Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
Compreender o outro é a tarefa mais amarga, que se torna doce quando existe um amor por trás das intenções.
"Se um dia você começar a sentir pena de si mesmo, saia fora da situação ou procure (rápido) ajuda profissional, pois a coisa tá ficando feia! (rsrs)”
Não há emoção alguma que supere um ato de solidariedade, neste gesto você encontra e promove três características mais importante para vida: Amor,Reconhecimento,Plenitude.
Reflita-se.
"As formas desenhadas e coloridas remetem nossos pensamentos a verdadeiros arrancadores de véus, criados por nossa educação cultural."
O ser humano carece de uma escuta que dê valor às suas palavras. Uma escuta que o acolha, que o ampare em sua fragilidade existencial.
Superproteção desprotege.
Se focarmos nossas relações na segurança, há grande chance de promovermos relações de dependência.
Quando alguém, se dispõe a arriscar, a tentar algo diferente, difícil, ou até que o exponha a algum desconforto e um outro (pai, mãe, namorado, esposa, amigo) diz:
"não vai, não faz, olha bem, cuidado..."
"Isso não é pra você."
"Será que você consegue?"
A mensagem inicial é de carinho, zelo, preocupação, em outras palavras é um gesto de amor. No entanto, quando esta dinâmica se torna frequente para quase todas ou todas as situações, a mensagem começa a ganhar outro sentido.
Pode ser que quem esteja escutando comece a acreditar que não é capaz de realizar tais atividades, com estas frases se planta a dúvida e se desencoraja. A mensagem de cuidado se transforma em mensagem de impotência.
Desta forma começamos a incentivar que as pessoas sejam mais medrosas, menos ousadas, mais inseguras, e portanto, mais dependentes, pois se elas sozinhas "não são capazes", terão que buscar algo ou alguém que seja capaz ou que gere nela a sensação de potência.
Então, tenha cuidado com o excesso de cuidado, às vezes é importante deixar que seu filho, sua esposa, seu irmão, ou sua mãe, acredite neles mesmos e em suas capacidades de vencer os obstáculos.
O mundo não tem cor,mas enxergamos aquilo que nossa mente é treinada a ver,com isso devemos notar que nem tudo é como os olhos vê e sim como a mente imagina,portanto não devemos julgar e sim analisar!
Resumimos de forma muito simploria o trabalho dos psicólogos quando atribuímos a eles somente a arte de ouvir. Ouvir qualquer um que se importe ou se interesse genuinamente pelo outro ou pelo que está sendo dito é capaz de fazer. Mas...acredito que seu ofício vá muito além disso. É o trabalho invisível e muitas vezes sutil e imperceptível aos olhos de quem não entende as técnicas, que faz a mágica da libertação das prisões emocionais e da cura acontecer!
Sabe aquele desânimo frequente? Pode ser depressão.
Sabe aquele cansaço mental constante? Pode ser depressão.
Sabe aquele surto "do nada"? Pode ser depressão.
Sabe aquela euforia repentina? Pode ser depressão.
Sabe aquela vontade de não fazer nada e não falar com ninguém? Pode ser depressão.
Sabe aquele desejo de sair do mundo? Pode ser depressão.
Sabe aquela vontade de comer algo descontroladamente? Pode ser depressão.
Sabe aquela vontade de chorar sem motivo aparente? Pode ser depressão.
Sabe aquele nervosismo, aquela impaciência, aquela sensação de fracasso, aquele medo exagerado? Pode ser depressão.
Ninguém em plena consciência e sanidade finge algo assim.
Quem tem depressão, se pudesse escolher, escolheria não ter.
"Eu não critico o fofoqueiro, porque ele é apenas um narrador que conta a minha história. Enquanto ele fala, eu sigo vivendo e escrevendo novos capítulos."
"Então decidi que eu vou mandar a conta da minha terapeuta pra todas as pessoas que estão me deixando louca!
Porque não é justo... pagar psicólogo e pagar terapia cara se não sou eu quem tô me deixando louca!
Se são as pessoas... que são loucas e deixam a gente louca!
Acordei com a certeza de que o mundo é, sim, um desafio... mas, também, que o meu maior desafio é reconhecer quem sou eu, e assim, encontrar mais recursos para vencê-lo.
Que relógio você está usando para dizer que: é tarde de mais?
Por vezes, você está fora da hora, mas dentro do tempo.
Que relógio você está usando para dizer que: é tarde de mais?
O seu ou emprestado? Pois, cada um tem o seu relógio para calcular o seu tempo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp