Prosa Poetica Vinicius de Moraes
Sera que e tão dificil entender o quanto eu te amo ? Nós fomos feitos um para o outro, fomos feitos para ficarmos juntos pra sempre, não tem como negar isso. Você é o que faltava na minha vida e eu sou o que faltava na sua.E reza, reza muito pra não aparecer ninguém que mexa comigo enquanto você fica brincando de não saber o que quer mas por você já passei noites chorando até pegar no sono e tbbmm já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos . Olha minha liberdade eu perdi já faz algum tempo, perdi por sua causa. Perdi a liberdade de pensar no que eu quisesse, e passei a pensar somente em você.E tudo que eu quis ouvir era “fica” ou " vai, mas eu vou atrás de você”. Nao sei como isso aconteçeu meu lorinho mias eu fiquei totalmente apaixonada por você , ja nao e tão simples te tirar do meu coraçao , ja nao e tao simples te esquecer , de simpls mesmo e so o amor que tenoh por você .. s2
Se você é uma garota e está lendo isso, preste atenção. Ei, você é linda! Nunca deixe que ninguém nesse mundo te deixe pra baixo, te fale coisas somente pra te fazer chorar. Seja forte, pode ser difícil mais não é impossível. Não existem garotas feias, existem belezas diferentes. Se você acha feia, gorda, baixa, cheia de espinha, magra demais, alta demais e essas coisas aí. Saiba que isso faz de você única, ninguém nesse mundo pode ser igual a você, nem que queira. Você é perfeita aos olhos de alguém que te ama demais, não fique por aí dissendo coisas sobre você que não são verdade. E eu repito: você é linda! Aprenda a ser feliz com quem é como você é. Não mude só pra agradar alguém, porque por mais que você faça tudo direitinho e seja “perfeita” sempre haverá alguém para te criticar. Esqueça o cabelo perfeito, o corpo perfeito… Isso não existe. Esse é um padrão de beleza que a sociedade define como perfeito, o padrão de pessoas que não são nada daquilo que você pensa que são. Não se esqueça que você é especial, tem o seu valor, você é insubistituível. Ninguém nesse mundo é perfeito, na verdade, ninguém nesse mundo está perto disso! Você é a coisa mais linda de Deus, cada detalhe do seu corpo, sua personalidade, cada marca, cada detalhe de você foi muito bem pensado por alguém que te acha perfeita. Não importa se você é gorda, magra, baixa, alta, popular, nerd, negra ou branca. Você é única! Por favor, nunca se esqueça disso.
Estou cansada de deixar meus sonhos no travesseiro, acordar sorrindo e logo perceber que a vontade é de chorar por ter sido apenas um sonho. Não acho mais legal sonhar com você, desculpe Deus mas estou tentando tira-lo da minha vida, e coloca-lo todas as noites em meus sonhos mais doces não esta ajudando.
Se você tivesse lembrado que eu existo, teria sido diferente.Mais tá tudo certo, talvez essa foi a melhor forma, seu eu tivesse te visto, teria te falado tudo que estava atravessado em minha garganta me sufocando a tanto tempo e nunca tive coragem de te dizer, por insegurança, vergonha ou talvez por timidez.Queria que fossemos felizes de verdade, o nosso relacionamento foi maquiado, para que ninguém percebesse, mentimos um para o outro. Queria ter sido Feliz de verdade, mais não deu.
Sabe, amor, Deus foi tão bom comigo de ter colocado você na minha vida. Eu vou agradecer todos os dias por isso, porque com você aqui é tudo tão bom, tão perfeito. É como se eu estivesse no paraíso. Eu queria poder estar com você pra sempre, e não iria cansar nunca porque ter você aqui é a melhor coisa do mundo. Eu durmo e acordo todos os dias pensando em te ver, pensando em como vai ser as manhãs perto de ti e como vão ser as despedidas. Se eu pudesse nunca ia me despedir de você, ia ficar contigo pra sempre. E saiba que eu sempre vou estar com você, não importa quão longe eu esteja, você pode sussurrar baixinho ao vento que ele vai te trazer pra mim e eu vou responder baixinho: tudo vai ficar bem, e eu prometo que tudo vai ficar realmente bem. Quando tudo isso acabar eu sei que vou ficar triste, vou querer morrer, mas sempre vou levar você comigo, guardada no meu coração. Eu te amo demais, e isso é pouco pra expressar tudo o que eu sinto por você, meu amor. Dedicado a Giovanna Rossini.
ROSA DE MINAS E DO MUNDO (III)
Nemilson Vieira de Moraes (*)
Poderia muito bem recorrer ao princípio da insignificância e ater-me, da responsabilidade dessa homenagem.
Mas, as rosas que despertam admiração e desejo não me permitiram ignorar tão belo sentimento, descansando na inércia e no indiferentismo.
Quem não se render à formosura das rosas é porque lhe falta no peito, um coração pulsando e na alma a sensibilidade.
As rosas!...
Desejamos muito ganhá-las e amamos ofertá-las!
No percurso da história brasileira, ganhamos e perdemos tantas rosas valiosas que, nem sabemos quantificá-las.
Belas e perfumadas rosas a nossa pátria abrigou e tantas outras ainda virão; mas, como as rosas de Minas,
não serão.
Deus, fora generoso com os mineiros: ofertando-lhes uma rosa encantadora!! conhecida em seu jardim como João Guimarães Rosa.
Quis o Pai, que a roseira, nascesse nos gerais, juntinho do sertanejo, das veredas,dos buritis e mananciais.
Mesmo Minas, sendo muitas, ainda foram poucas, para reter unicamente para si em seus domínios tanto talento e brilho dessa Rosa.
Então, o Criador dividiu com outros povos, línguas e nações, a grandeza de sua dádiva.
Agora, a Rosa, não é mais só de Minas Gerais: transpôs os mares.
A vida e obra desse expoente máximo da literatura e da cultura da nossa amada terra,não se restringem ao berço que nascera – Cordisburgo.
Ganhou o mundo.
E desde então, através da arte da escrita tornou um cidadão que tem contribuído para firmar sua cidade no contexto nacional e mundial!
Por certo que a fragrância dessa Rosa até hoje perfuma o orbe terrestre e nossa imaginação.
BH, MG, 24 Agosto 2017.
(*) Nemilson Vieira de Moraes - Membro efetivo Cadeira nº 03 da Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA); membro vitalício da cadeira 23 da Academia de Letras do Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH); Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa (NALAL); e membro do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão das Neves-MG - representando a Sociedade Civil Organizada.
UM EXEMPLO DE VIDA
I - sabel Vieira de Moraes
S - empre fora uma pessoa dedicada a Deus desde sua primeira infância.
A - mar e servi-lo nunca deixou de ser o seu maior prazer, em todo o seu percurso terreno.
B - ondade e ternura são algumas de suas características psicológicas, peculiares.
E - u e meus irmãos fomos agraciados em ter Isabel como nossa mãe!
L - ealdade, firmeza de propósito ou de caráter, sempre fora o seu norte.
V - iveu integralmente se dedicando à causa do Evangelho.
I - sso, o fez com muito esmero, deixou a sua marca e o seu exemplo!
E - ducou seus filhos com o melhor que tinha: os princípios morais e espirituais.
I - negável gesto foi esse, próprio da grandeza de uma santa mulher.
R - eprova, e, reluta incessantemente até hoje, contra as influências contaminadoras que tão de perto nos rodeiam, nesse mundo pecaminoso em que vivemos.
A - prendeu desde cedo a “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, conforme o mandamento Santo.
D - amos graças a Deus! E,
E - stamos muito felizes e agraciados por ter nos conduzido até aqui, mantendo-se, continuamente amorosa e dedicada...; de ser temente ao Senhor, e por nos deixar esse legado!
M - uito obrigado Pai por ter nos dado essa pessoa tão abençoadora que é a mamãe! Não podemos mensurar o valor de tamanha dádiva, pois muito excede o nosso entendimento.
O - seu amor foi incondicional e dividido de igual modo a todos os filhos. Para que não houvesse desproporção dessa virtude em nenhum de nós.
R - enunciou o que pôde, pela família: quando no dia a dia se dedicava mais a esta, do que a si própria.
A - lição foi ensinada e sua missão foi cumprida. Que,
E - le o nosso Deus, tenha misericórdia de nós! Que possamos amá-la com toda a intensidade que for necessária, e que tenhamos a graça de seguir o máximo, de tudo o que nos ensinou!
S - enhor... Mais uma vez sou grato a ti, pela mãe que nos destes! Salve a nossa heroína e a nós também...Pela tua infinita bondade!
(10.09.15).
"A vida não para, pense e reflita, mais não pense bastante e nem reflita demais, pois o tempo é valioso, e muito; curta bastante cada momento de sua vida, com ousadia e ao mesmo tempo com responsabilidade. Viva o agora, mais não deixe de pensar no amanhã. Pois o agora é o que você é, e o amanha é o que voce pode ser."
Não existe esforço sem recompensa, um dia olhará para trás e verás o que te fez tornar a pessoa "foda" que você se tornou. Nunca esqueça de ser Humildade e Simpática(o) por mais alto que conseguir chegar perante as outras pessoas, tudo é ilusão, ninguém levará nada a não ser o que marcou de bom na vida das outras pessoas. Faça o seu melhor por ser simplesmente o seu melhor e o mais acontecerá com o tempo. Siga em frente com Força, Fé e Coragem que tudo irá se encaixar para melhor na sua vida. Não desanima, confia no seu potencial, acredite.
"Talvez essa saudade,
que eu nem sei de que, de quem, por quê (?) ...
Talvez não seja saudade...
Talvez seja a vida me levando já,
talvez seja já todos meus sonhos destruídos, ou até mesmo uma sátira da vida me pedindo pra parar...
Talvez o mundo não seja meu,
ou talvez ele seja...
Eu apenas to preso...
Preso nessa saudade!
FAMÍLIA É O DIAMANTE QUE LAPIDA A ALMA /04/09/11
AUTORIA: NORMA AP. SILVEIRA DE MORAES
Família; entrelaçamento de almas conturbadas
Para um aprendizado diário
Família; entrelaçamento de almas afins
Para nos ajudar a conduzir o destino
Família; entrelaçamento de sustentabilidade
Para guiar-nos pelas veredas da vida
Família; entrelaçamento de relações interpessoais
Para despertar nossa essência de vida
Família; entrelaçamento da corrente do bem querer
Para aprendermos lições de amor
Família; entrelaçamento de personalidades diferentes
Para confrontar e aprender com o diferente
Família; entrelaçamento de conflitos e dores
Para ensinar a superação e a fé
Família; entrelaçamento de luz
Para iluminar a humanidade
Família; entrelaçamento de fraternidade
Para consolidar os laços de amor e perdão
Família; entrelaçamento de trabalho
Para renovar cada missão e a prosperidade
Família; entrelaçamento de alegrias
Para contornar todas as mazelas e tristezas
Família; entrelaçamento de desprendimento
Para ajudar nos momentos difíceis
Família entrelaçamento de humildade
Para encontrar conforto e solidariedade
Família; entrelaçamento de amor
Para receber, mas também dar e retribuir
Família; entrelaçamento de vidas unidas
Para construir um mundo melhor
Família; amor e esperança
Para sempre um novo recomeçar
Família entrelaçamento de sentimentos puros
Para encontrar um lar e um porto seguro
Família vínculo abençoado pelo cósmico (DEUS)
Família o único bem que temos de verdade
Para preencher nossa solidão
Para ajudar em nossas crises existenciais
Quem tem família tem um tesouro
Quem tem pais tem grande riqueza
Quem tem família ou alguém que represente este papel
Tem vida, luz e amor
Tem um tesouro sem preço de valor infinito
Família; entrelaçamento de vidas afins ou não
Para evoluirmos e cumprir o papel de existir no mundo
Família; entrelaçamento de flores variadas
Para embelezar o jardim da vida
Para engrandecer o universo cósmico
Para ensinar o AMOR E A PAZ.
PARA VIVER O AMOR E A PAZ.
SUPERANDO CONFLITOS COM AMOR....
ABC QUADRAS POÉTICAS. (NOVO ESTILO DE FAZER VERSOS)
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
ABC QUADRAS POÉTICAS
1-VERSEJAR COM O ABC EM QUADRAS
2-TER TÍTULO
3- FAZER QUADRAS RIMADAS IGUAIS
4- NÃO PRECISA USAR Y, K, W
5- SE DESEJAR PODE ACRESCENTAR UMA FRASE DE CONCLUSÃO
CRIAÇÃO
POETISA= NORMA AP SILVEIRA DE MORAES
EXPERIMENTAL
ABC EM QUADRAS POÉTICAS
CRIAÇÃO DE ESTILO
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
FAZER QUADRAS COM O ABC
COM RIMAS IGUAIS NAS QUADRAS,
OU SEJA ABC COM QUADRAS RIMADAS
01- FAZER AS QUADRAS QUE DE QUATRO EM QUATRO RIMADAS IGUALMENTE
02-NAS LETRAS V, X, E Z, FAZER UM TERCETO,
QUE PODE SER UMA CONCLUSÃO
03- USAR TITULO
USAR SEMPRE UM TEMA COM TÍTULO
O AMOR VERDADEIRO
A*** AMAR É UMA VIRTUDE ABENÇOADA
B***BENÉVOLA E POR TODOS APRECIADA
C***CARINHOSAMENTE COMPARTILHADA
D***DANDO E RECEBENDO, PRESTIGIADA
E***ENCANTOS DO CORAÇÃO
F***FELICIDADE SE FAZ EM AÇÃO
G***GRANDE É A TRANSFORMAÇÃO
H***HABILIDADE DE GRANDE AÇÃO
I***IMPORTANTE É O VERDADEIRO AMOR
J***JAMAIS SÓ TEM INTERESSE EVALOR
L***LEMBRANDO; AMAMOS TAMBÉM NA DOR
M***MOSTRANDO O AMOR SALVADOR
N***NUNCA DESISTIR DA ESPERANÇA
O***O VERDADEIRO AMOR INSPIRA CONFIANÇA
P***PADRÕES DE SENTIMENTOS TEMPERANÇA
Q***QUERENDO É SÓ TER PERSERVERANÇA
R***RAZÃO DE EXISTIR NA NATUREZA
S***SANTIDADE E TANTA NOBREZA
T***TANTAS OBRAS DE GRANDEZA
U***UMA HISTÓRIA DE AMOR E BELEZA
V***VENERANDO O AMOR E SUA CONSTRUÇÃO
X***XODÓ DE DEUS EM AÇÃO
Z***ZELANDO PARA VENCER, MEDITAÇÃO
E O AMOR VERDADEIRO É FELICDADE PLENA A DOIS
***************************
MUITO BOM DE FAZER E SE DIVERTIR POETANDO, NA ARTE DA POESIA MODERNA
CRIAÇÃO DESTE ESTILO EXPERIMENTAL
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
APROVAÇÃO
19/02/2015
ABC TERCETOS POÉTICOS CRIAÇÃO DE ESTILO
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
MORREU COM OS BOLSOS CHEIOS DE BALAS
AMANHECI COM SAUDADE
BELAS RECORDAÇÕES, MOMENTOS DE MOCIDADE
CHEGANDO O NATAL, UM DIA DE “INFELICIDADE”
DENTRO DA BAÚ DA RECORDAÇÃO
EM QU MEU AVÔ MARCOLINO, EMOÇÃO
FAZIA ANIVERSÁRIO, SEMPRE COMOÇÃO
GOSTAVA DE A FAMÍLIA TODA AJUNTAR
HAVIA FESTA PARA COMEMORAR
IMPORTANTE SEU ANIVERSÁRIO E NATAL, LEMBRAR
JAMAIS POSSO ESQUECER DE NATAIS PASSADOS
LOTAVA A FAZENDA, TANTO AMAR, LEMBRADOS
MAIS O QUE MAIS MARCARAM, SER RECORDADOS
NAQUELES DIAS DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO
O SEU BOLSO CHEIOS DE BALAS, EMOÇÃO
PARA DAR PARA A CRIANÇADA, NETOS, COM RAZÃO
QUERIA TODOS JUNTOS NO NATAL, PASSAR
RIA DE CONTENTAMENTO, SEU ANIVERSÁRIO, COMEMORAR
SENTIA O AMOR AINDA MAIS EMOCIONAR
TANTO QUE MORREU DE ENFARTE, ALEGREMENTE
UM DIA DE SOL, ESPECIALMENTE
VOVÔ ESTA FELIZ DEMAIS, ENFARTOU, CONTENTEMENTE
XANTUNGUES, TANTOS PRESENTES CARREGAVA
ZIGUEZAGUEANTE CAIU MORTO, RESPIRAÇÃO ARFAVA
***MORREU ALEGRE COM OS BOLSOS CHEIOS DE BALAS QUE TRAZIA PARA
A CRIANÇADA CHUPAR. ESTAVA MUITO FELIZ. MORREU SORRINDO...
TRIDOZE POÉTICO 25/04/15
POETISA
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
Quantas vezes me ponho a sonhar
Num devaneio de tanto pensar
Numa maneira de encontrar
Quantas vezes fico a recordar
Muitas horas olhando o mar
Deliciando a me lembrar
Quantas vezes fico perambular
Tentando o passado quebrar
Mas você volta a me perturbar
Quantas vezes atrás quero voltar
Mas a estrada da alma a esburacar
Não tem jeito mais de consertar
******************************
Hoje muito feliz aqui estou
Ajuntando os cacos assim eu vou
Dia após dia, pois tudo acabou
Do nosso amor só ficou miragem
De tempos daquela passagem
No meu agora só tem mensagem
De que um grande amor pode morrer
Se não tiver estrutura para viver
Muita força para não deixar de ser
Muito feliz eu até já conquistei
Um novo amor já comemorei
Para sempre te esquecerei
***************************
Como é bom com você poder viver
Ter meus dias junto a ti, crescer
A cada dia na vida vou aprender
Um grande amor é feito de ação
Palavras ao vento não é a solução
Caminhar juntos com amor no coração
Viver contigo uma louca paixão
Correr por sem ter desilusão
Poder crer neste amor furacão
Contigo posso agora comemorar
A alegria de viver, sempre saudar
Pois contigo quero sempre estar
***********************************
EXPERIMENTAL CRIADO POR NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MO
RAES.
SÃO 4 ESTROFES DE 3 VERSOS CADA UMA, COM RIMAS A/B/C
WWW.NORMASILVEIRAMORAES.RECANTODASLETRAS.COM.BR
TRIDECANATO DOS ANJOS
Norma Aparecida Silveira de Moraes
Suzano São Paulo
Tridecanato dos Anjos é um experimental para se falar ou relatar alguma coisa sobre, anjos, milagres, livramentos, fé, misticismo, cabala, religião, poder Divino, crenças, temas bíblicos, etc
Como fazer
01- Título
2= Compor versos com TRÊS palavras por versos,
Formado com uma estrofe de 7 versos e outra de 3 versos
3= Cada VERSO deve conter 3 (três) palavras APENAS, rimas A/D/G e na estrofe de três versos a rima é A/C OU AB OU BC
04=PODE SE PRODUZIR TAMBÉM LIVREMENTE SEM RIMAS ALGUMA.
Exemplo
01=Livre sem rimas
Anjos
São guardiões que
Deus coloca em
Nosso caminho para
Nos direcionar, proteger
dar livramentos, luz
Anjos são seres
Divinos de Deus
Pois Deus nos
Ama e envia
Seres de luz...
Exemplo 02
ANJO É AMOR
Anjo é amor
Também a proteção
Morando na alma
Como uma flor
Ele nos acompanha
Por onde andamos
Alegria ou dor
Anjos são guardiões
Luz na estrada
Protegendo as multidões
_________________________
Criação de experimental TRIDECANATO DOS ANJOS
Norma Aparecida Silveira de Moraes
21/07/2015
1 estrofe de 3 palavras por verso
1 estrofe de 3 palavras por verso
Rimado ou livre
WWW.NORMASILVEIRAMORAES.RECANTODASLETRAS.COM.BR
TRIDOZE NATUREX/ 2015
ESTILO CRIADO POR NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
SÃO 3 QUADRAS RIMADAS, FALANDO SOBRE A NATUREZA....
SONHO / SONHO 02 // TRIDOZE NATUREX 01/02
Tridoze Naturex 01
Sonho
Bem cedinho nós saímos
Procurando conhecer
Pedacinhos da Natura...
Animados nós seguimos
Entramos numa floresta
Com cuidado e encontramos
Nascentes tão transparentes
Pra nossa visão, uma festa !
Depois vimos macaquinhos
Que felizes catavam à larga
Sua alimentação farta
Brincando com os filhotinhos
******
Natureza é um reino encantado
Com tão belas variedades
Como é bom uma nascente
Tão fresquinha, reino amado
Os animais seguido a cadeia
Da alimentação bem farta
Aonde há floresta há fartura
Como uma milagrosa teia
Nos algos peixes nadando
Nas árvores pássaros cantando
As maritacas chamando
E o chororó está piando
Tridoze Naturex 02
Sonho 2
Mais adiante apareceu
Um bando de belas aves
Cantando com uma alegria
Do que o habitat não perdeu
Esquilinhos saltitantes
Tamanduás num formigueiro
Íntegras árvores com ninhos
Uma vida pululante !!!
Conversamos bem risonhos
Voltando pra nossa casa
Natureza preservada ...
É beleza ! Mas foi tudo sonho !
Sonho 02
Sim poetisa, foi sonhar
O homem está a destruir
Cortando tantas matas
Deixando animais sem lar
Tantos estão em extinção
De tanta matança e egoísmo
Tirando os pobres de seus lares
Enfiando em gaiolas e alçapão
Muitos lugares são desertos
Sem vida, sem nenhuma água
Mataram as nascentes
E ainda se dizem espertos
.************
Estilo criado pela poetisa Norma Aparecida Silveira
Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 18/05/2015
Código do texto: T5246260
Classificação de conteúdo: seguro
VIAGEM NATUREX
QUEM BELA VIAGEM
ESTAMOS FAZENDO AGORA
BELAS PAISAGENS CURTINDO
EM CADA PARAGEM
VEMOS VACAS PASTAR
BEZERROS BERRANDO
O CACHORRO LATIR
E O HOMEM CAVALGAR
HÁ POMARES COLORIDOS
DE FRUTAS MADURAS
PÁSSAROS BICANDO
E JARDINS FLORIDOS
_________________________________
O HOMEM SE BENEFICIA
Norma Aparecida Silveira de Moraes
Quando o homem colaborar
E cuidar da mãe Gaia
A vida será mais garrida
Quando da mãe terra cuidar
A natureza mais florida
Viver será mais consciente
A natureza será respeitada
A terra ficará mais colorida
Devemos, pois, a natureza preservar
Na sustentabilidade confiar
Repondo sempre recursos renováveis
E o que dá para reaproveitar reciclar
E A POESIA SORRI E CHORA
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES // JUNHO 2015
A poesia chora diante da injustiça social
No clamor de alam sensível universal
A poesia chora na tristeza que envolve sua sensibilidade
Do poeta alma de tantas e ricas possibilidades
A poesia chora diante de tanta violência e corrupção
Pois tenta sempre ver na ética sua realização
A poesia essência visa todo o bem
Pois está na beleza intrínseca a paz também
A poesia consegue ver o belo em toda natureza
Sua alma sabe tirar a essência mais pura supra realeza
A poesia é flor em botão é sol, é mar
É o que há de mais iluminado inspirar
A poesia é uma grande contemplação
É no silêncio uma grande meditação
A poesia declama, tem tantos estilos e diversidade
Ela enfeira, aceita, floreia, nesta modernidade
A poesia canta em seus versos e encanta
Ela produz suspiros, é lirismo, de saber imanta
A poesia quando necessário grito bem alto
Repudia o mal, para o bem dá seu salto
A poesia e verdade em palavras certas
Com preocupação da alma, nas palavras corretas
A poesia focaliza no existir toda sabedoria
Apresenta e descreve em grande harmonia
A poesia busca na alegria a satisfação
E no choro a catarse para o sofrido coração
A poesia tem na alma, baú de lembranças
Vive de saudade, e no amor tem esperança
A poesia tem diversidade e cores
Tem também fragrâncias e muito sabores
A poesia levanta a ideia, assume e não foge do perigo
Ela conduz o fio da meada ou acha o elo perdido
A poesia cura, salva, alivia a dor
Porque ela é vida, luz e amor
A poesia nunca pode morrer
Pois é nela que se busca a vida aprender
A poesia cobre os sonhos de esperança
Busca nas oportunidade e fé a confiança
A poesia é SER muito mais do que ter
Ela é alma, não se vende, nem compra, é prazer
Deus do meu coração: Deus de amor e proteção
Autoria : Norma Aparecida Silveira de Moraes 29/09/12
Deus do meu coração: Guarda-me com desvelo e atenção
Deus do meu coração: Ès o afeto e admiração
Deus do meu coração: seja sempre minha luz e direção
Deus do meu coração: com o seu ensinamento me aponta o coração
Deus do meu coração: guia meu comportamento e emoção
Deus do meu coração: que eu seja para o meu próximo de intensa consideração
Deus do meu coração: que das injustiças eu saiba dar o perdão
Deus do meu coração: que seja agradecida a sua criação
Deus do meu coração: que eu tenha em mente a transformação
Deus do meu coração: que tenha dignidade e não dos valores a traição
Deus do meu coração: que eu faça do desilusão o aprendizado
Deus do meu coração: que eu faça da minha vida redenção
Deus do meu coração: que eu seja vitoriosa na minha provação
Deus do meu coração: que eu seja digna de toda superação
Deus do meu coração: que cada dia eu subo as escadas da evolução
O ódio e devastador
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
ZELEMOS PELA PAZ
SEM ÓDIO SE FOR CAPAZ
VIDA BOA EM HAMONIA
UNIFICADA NA SABEDORIA
TEMPOS DE GRANDE EMOÇÃO
SINTOMAS DE AMOR NO CORAÇÃO
RAIVA SÓ VEM ATRAPALHAR
QUANDO NÃO DEIXA PENSAR
PORQUE ELA PODE CEGAR
OS MOTIVOS PODEM MASCARAR
NUNCA DISCUTA DE CABEÇA QUENTE
MINUTOS DE CALMA É INTELIGENTE
LEVEZA E CALMA PODEM AJUDAR
JUNTOS O AMOR VAI INFLUENCIAR
INTENSO E DURADOURO SEJA AMAR
HABITANDO NA ALMA, NÃO ODIAR
GRANDE É O AMOR, JUSTIÇA DEUS SABE FAZER
FAZEMOS A NOSSA PARTE VAMOS VENCER
E O ÓDIO, DERROTAR, É SÓ QUERER
DEUS É JUSTIÇA E FARA O AMOR VENCER
COM BONS SENTIMENTOS A VIDA SEGUIRÁ
BUSCANDO BONS PENSAMENTOS COBRIRÁ
AMOR É O BOM COMBATE DO ÓDIO...
PLANTAR FLORES
ZELO PELO MEU JARDIM
XODÓ DE MINHA ALMA SÉ SIM
VENTO QUE SOPRA, CHUVA CAI
UMAS GOTAS DE ALEGRIA REGAR VAI
TRANSPORTO MEUS PENSAMENTOS
SOU TODA SENTIMENTOS
RESERVADA NA MAGIA DA EMOÇÃO
QUANDO PENSAR, É INSPIRAÇÃO
PEQUENAS LEMBRANÇAS VÊM ATORDOAR
OS SONHOS VÊM PARA MIM RECORDAR
NASCEM DA ALMA JUNTO ÁS FLORES
ME ACALMAM, NA MISTURA DE CORES
LINDAS EM TEXTURAS E COLORIDAS
JASMINS E ROSAS AS PREFERIDAS
INCLINO PARA CADA UMA SENTIR
HABITAM NELAS O PERMUME, ELIXIR
GOSTOSO PASSEAR, NO CONTATO BUSCAR
FORMOSAS FLORES, VENHO BEIJAR
ESSENCIA EM BOTÃO QUE ESTÃO NASCENDO
DEUS CRIOU, E ALEGRIA SEMPRE FAZENDO
CARINHO NOS CONVIDAM A FAZER
BUSCANDO NA BELEZA GRANDE PRAZER
TRIDECANATO DOS ANJOS
NORMA AP SILVEIRA DE MORAES
EU SEI QUE VOCÊ SABE... (EC)
Eu sei que você sabe querido
O quanto és tão importante
Na minha vida, querido amigo
A distância não pode separar
As almas que tanto se amam
Deixando-as na saudade ficar
Seremos unidos eternamente
Nosso querer vem das estrelas
E nesta magia vivem contentes
O amor verdadeiro é para sempre...
****************************
POEMA CRÔNICO- SONHAR
AUTORA NORMA A S MORAES
ESTILO DE ANA LUCIA S PAIVA
Minha vida é sonhar
Sair e por aí passear
Fico aqui a dormir
Com vontade de sair
Meus projetos eu faço
Tenho que admitir
Neste meu existir
Sem muito assumir
Falta-me a coragem
Para seguir viagem
Nesta vida de aragem
Pois vou sem miragem
Seguindo sempre além
Aposto nas surpresas
Hoje vivo o meu agora
Sem hora para desistir
Vou seguindo nesta hora
Pois o tempo não demora
Vou alegrar o meu viver
Fazer por ainda merecer
O prêmio do prazer
Pela paciência de ser
***********************
BOM DIA JESUS
Nesta manhã Senhor
Venho aqui agradecida
Dar-lhe bom dia
Um belo amanhecer
Está lá fora
O sol entrando
Pela minha janela
Novas esperanças e
Outras motivações vêm
Aqui me orientar
Vem me abençoar
Enxugar meu pranto
Trazendo toda alegria...
CRÔNICA
MORTE DE MEU AVÔ
Estava eu com uns dez anos quando meu avô materno, Marcolino Conde de Paiva morreu...
Falando um pouco de meu avô, era um homem excecional. Muito trabalhador, tinha uma pequena fazenda, na qual vivia de várias formas de trabalho de acordo com cada estação do ano. Tirava e vendia leite, e fazia queijos o ano inteiro, fazia rapadura, plantava e colhia café, tomates, milho, arroz, feijão, banana, engordava e criava porcos, etc., e assim ia vivendo.
Ele era um homem muito honrado e bom para seus empregados. Sempre havia uns oito ou dez. Lembro-me, que ele dava almoço, café da tarde e janta para que os funcionários não ficassem com fome. Alguns moravam longe e dormiam em um local apropriado ou mesmo nos quartos da sala.
Mas vida de meu avô Marcolino era muito corrida, administrando sozinho cada seguimento, sempre correndo atrás dos compradores e ainda trabalhando junto com os empregados na roça de café e outros.
Seu aniversário era no dia 25 de dezembro. Nas férias a casa de meus avós maternos ficava lotada, pois todos os netos iam passar férias lá e mais alguns parentes da cidade.
Quase tudo que consumia ele tirava da mãe terra,
Mas no final de dezembro era uma feste em sua fazenda, casa grande e animada. Ele então ia na cidade para comprar algumas especiarias para colocar no arroz doce, e outros doces, açúcar, farinha de trigo para o bolo, etc. Lembro-me que o glacê do bolo ou cobertura era feita com açúcar refinado e claras em neve, com sabor de limão ou outro. Era uma correria da mulherada, umas limpavam a casa, outras faziam os quitutes como os doces, bolos, broas, biscoitos de polvilho, rosquinhas, etc....
Pois bem o motivo desta crônica meio longa, pois a emoção da saudade me faz escrever, mas para não cansar o leitor vou já contando.
Meu avô nesta viagem trazia ao voltar os bolsos de seu terno cheios de bala, para ir dando para os netos que sabia do horário do ônibus e iam encontrá-lo. Pois bem neste dia estava armando chuva e as crianças ficaram em casa.
Meu avô desceu do ônibus e esperava os cavalos que iria levar ele e a carga para sua casa. Naquele tempo era muito difícil quem tinha carro, meu avô tinha tropas de burros e muitos cavalos, mas carro não. Como estava um pouco atrasado os cavalos, ele resolveu ir andando a pé um pouco, pois não gostava de esperar e o ônibus adiantou um pouco. Perto do ponto de ônibus havia uma casinha. Ele de repente sentiu muita sede e resolveu parar para beber um pouco de água. O morador já muito conhecido o fez entrar e esperar na sala. Quando o morador voltou o meu tão amado avô estava tombado no chão, e as balas caiam de seus bolsos.
Ele teve morte, um infarto fulminante. A única coisa que disse antes do morador ir na cozinha buscar a água é que estava muito feliz, com a casa muito cheia e que ia comemorar o seu aniversário.
Conta minha mãe que uma árvore, um angico, belo, frondoso e imenso que ficava ao lado da casa e que meu avô adorava, caiu sem motivo nenhum. Todos assustaram com o fato da árvore cair, e em seguida receberam a notícia que meu avô havia morrido. Dizem ser um mistério até hoje, pois a árvore não tinha nada de errado na raiz e nem nos troncos, e havia muitas árvores do lado da casa, na verdade uma matinha com nascentes de águas cristalinas, que ele conservava com muito orgulho. Esta árvore era a preferida de meu avô, e com ele ela teve sua finitude também. Será que habita algum tipo de espirito amigo em árvores ?
TRIDECANTO EM CORRENTES
ENCHER A CARA DE CERVEJA
Ainda tenho saudade guardada
De ir para os bailes e com meu amor
Me divertir e muito dançar
Tomar cerveja e rodopiar
No salão, todo enfeitado
Como era bom então viver
Sair sempre por aí a correr
Nos finais de semana cerveja beber
Era tão bom assim amando
Mas família dele foi implicando
E a inveja já começando
Com nosso amor sempre implicavam
Até com nossos beijos, recriminavam
Até que foram conseguiram
E assim nos afastaram
Pois os beijos se rareavam
Grande foi o sofrimento
Viver pelos conceitos de outros
E até a cerveja deixar de beber
Hoje tenho que de remédios viver
Minha vida ficou assim depois do câncer
Tão cheia de limitação
Mas não adianta a lamentação
Somente a saudade e emoção
Pois vivi muito bem cada inspiração
12/08/2105
Maravilha é estar em Deus
Poema: Norma Aparecida Silveira de Moraes
É maravilhoso Senhor!
Poder contar sempre Contigo
Navegar nas Tuas ondas de Amor
Cantar-te um canto, dar graças
Fazer-te um poema de louvor
Saber-me digna de Ti, És o melhor Amigo
É maravilhoso Senhor!
Apreciar as cascatas
Escutar a melodia da natureza mãe
Ver as manhãs que despertam um novo dia
Perceber os desabrochar de novas flores
O sussurro do vento nas arvores, nas matas, multicolores...
É maravilhoso Senhor!
O silencio e o respeito que cobre o entardecer
A noite singela fulgurada de estrelas
O quietude que vela o meu sono, adormecer
O luar que convida a pensar
Logo será uma novo amanhecer
É maravilhoso Senhor!
Ter a capacidade de poder avaliar
Quão Poderoso és Tú Meu Pai
Ter a capacidade de Senti-lo e Vê-lo em tudo
Puder confiar, ter fé, amar
E saber que estais comigo a caminhar
É maravilhoso Senhor!
Nascer, viver e morrer
Aceitar os mistérios sem vacilar
Crer que ainda pessoalmente Te verei
Que a terra também é um paraíso
Que devo ser Sua filha feliz, amar...
Fazer de tudo para a glória merecer
É maravilhoso Senhor!
Estar sempre Contigo
Fazei-me justa, honesta e bondosa
Dê-me a paz, a felicidade, Sua sagrada benção
Para enfrentar feliz esta vida
E nunca cair em perigo e maldição
É maravilhoso Senhor!
Ser Sua filha querida
Fazei resplandecer sempre
A luz nas trevas, dos caminhos
Para enfrentar confiante
Todas as encruzilhadas da vida
É maravilhoso Senhor!
Saber que vais sempre ajudar
Que cuidará de nossas famílias
Que do mal nos afastará, livrará
Que o bem sempre vencerá
Que vamos sempre nos amar
É maravilhoso Senhor!
Contar sempre Contigo
Estar e falar sempre Contigo
Caminhar e morar contigo
Vencer e superar contigo
Viver e morrer contigo
Produzir e ser feliz contigo...
É maravilho Senhor!
Quando o discípulo estiver pronto o Mestre aparece...
Não sei quando nos veremos cara a cara
Mestre de minha classe.
Mas te sinto muitas vezes em minhas inspirações
Que brotam do nada para emergir
E dar lugar a um novo poema
É maravilhoso Senhor!
Superar CADA CRISE EXISTENCIAL
Sentir a felicidade sempre renascendo
Ter fé em Deus Universal
Ser socorrida pelo poder que anima
Sentir minha fé sempre crescendo
É maravilhoso Senhor!
Sol da minha vida
Vela no meu caminho
Alegria do meu viver
ENERGIA POSITIVA que nos envolve
Enfrentamento de nossa lida...
Muito obrigado Senhor
Por operar maravilhas
Por nos dar esperança
Por ser a nossa confiança
Fazer de Ti morada na minha alma
E crer que há o Poder superior
Amém.....que assim seja
