Próximo
Vocês preocupados com a cor do próximo ao lado, eu preocupado com minha mãe se acabando indo pro trabalho.
De que vale o livre-arbítrio para praticar o mau contra o próximo e contra o próprio Deus?
Deus deu o livre-arbítrio ao homem para glória dele, não para vergonha. Porém Deus conhece cada um de nós. Ele não deu ao homem o controle das consequências de nossos erros e a espada da justiça para julgar tanto na Terra quanto no céu naquele grande dia o fruto de nossas ações. Deus é Deus!
A melhor forma de conviver com as pessoas é sempre se colocar no lugar do próximo. Isso torna as ações e decisões mais justas.
Usar o nome de Deus não significa ser próximo dele pois todos somos filhos dele, somos seres humanos, todos independente do que ouver iremos usar, agora aproximar-se de Deus é diferente, senti a presença dele em vós e diferente, conversar com o espírito santo e ser batizado em línguas é diferente, não diga está em Deus somente usando o nome dele, queira aproximar-se dele, pois é a melhor coisa que tem no mundo.
Praticar a reforma íntima e fazer o bem ao próximo com amor e gratidão ajudará a transmutar o processo do despertar para uma nova consciência.
Inalcançável e tão próximo quanto os átomos de dois corpos, és tu SENHOR.
Tua misericórdia me alegra, a tua graça me basta e o teu amor me sustenta, tanto mais quanto meu medo me abate.
As minhas dúvidas me fazem ser como barco sem âncora e sem leme com vela ateada em meio a ventanias. Perdido que estou, quem me dará a direção?
Quando hei de perceber que estou em seus rios de águas claras, indo para um fim calmo e de paz?
ORAÇÃO DA MANHÃ
Pai, ajuda-me a identificar a necessidade do meu próximo. Que eu alargue o meu olhar, enxergue muito além de mim e com sua ajuda saiba onde ir prestar o meu auxílio.
Que eu esteja sempre presente onde de mim necessitam e de coração aberto a acolher e prestar solidariedade.
Dai-me um coração bondoso e sincero naquilo que fizer.
Que tudo seja realmente feito com amor e leveza de coração sem procurar tirar proveito da situação.
O Senhor me ilumine e guie para que eu vá além de palavras vazias , procurando transforma-las em gestos concretos que contribuam na construção do Reino de Deus.
Senhor, em vós espero, em vós confio.
Edite lima /maio/2019
BÊNÇÃOS MALDITAS
Demétrio Sena, Magé – RJ.
É polêmico amar ao não espelho;
ficar próximo aos próximos opostos;
não impor um conselho a qualquer custo
a quem tem um conceito já formado...
Todos querem que os mais os reproduzam
e se tornem as suas filiais;
obedeçam; cultuem seus saberes;
tenham paz a partir de suas sombras...
Uma paz vigiada, falsa, tensa,
umas bênçãos marcadas por conflitos
que se calam, pois temem punições...
Só queremos ter próximos; não ser;
nós queremos vencer, jamais trocar
nosso ar; nossos dons; nosso melhor...
Quem fala, critica e julga o próximo, espalha boatos e aumenta fatos, insere opiniões e dissemina calúnias, se acha no direito de apontar e condenar, é um ser infeliz. Gente de bem, não tem veneno na língua.
"Nenhum intelectual pode estar realmente próximo do seu povo quando sua definição de 'povo' provém de um estereótipo sociológico -- quando não ideológico -- e não de uma elaboração abstrativa feita a partir dos dados da vivência pessoal. A vivência pessoal, por sua vez, não liga o indivíduo ao 'povo', assim genericamente, mas se dá através da família, do bairro, da cidade, das raízes pessoais enfim. Por isto, dentre os intelectuais, aqueles que melhor expressaram o sentimento do povo brasileiro chegaram até ele por meio de suas recordações pessoais, como o fizeram José Lins do Rego, Ariano Suassuna, Antônio de Alcântara Machado e Gilberto Freyre.
Já se você aborda o povo por meio de idéias como 'classe', 'revolução' ou 'cidadania' etc., você só enxerga as partes dele que se encaixam, mais ou menos, por mera coincidência, em esquemas produzidos pela casta intelectual, condutora das revoluções. Um povo, em si, não é nunca revolucionário, não é nem sequer progressista. Um povo é sempre conservador, apegado a recordações e tradições. Quem não valoriza o passado e as tradições não pode conhecer o povo, porque não sente como ele. A vida popular é feita de emoções simples e milenares. A vida de família, por exemplo, é o coração da vivência popular. Que não ama essas coisas não pode compreender o povo."
(Revista Mundo Multicultural, ano 1, edição nº 12, de dezembro de 2001)
" Ter cuidado antes de dar o próximo passo;
Não significa parar de sonhar ou seguir em frente; mas pisar com firmeza para não voltar."
Quando você desconfia que algo de ruim está acontecendo ou pode acontecer próximo de você, é hora de avaliar os riscos que te rodeiam.
