conheci ninguém que sofresse disto como eu.
Causa-me aflição os seres humanos que se julgam como normais, e que só veem anormalidades psicológicas nos outros.
Nunca mais fui o mesmo depois do estágio no CVV Samaritanos na década de 1980 em Curitiba. Deixava aos poucos as idéias de Jay Adams. A prática disso aconteceu quando assistindo uma conferência no Centro de Cultura de Ponta Grossa aproximou-se uma universitária desesperada. Precisava alguém apenas para escutá-la. Tudo o que revelava de sua vida afrontavam o moralismo que eu abrigava intelectualmente. Sua dor era maior e me prendeu o coração. Não podia julgá-la. Não procurara alguém para isso. Tentava resgatar sua vida em frangalhos. Simplesmente passei escutá-la por anos a fio. É hoje uma saudável e vitoriosa senhora.
Saúde psicológica depende de orientação psicológica, desde a infância. Aprender a pensar é aprender a construir o mundo ao seu redor.
Nos pensamentos estão os antídotos para os males da alma. Sem uma perspectiva positiva, somos fortes candidatos ao desequilíbrio emocional.
Criar ou recriar? Inventar ou reinventar? Nas dores ou dissabores, erros ou frustrações que se cria e não há mérito, você inventa de dar ré voltar ao começo, perceber o trajeto e criar novamente. Mas é quando se inventa o reparo que não sai barato e sim muito caro. Tão caro ao ponto de criar a reinvenção fazendo mais uma ação, ou diria, reconstrução? É neste ciclo da vida que aprendemos a aprender, seja quantas vezes necessário for criar um recriar para que no inventar o recriar melhor seja sua melhor forma dando um ré para melhor inventar.
Antonio Amancio
Quando você percebe o seu valor, deixa para trás um turbilhão de medos. A crítica ou a desaprovação do outro não te afeta mais e não estar mais na dependência do aval das pessoas é extremamente libertador e te permite ser verdadeiramente quem você é.
Angela Cristina Brand
Psicóloga
Nas grandes batalhas que enfrentamos, com certeza, a maior de todas é a da luta pela própria vida. E quando realmente nos deparamos com a doença, seja ela psíquica ou enfermidade física, muitas questões vem á tona e nosso emocional começa a processar sentimentos antes adormecidos. A fragilidade e a impotência, antes imperceptíveis, agora tornam-se as principais protagonistas. O olhar sobre a vida de uma maneira diferente, o desacelerar do ritmo, o enfrentamento da dor e da finitude da vida revelam uma postura diferente perante o nosso modo de ser e de viver. É nesse momento que devemos rever nossas atitudes, nossa forma de absorver os problemas e de como lidamos com as frustrações e com as exigências do dia a dia. Muitas doenças são resultantes de somatizações e a percepção de como geramos nossas dores e sintomas é de grande valia para a prevenção de doenças. O cuidado deve ser constante e o amor pela vida deve ser a base de nossa existência.
O encanto depende do seu jeito de ser e de revelar sua essência. Nada é mais genuíno que um coração leve, uma alma suave e um olhar repleto de ternura e compreensão.
Eu não tenho medo de partidas, pois elas nos ensinam que tudo tem uma finalidade, um propósito e em determinado momento, iremos embora. Assim é a vida...assim é a morte - uma partida de alguém muito especial que pode nos deixar e provocar em nós, uma profunda tristeza, dor e saudade. Nunca nos achamos preparados para enfrentar a perda de alguém, pois de certo modo nos iludimos com a falsa realidade de que podemos ser eternos. Pensar na morte causa angústia e medo, pois o apego atrelado ao desejo de viver é muito forte. Ninguém quer partir, mas fatalmente partirá... Somos efêmeros passageiros de um planeta, com passagem de volta já devidamente confirmada, porém sem data marcada. E a partir desta constatação, devemos nos permitir viver e amar intensamente tudo aquilo que nos for ofertado, pois como numa grande e linda viagem, em determinado momento, nos despedimos desta vida e partimos para além daqui. A partida é nossa maior certeza.
Por isso, não tenha medo da partida, tenha medo de não viver enquanto não partir.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp